Castelo dos Mouros em Sintra: um dos mais importantes de Portugal

Visitar Sintra  / 

O Castelo dos Mouros em Sintra, também conhecido como Castelo de Sintra, é um dos pontos turísticos mais visitados de Portugal.

Procura ingresso para as melhores atrações da Europa?

Na Get Your Guide você encontra os melhores tours guiados, entradas para atrações turísticas e atividades únicas em todos os destinos europeus pelo melhor preço.

VER ATRAÇÕES»

Neste artigo, você saberá informações sobre o Castelo (como é o castelo, como visitar, quanto custam os ingressos etc.) e também sobre Sintra, vila onde o monumento está situado.

Castelo dos Mouros em Sintra: informações sobre a vila de Sintra

castelo dos mouros em sintra cidade
A vila medieval de Sintra é Patrimônio Mundial da UNESCO e tem orgulho em não ser considerada uma cidade e manter o seu status de vila.

Freguesias e habitantes

A vila é sede de um município subdividido em 11 freguesias e com 319,23 km² de área e 381.728 habitantes.

A sua população é de 13,37% do total metropolitano e de 19,82% do total da Grande Lisboa.

Localização

A vila de Sintra fica no distrito e ao norte da área metropolitana de Lisboa, a 30 km da capital e cerca de 30 minutos de carro. Está localizada no coração das colinas da Serra de Sintra.

Sintra fica à beira do Oceano Atlântico e faz fronteira com os seguintes municípios: Mafra, Loures, Odivelas, Amadora, Oeiras e Cascais.

Entenda melhor o mapa de Portugal.

As cidades de Queluz e Agualva-Cacém estão entre os seus núcleos de maior importância. Na primeira, não deixe de visitar o Palácio de Queluz.

Como ir a Sintra

É possível fazer um bate-volta para Sintra e conhecer pontos turísticos deslumbrantes no local. A melhor maneira de chegar a Sintra é de trem. No site Comboios de Portugal você pode pesquisar o dia e o horário que melhor lhe convierem, além do preço da passagem e comprá-la online.

Uma dica é fazer o trajeto bem cedinho para aproveitar bastante o dia de passeio.

Atrações em Sintra

castelo dos mouros em sintra palacio da pena

Sintra é um local que mistura antiguidade com modernidade, perto da serra e da praia e, o melhor, como vimos, também pertinho da capital, Lisboa.

O clima fresco da região conquistou a nobreza e a elite portuguesa, que construiu palácios, residências de luxo e jardins decorativos.

Veja algumas das principais atrações de Sintra:

O Castelo dos Mouros em Sintra

castelo dos mouros em sintra vista

O Castelo dos Mouros foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e fica integrado na Paisagem Cultural de Sintra, que é classificada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1995.

O castelo é um dos monumentos mais importantes da região e está na lista dos 10 castelos em Portugal que você precisa conhecer.

Já possui um cartão de débito internacional para usar na Europa?

Depois de testarmos as principais opções do mercado, a nossa escolha é Cartão Wise. É gratuito, seguro e com tarifas econômicas. O cartão Wise é entregue no Brasil e válido em toda a Europa.

Pedir Cartão»

O monumento foi construído por volta do século X pelos mouros, depois da conquista muçulmana da Península Ibérica, e foi ampliado depois da reconquista cristã. Apesar de ter passado por restauração no século XIX, continua com estilo de uma ruína antiga. Mas é um dos castelos mais bem conservados de Portugal.

Você anda por um jardim até chegar às suas muralhas, de onde pode ver paisagens deslumbrantes sobre Sintra e o Oceano Atlântico – o Castelo dos Mouros em Sintra está em um dos pontos mais altos da serra.

Configuração atual do Castelo dos Mouros em Sintra

O estilo atual do Castelo dos Mouros em Sintra é resultado de uma série de acontecimentos e campanhas, como:

  • As intervenções durante a primeira dinastia, iniciadas por D. Afonso Henriques depois da tomada de Lisboa e Santarém (1147);
  • A utilização do monumento no reinado de D. Fernando I (1383);
  • As perdas causadas pelo terremoto de 1755;
  • As obras de restauração de D. Fernando II no século XIX, de acordo com o estilo romântico da época;
  • As intervenções comandadas pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, no século XX;
  • A implementação do projeto de requalificação global “À Conquista do Castelo”, coordenado pela “Parques de Sintra-Monte da Lua”, que veremos adiante.

Um novo olhar sobre o Castelo dos Mouros em Sintra

Com o objetivo de apoiar intervenções para a recuperação e o aprofundamento da informação histórica do castelo, o projeto “À Conquista do Castelo” antecedeu e acompanhou a realização de escavações arqueológicas, feitas a partir de 2009, com o apoio da Universidade Nova de Lisboa.

Os trabalhos de arqueologia feitos em diversas áreas do Castelo possibilitaram a compreensão do local no decorrer dos séculos. Foi possível encontrar, por exemplo, um cemitério cristão medieval, assim como artefatos da Idade do Bronze, do Ferro e do Período Neolítico.

Foram identificados, também, pavimentos em pedra no espaço das Antigas Cavalariças que, provavelmente, foram construídos na época em que D. Fernando II reformou o local, assim como uma galeria para escoamento de água da cisterna.

Além disso, descobriram-se, ainda, diversas bases de silos escavados na rocha e muros de habitação muçulmana com artefatos cerâmicos dos séculos XI-XII. Todo o pano de muralha nascente se assenta ali, o que demonstra que foi construído a partir da segunda metade do século XII, depois da reconquista cristã.

Nas outras partes escavadas no interior do castelo também foram identificadas zonas de silos e estruturas que remetiam a um espaço doméstico, onde foram pegas várias moedas da época da primeira dinastia de Portugal, assim como marfim e espólio de osso e cerâmica de todos os períodos (desde o Neolítico até o século XIX).

A romântica igreja de São Pedro de Canaferrim vai acolher o Centro de Interpretação da História do Castelo e alguns achados arqueológicos recentes.

Um Castelo para todos

“À Conquista do Castelo” foi um projeto que implicou €3,2 milhões para a restauração do Castelo dos Mouros em Sintra.

O projeto não só restaurou o castelo com uma paisagem romântica, como vimos, mas também desenvolveu uma nova infraestrutura de serviços de apoio para o visitante, com bilheterias, banheiros e cafeterias, por exemplo.

A partir daí, a preocupação para melhorar o acesso das pessoas que têm mobilidade reduzida é constante, de modo que elas consigam entrar nas instalações do Castelo dos Mouros em Sintra e em pelo menos uma parte da muralha.

Fonte: Parques de Sintra Monte da Lua.

Localização do Castelo dos Mouros em Sintra

O Castelo dos Mouros está localizado a 3,5 km ao sul de Sintra. Um trecho do trajeto é de subidas bem íngremes pela Serra de Sintra.

Se você não tiver alugado um carro para chegar ao local, o ideal é viajar em um “autocarro” (ônibus) turístico, que liga o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena à estação de comboios e o centro da cidade.

O Castelo dos Mouros em Sintra fica apenas a 200 metros do Palácio da Pena.

Quanto custa o ingresso

A entrada para o Castelo dos Mouros em Sintra custa 8€ para adultos.

Você ganha desconto de 5% se comprar o ingresso para dois locais, por exemplo: Castelo dos Mouros + Palácio da Pena. No Get Your Guide encontra várias soluções diferentes.

O desconto aumenta se você comprar bilhetes combinados para os pontos turísticos, podendo chegar a 10% adquirindo ingressos para seis locais.

Horário de funcionamento

O Castelo dos Mouros em Sintra funciona todos os dias, das 9:30h às 20h (último bilhete e última entrada até às 19h) e uma visita dura, em média, 1h30min.

Ao visitar o Castelo dos Mouros em Sintra, não deixe de conhecer, também, o Parque e o Palácio da Pena!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Para entrar na Europa, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Nós indicamos o chip internacional da America Chip. Funciona em toda a Europa, tem internet ilimitada e os preços são ótimos.

    VER PLANOS →
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme em uma viagem pela Europa. Nós sempre alugamos através da Mobility, que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.