Turismo religioso na França: os melhores pontos turísticos do país

Visitar França  / 

Um aviso ao visitante de primeira viagem: não descarte um turismo religioso na França. As atrações do país não se resumem à Torre Eiffel, ao Arco do Triunfo, a um passeio pelo rio Sena, ao Museu do Louvre, além dos saborosos croissant e macarons.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

O leque de opções voltado ao turismo religioso na França é imenso. E, claro, imperdível. As atrações estão distribuídas pelo país, o que implica em uma atenção especial na hora de traçar a logística da viagem.

Em Paris estão a Catedral de Notre Dame, a Basílica do Sagrado Coração, a famosa Sacré Coeur, e a Capela da Medalha Milagrosa. A lista inclui ainda a Basílica de São Nazário, na cidadela de Carcassonne, a Catedral de Notre Dame de la Garde, em Marselha, o mosteiro de Monte Saint Michel, e a Catedral de Estrasburgo, em Estrasburgo, oeste da França.

Inclua também uma passada no Santuário Nossa Senhora de Lourdes, situada na cidade homônima. Com esse cardápio, não há dúvidas da quantidade de opções voltadas ao turismo religioso na França. Então, aperte os cintos e conheça detalhes desses lugares imperdíveis distribuídos pelo território francês.

Catolicismo na França

A França possui aproximadamente 10 milhões de católicos praticantes. Logo atrás aparecem os cerca de 4 milhões de muçulmanos franceses e os 750 mil seguidores do evangelismo.

Anualmente, a França tem registrado a queda de fiéis católicos. Tanto que há registros da venda de igrejas e de outras propriedades religiosas no país.

A população católica na França era de 60,4% em 2010 (último dado disponível), segundo o instituto americano Pew Research Center. Nos anos 70, o número era de quase 88%, de acordo com a Enciclopédia Cristã Universal.

catolicismo na franca

Onde fica a França

A França é um país localizado no extremo ocidental da Europa. Faz fronteira com a Espanha, Itália, Suíça, Alemanha e Bélgica, além de ser banhada pelo oceano Atlântico e pelo mar Mediterrâneo.

História da França

Um dos capítulos mais importantes da história do país é a chamada Revolução Francesa, ocorrida em 1789. Um dos estopins para o início do movimento foi a indignação da chamada burguesia, que pagava impostos para custear a boa vida do clero e da nobreza.

A revolução também foi motivada pelas atitudes do rei Luis XVI. Para a população em geral, ele era incapaz de governar, levou o país à falência econômica e controlava os tribunais para condenar pessoas de acordo com a sua vontade.

O evento máximo e decisivo para o começo da Revolução Francesa foi a queda da Bastilha. O local era a prisão para a qual o rei enviava os condenados de forma injusta. A queda da Bastilha é tão importante para a história da França que a data 14 de julho é feriado nacional no país. O dia é comemorado como a Festa da Federação.

Cidades da França para visitar: top 10 das cidades mais encantadoras.

Turismo religioso na França

Na hora de elaborar o roteiro da viagem, o que não falta é opção para curtir o chamado turismo religioso na França. Confira abaixo algumas opções de passeio.

rurismo religioso na franca

Catedral de Notre Dame

A Catedral de Notre Dame é uma das igrejas mais famosas do mundo. É também um dos pontos turísticos mais visitados do planeta, com média de 10 milhões de pessoas por ano, e não pode ficar fora da lista do que fazer em Paris.

Patrimônio Mundial da Unesco, a igreja ficou ainda mais conhecida com a obra “O Corcunda de Notre Dame”, escrita pelo francês Victor Hugo em 1831. O livro também foi adaptado para o cinema com a famosa animação da Disney.

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

Em estilo gótico, a Catedral de Notre Dame levou cerca de dois séculos para ser construída e foi finalizada em 1345. A igreja é considerada o marco zero de Paris. O local também foi palco de momentos históricos. Essa lista contempla a cerimônia de beatificação de Joana d’Arc e a coroação de Napoleão Bonaparte.

A boa notícia é a existência de uma estrutura voltada para a visitação do turista. É possível realizar uma visita paga a uma das torres da Catedral de Notre Dame e alcançar 69 metros de altura após subir cerca de 400 degraus.

A Catedral de Notre Dame fica na Pl. Jean Paul II. Abre durante os dias de semana, das 9h30 às 18h, e sábado e domingo, das 9h às 18h. Encontra-se, atualmente, encerrada devido ao incêndio que a consumiu em abril de 2019.

Sacré Coeur

Uma lenda envolve a Basílica do Sagrado Coração, em Paris. Ela teria sido construída após uma promessa feita pelo empresário Alexandre Legentil e pelo pintor Hubert Rohault de Fleury caso a França sobrevivesse às investidas do exército alemão durante a guerra Franco-Prussiana.

A Basílica de Sacré Coeur foi erguida em 1914 no Montmartre, o ponto mais alto de Paris. O projeto arquitetônico, assinado por Paul Abadie, tem um detalhe todo especial. A igreja foi feita em pedra de travertino, que dispersa cálcio e garante a cor branca do prédio.

Aliás, Montmartre significa monte dos mártires em uma tradução para o português. Foi nesse local, escolhido para a construção da basílica, que o primeiro bispo de Paris foi decapitado por causa da sua fé.

Essa atração da capital francesa fica na Rue du Chevalier de la Barre, 35, em Paris. A basílica fica aberta das 6h às 22h30. Mais informações podem ser obtidas pelo site da Basílica do Sagrado Coração.

Dica: faça um tour guiado Sacré Coeur e bairro Montmatre.

Capela da Medalha Milagrosa

A Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa é um ponto imperdível para ser visitado em Paris. O local ganhou fama em 1830, quando a Virgem Maria apareceu para uma de suas internas, chamada de Catarina Labouré.

A Virgem presenteou Catarina com uma medalha milagrosa. O objeto é motivo de adoração e teria o poder de praticar a cura. Por isso, o local é procurado pelos fiéis em busca de um milagre.

Catarina faleceu em 1876 e foi beatificada no ano de 1933. O seu corpo, intacto, pode ser visto sob o altar da Virgem do Globo na Capela da Medalha Milagrosa.

O visitante da capela tem uma boa estrutura para recebê-lo. No local há uma loja na qual é possível adquirir um exemplar da medalha milagrosa em português. A capela fica na Rue du Bac, 140, em Paris.

Melhor época para visitar a França: descubra a sua.

Basílica de São Nazário

Os muros de Carcassonne são um patrimônio histórico da humanidade, na região sul do país. Dentro deles está localizada a Basílica de São Nazário, um dos pontos para a prática do turismo religioso na França.

A cidadela fortificada foi erguida durante o Império Romano e, atualmente, é um atrativo para turistas de todo o mundo. A basílica, situada na Place Saint Nazaire, é dedicada a dois santos e foi construída nos estilos românico e gótico.

A basílica fica aberta ao público de segunda a sábado, das 8h às 20h. Aos domingos, as visitas acontecem das 8h às 10h30 e das 13h até as 20h.

Para chegar, os TGV’s (trens de alta velocidade) que saem das principais cidades da França param em Carcassonne. É possível ir de avião, embora haja poucos voos internacionais no aeroporto de Carcassonne.

Catedral de Estrasburgo

Estrasburgo é uma cidade inesquecível para quem já caminhou por suas ruas. Destaque para o centro histórico declarado patrimônio mundial pela Unesco.

A “cereja do bolo” é a Catedral de Estrasburgo, considerada uma das igrejas mais altas da Europa e do Mundo!

turismo religioso na franca catedral de estrasburgo

A igreja começou a ser construída em 1176 (vale lembrar que o Brasil foi descoberto em 1500) e levou cerca de três séculos para ser finalizada.

A catedral é, sem dúvida, a construção mais imponente da cidade. Por isso, calibre o sorriso para sair bem nas fotos tiradas em vários ângulos da igreja. Por dentro, a catedral também impressiona. Há um relógio astronômico e perto dele uma escultura chamada de “pilar dos anjos”, que representa o julgamento final.

A visita pode ser feita de segunda a sábado, das 9h30 às 17h30. Aos domingos, o local fica aberto entre 12h30 e 18h30. A entrada é gratuita.

Existem também as visitas guiadas de uma hora durante o verão, de 15 de julho a 31 de agosto, todos os dias às 14h (em alemão) e às 15h (em francês). O valor é de 4 euros. Menores de 12 anos não pagam.

Santuário Nossa Senhora de Lourdes

Lourdes é uma cidade referência quando se fala em romaria de fiéis em solo francês, e uma linda cidade para se fazer turismo religioso na França. O território fica na região sudoeste do país, perto da divisa com a Espanha, e é considerado o terceiro local de peregrinação católica mais visitado no planeta.

turismo religioso na franca lourdes

O visitante que vai fazer turismo religioso em Lourdes encontra diversas opções de passeios. O complexo do Santuário conta com as basílicas da Imaculada Conceição e de Nossa Senhora do Rosário, além de capelas e da Gruta das Aparições.

Para chegar em Lourdes, saindo de Paris, o turista pode utilizar três tipos de transporte: trem, automóvel ou avião. Mais informações podem ser obtidas no site do Santuário.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Ana Bárbara é autora e editora no Euro Dicas Turismo. Formada em jornalismo, é apaixonada por viagens e gosta de usar o tempo livre para conhecer novos lugares, livros, filmes e pessoas.