Quinta da Regaleira: descubra encantos e mistérios em Sintra

Visitar Sintra  / 

Sintra possui castelos, palácios, praias, serras e seu magnífico centro histórico faz qualquer visitante viajar no tempo. Neste artigo, vamos conhecer melhor o ponto turístico mais enigmático: a Quinta da Regaleira.

O local admirável não pode faltar no roteiro de nenhum viajante em Sintra, sendo um “crime turístico” não conhecê-la. Vamos conhecer, também, outros lugares interessantes para visitar próximos ao ponto turístico, hotéis bem localizados, tours, etc.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

A Quinta da Regaleira

Situada a menos de 30 km de Lisboa, a Vila de Sintra é um dos destinos mais encantadores de Portugal, um lugar que esbanja natureza e também história. Um dos monumentos mais fantásticos da Serra de Sintra, a Quinta da Regaleira foi construída entre 1904 e 1910 e está localizada na área histórica da cidade.

O Dr. Antônio Augusto Carvalho Monteiro foi o primeiro dono da Quinta e junto com o italiano Luigi Manini (arquiteto) ergueu o Palácio da Regaleira.

a quinta

Uma visita com ares de mistério

Cercado por obras enigmáticas, com grutas, jardins e lagos, o espaço é grandioso e repleto de símbolos que expressam suas ideologias. A arte e a arquitetura (gótica, renascentista, românica e manuelina) do Palácio da Regaleira fazem uma referência ao Jardim do Éden. Um ambiente cheio de magia, paz e uma aura de mistério.

O que ver na Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira atrai um número significativo de turistas interessados nas histórias e enigmas que envolvem o local. Alguns estudiosos afirmam que determinadas áreas da Quinta possuem relação com os Templários, Maçonaria e Rosa-cruz.

Os visitantes logo na entrada recebem um mapa para que possam conhecer todos os locais sem se perder, tendo em vista a sua dimensão gigantesca, por isso mesmo, não dispense o mapa.

Todos os espaços possuem um significado na Quinta da Regaleira, embora nem todos saibam de fato a simbologia deles, mesmo assim, não deixa de ser muito interessante.

Conhecendo Sintra em Portugal: descubra mais da vila portuguesa.

Poço Iniciático

Uma das experiências mais incríveis é visitar o Poço Iniciático. Acredita-se que no passado o poço era usado para rituais de iniciação a Maçonaria, daí a origem do nome.

poco iniciatico na quinta

Muitos segredos ocultos e curiosidades intrigantes envolvem o Poço Iniciático, confira 3 deles:

  • Uma escadaria em espiral leva os visitantes até uma galeria subterrânea, que liga a outros pontos da Quinta;
  • Dividida em 9 patamares, com lances de escada de 15 degraus, rumores afirmam ser uma menção a Divina Comédia de Dante e faria referência aos 9 círculos do inferno, do paraíso ou do purgatório;
  • No fundo do poço (literalmente), embutido em mármore, um indicativo da Ordem Rosa-cruz, onde o turista se depara com uma rosa dos ventos sobre uma cruz templária (que era o brasão do primeiro proprietário).

Há diversas histórias enigmáticas (talvez boatos) que povoam a Quinta da Regaleira, provavelmente os túneis subterrâneos que ligam o Poço Iniciático a outros locais, tenha alguns mistérios ocultos.

Dica: os visitantes podem entrar nesses túneis mas recomenda-se usar uma lanterna (celular por exemplo), pois alguns trechos são escuros.

Em se tratando de facilidades, a Quinta da Regaleira oferece serviço de guias, também possui um restaurante, cafetaria e loja. Futuramente, o espaço terá um ateliê pedagógico relacionado a educação cultural e ambiental.

Pontos turísticos de Portugal: Top 30 lugares incríveis para visitar.

Principais locais

Além do Poço Iniciático, a Quinta reserva diversos outros locais interessantes para conhecer, confira alguns:

Saiba quais são os documentos obrigatórios para viajar para a Europa

Receba grátis nosso CHECKLISTcom todos os documentos obrigatórios e outras dicas para viajar para a Europa com toda segurança e conforto.

RECEBER GRÁTIS »
  • Bosque: domina a maior parte do espaço, tornando-se mais selvagem gradualmente a caminho do topo, esse aspecto reflete uma crença no primitivismo;
  • Jardins da Regaleira: composto por 4 jardins, inspirado na mitologia clássica;
  • Patamar dos Deuses: 9 estátuas de deuses greco-romanos compõem o ambiente;
  • Capela da Santíssima Trindade: a bela fachada aponta para o revivalismo gótico e manuelino, a capela está repleta de referências religiosas em todos os cantos;
  • Torre da Regaleira: o intuito é dar a ilusão que está no eixo do mundo;
  • Poço Imperfeito: tem 8,9 metros de profundidade e paredes revestidas por pedras rústicas, é possível ir até o fundo através de uma escada em caracol;
  • Palácio: uma torre octogonal impõe presença no edifício principal da Quinta.

Outros locais para conhecer na Quinta da Regaleira

Outros locais para conhecer na Quinta são:

  • Jardim das Damas;
  • Casa da Renascença;
  • Terraço das Quimeras;
  • Banco 515 (em mármore);
  • Estufa Quente;
  • Fonte da Abundância;
  • Fonte de Íbis;
  • Terraço dos Mundos Celestes (mirante);
  • Portal dos Guardiães;
  • Lago da Cascata (com ponte);
  • Palacete das Cocheiras (zona produtiva no passado) etc.

Já deu pra notar que visitar a Quinta da Regaleira requer tempo e uma boa disposição para caminhar entre esses locais fascinantes.

Que tal conhecer a praia da Comporta em Portugal? Confira o guia de visita ao paraíso.

Como visitar

O acesso até a Quinta da Regaleira pode ser feito a pé a partir da estação ferroviária, porém terá que caminhar um bocado, por isso recomendamos contratar um passeio que inclua transporte, visita guiada e ingresso.

Todavia, é possível também fazer uma combinação de tours diferentes, sendo um passeio de 1 dia inteiro. Veja algumas sugestões do Get Your Guide com o Palácio da Pena ou mesmo essa outra opção que envolve degustação de vinho.

Pelo fato da Quinta da Regaleira ser enorme, reserve pelo menos meio dia para conhecê-la ou mesmo 1 dia inteiro para ver tudo com calma. Por que sem sombra de dúvida é uma visita imperdível e que vai muito além do Poço Iniciático apenas, embora ele seja o mais famoso dentre todos os locais da Quinta.

principais locais para conhecer na regaleira

Sobretudo, é um passeio para todas as idades, crianças e adultos ficam fascinados com as grutas, bosques, cavernas e jardins rodeados por muito verde (até o ar de Sintra é diferente, muito mais puro).

Dica: Não deixe de almoçar no restaurante situado dentro da Quinta da Regaleira, além da comida ser excelente, possui bons preços.

O que ver nos arredores da Quinta da Regaleira

Não deixe de visitar estes locais incríveis em Sintra:

  • Castelo dos Mouros: construção do século VIII, sofreu diversas alterações ao longo do tempo, sendo um miradouro interessante para admirar o mar, a serra e a vila;
  • Palácio de Monserrate: erguido em 1858, foi edificado sobre as ruínas de um casarão neogótico;
  • Palácio Nacional da Pena: situado a 500 metros de altitude, é uma notável obra da arquitetura portuguesa. Em 1839, o Rei D. Fernando II iniciou a transformação das ruínas neste fantástico Palácio;
  • Cabo da Roca: a parte mais ocidental de Portugal Continental e da Europa, esbanja beleza em qualquer direção que o visitante olhar.

Conforme mencionamos antes, uma ótima alternativa é fazer uma combinação de tours, pois como deu para perceber, Sintra está repleta de lugares interessantes que o turista não pode deixar de visitar.

cabo da roca perto da regaleira

Por isso mesmo, sugerimos algumas opções de passeios que combinam mais de 1 tour em um único dia, sendo ideal para quem dispõe de pouco tempo:

Por que fazer uma combinação de tours privado?

  • É difícil achar estacionamento no centro histórico e todos são pagos;
  • A possibilidade de visitar diversos locais em um dia, otimizando tempo;
  • Guia especializado para orientar o turista de modo geral.

Onde dormir a poucos passos da Quinta da Regaleira

Águamel Sintra boutique guest house

Localizada a 600 metros do Palácio da Regaleira, o edifício do século XIX foi renovado, dispondo de quartos aconchegantes com televisão, secador de cabelo e outras amenidades. Reserve através do Booking.

Casa da Pendôa

Com uma localização central, os apartamentos são elegantes e possuem vista para a Serra de Sintra. Além disso, está a apenas 5min a pé da Quinta.

É disponibilizado para o hóspede uma cesta de café da manhã com diversos itens, além de pão fresco todas as manhãs (deixado a porta). Reserve através do Booking.

Sintra 1012 boutique guest house

Esta charmosa casa de hóspedes está em uma localização perfeita, a 7min apenas da Quinta da Regaleira. A decoração é charmosa e o café da manhã está incluído.

A guest house está situada a 800 metros da estação ferroviária. Reserve através do Booking.

Casa do Vinho Sintra guest house

A localização não poderia ser melhor, está a 1min a pé da Quinta da Regaleira. As acomodações são de bom gosto e tem jardim, terraço e café da manhã incluído. Reserve pelo Booking.

onde se hospedar em sintra regaleira

Hotéis mais originais de Portugal: 15 experiências inesquecíveis.

5 razões para visitar Sintra

Doces

Sintra tem doces tradicionais irresistíveis, como o Travesseiros de Sintra e Queijadas, fazendo da confeitaria Periquita uma parada obrigatória.

Aproveite para conhecer os doces portugueses e salivar de vontade de experimentar todos eles.

Elétrico de Sintra

O Elétrico de Sintra não é apenas um meio de transporte, mas um passeio formidável que data da segunda metade do século XIX;

Palácios e Castelos

Visitar os belos locais que a cidade oferece como o Palácio Nacional de Sintra, Palácio da Pena e Castelo dos Mouros.

Observação: em 1995, a Unesco declarou Sintra como Paisagem Cultural do Patrimônio da Humanidade. Conheça a lista dos Patrimônios Mundiais em Portugal.

Parque da Liberdade

O parque é agradável área verde com vários bosques, trilhas para caminhada, obras de arte, cascata que jorra água da serra e ainda conta com aproximadamente 400 árvores de 60 espécies diferentes.

Noites agradáveis

Andar sem rumo pelo centro histórico com uma brisa (fria) misteriosa no ar (mesmo nas estações mais quentes pode ser um pouco frio a noite).

Tomar em Portugal: conheça a cidade dos Templários.

Vale a pena a visita

A Quinta da Regaleira é um lugar que foge do convencional, tudo é diferente, insólito, os jardins têm diferentes níveis devido a localização na encosta da montanha.

Diversos lagos, pontes, arenas, grutas, torres etc parece que estamos em um filme de fantasia. Acima de tudo, uma experiência inesquecível.

Endereço: Quinta da Regaleira 2710-567 Sintra.
Funcionamento: diariamente 10h às 17h (de abril a setembro até as 20h).

Como visitar a Quinta

Partindo de Lisboa, a melhor alternativa é ir em uma excursão com duração de 5h (ou mais) para conhecer não apenas a Quinta mas também a cidade de Sintra. O passeio inclui transporte até o local em minivan (buscando o turista no hotel, dependendo da localidade), tour guiado e ingresso para a Quinta da Regaleira.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Jornalista, vive no Brasil e ama Portugal, tem passagens pela África, Europa e América do do Norte/Sul. Além da paixão por viagens, também adora animais e apoia projetos de conservação de vida selvagem na África do Sul e Brasil.