Portugal no inverno: como aproveitar a estação mais fria

Visitar Portugal  / 

De modo geral, os viajantes preferem ir para a Europa nas estações mais quentes como verão ou mesmo primavera. No entanto, em se tratando de um dos países menos frios do continente europeu, é possível aproveitar bastante Portugal no inverno.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Neste artigo do Euro Dicas Turismo, vamos abordar a temperatura em diversas partes do país, opções de lazer quando estiver frio, além das vantagens de se viajar nessa estação.

Temperatura de Portugal no inverno

Portugal no inverno tem uma temperatura mais amena em comparação aos países vizinhos. Isso porque o país tem um clima mediterrâneo, com aproximadamente 300 dias de sol por ano.

Geralmente, a temperatura costuma ficar entre 8°C e 10°C, mas é claro que isso depende muito da região onde o viajante está.

Uma das dúvidas mais comuns dos visitantes é se chove todos os dias em Portugal no inverno. De fato, o índice de chuva é maior nessa estação. Mas isso não significa que chova o inverno todo ou mesmo que o índice de chuva seja igual no país inteiro, pois isso varia muito entre uma região e outra.

A área mais fria e com maior incidência de chuva em Portugal é com certeza a região Norte (Minho e Trás-os-Montes) e lugares de montanhas, onde facilmente a temperatura chega abaixo de zero, com a presença de neve (Serra da Estrela, por exemplo, a 300km de Lisboa).

Nas regiões centro e sul, o inverno em Portugal é mais ensolarado. Mas mesmo assim será necessário se agasalhar, porém não será um frio congelante.

O que fazer em Portugal no inverno

Opções de lazer em Portugal no inverno não faltam. São muitas alternativas e algumas delas combinam perfeitamente com o clima frio e mesmo chuvoso.

Se a intenção for ver neve, o destino será a Serra da Estrela (o ponto mais alto do país) e como uma segunda opção a Serra do Gerês ou mesmo a Serra do Montesinho.

Conhecer o Oceanário de Lisboa

O Oceanário de Lisboa é uma ótima opção de lazer para os dias chuvosos de inverno. A bilheteria é coberta e o atendimento organizado em um dos maiores “aquários” do mundo, localizado no Parque das Nações.

A estrutura possui mais de 22 mil metros quadrados de área, com mais de 8 milhões de litros de água espalhados nos mais de 32 aquários. O Oceanário possui mais de 500 espécies diferentes de animais marinhos, sendo alguns deles raros.

Considerado o segundo maior oceanário do mundo, também serve de campo para as principais pesquisas marinhas de Portugal.

Dica: compre o ingresso para conhecer o Oceanário online e com antecedência, por a partir de 19€.

Oceanário Lisboa em Portugal

Confira todas as informações sobre os ingressos para o Oceanário de Lisboa.

Visitar um Palácio perto de Lisboa

Programas indoors combinam muito bem com dias frios e chuvosos. A poucos quilómetros de Lisboa, a caminho de Sintra, os viajantes podem mergulhar no passado histórico do país através do Palácio de Queluz.

Os vários e amplos cômodos contam com uma decoração impecável, sendo um convite para desbravar o local que foi residência da família real portuguesa antes da mudança para o Brasil, em 1807.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

A beleza do Palácio de Queluz se estende no seu interior e também exterior, com seus belos jardins e a fachada, cujo estilo se identifica com o clássico-barroco.

Dica: faça uma visita guiada ao Palácio de Queluz sem fila com a Get Your Guide. De todo modo, é raro haver filas durante o inverno.

palacio de queluz

Termas em Alcobaça

O inverno é a estação perfeita para curtir os banhos termais, tão populares em Portugal, principalmente porque as águas termais possuem propriedades para diversos problemas de saúde.

Localizado a 3km de Alcobaça, no Distrito de Leiria, as Termas da Piedade estão inseridas em um hotel confortável onde mesmo aqueles que não estão hospedados no local podem ainda assim se aquecer e relaxar nas águas termais a 27°C.

O circuito de hidroterapia abrange as piscinas termais com jacuzzi, sauna seca/vapor, e algumas outras opções que combinam com o clima frio da estação. Além disso, o spa conta com diversos tratamentos para o corpo, rosto e também massagens.

O hotel/termas está a 100km de Lisboa, sendo uma ótima opção de hospedagem e também para viajantes interessados em conhecer cidades como Nazaré, localizada a poucos quilómetros das termas.

termas em alcobaça portugal

Foto: André Aram

Museu do futuro ao lado do Tejo, em Lisboa

O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) é uma boa opção de passeio nos dias frios e chuvosos em Lisboa. Com vários espaços diferenciados e exposições idem, é um lugar para conhecer calmamente, apreciando cada obra e esquecendo o tempo lá fora.

Arte, arquitetura e tecnologia se misturam entre os salões do espaço, no qual o visitante também tem a chance de conhecer a Central Tejo, um museu enorme com uma exposição permanente e outras temporárias situado ao lado do MAAT.

Esquiar na Serra da Estrela

A conhecida Estância de Ski da Serra da Estrela fica em Torre, e ela está a 1.993m de altitude. A temporada de esqui vai de dezembro a abril, sendo fevereiro o melhor mês para esquiar na neve natural (eles têm também um sistema de neve artificial).

O local é pequeno, mas com um espaço também para aqueles que não querem esquiar, mas que desejam conhecer a neve na Europa, alugando trenós e motos de neve.

Antes de esquiar, saiba:

  • Os equipamentos de esqui ou snowboard podem ser alugados na própria estação;
  • Os valores oscilam bastante se for esquiar no final de semana/feriado ou no meio da semana;
  • Não é possível alugar a roupa apropriada para esquiar, sendo necessário já ter uma ou comprar em uma loja de Torre. As lojas Sport Zone e Decathlon possuem esse tipo de vestuário e por preços mais em conta.

serra da estrela em portugal

Degustação de vinhos em Azeitão

A 40km de Lisboa, fica o charmoso distrito de Setúbal, que reúne adegas famosas no país, como a José Maria da Fonseca, em Azeitão.

A visita guiada à vinícola permite conhecer as instalações cobertas, a casa antiga passada de geração para geração, o processo de fabricação dos vinhos e, por fim, a degustação, cujo passeio combina muito bem no inverno, sem risco de passar frio ou chuva.

Existem duas vinícolas em Azeitão, uma delas é mais um museu, logo para quem prefere ter uma visita mais “raiz”, ou seja, focada realmente no tema enoturismo, deve optar pela José Maria da Fonseca.

Dica: para quem está em Lisboa, pode contratar um passeio de enoturismo em Azeitão através do Get Your Guide.

vinhos em portugal

Lisboa no inverno

Em Lisboa, o inverno costuma ser ameno, não sendo comum a temperatura atingir menos de 8°C, a média em geral fica entre 12°C e 14°C, embora possa haver dias mais frios mesmo com o céu limpo. Janeiro é ainda mais frio do que dezembro, portanto em algumas ocasiões (dia ou noite) a temperatura pode alcançar 2°C.

O inverno em Lisboa inicia no dia 21 de dezembro e se estende até o dia 20 de março, mas os dias podem permanecer frios além dessa data. De todo modo, o viajante não irá congelar como na França, Alemanha ou Bélgica onde o clima frio predomina.

Dica: existem muitas opções de lazer na cidade desde shoppings, cinemas, museus, centros culturais, bares, restaurantes e discotecas para espantar o frio lisboeta.

Compras em Lisboa: os melhores lugares para todos os gostos.

Porto no inverno

A cidade do Porto é incrível o ano todo, inclusive no inverno quando a temperatura pode chegar, às vezes, a 4°C durante a madrugada. Os dias também são mais chuvosos, mas nada que impeça de aproveitar o que a região tem a oferecer.

O clima de inverno é com certeza melhor que a maioria das cidades europeias, e bem menos frio do que no Norte da Europa, mas pode ser visto como um frio severo para os “padrões” brasileiros.

Nos dias frios e úmidos, mas sem chuva, não deixe de visitar os jardins e parques de área verde para apreciar a beleza do inverno. Sugerimos os jardins do Palácio de Cristal.

Caminhar à beira do rio Douro ou parar em algum bar na Ribeira são bons programas também, já que alguns deles têm mantas nas cadeiras e aquecedores entre as mesas.

Se o visitante estiver no Porto em dezembro até o início de janeiro, vai ter a chance de entrar no clima de Natal que paira sobre a cidade. A iluminação natalina está em toda parte (ruas, prédios, lojas e igrejas, assim como ocorre no restante do país). A música também se faz presente, sem deixar de mencionar os mercados de Natal, uma verdadeira tradição na Europa.

A baixa temporada vai de outubro a abril, e o clima vai gradativamente ficando mais úmido e frio com a chegada do inverno. O tempo é imprevisível durante esta estação, podendo haver dias ensolarados e rapidamente mudar para úmido e frio.

Sendo o Porto uma cidade turística, os serviços se mantém mesmo na baixa temporada, apenas pode acontecer de ter menos horários disponíveis em relação aos passeios de barco no Douro, por exemplo.

Faro em Portugal no inverno

Faro no inverno é completamente diferente em relação à região norte do país. O viajante terá dias ensolarados, mas com noites frias, sem precisar de agasalhos específicos para esta temperatura.

O inverno em Faro é longo, ameno, com ventos fortes e céu parcialmente encoberto. A temperatura varia de 8°C a 29°C ao longo do ano, sendo raro atingir menos de 4°C no inverno ou mesmo superior a 33°C no verão.

É possível ter um clima agradável e sem a presença de chuva, como ocorre no Porto. Durante o dia, geralmente dá para usar uma roupa leve como uma camisa de malha. No entanto, à noite será necessário um agasalho de boa qualidade. Dependendo da ocasião, a temperatura pode chegar aos 5°C durante a madrugada. Embora isso não seja comum, pode acontecer.

Hordas de turistas invadem o Algarve no verão. A vantagem de visitar Faro no inverno é não se deparar com a cidade tomada por gringos e sem também os preços abusivos cobrados nessa época (alta temporada). A desvantagem é que dificilmente será possível curtir as praias do Algarve (isto é nadar), restando somente admirar o mar.

Dica: passeios de barco são agradáveis em qualquer época do ano e existem várias opções no Algarve.

Dicas para visitar Portugal no inverno

1. Se agasalhe corretamente. Dependendo da região que irá visitar, escolha peças impermeáveis;

2. Geralmente os agasalhos comprados no Brasil são “fracos” para suportar o inverno português. As lojas Decathlon e Primark têm agasalhos de qualidade e com bons preços;

3. Use calçados fechados e impermeáveis com solado de borracha de preferência;

4. Alguns dias antes da viagem começar, acesse o site Accuweather (também em app para Android e iPhone), dessa forma terá uma noção em relação à temperatura e chuva;

5. Uma temperatura em torno de 8ºC pode não ser tão fria assim. Entretanto, a sensação térmica será um pouco mais baixa devido aos ventos;

6. Após o Natal até meados de fevereiro, ocorrem as liquidações de inverno. As grandes lojas e outlets oferecem boas promoções durante esse período, com descontos de até 60%;

7. O nascer do sol ocorre em torno de 07h50 da manhã, e o pôr do sol geralmente entre 17h30 e 18h no inverno;

8. Gorro e cachecol são essenciais nesse período.

As principais vantagens de visitar Portugal no inverno

1. Locais menos cheios e dificilmente terá filas para visitar algumas atrações turísticas do país, agilizando bastante o fator tempo;

2. De modo geral, tudo fica mais barato;

3. Época ideal para tomar vinhos e saborear queijos;

4. Janeiro é o período dos saldos nas lojas e os preços costumam ser ótimos;

5. Algumas atrações são ideais para fazer no inverno, como no caso dos banhos termais em Portugal.

A principal desvantagem é que os dias são mais curtos no inverno, como já é de praxe na Europa durante a estação mais fria do ano.

pb4 substitui seguro viagem em Portugal cartão postal

Portugal com crianças: o que conhecer na viagem em família.

Hospedagem em Portugal no inverno

Casa gélida, porquê?

Às vezes costuma ser mais frio dentro de casa do que na rua. Mas por que isso ocorre? A razão é simples. Muitos imóveis em Portugal têm ineficiência energética. Isto é, não são bem isolados termicamente (vidros duplos, por exemplo).

São construções muito antigas e de má qualidade, sem sistema de aquecimento. Tudo isso colabora para a casa ser gélida.

Quanto maior a ineficiência térmica, mais energia será consumida para aquecer, sendo que o custo de eletricidade e gás é bastante alto em Portugal.

De acordo com a Eurostat (2017), o país é o sexto mais caro da União Europeia. Isso representa um custo altíssimo para quem vive apenas de salário mínimo no país.

Dicas ao alugar um imóvel em Portugal no inverno

1. Escolha um imóvel que tenha vidros duplos pelo menos;

2. Se for usar aquecedor, escolha um a gás que será mais em conta;

3. Alguns pisos de madeira possuem manta térmica sob a parte flutuante, isso ajuda amenizar o frio;

4. Se o viajante ou locatário sofrer de problemas respiratórios, tenha em mãos um umidificador de ar portátil e expectorantes nasais;

5. Além disso, não deixe de comprar roupas térmicas, pois elas foram desenvolvidas para reter o calor do corpo, sendo essenciais em temperaturas abaixo de 10ºC.

E não esqueça: se estiver de viagem marcada para Portugal, saiba que o seguro viagem é obrigatório. Para fazer a cotação do seu seguro de forma personalizada, recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem.

Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado. Uma dica é não comprar visando somente o preço, e sim os benefícios que o plano lhe oferece.

Confira nosso guia de turismo em Portugal, veja o que fazer e planeje a sua visita.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Jornalista, vive no Brasil e ama Portugal, tem passagens pela África, Europa e América do Norte/Sul. Além da paixão por viagens, também adora animais e apoia projetos de conservação de vida selvagem na África do Sul e Brasil.