De acordo com o dicionário, a palavra “insólito” significa algo não habitual, raro, incomum e anormal. A maioria dos viajantes que embarcam para Portugal costumam fazer sempre o mesmo roteiro. Ou seja, os clássicos passeios clichês (Torre de Belém, Elétrico 28, Alfama, Ribeira do Porto etc). Mas, e se o visitante escolhesse fazer passeios insólitos em Portugal? Neste artigo, vamos sugerir alguns passeios pouco comuns no país, embora o que possa ser incomum para uns, pode não ser para outros. De todo modo, são tours e lugares que fogem dos roteiros turísticos tradicionais que os viajantes costumam fazer em terras lusitanas.

1. Azenhas do Mar

Próximo de Lisboa, a cerca de 40 km de distância, uma bela aldeia encravada em um rochedo com casas pintadas de branco dão uma atmosfera grega ao lugar. O interessante aqui é andar sem rumo pelas ruas estreitas da aldeia admirando a vista para o mar, que é encantadora. A capa desse artigo é uma imagem de Azenhas do Mar!

Se o dia estiver quente, um banho de mar na piscina oceânica construída aos pés do rochedo promete ser um convite ao mergulho. Além disso, Azenhas do Mar está pertinho do centro histórico de Sintra, sendo possível visitar ambos os lugares e até mesmo fazer um bate-volta de Lisboa.

Por que é insólito

É uma das raras aldeias em Portugal (talvez a única) construída em cima de um paredão de rocha. Uma das casas localizadas no topo do rochedo parece estar diante de um desfiladeiro, tendo uma visual cênico.

Como chegar

Azenhas do Mar está a apenas 10 km de Sintra. Neste caso, a melhor opção é pegar o elétrico de Sintra (bonde) até a praia das Maçãs e em seguida caminhar por 2km até Azenhas. Ao longo da caminhada verá paisagens incríveis. A outra alternativa é pegar o ônibus da empresa Scotturb que parte de Sintra para Azenhas do Mar (440 e 441). Se preferir, reserve um tour privativo pelo Get Your Guide. Observe o mapa abaixo:

Dica: próximo da piscina oceânica, tem um restaurante bastante badalado. Os preços deixam um pouco a desejar, mas a vista compensa. É necessário fazer reserva na alta temporada.

2. Monsanto e suas casas de pedra

Portugal está repleto de lugares e passeios insólitos, sendo ideal para viajantes interessados em história e cultura. E, por falar em aldeias históricas, não podemos esquecer de mencionar Monsanto. Com origens na Idade da Pedra, suas casas foram construídas entre pedregulhos enormes, tornando Monsanto um local único.

Monsanto em Portugal
Foto: André Aram

Em 1938, foi considerada por António de Oliveira Salazar (líder da ditadura em Portugal por mais de 40 anos) como a “aldeia mais portuguesa de Portugal” em virtude de sua fantástica cultura e arquitetura. Dentre todas as aldeias históricas do país, Monsanto com certeza é a mais bela e a que atrai mais turistas impressionados com o seu estilo arquitetônico incomum.

Monsanto é um dos passeios insólitos em Portugal

Como uma obra de arte, as casas foram cuidadosamente esculpidas em pedras graníticas, ancoradas nos enormes rochedos. Caminhar entre as vielas, é viajar no passado, admirando a arquitetura da aldeia e indo até o topo se deparar com os resquícios de um castelo com uma vista linda da região.

Como chegar

A melhor forma de chegar a Monsanto é de automóvel mesmo. Partindo de Lisboa ou do Porto, deve-se seguir pela A1, saindo para a A23 na saída de Abrantes/Torres Novas. Na A23 deve sair pela saída de Alcains/Penamacor e seguir as indicações para Idanha-a-Nova.

Dica: experimente os licores de nomes bizarros vendidos na aldeia.

3. Monsaraz e seus campos verdejantes

O país é privilegiado em se tratando de cidades históricas no topo das colinas, como no caso de Monsaraz, no Alentejo. O vilarejo de casinhas brancas possui uma aura medieval, com direito a um castelo erguido para proteger dos ataques dos espanhóis.

região do alentejo

A paisagem é magnífica, com uma vista panorâmica do vilarejo e dos campos a se perder de vista, além do rio Guadiana, na fronteira com a Espanha. A vila está a poucos quilómetros do país.

Por que é insólito

Assim como Monsanto, Monsaraz é um lugar único também, o vilarejo fortificado é ideal para desbravar sem pressa e sem rumo certo, caminhando pela sua pequena aldeia de 800 habitantes e admirando a linda paisagem dos campos alentejanos. Quando se avista de longe, parece um local isolado de tudo e perdido no tempo, mas sem deixar de ser belo.

Como chegar

Monsaraz está próximo da fronteira com a Espanha. Via transporte público, o ideal é pegar um ônibus intermunicipal em Évora com destino a Reguengos de Monsaraz. Em seguida, pegar um táxi ou uber para Monsaraz. Este trajeto tem 15 km de distância apenas.

Dica: veja os horários no site da empresa rodoviária do Alentejo. Se preferir, reserve um passeio privativo incluindo Évora e Monsaraz no Get Your Guide.

4. Navegar pelas águas calmas do rio Zêzere

A vila de Dornes é um pequeno e charmoso vilarejo situado a beira do rio Zêzere. O local é tão bonito que parece ter saído direto de algum conto de fadas. Dezenove habitantes vivem no pacato local, repleto de casas antigas brancas. Próximo dali, está a igreja com uma vista exuberante para o rio.

O comércio na região é escasso e existem somente 2 restaurantes no vilarejo. Contudo, no verão (alta temporada), a Vila de Dornes recebe turistas de todas as partes do mundo, principalmente da Europa, interessados nas atividades ligadas ao imenso rio.

Passeio de barco em Dornes
Foto: André Aram

O passeio de barco é um dos tours mais interessantes do local. Realizado em um barco a motor potente, ele navega rápido pelas águas calmas do Zêzere, passando por lugares belíssimos onde o visitante tem a chance de ver a vila de outro ângulo. A pequena Vila de Dornes tem uma lenda ligada a imagem milagrosa de Nossa Senhora do Pranto, isso faz com que a vila atraia religiosos nas procissões que acontecem na região.

Por que é um dos passeios insólitos em Portugal

Passeios de barco são muito comuns no Porto assim como no Algarve, porém a Vila de Dornes é um local por si só insólito, o tempo parece ter parado no vilarejo, e a possibilidade de nadar no rio e fazer um passeio de barco é sem sombra de dúvida um dos pontos altos do local onde o tédio não existe.

  • Preço: verificar diretamente com o atendimento no site do Alventura. De todo modo, não é caro;
  • Como chegar a Vila de Dornes: O acesso pode ser feito pela A13, que liga Coimbra ao Entroncamento.

5. Cavalgar a beira-mar

Comporta é uma joia da natureza localizada a 1h ao sul de Lisboa. Esta pequena aldeia, dona de praias fantásticas, está integrada na famosa reserva natural do Estuário do Sado. Se não bastasse o mar azul, um dos passeios mais legais une as praias com o prazer de cavalgar a beira mar.

Andar de cavalo na praia em Portugal

O passeio dura em torno de 2h diante de uma paisagem cinematográfica e romântica. Além disso, quem não tem prática em montaria também pode fazer o passeio, pois os cavalos são treinados e mansos.

Por que é insólito

Geralmente, passeios a cavalo ocorrem em áreas rurais (no campo). Passeios de cavalo a beira-mar é algo realmente raro em Portugal. A praia da Comporta é a mais longa da Europa, com 60km de extensão, e reúne a particularidade de ser provavelmente a única praia no país onde é permitido andar a cavalo.

6. Desbravando a Arrábida de off-road

O Parque Natural da Serra da Arrábida é um dos mais belos locais protegidos do país, com uma extensa área verde preservada, vida selvagem abundante e praias paradisíacas. Existem muitos passeios na Arrábida, mas maioria deles são marítimos, como kayak, mergulho, passeio de barco, stand up paddle, etc. Contudo, é possível fazer um tour e desbravar o parque por terra em um veículo off-road.

O passeio de kart dura em média 2h, tempo suficiente para conhecer bem o Parque Natural da Arrábida, cuja rota leva em direção à Serra do Louro, de onde é possível admirar belas paisagens, passando ao longo do tour por moinhos históricos e outros lugares interessantes.

Por que é um dos passeios insólitos em Portugal

Dirigir um carro off-road (alguns chamam de “gaiola” no Brasil) é uma aventura, ainda mais sabendo que o tour abrange uma área na Arrábida onde carros convencionais não podem trafegar. Sendo assim, o viajante tem a chance de conhecer trechos pouco acessíveis da Serra, a bordo de um veículo próprio para estradas de terra batida.

Dica: o passeio insólito pode ser em qualquer época do ano, inclusive no inverno, e além da opção do kart, o aventureiro pode optar por quadriciclo se preferir.

7. Nu na natureza

O naturismo é uma prática muito comum na Europa, principalmente em países como França, Alemanha e Portugal. O país tem praias, acomodações e um camping nudista localizado no Alentejo. A Quinta do Maral é um espaço naturista, ou melhor, trata-se de um parque de campismo rural inserido em uma área de 10 hectares, em Marvão, no Parque Natural da Serra de São Mamede.

O local oferece alojamento em bangalôs e estúdios, além de ter espaço para motorhomes, para quem não deseja ficar em barraca de camping.

Por que é insólito

Fazer camping em praias naturistas dentro de um Parque Natural como a Serra de São Mamede, cuja a natureza é abundante e exuberante, é muito insólito para brasileiros. Para quem não tem experiência em naturismo, mas sempre teve curiosidade em conhecer um local assim perto da natureza, é uma boa dica.

  • Preço: a partir de 55€ (o preço depende da temporada);
  • Como chegar na Quinta do Maral: seguir as indicações para Marvão, onde está localizado a quinta naturista. Depois, seguir pela estrada N359 de acordo com as placas indicativas no caminho.

8. Viajar a bordo de uma maria fumaça

Um passeio incrível é pegar o comboio histórico da CP, percorrendo a linha do Douro, em um trajeto à beira rio passando por paisagens de extrema beleza. O trem a vapor (conhecido como Maria Fumaça no Brasil) data de 1925 e possui 5 carruagens antigas (vagões). O passeio vai da estação da Régua até a Estação do Tua.

No interior dos vagões tem animação musical com um grupo cantarolando canções tradicionais da região. Um passeio que agrada a todas as idades.

Por que é insólito

As viagens de trem são comuns na Europa ou mesmo em Portugal, mas não em um comboio histórico a vapor, onde o viajante tem a chance de viajar no tempo e vivenciar como eram feitas as viagens no passado.

  • Preço: 42,50€ (adulto) e criança 19€ (4 a 12 anos) – trajeto ida e volta;
  • Funcionamento: de 1 de junho a 26 de outubro (a programação de 2020 será divulgada ainda);
  • Como chegar: está localizada em Peso da Régua, tendo acesso pelo Largo da Estação. Veja o mapa abaixo:

Outros passeios não tão óbvios em Portugal

Sempre que planejamos uma viagem para um lugar novo é difícil saber o que há além das atrações famosas, por isso preparamos uma lista com os melhores passeios em Portugal, para você colocar no seu roteiro e aproveitar muito além dos pontos turísticos. De norte a sul do país, Portugal oferece atrações turísticas que mostram toda beleza e exuberância da terrinha. Mas não para por aí.

Também há inúmeras opções de lazer para o divertimento de toda a família. Conheça abaixo algumas opções de passeios para você aproveitar o que há de melhor em Portugal.

1. Oceanário de Lisboa

Uma tarde de diversão e descobertas sobre a vida subaquática! Adultos e crianças se perdem no imenso aquário no qual você consegue ver os animais marinhos por diferentes ângulos e alturas.

São tubarões, arraias, cardumes e mais cardumes de diferentes espécies desfilando bem na sua frente. Impossível não se impressionar com tanta exuberância.

Oceanario Lisboa

No Oceanário de Lisboa também há nichos externos com animais da fauna terrestre em aquários menores. É um dos ótimos passeios em Portugal para se fazer com a família, e para completar há sempre exposições interativas de caráter cultural e educativo que incentivam a preservação ecológica.

2. Zoo de Lisboa

São cerca de 2000 animais de aproximadamente 300 espécies. Mais um passeio que atende a todas as idades. No Jardim Zoológico você conhece tigres-de-sumatra, pode observar o comportamento dos leões, girafas e elefantes e se deslumbrar com os voos majestosos das coloridas aves da América do Sul.

Os visitantes ainda desfrutam de apresentações e atividades variadas que vão desde apresentações de golfinhos e leões-marinhos até alimentação de pelicanos.

3. Passeio de barco pelo Rio Douro

Descer o Rio Douro de barco é um passeio obrigatório para quem vai conhecer o Porto! De um lado você contempla todo charme da Ribeira com seus bares e restaurantes movimentados pelos turistas e do outro, as caves de vinho do porto de Vila Nova de Gaia.

Isso sem falar de toda a imponência metálica da Ponte Luís I, uma das pontes mais bonitas da Europa. Entre os passeios em Portugal, se for ao Porto, esse de fato será uma experiência única, irá te marcar com certeza.

Veja também tudo o que fazer no Porto.

São muitas empresas que operam na região oferecendo esse serviço. Há opções que incluem jantar, oferecem passeios temáticos e até mini cruzeiros.

4. Museu Nacional dos Coches

Em Belém, Lisboa, está um dos passeios em Portugal mais interessante para os amantes de transportes, a coleção mais notável do mundo sobre o gênero! São charretes, carruagens, pequenos carros de passeio e até carrinhos de bebê que eram utilizados pela nobreza. Toda essa diversidade de veículos está no Museu dos Coches.

Museu nacional dos Coches

As viaturas de gala e de passeio dos séculos XVI a XIX são provenientes da Casa Real Portuguesa, outras da Igreja ou de coleções particulares. Elas mostram toda a evolução técnica e artística dos meios de transporte utilizados pelas cortes europeias, até o aparecimento do automóvel. É um passeio bastante interessante e de encher os olhos!

Saiba como obter voos baratos para Portugal.

5. Sea Life

Mais uma boa opção para os apaixonados por vida marinha, desta vez no Norte de Portugal. O Sea Life tem peixes-palhaço, tartarugas marinhas, polvos, cavalos marinhos. De quebra, você passa por um túnel subaquático cheio de tubarões-de-pontas-negras nadando à sua volta. Haja emoção!

Muitos animais que estão ali foram resgatados de situações de risco. O aquário desenvolve projetos interessantes de proteção aos animais selvagens e habitats marinhos em todo o mundo. Além de promover ações de limpeza das praias periodicamente.

6. Zoo Santo Inácio

Situado apenas a 10 minutos do centro do Porto, em Vila Nova de Gaia, o zoológico tem o objetivo de aproximar a comunidade da natureza e da vida selvagem.

Ali vivem 800 animais de 260 espécies diferentes. Para encarar as atrações, é preciso ter coragem! Você pode alimentar os leões asiáticos, pinguins, lontras, lêmures e ver demonstrações de aves de rapina e répteis.

Conheça os zoológicos em Portugal e veja como visitar.

7. Passeio de moliceiro em Aveiro

Pertinho do Porto está Aveiro, a cidade que é conhecida como a Veneza de Portugal. Lá, a boa pedida é um tradicional passeio de moliceiro, uma espécie de gôndola portuguesa. Uma volta pelos diversos canais te permitem conhecer a cidade por uma perspectiva diferente.

Também são muitas empresas que oferecem o serviço e algumas incluem opções como drink de boas-vindas ou degustação dos famosos ovos moles de Aveiro.

Conheça a Ria de Aveiro e navegue pela linda cidade do centro de Portugal.

8. Costa Vicentina

Dos passeios em Portugal, nada como fazer uma road trip sem a obrigação de cumprir rotas e horários, certo? Um passeio pela Costa Vicentina te dará essa liberdade, além de te levar nas praias mais incríveis do país.

Costa Vicentina

Você pode explorar a costa do norte ao sul do país, mas o litoral alentejano é particularmente especial. A região irá te presentear com a possibilidade de se conectar completamente com a natureza, com praias quase intocadas, falésias e mar límpido.

Conhece o Lisboa Card? Conheça opção para visitar museus e monumentos históricos.

9. Caminho de Santiago

Essa rota milenar realizada por milhões de peregrinos conduz à catedral na qual estão as relíquias do Apóstolo Tiago, em Santiago de Compostela, na Espanha. Mas nesse caso, não se trata de um passeio turístico, é realmente uma jornada de fé.

Geralmente, o percurso começa no Porto, mas pode também ser feito a partir de Lisboa ou em Valença, já na fronteira. Se escolher sair do Porto e conseguir manter o ritmo de caminhar 30 quilômetros por dia você levará em média 10 dias para concluir a jornada.

10. Parques aquáticos no Algarve

Quem não ama passar um dia de sol se divertindo em um parque aquático ao lado da família? Pois no Algarve, no sul de Portugal, você tem muitas opções de entretenimento à beira da piscina.

No Zoomarine no Algarve você pode nadar com os golfinhos. Já para brinquedos mais radicais, o Aqualand e o Slide & Splash são ótimas opções. Há também o Aqua Show Park no qual você pode se hospedar e aproveitar todas as atrações disponíveis sem se preocupar com deslocamento.

Há muitos passeios em Portugal, planeje-se para ir além do tradicional circuito turístico e explorar também outras opções com as quais você se identifique. São tantas as possibilidades que quando você for embora, já vai estar querendo planejar a próxima visita!

Não vai visitar apenas Portugal? Veja uma lista de pontos turísticos na Europa que você deve visitar pelo menos uma vez na vida.