É seguro viajar para a Turquia? Saiba tudo e confira dicas de segurança

Seguro Viagem  / 

Mas afinal, é seguro viajar para a Turquia? O país se tornou um destino popular entre os brasileiros que desejam conhecer um dos países mais exóticos da Europa. As praias turcas, o passeio de balão na Capadócia e as mesquitas distribuídas por todo o país prometem uma experiência única e inesquecível.

COMPARADOR SEGURO VIAGEM EUROPA

Faça uma cotação sem compromissos e conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

No entanto, antes de comprar as passagens e elaborar o roteiro, certamente você vai querer saber se é seguro viajar para o país. Leia o artigo abaixo e descubra tudo sobre a segurança de uma viagem para esse país. E ainda conheça dicas de como conseguir um seguro viagem para a Turquia com descontos.

É seguro viajar para a Turquia?

Segundo o Itamaraty, é seguro viajar para a Turquia, mas com grau moderado de cautela. Desde o ataque terrorista de 2016 e o desenvolvimento do turismo, houve um aumento na taxa de criminalidade no país.

Os pequenos furtos e roubos são alguns dos crimes mais frequentes na Turquia. Por isso, o consulado recomenda que os turistas mantenham-se atentos quanto aos seus pertences durante a viagem.

Os casos de prisões de estrangeiros no país estão relacionados apenas àqueles que violaram seriamente a lei turca ou se envolveram com drogas. Quanto aos atentados terroristas, o Itamaraty indica que os viajantes brasileiros evitem a região de fronteira da Turquia com a Síria.

Lugar no ranking internacional

A Europa é considerada a região mais pacífica do mundo por apresentar baixos níveis de terror político, desaparecimento, tortura e prisão política. No entanto, um dos únicos países do continente que não está incluído nesse cenário é a Turquia.

O país foi classificado entre os 50 menos pacíficos do mundo por apresentar o pior índice de terrorismo na região. Contudo, foram registradas quedas das zonas de conflito nos últimos anos, o que fez com que a região se tornasse mais segura para os viajantes.

Hagia Sophia em Istambul Turquia

Dica: se está planejando viajar para a Europa, faça uma cotação do seguro viagem no nosso comparador para descobrir qual a proteção mais barata e adequada para sua viagem.

É seguro viajar para a Turquia? Atenção aos golpes em turistas

Infelizmente, golpes em turistas ocorrem em todos os lugares do mundo. Durante uma viagem à Turquia, alguns turistas relataram as ciladas mais frequentes para ganhar dinheiro de estrangeiros. Confira abaixo algumas delas.

Bebida no bar: homens viajando sozinho

Esse golpe é aplicado em homens que estão viajando sozinhos no país. Como? Um turco simpático convida o estrangeiro para tomar uma bebida em um bar badalado e pedem bebidas caras.

No final, quando a conta estiver elevada, o golpista ameaça o turista a pagar a conta.

Engraxate atencioso

Esse golpe é famoso em Istambul, nos arredores da praça Taskim, Mesquista Azul e Aya Sofia. Nele, uma pessoa com kit de engraxate se oferece para lustrar os sapatos do turista de graça. No entanto, ao terminar ele cobra pelo serviço.

Outra variação é que o golpista derruba “acidentalmente” graxa nos pés do turista e se oferece para limpar. Mas no final das contas, ele cobra pelo serviço.

Taxímetros defeituosos

Alguns taxistas irregulares em Istambul usam taxímetros adulterados ou percorrem rotas maiores para ganhar mais dinheiro dos turistas. Para evitar esse tipo de golpe, peça recomendação de empresas de táxis no hotel ou use aplicativos de viagens, como o BiTaksi.

Confira outros 12 golpes em turistas na Europa e como se prevenir.

É seguro viajar para a Turquia, mas há cuidados a ter

Como mencionamos anteriormente, é seguro viajar para a Turquia, mas com atenção redobrada. Dessa forma, você poderá conhecer esse país exótico com tranquilidade e evitar transtornos.

Para ajudá-lo, elaboramos uma lista com os principais cuidados que você precisa ter ao embarcar em uma viagem rumo à Turquia. Confira:

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Evite deixar seus pertences à mostra

Essa é uma das mais importantes dicas de viagem para a Turquia. Pois, por serem facilmente reconhecidos, os estrangeiros podem ser abordados por pessoas com más intenções.

Ao deixar seus pertences à mostra ao sair para passear pela região, você aumenta o risco de sofrer furtos, assaltos e roubos. Para evitar que isso aconteça, é importante andar apenas com o essencial e não exibir com frequência objetos como carteiras, câmeras e bolsas, por exemplo.

Evite demonstrações públicas de afeto

É muito comum encontrar casais de mãos dadas, abraçados ou se beijando em público no Brasil. No entanto, esse tipo de comportamento não é aprovado em outros locais do mundo.

Na Turquia, por exemplo, as demonstrações públicas de afeto são consideradas inapropriadas. Por isso, quem visitar esse país europeu deve respeitar as leis e a cultura local.

Evite entrar em mesquitas vestido de qualquer forma

Ao visitar a Turquia, tenha em mente que a população do país é predominantemente muçulmana. Assim, alguns dos seus principais pontos turísticos têm grande importância espiritual.

Por isso, é recomendado que ao visitar as mesquitas você utilize as roupas adequadas para aquele ambiente. Nesse caso, seria necessário usar algo que cobrisse os braços, pernas, ombros e peitos.

Além disso, as mulheres também teriam que cobrir os cabelos com um lenço antes de entrar.

paisagem em capadocia turquia

Leia mais algumas dicas de viagem para o exterior.

Seguro viagem é obrigatório na Turquia?

Não. No entanto, é recomendado contratar um seguro viagem para o país porque você e sua família terão acesso a atendimento médico-hospitalar caso ocorra algum imprevisto. Principalmente, se a prática de esportes estiver incluída no roteiro da viagem.

O seguro viagem também oferece coberturas para casos de roubos, extravio de bagagem e perdas de documentos. Outras boas razões para contratar um seguro para a Turquia incluem alguns riscos desse tipo de viagem, como por exemplo:

  • Acidentes com balões;
  • Desidratação devido às altas temperaturas do país;
  • Intoxicação alimentar;
  • Custos com atendimento médico são elevados.

Isso sem considerar problemas que podem ocorrer com atraso de voo e até perda de bagagem.

Como escolher o seguro viagem para a Turquia?

Agora que você sabe que é seguro viajar para a Turquia, deve saber também que o seguro viagem para a Turquia é um item essencial para manter sua segurança durante a estadia no país.

Por isso, recomendamos que você inclua a contratação desse seguro no planejamento da viagem.

Para a Turquia, o ideal é que o seguro viagem tenha uma boa cobertura para a prática de esportes. Afinal, o país conta com várias atividades, tais como:

  • Mergulhar no Mar Mediterrâneo;
  • Viajar de balão na Capadócia;
  • Safari nas Montanhas de Taurus;
  • Navegar nas águas do estreito Bósforo.

Onde contratar?

Você pode usar o nosso comparador de seguro viagem para cotar o melhor plano para a Turquia ou fazer uma simulação no portal Seguros Promo. A cotação é 100% online, segura e prática.

Basta incluir as datas de saída e retorno, destino, telefone e e-mail e em poucos segundos você poderá comparar as opções de planos e contratar aquele com melhor custo-benefício.

O que visitar na Turquia?

Agora que você sabe que é seguro viajar para a Turquia, precisa conhecer os pontos turísticos mais encantadores do país.

Além de passear pelas mesquitas e exóticas ruas de Istambul, visite também cidades como:

Capadócia: localizada a 700 km de Istambul, é famosa pelos seus passeios de balão sobre inúmeros vales de formação rochosa;

Pamukale: conhecida pelas suas águas termais calcárias que dão um toque branco à paisagem da cidade;

Éfeso: visite as ruínas da cidade de Éfeso e mergulhe na história local. Por elas, passaram as civilizações mais importantes do mundo como a egípcia e romana;

Izimir: a cidade portuária de Izimir é uma das mais modernas do país e está localizada na costa do Mar Egeu. Perto dela existem lindas praias que valem a pena ser visitadas.

Confira nosso artigo sobre turismo na Turquia e veja tudo o que precisa saber sobre esse lindo país.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.