Castelo dos Mouros em Sintra: um dos mais importantes de Portugal

Visitar Sintra  / 

O Castelo dos Mouros em Sintra, também conhecido como Castelo de Sintra, é um dos pontos turísticos mais visitados de Portugal.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Neste artigo, você saberá informações sobre o Castelo (como é o castelo, como visitar, quanto custam os ingressos etc.) e também sobre Sintra, vila onde o monumento está situado.

Castelo dos Mouros em Sintra: informações sobre a vila de Sintra

castelo dos mouros em sintra cidade
A vila medieval de Sintra é Patrimônio Mundial da UNESCO e tem orgulho em não ser considerada uma cidade e manter o seu status de vila.

Freguesias e habitantes

A vila é sede de um município subdividido em 11 freguesias e com 319,23 km² de área e 381.728 habitantes.

A sua população é de 13,37% do total metropolitano e de 19,82% do total da Grande Lisboa.

Localização

A vila de Sintra fica no distrito e ao norte da área metropolitana de Lisboa, a 30 km da capital e cerca de 30 minutos de carro. Está localizada no coração das colinas da Serra de Sintra.

Sintra fica à beira do Oceano Atlântico e faz fronteira com os seguintes municípios: Mafra, Loures, Odivelas, Amadora, Oeiras e Cascais.

Entenda melhor o mapa de Portugal.

As cidades de Queluz e Agualva-Cacém estão entre os seus núcleos de maior importância. Na primeira, não deixe de visitar o Palácio de Queluz.

Como ir a Sintra

É possível fazer um bate-volta para Sintra e conhecer pontos turísticos deslumbrantes no local. A melhor maneira de chegar a Sintra é de trem. No site Comboios de Portugal você pode pesquisar o dia e o horário que melhor lhe convierem, além do preço da passagem e comprá-la online.

Uma dica é fazer o trajeto bem cedinho para aproveitar bastante o dia de passeio.

Atrações em Sintra

castelo dos mouros em sintra palacio da pena

Sintra é um local que mistura antiguidade com modernidade, perto da serra e da praia e, o melhor, como vimos, também pertinho da capital, Lisboa.

O clima fresco da região conquistou a nobreza e a elite portuguesa, que construiu palácios, residências de luxo e jardins decorativos.

Veja algumas das principais atrações de Sintra:

O Castelo dos Mouros em Sintra

castelo dos mouros em sintra vista

O Castelo dos Mouros foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e fica integrado na Paisagem Cultural de Sintra, que é classificada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1995.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

O castelo é um dos monumentos mais importantes da região e está na lista dos 10 castelos em Portugal que você precisa conhecer.

O monumento foi construído por volta do século X pelos mouros, depois da conquista muçulmana da Península Ibérica, e foi ampliado depois da reconquista cristã. Apesar de ter passado por restauração no século XIX, continua com estilo de uma ruína antiga. Mas é um dos castelos mais bem conservados de Portugal.

Você anda por um jardim até chegar às suas muralhas, de onde pode ver paisagens deslumbrantes sobre Sintra e o Oceano Atlântico – o Castelo dos Mouros em Sintra está em um dos pontos mais altos da serra.

Configuração atual do Castelo dos Mouros em Sintra

O estilo atual do Castelo dos Mouros em Sintra é resultado de uma série de acontecimentos e campanhas, como:

  • As intervenções durante a primeira dinastia, que foram iniciadas por D. Afonso Henriques depois da tomada de Lisboa e Santarém (1147);
  • A utilização do monumento no reinado de D. Fernando I (1383);
  • As perdas que foram causadas pelo terremoto de 1755;
  • As obras de restauração de D. Fernando II no século XIX, de acordo com o estilo romântico da época;
  • As intervenções comandadas pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, no século XX;
  • A implementação do projeto de requalificação global “À Conquista do Castelo”, coordenado pela “Parques de Sintra-Monte da Lua”, que veremos adiante.

Um novo olhar sobre o Castelo dos Mouros em Sintra

Com o objetivo de apoiar intervenções para a recuperação e o aprofundamento da informação histórica do castelo, o projeto “À Conquista do Castelo” antecedeu e acompanhou a realização de escavações arqueológicas, feitas a partir de 2009, com o apoio da Universidade Nova de Lisboa.

Os trabalhos de arqueologia que foram feitos em diversas áreas do Castelo possibilitaram a compreensão do local no decorrer dos séculos. Foi possível encontrar, por exemplo, um cemitério cristão medieval, assim como artefatos da Idade do Bronze, do Ferro e do Período Neolítico.

Foram identificados, também, pavimentos em pedra no espaço das Antigas Cavalariças que, provavelmente, foram construídos na época em que D. Fernando II reformou o local, assim como uma galeria para escoamento de água da cisterna.

Além disso, descobriram-se, ainda, diversas bases de silos escavados na rocha e muros de habitação muçulmana com artefatos cerâmicos dos séculos XI-XII. Todo o pano de muralha nascente se assenta ali, o que demonstra que foi construído a partir da segunda metade do século XII, depois da reconquista cristã.

Nas outras partes escavadas no interior do castelo também foram identificadas zonas de silos e estruturas que remetiam a um espaço doméstico, onde foram pegas várias moedas da época da primeira dinastia de Portugal, assim como marfim e espólio de osso e cerâmica de todos os períodos (desde o Neolítico até o século XIX).

A romântica igreja de São Pedro de Canaferrim vai acolher o Centro de Interpretação da História do Castelo e alguns achados arqueológicos recentes.

Um Castelo para todos

“À Conquista do Castelo” foi um projeto que implicou €3,2 milhões para a restauração do Castelo dos Mouros em Sintra.

O projeto não só restaurou o castelo com uma paisagem romântica, como vimos, mas também desenvolveu uma nova infraestrutura de serviços de apoio para o visitante, com bilheterias, banheiros e cafeterias, por exemplo.

A partir daí, a preocupação para melhorar o acesso das pessoas que têm mobilidade reduzida é constante, de modo que elas consigam entrar nas instalações do Castelo dos Mouros em Sintra e em pelo menos uma parte da muralha.

Fonte: Parques de Sintra Monte da Lua.

Localização do Castelo dos Mouros em Sintra

O Castelo dos Mouros está localizado a 3,5 km ao sul de Sintra. Um trecho do trajeto é de subidas bem íngremes pela Serra de Sintra.

Se você não tiver alugado um carro para chegar ao local, o ideal é viajar em um “autocarro” (ônibus) turístico, que liga o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena à estação de comboios e o centro da cidade.

O Castelo dos Mouros em Sintra fica apenas a 200 metros do Palácio da Pena.

Quanto custa o ingresso

A entrada para o Castelo dos Mouros em Sintra custa 8€ para adultos.

Você ganha desconto de 5% se comprar o ingresso para dois locais, por exemplo: Castelo dos Mouros + Palácio da Pena. No Get Your Guide encontra várias soluções diferentes.

O desconto aumenta se você comprar bilhetes combinados para os pontos turísticos, podendo chegar a 10% adquirindo ingressos para seis locais.

Horário de funcionamento

O Castelo dos Mouros em Sintra funciona todos os dias, das 9:30h às 20h (último bilhete e última entrada até às 19h) e uma visita dura, em média, 1h30min.

Ao visitar o Castelo dos Mouros em Sintra, não deixe de conhecer, também, o Parque e o Palácio da Pena!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.