Free Walking Tour na Europa: entenda como funciona

Viajar pela Europa  / 

Escolher um destino da Europa para explorar demanda planejamento, envolvendo pesquisa de hotéis, tipos de transportes e principalmente roteiros. Já imaginou chegar na cidade, e participar de um tour para conhecer logo no início vários pontos turísticos interessantes? Isso é possível. Se você quer saber como, acompanhe nosso artigo sobre Free Walking Tour na Europa.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

O que é a Free Walking Tour na Europa?

Free Walking Tour é um passeio a pé gratuito. Ou seja, são passeios que você vai realizar caminhando gratuitamente (ou por um valor simbólico), com o auxílio de um guia, que vai te mostrar os principais pontos turísticos da cidade que você escolheu como destino.

A ideia do tour gratuito surgiu em 2004 através da SANDEMANs NEW Europe, e os tours, inicialmente em inglês, agora já tem a opção em espanhol. Além disso, muitas cidades da Europa adotaram esse estilo de passeio a pé, o que é extremamente vantajoso para o viajante mochileiro.

Como funciona?

Geralmente, existe um ponto de encontro na cidade escolhida, para os turistas se encontrarem com o guia e assim ocorrer o início do tour. O guia (pode ser um local ou não) vai te contar as histórias dos principais pontos turísticos, dar dicas do que vale a pena ou não visitar, além de compartilhar várias experiências.

Com uma duração de mais ou menos 3 horas, o Free Walking Tour na Europa é também uma ótima oportunidade para conhecer lugares não tão famosos das principais capitais europeias. Ao seguir alguns roteiros prontos, muitas vezes o viajante acaba deixando de visitar locais extremamente interessantes.

Os grupos costumam possuir em média 15 pessoas, e pode ser que precise reservar o horário antes, ou não. Isso vai depender da cidade e de qual empresa está organizando o tour gratuito. Muitas vezes, o próprio hostel em que você vai se hospedar, possui esse tipo de serviço, o que facilita bastante.

Como reservar

No site da SANDEMANs NEW Europe, o viajante consegue reservar a data, horário e idioma falado no tour. As opções são inglês e espanhol.

O conceito do valor é bem básico. Os tours são gratuitos, porém se você gostou do serviço prestado, pode dar um valor simbólico ao guia; afinal, eles geralmente costumam dar dicas valiosas além de serem simpáticos e receptivos.

Não deixe de ver também: aplicativos de viagem gratuitos. Conheça os 15 melhores.

free walking tour na europa como reservar

Em quais cidades encontrar o Free Walking Tour?

Na Europa, existe uma grande quantidade de cidades que contam com o Free Walking Tour, entre elas:

  • Barcelona;
  • Madrid;
  • Amsterdam;
  • Dublin;
  • Londres;
  • Liverpool;
  • Lisboa;
  • Porto;
  • Edimburgo;
  • Hamburgo;
  • Bruxelas;
  • Berlim;
  • Paris;
  • Praga.

Saiba mais sobre como participar de um Free Walking Tour em Lisboa.

Onde se hospedar?

Normalmente, os Free Walking Tour na Europa, costumam ter seu início em pontos turísticos muito famosos das cidades. É uma boa alternativa se hospedar nos grandes centros. Conheça agora nossas sugestões de hospedagens em famosos destinos europeus.

– Berlim: O Artim Hotel, localizado próximo ao Portão de Brandemburgo (ponto de encontro de Free Walking Tour), é uma ótima opção de hospedagem, sendo classificado como hotel 4 estrelas pelo Booking. Consulte valores e datas.

– Lisboa: O Hi Lisboa (Pousada da Juventude), é um hostel localizado próximo a Praça Luís de Camões, ponto de encontro de Free Walking Tour. Classificado como bom no Booking, não deixe de fazer sua reserva.

– Barcelona: O Hotel Suizo é classificado com nota 8,4 no Booking. Próximo do hotel, quase em frente mesmo, é o ponto de encontro do Free Walking Tour.

– Bruxelas: O Ibis Hotel Brussels off Grand’Place está localizado no centro histórico de Bruxelas. Avaliado como muito bom pelo Booking, também tem um ponto de encontro de Free Walking Tour próximo ao local.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Se você deseja saber sobre mais hospedagens em diferentes cidades, acesse Booking.

Dicas importantes sobre o Free Walking Tour na Europa

O passeio é feito através de longas caminhadas, então é muito importante que o viajante esteja bem preparado, afinal o tour costuma durar mais do que duas horas. Algumas dicas valiosas são:

  • Verifique a previsão do tempo, para poder saber se será necessário levar um casaco ou até mesmo um cachecol;
  • Utilize calçados confortáveis;
  • Evite carregar bolsas muito pesadas;
  • Veja se selecionou o idioma de sua preferência na hora de fazer a reserva do tour;
  • Atente-se aos horários.

Se você está planejando uma viagem, não deixe de ver o checklist de viagem para a Europa para a Europa.

Vale a pena fazer o Free Walking Tour na Europa?

Sim, vale muito a pena!

O Free Walking Tour na Europa é uma ótima chance de conhecer curiosidades sobre os pontos turísticos, entender melhor os significados dos monumentos, além de ter a oportunidade de conhecer pessoas do mundo todo. É uma experiência realmente diferente, e depois de fazer um tour em uma cidade, você vai querer fazer em todas.

Veja também tour pela Europa: dicas de ouro e sugestão de roteiro.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Yara é brasileira, farmacêutica e tem 24 anos. Paulista que se encantou pelo Porto, pretende chamar essa cidade de lar em breve. Totalmente apaixonada por viagens (principalmente intercâmbio) e conhecer novas culturas, adora compartilhar tudo o que vê por aí, através da escrita.