Antália na Turquia: guia para a riviera turca banhada pelo Mediterrâneo

Visitar Turquia  / 

Quando se pensa em uma viagem pela Turquia, certamente a primeira cidade que vem em mente é Istambul e, na sequência, os passeios de balão pela Capadócia. Mas o país é mais que isso: com um grande litoral, banhado pelo mar Mediterrâneo, o país também é destino para quem quiser curtir uma praia. Saiba mais sobre Antália na Turquia, a Riviera Turca.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Onde fica a cidade de Antália na Turquia

Em localização estratégica, a Antália na Turquia já é um dos destinos mais famosos da costa sul do país. Situada junto ao mar Mediterrâneo, fica ainda rodeada pelas montanhas da Cordilheira do Taurus.

A cidade foi construída em cima de falésias à beira-mar e se transformou em um centro turístico de fama internacional. Fica a 724 quilômetros de distância da capital da Turquia, Istambul.

A moeda utilizada é a Lira Turca e não é exigido visto para brasileiros.

Aproveite sua ida à Antália na Turquia para conhecer Istambul, a maior cidade turca e capital do país.

Como ir à Antália na Turquia

É possível chegar à Antália, na Turquia, de avião. No entanto, não existem voos diretos e a maioria das companhias aéreas faz uma escala em Istambul, como a Turkish Airlines, saindo de São Paulo, ou em mais de uma cidade na Europa.

O Aeroporto Internacional de Antália fica a cerca de 13 quilômetros de distância do centro da cidade. Quando for buscar a melhor tarifa, sugerimos fazer uma comparação utilizando o comparador do site Kayak.

Os viajantes terão acesso aos melhores preços, de acordo com as datas possíveis. Ainda é possível colocar alertas de passagens, para receber sempre a baixa ou o aumento dos preços.

Outra maneira de chegar à Antália, na Turquia, é de ônibus ou carro. A cidade não é servida por trens.

Como se locomover em Antália na Turquia

A melhor maneira de se locomover no centro histórico da Antália é a pé. É ali que se encontra a maioria dos pontos turísticos, além de cafés, restaurantes, pubs, casas noturnas e lojas.

Quando for a lugares mais distantes, dá para usar os transportes públicos da cidade, com ônibus e micro-ônibus.

Outros meios de transporte em Antália na Turquia

Locomover-se de táxi também é comum e prático em Antália. Ainda é possível fazer um passeio panorâmico pelo teleférico, para ver bonitas paisagens da costa turca.

Ou fazer um passeio de barco de um dia inteiro a partir da Praia Kemer, no Mediterrâneo, para conhecer mais a história da região.

Conheça mais a história de Antália

Antália, na Turquia, tem uma história rica e antiga. Já passou por dominação dos romanos, dos bizantinos e dos romanos, desde sua fundação no século II a.C. Seu primeiro nome foi Attaleai, dada pelo rei de Pergamon Attalos II, provavelmente no ano de 150 a.C

Sua primeira habitação, todavia, não se sabe ao certo quando foi. Escavações descobertas em 2008 propõem que o local pode ser mais antigo do que se esperava.

O que se sabe é que a cidade foi muito importante na época do Império Bizantino. Depois, no século XIII, foi conquistada pelos turcos seljúcidas, que existiu entre 1321 e 1423, ano em que passou a ser conquistada pelo Império Otomano.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Já no século XX, sua população cresceu graças à vinda dos turcos do Cáucaso e dos Balcãs. Em 1911, a cidade já tinha 25 mil habitantes, entre judeus e cristãos. Seu porto serviu para barcos a vapor de companhias locais.

Entre o fim da Primeira Guerra Mundial até meados de 1923, foi ocupada por forças italianas. Foi neste ano que aconteceu a sua fundação na República Turca.

10 passeios que devem estar no seu roteiro em Antália

Antália, na Turquia, é a maior cidade da costa do país e a principal da conhecida Riviera Turca. Dentre suas principais atrações estão as praias e os sítios arqueológicos bem preservados.

Prepare-se para andar a pé: em alguns pontos, a entrada de carros é proibida. Por isso, pegue um mapa da cidade e vá caminhando pelas atrações. Veja uma lista com o que fazer quando estiver por lá.

1. Kaleici ou Kaleiçi (Cidade Velha)

O centro histórico da Antália na Turquia, chamado de Kaleici, era o local onde estava confinada a cidade. Depois de ter resistido a diversos domínios, como da era romana, bizantina, seljúcida e otomana, virou local de maior visita entre os turistas que já chegam.

Foi após a Segunda Guerra Mundial que a cidade passou a crescer além de suas paredes. Formado por ruas sinuosas, com paredes de pedra maciça, na visita é possível observar as construções antigas, principalmente as casas próximas umas das outras.

É aqui que ficam os principais pontos turísticos da cidade, como a Torre Hidirlik, a Porta de Adriano, a Torre do Relógio Saat Kulesi, o Arco de Adriano, o Museu de Antália e algumas mesquitas.

Localização: Kaleici
Horário: todos os dias, 24 horas
Ingresso: gratuito

2. Torre Hidirlik

A Torre Hidirlik foi construída ainda no século II d.C, quando a cidade era parte do Império Romano. Estudos arqueológicos na região sugerem que ela foi construída para ser um mausoléu em honra de um senador romano e de sua família.

Com quase 2 mil anos de história, funcionou, durante esse tempo, como uma fortificação ou farol, em seus 14 metros de altura. A Torre fica entre o centro histórico, o mar Mediterrâneo e o Parque Karaalioglu.

Localização: Kılınçarslan, Hıdırlık Sk. No:50, 07100 Muratpaşa/Antalya, Turquia
Horário: todos os dias, 24 horas
Ingresso: gratuito

Portão de Adriano Antália na Turquia

3. Portão de Adriano

Também conhecido como Arco de Adriano, o Portão foi construído no século II e também está no centro histórico de Antália, na Turquia. É ele que separa a parte antiga com a nova da cidade, dando acesso à Kaleici.

O Portão é imponente e mostra como era engenhosa a arquitetura romana. Suas elegantes colunas, com os arcos e a estrutura de mármore foram construídas há mais de 2 mil anos.

O motivo foi a chegada do Imperador Adriano à cidade. Ela foi descoberta quando as paredes ao redor desmoronaram em um terremoto.

Localização: Barbaros, 07100 Muratpaşa/Antalya, Turquia
Horário: todos os dias, 24 horas
Ingresso: gratuito

4. Torre do Relógio

Parte dos antigos muros da cidade velha de Antália, na Turquia, a Torre do Relógio foi a única que restou de 80 torres. Eram elas que cercavam a antiga cidade no passado.

É possível ver a Torre de diversos pontos da cidade: sua estrutura de pedra contrasta com as construções modernas de Antália. Preste atenção nos detalhes como a bandeira, o relógio, além de inscrições antigas.

Ao redor estão restaurantes e cafeterias da cidade, além da Praça da República (Cumhuriyet Meydani), o Portão de Adriano e o Museu da Antália.

Localização: Kışla, Cumhuriyet Cd., 07100 Muratpaşa/Antalya, Turquia
Horário: todos os dias, 24 horas
Ingresso: gratuito

5. Museu de Antália

O Museu de Antália configura um dos melhores e maiores museus da Turquia. É lá que estão abrigados milhares de objetos históricos e que contam a história das culturas antigas do país e do mundo.

São 13 salões de exposições com mais de 5 mil obras e objetos encontrados em escavações como fósseis e ossos de feras pré-históricas no Salão de História Natural.

Confira, também, a Galeria dos Imperadores, com esculturas que os imortalizam. O Salão das Moedas abriga cofres antigos e a Seção Infantil mostra brinquedos arcaicos.

Vale a pena a visita.

Localização: Bahçelievler, Konyaaltı Cd. No:88, 07050 Muratpaşa/Antalya, Turquia
Horário:
1 de abril a 31 de outubro: todos os dias, das 8h30 às 19h
31 de outubro a 1 de abril: todos os dias, das 8h30 às 17h30
Ingresso: 36 liras

6. Parque Karaalioglu

Perto do centro histórico de Antália, na Turquia, fica a área verde da cidade: o Parque Karaalioglu. Próximo ao mar, o local é feito especialmente para quem quiser descansar com uma vista panorâmica para o Mar Mediterrâneo e apreciar o pôr do sol.

Ainda é possível fazer uma trilha pelo parque e admirar as árvores e variedade de plantas pelo caminho, além das grandes estátuas e monumentos, como a Torre Hidirlik.

Fica a apenas 10 minutos de caminhada desde Kaleici.

Localização: Kılınçarslan, Park Sk., 07100 Muratpaşa/Antalya, Turquia
Horário: todos os dias, 24 horas
Ingresso: gratuito

7. Minarete Yivli

A emblemática torre de tijolos vermelhos existe desde o ano de 1200. Em uma das mesquitas mais famosas da Antália, a escultura gigante chega a quase 40 metros de altura.

Na base, mosaicos e azulejos adornam sua parte inferior. É possível entrar na Mesquita Yivli Minare e subir os 90 degraus até o terraço para ter uma vista panorâmica do centro da cidade e o mar ao fundo.

Antes uma igreja bizantina, o templo religioso se transformou em mesquita por ordem do sultão Alaaddin.

Localização: Selçuk, İskele Cd., 07100 Muratpaşa/Antalya, Turquia
Horário: todos os dias, das 7h às 20h
Ingresso: gratuito

8. Kesik Minare

O conjunto de ruínas construído em local que, em sua história, já foi um templo romano, uma igreja bizantina e uma mesquita. Kesik Minare, ou Minarete Quebrado, resistiu e é um importante sítio arqueológico atualmente.

No passeio, caminhe por seus arredores: o minarete surgiu como um antigo templo romano no ano 100 d.C. Por ali, estão grandes ruínas, o gramado no interior de uma antiga mesquita e sinalizações contando o passado do local.

O Kesik Minare fica na Cidade Velha, em Kaleici, o centro histórico da Antália.

Localização: Tahılpazarı, 452. Sk., 07100 Muratpaşa/Antalya, Turquia
Horário: todos os dias, 24 horas
Ingresso: gratuito

9. Praias na Antália

E claro que, entre os pontos turísticos da Antália na Turquia também estão os de natureza. As melhores praias ficam próximas à cidade, como a de Kemer, a 40 quilômetros de distância, ou Belek, a 41 quilômetros da cidade.

Em Kemer, uma sugestão é fazer o passeio de barco de dia inteiro, em um cruzeiro no Mediterrâneo turco até a Baía de Phaselis.

E em Belek, um mergulho no mar Mediterrâneo também é uma experiência inesquecível.

Mais distante que elas fica a Patara Beach, a 220 quilômetros da cidade, com 18 quilômetros de comprimento. É considerada a maior praia da Turquia e uma das mais bonitas do mundo.

Estando lá, faça mergulhos para ver as belezas naturais que estão em suas águas claras e cristalinas. A Praia de Alanya Damlatas é uma das sugeridas para a prática.

Para ir a qualquer uma delas é preciso serviço de transporte de traslado, disponibilizado por hotéis, usar os ônibus da cidade ou chamar um táxi ou alugar um carro.

Localização: Gelemiş, 07976 Kaş/Antalya, Turquia
Horário: todos os dias, 24 horas
Ingresso: gratuito

10. Cachoeira Duden Kiyi Selalesi

E além das praias, a Antália na Turquia também oferece a Cachoeira Duden, ou Duden Fall. Com aproximadamente 40 metros de altura, ela deságua no mar Mediterrâneo, sendo um delicioso passeio em meio à natureza.

A cachoeira fica a 12 quilômetros ao leste do centro da cidade, próxima à praia de Lara. Também é possível chegar em ônibus de transporte público que circulam na cidade, de carro ou em passeios fechados.

A Tour em Antália e Visita às Cataratas Duden com Viagem de Barco dura um dia e inclui almoço. Passa pelas Cachoeiras Duden e pelas atrações de Kaleici – a cidade antiga.

Localização: Çağlayan, Lara Cd. No:457, 07230 Muratpaşa/Antalya, Turquia
Horário: todos os dias, 24 horas
Ingresso: gratuito

Antália na Turquia praia

Conheça os 10 melhores lugares para viajar com a família na Europa.

Mini roteiro de Antália: o que fazer em 2 dias

Se quiser curtir a costa turca, o ideal é passar mais de 2 dias na Antália. No entanto, para ficar na própria cidade e depois seguir viagem, essa quantidade de dias é ideal.

Veja um mini-roteiro de atrações para 2 dias na Antália na Turquia:

Primeiro dia em Antália na Turquia

Aproveite o seu primeiro dia na cidade para passear e conhecer em detalhes o centro histórico da Antália conhecido como Kaleici ou Cidade Velha.

Comece caminhando pelas suas ruelas onde, até pouco tempo, era toda a cidade confinada dentro das paredes da muralha. Veja a Torre Hidirlik, construída ainda na época do Império Romano. Conheça a Torre do Relógio, o Portão de Adriano e a Mesquita Yivli Minare, com sua torre de tijolos vermelhos.

Depois, separe a tarde e gaste um tempo no Museu da Antália, para conhecer mais a história da civilização e o que foi encontrado durante as escavações. Ao sair, percorra o Kesik Minare.

Finalize o dia no Parque Karaalioglu, para apreciar o pôr do sol à beira do mar Mediterrâneo. À noite, volte para a cidade velha e vá a um dos restaurantes com a ótima gastronomia turca.

Se preferir um tour guiado, faça a excursão com duração de 1 dia inteiro, com um guia turístico profissional.

Segundo dia em Antália na Turquia

No segundo dia na Antália, aproveite a natureza do lugar. Te damos duas opções de dia inteiro. O primeiro é escolher entre as praias de Belek ou Kemer. Faça passeios de barco ou de mergulho em uma das duas praias.

O segundo, é seguir para a praia de Lara e aproveitar as belezas da Cachoeira de Duden.

Veja um artigo com tudo que você precisa saber para fazer turismo na Turquia.

Quando ir à Antália na Turquia?

A parte boa é que a Antália, na Turquia, é geralmente ensolarada e quente durante todo o ano, sem inverno rigoroso e de temperaturas baixas. No entanto, é a estação do ano com mais chuva.

Os verões são mais quentes e secos. Todavia, é a época mais cheia e costuma ser mais cara. Entre abril e junho são os meses mais indicados, com temperaturas mais amenas, sol para os passeios e, principalmente, para os banhos de mar.

Separe uns dias e faça um passeio de balão na Capadócia.

Quanto custa uma viagem para Antália na Turquia?

A Turquia não é dos países mais baratos da Europa. No entanto, oferece preços mais acessíveis em comparação a outros destinos do Leste Europeu.

Por ser cidade de costa, com mais badalação, a Antália pode ser um pouco mais cara, mas ainda tem alguns custos melhores do que na capital do país, Istambul. Quando estiver cogitando conhecer a cidade, nossa dica é fazer um planejamento completo de quanto gastar.

Veja algumas dessas informações aqui.

Passagens aéreas

Não existem voos diretos saindo do Brasil para Antália, na Turquia. Para encontrar os melhores preços de passagens aéreas com escala, faça comparações e simulações em comparadores.

Para saber a média de custo, utilizamos a área de voos do site Kayak, para saber uma simulação. Colocamos o mês de maio de 2020 como previsão, por ser um dos melhores meses para viajar.

A melhor passagem é da Turkish Airlines. Saindo de São Paulo, com uma escala em Istambul na ida e na volta, as passagens aéreas estão custando R$ 5.214.

Caso já esteja em Istambul, o trecho interno custa uma média de R$ 211, com a mesma companhia aérea.

Saiba quais são as dicas de como comprar passagens aéreas baratas.

Seguro Viagem

Para a Turquia, ter um seguro viagem não é obrigatório. No entanto, como em todas as viagens ao exterior, recomendamos que nossos leitores não saiam do Brasil sem um.

Lembre-se que lá se fala uma língua diferente, o turco, e a dificuldade no atendimento durante uma emergência pode atrapalhar sua viagem.

Com os melhores valores e custos benefícios, utilizamos o nosso comparador seguro viagem, uma parceria com o portal Seguros Promo. É possível encontrar seguro viagem para a Turquia com valores desde R$12 a R$60, por dia, dependendo da cobertura.

Hospedagem

Os preços de hospedagem em Antália, na Turquia, são relativamente baratos. Podem variar bastante, desde albergues de 14€, até hotéis maiores por 150€.

Veja preços de hospedagem na área de hotéis do site Kayak.

Alimentação de rua

Veja uma média de gastos em alimentação de rua na Antália, na Turquia. Essas informações são básicas, mas ajudam na hora de montar o seu planejamento de viagem.

Veja os principais valores de acordo com o site Numbeo:

Alimentação de rua Preço
Cerveja (570ml) TL 12,25 | 1,86€
Almoço em restaurante barato TL 20 | 3,04€
Refeição para 2 pessoas em restaurante mediano, com 3 pratos TL 80 | 12,16€
Cappuccino TL 9,65 | 1,47€
Água TL 1,41 | 0,21€

Supermercado

Para economizar ainda mais, aproveite os supermercados locais para adquirir itens básicos. Veja o preço médio de alguns produtos:

Item Preço
Cerveja (570ml) TL 10,85 | 1,65€
Garrafa de vinho TL 45 | 6,84€
Água (garrafa de 1,5 litro) TL 1,58 | 0,24€
Queijo local TL 36,41 | 5,54€

Transporte

Você não irá gastar muito dinheiro com transporte dentro da cidade, a não ser que queira sair da cidade para as praias e atrações nos arredores. Veja a média de preços para transporte na Antália:

  • Ticket local:TL 3,10 | 0,47€;
  • Gasolina (1 litro): TL 6,81 |1,04€;
  • Tarifa normal de Taxi: inicia em TL 4,00 | 0,61€.

Atrações

A maioria das atrações são a céu aberto. Paga-se apenas para museus e passeios fechados.

Antália na Turquia porto

Onde ficar em Antália?

O melhor lugar para se hospedar em Antália certamente é no centro antigo, em Kaleici. É ali que ficam os principais pontos turísticos da cidade, as antigas muralhas e as casas da era otomana. Além disso, o local é cheio de restaurantes e cafés e é fácil se locomover.

Se quiser ficar próximo à praia, escolha Lara, o distrito onde está a Lara Beach, com sua areia branca e águas cristalinas. A maioria dos hotéis são em estilo resort, com tudo incluso. A praia de Belek também é uma opção, com luxuosos hotéis.

Veja algumas opções:

Hotel Categoria Estrelas Localização Preço médio
Best Western Plus Khan Hotel Luxo (melhor hotel) 4 estrelas Torre do Relógio 108€
La Paloma Hotel Melhor custo benefício 3 estrelas Centro Histórico Kaleici 40€
Patron Hotel Mais barato 3 estrelas Kaleici 30€
Bacchus Pension Hostel 3 estrelas Kaleici 45€
Turunç Hotel ANTALYA Albergue Portão de Adriano 14€

 

A moeda local é a Turca Lira. Porém, optamos por mostrar os valores em euros por ser a moeda mais utilizada em destinos europeus. Os hotéis costumam aceitar pagamentos em Euro, Dólar e na moeda turca.

Onde comer?

Aproveite a viagem para provar a gastronomia turca. Dentre os pratos tradicionais da Antália estão o piyaz, uma salada à base de feijões cozidos com tahine, nozes e alho; o Şiş köfte, um tipo de kebab com espetos grelhados de carne temperada e o tandir kebab, feito no forno de tandoor.

Por ficar próximo ao mar mediterrâneo, prove os pratos à base de tomate, peixes e frutos-do-mar.

Veja onde provar essas iguarias:

Planejando sua viagem para a Turquia

Segundo o Itamaraty, é seguro viajar para a Turquia, mas com grau moderado de cautela. Por isso, vale a pena planejar bem sua viagem.

Mesmo não sendo obrigatório para entrar na Turquia, quando for à Antália recomendamos que leve um bom seguro viagem na bagagem.

Para encontrar as melhores opções de custo benefício, confira os valores de seguros de viagem no nosso comparador do Euro Dicas Turismo, uma parceria com o portal Seguros Promo.

Nossos leitores ainda ganham até 10% de desconto. Insira o nosso cupom de desconto EURODICASTURISMO e adquira 5%. Se escolher boleto bancário como forma de pagamento, você ainda ganha mais 5% de desconto.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.