Pacotes de viagem para Portugal: como funcionam e quanto custam

Visitar Portugal  / 

Quando você faz viagem a turismo, prefere programá-la por conta própria ou comprar os famosos pacotes? Qual das duas opções é mais vantajosa? Neste artigo você verificará como funcionam os pacotes de viagem para Portugal, comuns, principalmente, na alta temporada. Assim, poderá concluir se vale a pena comprá-los ou se é melhor planejar sua viagem sem essa “ajudinha”.

Como funcionam os pacotes de viagem para Portugal

É feito um acordo entre as agências de viagens ou o agente de turismo e as empresas que disponibilizam serviços de passagem, hospedagem, aluguel de carros, passeios. Algumas vezes, voos são fretados para os pacotes turísticos. O agente também bloqueia apartamentos em hotéis e/ou resorts, oferecendo, em alguns casos, um preço interessante para o cliente.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Normalmente, a própria agência programa o translado do aeroporto para o hotel e vice-versa ou reserva um carro para você se locomover. Refeições e passeios também podem ser incluídos no pacote.

Leia também o artigo que fizemos sobre como comprar pacotes de viagem para Europa.

Que pacotes existem?

As agências de viagem costumam oferecer diversos serviços ao cliente. A maioria dos pacotes de viagem para Portugal oferece passagem mais hotel. Mas, em alguns casos, são comercializados:

  • Passagem + hotel + translado (ou aluguel de carro);
  • Passagem + hotel + translado (ou aluguel de carro) + passeios turísticos;
  • Passagem + hotel + translado (ou aluguel de carro) + passeios turísticos + refeições.

Com o apoio da agência de viagem, o cliente verá o pacote que melhor atende às suas necessidades.

O que incluem e quanto custam

Como vimos, a maioria dos pacotes de viagem para Portugal inclui a passagem aérea e a hospedagem. Os valores dependem muito da época e da agência de turismo escolhida.

Na baixa temporada europeia, um pacote de voo saindo do Rio de Janeiro com destino Lisboa mais hospedagem de uma semana em um quarto duplo em um hotel 3 estrelas com café da manhã custa, normalmente, entre R$4.500,00 e R$7.000,00 por pessoa. Esse preço pode dobrar na alta temporada, nos meses de julho e agosto.

É possível que o cliente customize o seu pacote de acordo com suas preferências, incluindo mais serviços, como transfer, passeios, refeições etc. e, consequentemente, pagará mais por isso.

Descubra 10 passeios em Portugal a não perder.

Quais são os melhores pacotes de viagem para Portugal?

passagem_viagem
Os melhores pacotes de viagem para Portugal são aqueles comprados em agências confiáveis e que oferecem o melhor custo X benefício, ou seja, bom preço e customização do serviço.

Compre pacotes de viagem para Portugal ou para outro local em agências conhecidas e com boa reputação no mercado. É melhor não arriscar. A confiança e a credibilidade são mais importantes do que o preço.

Ouvi muitas histórias de pessoas que pagam durante um ano um pacote de viagem e não têm o serviço. Já li sobre casais que embarcariam em lua-de-mel, foram enganados e ficaram sem o dinheiro e sem a viagem. Por isso, pesquise bastante, tanto as agências de viagem quanto os preços antes de comprar o serviço.

Já escrevemos um guia detalhado para ajudar a planejar a sua viagem para a Europa.

Onde comprá-los?

Há várias empresas que oferecem pacotes de viagem para Portugal. Entre as melhores e mais conhecidas que proporcionam esse serviço estão:

Além de comercializarem pacotes pela internet, algumas agências de viagem possuem, também, lojas físicas, como a CVC, por exemplo, trazendo mais segurança para o cliente que tem receio de realizar compras online.

Veja o que visitar no Porto.

Quais são as vantagens e as desvantagens dos pacotes de viagem para Portugal?

Há muitas vantagens de comprar um pacote de viagem para Portugal. A maior delas é a comodidade de você apenas escolher o destino e a data da viagem e a agência criar o seu roteiro. Tudo fica concentrado em um lugar e, dessa forma, sua viagem fica mais organizada e segura. Outra vantagem é a possibilidade de parcelamento do valor total em até 10 vezes.

Saiba quais são os documentos obrigatórios para viajar para a Europa

Receba grátis nosso CHECKLISTcom todos os documentos obrigatórios e outras dicas para viajar para a Europa com toda segurança e conforto.

RECEBER GRÁTIS »

Por outro lado, a seleção de hotéis que são oferecidos pela agência de turismo é limitada e alguns voos podem ser em horários ruins ou remarcados em cima da hora. Quando o serviço de translado entre o aeroporto e o hotel está incluído, a distribuição dos turistas em suas respectivas hospedagens pode consumir boa parte do tempo do primeiro e do último dia da viagem.

Atenção!

Em diversas ocasiões, o cliente acaba pagando em pacotes de viagem para Portugal um valor maior do que se comprasse os serviços separadamente. Porém, algumas vezes as agências de viagem conseguem preços mais em conta, pelo fato de comprarem em grande quantidade.

Por isso, indicamos que você sempre pesquise os valores antes de adquirir qualquer coisa: pacotes de viagem para Portugal, passagens aéreas, hotéis, passeios, aluguel de carro etc.

Confira quais são as cidades mais baratas da Europa para viajar.

Vale a pena comprar pacotes de viagem para Portugal ou planejar a viagem sem “ajuda”?

A resposta para essa pergunta depende de cada um. Acredito que comprar pacotes de viagem para Portugal vale a pena para aquelas pessoas que não costumam viajar e têm receio de comprar separadamente cada serviço sem conhecer o destino ou para as pessoas que não têm habilidades com a internet e/ou não querem se preocupar com a organização de seu roteiro.

Quando o preço do “combo” é atraente, quando a agência de viagem escolhida é confiável e quando você consegue incluir no roteiro as atrações que você pesquisou e gostaria de fazer também fazem com que os pacotes de viagem para Portugal sejam melhores do que a compra separadamente dos serviços.

Por outro lado, quando ocorre ao contrário, não vale a pena adquirir pacotes de viagem para Portugal nem para qualquer outro lugar. Algumas vezes, os pacotes oferecem somente a comodidade de conseguir fechar tudo em um só lugar e você acaba tendo que pagar um valor acima do mercado por uma seleção pequena de hotéis e ficando “preso” a uma programação restrita, estipulada pela agência de turismo.

Mais uma vez cabe ressaltar a importância da pesquisa

O valor que você consegue nos pacotes de viagem para Portugal pode ser igualado ou ser até menor do que o valor do combo, caso faça a compra dos serviços desejados separadamente. Por isso, se você pretende ir para as terras lusitanas e quer economizar, sugiro que vá a uma agência de viagem, veja qual dos pacotes de viagem para Portugal sugeridos pelo agente de turismo melhor atende aos seus anseios e faça uma simulação. Não compre nada naquele momento.

Depois vá para casa e pesquise se a opção fornecida pelo agente de turismo é ou não mais atraente do que se você a comprasse separadamente. Se não souber usar direito a internet, peça ajuda a algum familiar ou amigo. Pesquise, também, o índice de reclamação do hotel indicado pela agência e tenha uma ótima viagem!

Confira o artigo que escrevemos com dicas sobre os melhores destinos na Europa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.