Já pensou em unir dois países fascinantes em uma mesma viagem? Pois saiba que este desejo é totalmente viável! Você só precisa de tempo suficiente para aproveitar (pelo menos as principais atrações) e um bom planejamento para elaborar um roteiro Grécia e Turquia que contemple o melhor dos dois lugares.

A proximidade geográfica é um dos atrativos nesta programação. Ambos dividem a fronteira e estão na costa do Mar Mediterrâneo. Para quem vai no verão (ou ainda no final da primavera ou começo do outono), é uma oportunidade e tanto para visitar as ilhas gregas e a Riviera Turca.

Mas a viagem é válida em qualquer estação, já que os dois países oferecem uma experiência inesquecível, são ricos em história e cultura e ainda são repletos de belezas naturais. Garanto que você não vai se decepcionar! Vamos ao planejamento?

Como fazer o roteiro Grécia e Turquia?

Para fazer um roteiro de Grécia e Turquia é preciso, em primeiro lugar, saber por onde começar: Grécia ou Turquia? Para decidir, pesquise valores de passagem aérea com início e fim dos lugares e veja qual é o mais factível financeiramente e que tem as datas que você deseja.

Outro detalhe importante é o período, já que passagem e hospedagem têm variação de preço conforme as estações do ano. Considere também quantos dias tem disponível e quais são seus principais interesses. Gosta de praia? Ou prefere história, paisagens naturais e cidades do interior?

A Grécia é o lugar de nascimento da democracia, tem a Acrópole e diversos sítios arqueológicos. Além de uma infinidade de ilhas com praias paradisíacas.

A Turquia também tem uma longa história, conta com belos e importantes monumentos como Hagia Sophia e Mesquita Azul, uma paisagem natural exótica, a região da Capadócia e o tradicional passeio de balão. Fora isso, é um país transcontinental, localizado entre a Europa e a Ásia e Istambul é a única cidade do mundo que fica em dois continentes. E por ter uma cultura tão diferente, vale a pena ler um pouco sobre a segurança na Turquia e os cuidados a se tomar.

Confira no mapa uma sugestão de roteiro para sua viagem entre Grécia e Turquia:

Quantos dias são suficientes para fazer um roteiro Grécia e Turquia?

Um roteiro de Grécia e Turquia exige, no mínimo, 15 dias, sendo uma semana em cada destino. Assim é possível conhecer um pouco de cada país, sem ficar tão corrido.

Com mais dias, dá para conhecer mais regiões e fazer uma imersão na história de cada país. E com menos, você vai conhecer somente as principais cidades, mas terá um aperitivo do que o aguarda para uma próxima visita. Pode ser uma desculpa para voltar, não é mesmo?

Mas já que vai investir dinheiro em uma programação tão especial e para destinos que exigem vários deslocamentos, tente se programar para fazer uma viagem mais longa.

Roteiro de 10 dias na Grécia e Turquia

Neste roteiro mais enxuto, você conseguirá ver apenas algumas das maravilhas dos países, mas terá um gostinho especial para voltar outra vez, com mais calma. Nesta programação, sugiro 5 dias em cada país.

5 dias na Grécia

Começando pela Grécia, separe dois dias inteiros para conhecer Atenas. A visita à Acrópole, onde está o Parthenon (Patrimônio Mundial da Unesco), é um programa praticamente obrigatório para quem está na cidade.

Da mesma forma é a Ágora Antiga, considerada o coração da antiga Atenas por ser o centro da vida social, política e comercial da época. Lá está o imponente Tempo de Hefesto, um dos mais bem conservados templos da antiguidade.

Ambos os locais exigem caminhada e um tempo para visitar, por isso separe pelo menos três horas para cada um.

Atenas, boa opção de roteiro na Grécia
Acrópole é a mais importante atração turística de Atenas

No restante do tempo, conheça outros pontos históricos como Ágora Romana, Biblioteca de Adriano, Templo de Zeus Olímpico e Arco de Adriano. Atenas é um museu a céu aberto e há monumentos e ruínas em vários locais. Você também pode visitar museus e caminhar pela cidade. E não se esqueça de experimentar a deliciosa gastronomia grega!

No terceiro dia, e se for em um período fora do inverno, aproveite para conhecer Santorini, a ilha grega que faz parte do imaginário de muitos turistas. Já pensou ver de perto as casas brancas com portas e janelas azuis e as igrejas ortodoxas com as cúpulas igualmente azuis? É simplesmente um sonho!

Dependendo do tempo que tiver, você pode ir de ferry boat ou de avião. Fique três dias na ilha, veja o pôr do sol em Oia, assim como inúmeros turistas. Sim, é um aperto, com milhares de pessoas disputando um lugar para tirar a melhor foto. Mas garanto que vale a pena, pelo menos uma vez na vida!

No terceiro dia, pegue um voo de Santorini para Istambul, na Turquia. Como não há voo direto, é preciso fazer conexão em Atenas.

5 dias na Turquia

Fique pelo menos dois dias inteiros em Istambul, uma cidade enorme e super animada, onde há muito o que ver. Antiga Constantinopla, Istambul é uma das maiores cidades da Europa. E se você pode conferir as melhores localizações para hospedagem no artigo que preparamos sobre onde ficar em Istambul.

Programe-se para visitar Hagia Sophia, edifício bizantino do século VI que voltou a ser mesquita; a Mesquita Azul, construída na época do Império Otomano; Grande Bazar, um dos mais antigos mercados do mundo; Bazar Egípcio ou Bazar das Especiarias; Palácio Topkapi; Palácio Dolmabahçe; Cisterna Basílica; Torre Gálata e Praça Taksim.

Hagia Sophia, em Istambul, na Turquia
Hagia Sophia, ou Santa Sofia, já foi mesquita, igreja, museu e, em 2020, voltou a ser mesquita. Foto: Denise Döbbeck

Também não deixe de fazer um passeio de barco pelo Estreito de Bósforo. Se der tempo, atravesse para o lado asiático e caminhe pelos bairros.

Depois, vá para a região da Capadócia e, em dois dias, visite as principais cidades Göreme, Ürgüp e Uçhisar.

Entre as atrações estão as formações rochosas, a cidade subterrânea, capelas com afrescos e o passeio de balão. No terceiro dia, já é hora de retornar. E não há voo direto da Capadócia para o Brasil, é preciso fazer conexão em Istambul.

Roteiro de 15 dias na Grécia e Turquia

Em um roteiro de 15 dias de viagem para Grécia e Turquia, é possível acrescentar mais algumas atividades. Fique mais dois dias na Grécia e três na Turquia.

Grécia

Com mais dois dias na Grécia, uma sugestão é conhecer a ilha de Mykonos antes de seguir para Santorini, já que está mais próxima de Atenas.

Mykonos é outra bela ilha grega, com praias paradisíacas, casas brancas e moinhos de vento. É famosa pelos beach clubs e ambiente festivo. E também pelos preços nas alturas. Então, prepare o bolso!

Turquia

Com um período maior na Turquia, aproveite para passear por outras regiões. Depois da Capadócia, siga para Pamukkale e passe um dia na cidade conhecida como “Castelo de Algodão” por causa das piscinas termais de origem calcária.

Piscinas naturais de Pamukkale fazem parte do roteiro Grécia e Turquia
O conjunto de piscinas naturais faz a paisagem de Pamukkale ser tão especial

No dia seguinte, vá para Kusadasi, no litoral, e hospede-se por lá. Esta será a base para visitar Éfeso, importante cidade do Império Romano, construída por volta do ano 1000 a.C. Nas proximidades você poderá visitar a Casa de Virgem Maria, a mãe de Jesus. O santuário fica em uma colina e cercado por verde.

Roteiro de 20 dias na Grécia e Turquia

Um roteiro de 20 dias na Grécia e Turquia, ou seja, 10 dias em cada país, possibilita uma imersão maior na cultura e história de ambos os locais.

Grécia

Com uma viagem prolongada, fique mais três dias em Atenas. Se quiser, pode dividir este período na cidade, sendo alguns dias antes de ir para as ilhas e outros dias depois, já que os voos a partir de Mykonos ou Santorini fazem conexão em Atenas para seguirem viagem para a Turquia.

Desta forma, é possível conhecer a riqueza cultural de Atenas sem pressa, visitando os sítios arqueológicos e os museus.

Além disso, você pode usar dois dias para fazer passeios bate e volta a partir da capital grega e assim para conhecer outras cidades, também repletas de história. Opções não faltam:

Delfos

Para os antigos gregos, era considerada o centro do universo. A cidade também é conhecida pelo sítio arqueológico, Patrimônio Mundial da Unesco.

Meteora

Um dos lugares mais especiais do mundo, a região tem rochas altíssimas e, no topo, mosteiros bizantinos construídos no passado. A cidade é Patrimônio Mundial da Unesco. Se tiver tempo sobrando, vale a pena fazer um pernoite para explorá-la com mais calma.

Paisagem natural de Meteora
Meteora mistura espetáculo da natureza com a ação do homem na construção dos mosteiros

Se tiver tempo sobrando, vale a pena fazer um pernoite para explorá-la com mais calma.

Canal de Corinto

A passagem marítima corta o istmo de Corinto e liga o Mar Jônico com o Egeu. Tem 6,4 quilômetros de comprimento e apenas 24,6 metros de largura e é uma impressionante obra de engenharia.

Micenas

É um dos lugares mais importantes da Grécia Antiga que deu origem à civilização micênica, entre os anos 1600 a.C. e 1100 a.C. Atualmente é um sítio arqueológico.

Nafplio

Localizada no litoral grego, Nafplio é uma cidade pitoresca, famosa pela arquitetura e castelos venezianos.

Outra alternativa é aproveitar estes três dias a mais para conhecer alguma outra ilha e relaxar nas lindas praias gregas.

Turquia

Com dois dias a mais na Turquia, acrescente Ancara à sua programação. É a capital e segunda maior cidade do país e, apesar da modernidade, tem construções imponentes, museus e sítios arqueológicos.

Encaixe Ancara entre Istambul e a Capadócia. Em um dia na cidade você pode visitar o Museu das Civilizações da Anatólia, passear pela Cidadela de Ancara, localizada em uma colina e visitar bazares e mercados.

No final da viagem, depois de Éfeso, siga para Izmir, conheça um pouco da cidade e, no dia seguinte, volte para Istambul, de onde você pegará o voo de volta para o Brasil.

Porto de Antália, na Turquia
Cidade rodeada por montanhas, Antália tem um charmoso porto

Outra possibilidade é: se quiser conhecer o litoral e relaxar nas praias do Mar Mediterrâneo, pode substituir algumas das cidades do interior por Antália e Bodrum, que fazem parte da chamada Riviera Turca, no sul do país.

Além das praias, a região tem belas paisagens naturais e sítios arqueológicos. Dedique de 4 a 5 dias para explorar cada cidade e, se necessário, corte algo da programação sugerida acima.

Como viajar entre cidades no roteiro Grécia e Turquia?

Para viajar entre cidades no roteiro Grécia e Turquia há algumas possibilidades. Na Grécia, para visitar o interior dá para ir de carro alugado, de trem, ônibus ou com excursão.

Se você não quiser ter a preocupação com possíveis trocas de trem ou paradas de ônibus, o mais cômodo é contratar uma excursão, normalmente de dia inteiro. O Get You Guide, por exemplo, oferece tours para diversas cidades gregas.

No caso das ilhas, é possível ir de ferry rápido ou de avião. Faça a cotação para verificar o que vale mais a pena.

Já a Turquia é um país imenso e as atrações estão espalhadas pelas diversas regiões. Neste caso, você pode ir de carro alugado, já ciente que vai dirigir algumas horas, dependendo do trajeto.

Há também a opção de ônibus e a empresa Flixbus oferece viagens diurnas e noturnas. E ainda excursão com guia. Dependendo da cidade é possível ir de avião.

Como viajar da Grécia para Turquia?

Estando na Grécia, vá para Istambul de avião. Santorini e Mykonos têm aeroporto, mas não há voo direto, é preciso fazer conexão em Atenas.

Outra possibilidade é, se você estiver em alguma ilha bem ao sul da Grécia, as chamadas ilhas do Dodecaneso, saiba que há ferries rápidos que vão para o litoral da Turquia. Então você pode começar sua viagem pela Turquia a partir do litoral até chegar em Istambul.

Qual a melhor época para fazer o roteiro Grécia e Turquia?

A melhor época para fazer o roteiro Grécia e Turquia é entre abril e outubro. Ou seja, primavera, verão e outono.

Quer aproveitar a alta estação, no auge do verão europeu? Saiba que julho e agosto é período de férias na Europa. Isso significa que tudo fica lotado e os valores estão nas alturas.

Já na primavera ou outono as temperaturas estão agradáveis e os preços são mais acessíveis.

Quanto custa um roteiro Grécia e Turquia?

Um roteiro Grécia e Turquia custa cerca de R$ 34.814,80 para 10 dias, R$ 40.745,20 para 15 dias e R$ 48.132,64 para 20 dias.

Mas lembre-se que este é um valor médio, pois tudo vai depender da época do ano, tipo de hospedagem, como será a alimentação, tipo de transporte entre as cidades, variação do seguro viagem e atrações turísticas a serem visitadas. Ou seja, há muitas variáveis e o valor vai mudar de acordo com cada viajante e cada programação.

Passagens aéreas

O valor da passagem aérea depende da empresa escolhida, da época do ano, se tem conexão ou é voo direto e da antecedência com que é adquirida. Lembrando que do Brasil para a Grécia não há voo direto, apenas do Brasil para a Turquia, e vice-versa.

Em pesquisa feita com dois meses de antecedência, o voo de São Paulo para Atenas custa R$ 3.125 por pessoa pela Turkish Airlines com uma conexão em Istambul (R$ 6.249 para duas pessoas).

De Atenas para Santorini há voo direto pela Volotea por R$ 120 por pessoa (R$ 239 para duas pessoas). O mesmo valor fica de Atenas para Mykonos, também em voo direto. Para ir de Mykonos para Santorini, há voo pela Olympic com conexão em Atenas e o valor é R$ 381 por pessoa (R$ 762 para duas pessoas).

Estando em Santorini, a opção é ir para Istambul pela Aegean, com conexão em Atenas, o valor por pessoa é R$ 1.509 (R$ 3.017 para duas pessoas). De Izmir para Istambul, em voo direto pela Pegasus custa R$ 181 por pessoa (R$ 362 para duas pessoas).

E, finalmente para a volta, de Istambul para São Paulo, pela Turkish Airlines em voo direto, o valor é R$ 5.914 por pessoa (R$ 11.827 para duas pessoas).

Hospedagens

A hospedagem depende do tipo de acomodação escolhida (hotel, hostel, airbnb), da região e da época do ano. Em Atenas, um hotel de três estrelas no bairro de Plaka custa por volta de R$ 3.500 para duas pessoas por três diárias pelo Booking. Já em Santorini, um hotel em Fira cobra cerca de R$ 1.500 para duas pessoas por duas diárias.

Igrejas com cúpulas azuis de Santorini
Vai se hospedar na charmosa Santorini? Considere cerca de R$ 1.500 para 2 diárias. Foto: Denise Döbbeck

Na ilha de Mykonos, para duas diárias em um hotel no centro, Chora (ou Mykonos Town), cobra-se por volta de R$ 2.000 para duas pessoas.

Em Istambul, um hotel no centro histórico custa, em média, R$ 2.000 por três diárias, com café da manhã, para duas pessoas. Em Ancara, uma diária para duas pessoas em um hotel quatro estrelas no centro custa por volta de R$ 500.

Já em Göreme, na Capadócia, você pode se hospedar em um hotel caverna por aproximadamente R$ 2.000 para duas pessoas, por três diárias com café da manhã.

Em Pamukkale, uma diária em um hotel no centro da cidade custa cerca de R$ 300 para duas pessoas, com café da manhã. Na próxima cidade da programação, Kusadasi, é possível encontrar hotel no centro e perto da praia por aproximadamente R$ 650 para duas pessoas por duas diárias.

Para o pernoite do último destino, Izmir, uma diária em hotel no centro custa cerca de R$ 500 para duas pessoas.

Alimentação

Alimentação na Grécia tem um ótimo custo-benefício e é mais acessível se for comparar com outras capitais europeias. E na Turquia os valores são ainda melhores para os brasileiros.

Apesar da alta inflação no país, a conversão é favorável ao real, sendo R$ 1 = 5,67 liras turcas. Então, em média, você pode calcular cerca de 50€ (R$ 260,50) por dia, por pessoa para os dois países.

Transporte entre cidades e países

O valor para transporte entre cidades e os dois países é muito variável, pois depende exatamente do tipo de transporte escolhido.

Para ir para as ilhas gregas, se não quiser ir de avião, o ferry rápido de Atenas para Santorini custa por volta de R$ 470 por pessoa, e de Mykonos a Santorini, cerca de R$ 460.

Utilizando transporte público entre as cidades, os valores são bem mais acessíveis. Ao viajar com ônibus da Flixbus entre as cidades turcas, por exemplo. as passagens podem custar entre 15 e 30 € (R$ 78,15 e R$ 156,3).

Além disso, apesar da longa distância, entre Capadócia e Pamukkale não há voo direto, é preciso ir de carro, tour com empresa especializada ou com ônibus noturno, cuja passagem custa cerca de R$ 110 por pessoa.

Já na Grécia, não há Flixbus entre Atenas e cidades do interior, é preciso escolher entre alugar carro, utilizar trens, ônibus da empresa Ktel ou empresas de tour com guia.

Seguro viagem

Em pesquisa no Seguros Promo, o seguro viagem para 10 dias para uma pessoa custa, em média, R$ 150, para 15 dias de viagem, R$ 195, e para 20 dias, R$ 214.

Outros custos no roteiro Grécia e Turquia

Na programação é preciso pensar também nos passeios e atrações turísticas que você pretende fazer. Aqui estão algumas possibilidades que encontramos no Get Your Guide:

Atração turística Valores por pessoa (a partir de)
Santorini: catamarã de luxo com refeição e open bar 100€ (R$ 521)
Mykonos: visita noturna ao sítio arqueológico de Delos  60 € (R$ 312,60)
Meteora: Daytrip de trem e almoço 108€ (R$ 562,68)
Excursão de 1 dia a Delfos 47,12€ (R$ 245,50)
Viagem de ônibus a Micenas, Epidauro e Napflio 59€ (R$ 307,40)
Istambul: cruzeiro com jantar e show no Bósforo 26,95€ (R$ 140,40)
Istambul: cruzeiro no Bósforo ao pôr do sol em iate de luxo 60€ (R$ 312,60)
Istambul: excursão de 1, 2 ou 3 dias pela cidade 161,50€ (R$ 841,41)
Capadócia: voo em balão em Göreme ao nascer do sol 148,50€ (R$ 773,70)

Resumo de quanto custa o roteiro Grécia e Turquia

Veja, a seguir, os valores para os roteiros, pesquisados com dois meses de antecedência, considerando uma viagem no final do verão europeu para duas pessoas.

Item  Roteiro de 10 dias Roteiro de 15 dias Roteiro de 20 dias
Passagem aérea R$ 21.332 R$ 21.332 R$ 21.694
Hospedagem R$ 9.000 R$ 11.950 R$ 15.950
Alimentação R$ 1.000 R$ 1.500 R$ 2.000
Transporte entre cidades R$ 312,60 R$ 1.452,60 R$ 17.08,88
Seguro viagem R$ 300 R$ 390 R$ 428
Outros custos R$ 2.870,20 R$ 4.120,60 R$ 6.351,76
Total* R$ 34.814,80 R$ 40.745,20 R$ 48.132,64

*Conversão 1 euro = R$ 5,21.

Planejando seu roteiro Grécia e Turquia

A seguir, detalharemos o que deve ser considerado no planejamento do seu roteiro Grécia e Turquia.

Escolha o melhor transporte para o período

Em Atenas não é preciso carro, você faz tudo a pé. Já para fazer bate e volta para as cidades do interior, há opção de transporte público, aluguel de carro ou reservar tour com empresa especializada.

Em Santorini, se quiser conforto e comodidade para conhecer outras regiões da ilha, alugue um carro. Porém, se preferir não dirigir, saiba que é possível se locomover utilizando o transporte público da cidade.

Em Mikonos, a locomoção fica mais fácil ao se hospedar no centro, é só utilizar as linhas de ônibus da cidade. Mas se optar por hospedagem numa praia, o mais cômodo é alugar um carro.

Em Istambul você consegue fazer tudo a pé ou de transporte público. Já para visitar as outras regiões, as opções são alugar um carro, utilizar ônibus de viagem ou contratar empresas que fazem excursão.

Se pretende alugar um carro para sua viagem, você pode pesquisar em agências físicas ou sites confiáveis. Uma das empresas que oferece esta possibilidade é o DiscoverCars, um comparador com os melhores serviços e custo-benefício.

Programe os passeios com antecedência

Quando for planejar seu roteiro para Grécia e Turquia, já comece a pesquisar os passeios que tem interesse em fazer em cada cidade visitada. É sempre preferível comprar ingressos com antecedência e, assim, evitar filas. O GetYourGuide é uma excelente opção de plataforma para adquirir ingressos para as atrações, com bom custo-benefício, seguro e confiável.

Em Atenas você pode comprar ingressos no site oficial para a Acrópole ou tickets combinados para outros sítios arqueológicos. Para transporte público, é melhor comprar bilhetes apenas quando precisar, já que é possível conhecer quase todos os pontos turísticos a pé.

Já Istambul é uma cidade imensa e, se for ficar muitos dias, vale a pena fazer um cartão para o transporte público e economizar com passagens.

Fique conectado durante a viagem

Internet é, sem dúvida, uma das prioridades durante a viagem. Ter internet ilimitada significa poder pesquisar roteiro, encontrar restaurantes, se comunicar pelo WhatsApp, enfim, ter comunicação sem depender de Wi-Fi.

Para adquirir um chip internacional, uma possibilidade é a America Chip, que oferece planos com chip e com e-sim para mais de 200 países.

O que saber antes de viajar para Grécia e Turquia

A seguir, veremos algumas dicas práticas que você deve levar em consideração antes de viajar para a Grécia e a Turquia. Vamos lá?

Providenciar a PID

Para dirigir na Grécia, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é preciso ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Já na Turquia, brasileiros podem dirigir com a CNH ou a PID.

Em todo o caso, é sempre aconselhável ter o documento internacional em mãos em uma viagem internacional quando se tem a intenção de alugar carro.

Seguro viagem é obrigatório

Entre as providências a se tomar quando decidir por uma viagem ao exterior é contratar um seguro viagem Europa. Ele é obrigatório para entrar nos 27 países do Espaço Schengen (caso da Grécia) e, embora não seja exigido na Turquia (que não faz parte do Espaço Schengen), é totalmente recomendável para os viajantes que queira entrar no país.

Balões na região da Capadócia
Além de obrigatório na Grécia, o seguro viagem é recomendado para quem pretende se aventurar nos passeios de balões

Além disso, com o seguro viagem você não precisar se preocupar caso aconteça algum acidente ou imprevisto. No mercado há empresas como o Seguros Promo que oferece seguro viagem para seu destino pelo melhor custo-benefício.

Documentação e visto

Ao viajar para o exterior, organize-se com antecedência e tenha em mãos a documentação necessária:

  • Passaporte com validade de pelo menos três meses;
  • Apólice do seguro viagem;
  • Comprovante de reserva de hospedagem (hotel ou Airbnb) ou carta-convite (se for ficar na casa de alguém);
  • Passagem aérea de ida e volta;
  • Cartão de crédito internacional ou comprovante que você tem condições financeiras para se sustentar durante a viagem.

Sobre visto, até o momento, brasileiros são isentos para entrar na União Europeia (para permanência até 90 dias) mas, a partir de 2024, os turistas precisarão solicitar o ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem).

Trata-se uma autorização de viagem eletrônica criada pela Comissão Europeia com o objetivo de restringir a imigração ilegal e aumentar a segurança do bloco em relação ao terrorismo. A autorização poderá ser solicitada online e o viajante deverá preencher um formulário. Porém, a União Europeia ainda não divulgou uma data exata para o ETIAS entrar em vigor.

No caso da Turquia, que não faz parte da União Europeia, brasileiros não precisam de visto se permanecerem no país por até 90 dias.

Levar dinheiro

Um roteiro para Grécia e Turquia requer organização financeira, já que na Grécia a moeda é o euro e na Turquia é a Lira Turca.

Além de levar um pouco de dinheiro em espécie, não se esqueça de providenciar um cartão de débito internacional, que irá facilitar muito o dia a dia durante os passeios. O cartão Wise, por exemplo, é gratuito e possibilita fazer compras internacionais e saques em várias moedas.

Vale a pena fazer um roteiro Grécia e Turquia?

Sim, vale muito a pena fazer um roteiro Grécia e Turquia pois você junta dois destinos incríveis e tão próximos geograficamente em uma só viagem. Mas lembre-se que ambos os países têm inúmeras atrações e, para aproveitar melhor cada lugar, é preciso ter algum tempo disponível.

Bom, com o planejamento pronto, agora é só arrumar as malas e embarcar para mais uma jornada. Boa viagem!