As 6 igrejas mais bonitas do Porto: confira a lista deslumbrante

Visitar Porto  / 

Não é à toa que Portugal é um dos destinos mais procurados por brasileiros para turismo. Sabe-se que o país encanta com tanta beleza. Seus pontos turísticos agradam a todos os gostos – desde destinos praianos até um belo tour arquitetônico. Adora saber um pouco mais de história e ver os monumentos mais antigos das cidades? Venha conhecer as igrejas mais bonitas do Porto!

O Porto

Porto é a segunda cidade mais populosa de Portugal e sua região carrega muita história e cultura. A cidade data de 700 anos a.C. e tem origem de um povoado celta. Séculos mais tarde (especificamente século XIX) a cidade desempenhou um grande papel nas batalhas da época, sempre invencível, o que fez com que ganhasse o apelido de “A Cidade Invicta”.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Seus portos sempre foram de grande importância para a Europa como um todo, principalmente na distribuição de um dos tesouros da cidade: o “vinho do Porto”. Já no final de 1800, foi construído o porto de Leixões, que ajudou a impulsionar o progresso econômico na cidade.

Vinícolas do Porto: as 6 melhores para incluir no seu roteiro de viagem.

Igrejas mais bonitas do Porto: riquezas da cidade

igrejas do porto

Com toda essa prosperidade e expansão na cidade do Porto, surgiram também suas famosas igrejas. Com belas histórias e visual deslumbrante.

Mas a Diocese do Porto é muito mais antiga. Datada do século VI, engloba 26 conselhos, sendo destes 17 do distrito do Porto e os outros dos distritos de Aveiro e Braga.

Hoje, o concelho do Porto conta com mais de 180 igrejas. Muitas delas foram embelezadas com materiais vindos do Brasil no século XV. Para que você desfrute de uma linda viagem, com muita história e belas igrejas, listamos as igrejas mais bonitas do Porto. Vale a pena visitá-las!

As 6 igrejas mais bonitas do Porto

Confira algumas das igrejas mais bonitas do Porto.

Catedral da Sé

catedral da se porto

A construção da Catedral da Sé se iniciou no início do século XII e seu projeto sofreu diversas alterações antes de ser finalizado, no século XVII. O seu estilo arquitetônico é o barroco e o seu altar é todo trabalhado em madeira e ouro (materiais trazidos do Brasil durante a época colonial).

A Catedral é cartão postal do Porto e se encontra no coração da cidade. É um dos principais e mais antigos monumentos, e foi classificado como um dos Patrimônios Mundiais em Portugal.

Chegar até Catedral da Sé é muito fácil. A Sé fica próxima à estação de trem de São Bento (uma das estações de trem mais bonitas da Europa), à estação de metrô também de nome São Bento, e aos pontos de ônibus nas proximidades. A entrada é gratuita e vale muito a pena conferir de perto.

Endereço: Terreiro da Sé, 4050-573 Porto

Igreja da Lapa

igreja da lapa

A Igreja da Lapa não é o coração da cidade mas é onde está o coração da cidade. Isso porque é onde, literalmente, se encontra o coração de Dom Pedro IV de Portugal e I do Brasil.

Pedro ofereceu seu coração à população da cidade em homenagem ao sacrifício feito por todos os habitantes durante o Cerco do Porto, em 1832 e 1833.

Após sua morte, seu coração foi e ali permaneceu guardado em um sarcófago na capela-mor da igreja da Lapa e sua chave se encontra com o presidente da Câmara do Porto.

Dedicada à Nossa Senhora da Lapa, a igreja começou a ser erguida em 1756 e só foi concluída no ano de 1863. Seu estilo arquitetônico é um mix de rococó com o neoclássico português. A Igreja da Lapa fica no bairro da Lapa. É possível chegar de ônibus ou pela linha D do metrô – ela se encontra a 350 metros da estação de metrô Faria de Guimarães.

Endereço: Largo da Lapa 9, Porto, Portugal.

Você sabia? Porto eleito melhor destino da Europa em 2019. Entenda o motivo.

Igreja e Torre dos Clérigos

torre dos clerigos porto

Construída em 1732 e finalizada em 1749, a Igreja dos Clérigos, a sua torre e o museu da Baixa do Porto nasceram pelas mãos do arquiteto italiano Nicolau Nasoni. A construção do século XVIII tem o barroco como estilo arquitetônico.

Teve papel importante no século XVIII e ficou conhecida como a “Colina dos Enforcados”, já que o lugar era onde enterravam os executados que haviam sido acusados pela Coroa real na cidade.

Para visitar a igreja não é cobrado nenhum valor. Porém, a vista de cima da torre de 75m de altura e seus 225 degraus é paga. Isto porque todo o valor arrecadado é doado para o Hospital Padre Américo. O valor é de 6,50€.

A vista é realmente um show à parte e, para quem deseja ver a cidade do Porto de cima, não pode deixar de visitar a Torre dos Clérigos.

A Igreja se situa próxima à Reitoria da Universidade do Porto e à Livraria Lello, e a sua torre rasga os céus da cidade. É possível avistá-la de (quase) qualquer parte do centro do Porto.

Endereço: R. de São Filipe de Nery, Porto

Veja como comprar os ingressos para a Torre dos Clérigos antecipadamente e mais barato.

Igreja de São Francisco

igreja de sao francisco

A Igreja Conventual de São Francisco é uma das igrejas mais bonitas do Porto. Fica próxima às margens do Rio Douro. Ou seja, você pode aproveitar e conhecer a igreja na mesmo dia que fizer o cruzeiro pelo Rio Douro.

Construída no século XIV, fez parte de um convento franciscano. Seu interior é revestido de talha dourada e sua arquitetura tem um pouco de cada um dos estilos que reinaram em Portugal: possui origem românica, mas se transformou com o tempo do estilo gótico até o barroco.

Para visitá-la, é preciso desembolsar o valor de 4€.

Endereço: Rua do Infante D. Henrique, 4050-297 Porto

Pontos turísticos do Porto: 16 obrigatórios na sua lista.

Igreja de Santa Clara

santa clara porto

Fundada próxima ao convento, por D. João I, ela foi construída ao lado das Muralhas Fernandinas, e sua construção teve início em 1416 e finalizou em 1457. Seu interior é decorado ao estilo gótico, entretanto, com alterações, adaptou-se ao estilo barroco. Seu interior é revestido de talha dourada, técnica bastante utilizada nas igrejas e monumentos portugueses.

Assim como a Catedral da Sé, o monumento foi classificado como Patrimônio Nacional. A Igreja de Santa Clara fica no Largo 1º de Dezembro, próxima à estação funicular na Batalha.

Endereço: Largo 1º de Dezembro, 4000-061 Porto.

Partiu para Portugal? Veja dicas do que fazer no Porto.

Igreja do Carmo

igreja do carmo

A construção do monumento teve início no ano de 1756 e foi concluída no ano de 1768. Seu estilo arquitetônico dominante é o Rococó. Suas paredes e o seu altar foram revestidos de talha dourada – técnica em que a madeira é esculpida e pintada de ouro.

A lateral da Igreja do Carmo é toda trabalhada em azulejo português, o que faz dela uma igreja especial. Entre a Rua do Carmo e a Praça de Carlos Alberto, onde se encontra a Igreja do Carmo, vale fazer uma fotografar para registrar a história da igreja e da cidade, que estão gravadas nos azulejos azuis. Contudo, os azulejos são recentes: eles foram adicionados apenas em 1912.

Em sua fachada frontal é possível visualizar duas lindas imagens: são os profetas Elias e Eliseu. A A Igreja do Carmo fica na Rua do Carmo, entre o jardim do Carregal e o jardim da Cordoaria. A entrada é gratuita.

Endereço: Rua do Carmo, 4050-164 Porto

Igrejas por todo o país

As igrejas mais bonitas do Porto mostram como o país é repleto de beldades em forma de igreja. Para um país tão católico, a quantidade de igrejas faz jus. De Norte a Sul, as igrejas, capelas e mosteiros estão abertos para visitas em Portugal.

Para quem se interessa mas não tem ideia de por onde começar as visitas, conhecer as igrejas em Portugal mais bonitas e insira-as em seu roteiro.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é publicitária, apaixonada por comunicação e fotografia. Saiu de Sorocaba para desbravar o mundo. Morou no Porto, Portugal, e hoje mora em Bruxelas, Bélgica.