Grávida pode viajar de avião? Descubra aqui e veja os cuidados a ter

Dicas e Planejamento  / 

A gravidez é um momento lindo e mágico, que precisa ser comemorado. E nada melhor do que uma viagem para celebrar esse acontecimento, não é mesmo?! Mas quem está se preparando para ser mãe ou está grávida pela primeira vez geralmente tem dúvidas se grávida pode viajar de avião.

Encontre as melhores experiências turísticas na Europa

Na Get Your Guide você encontra os melhores tours guiados, entradas para atrações turísticas e atividades únicas em todos os destinos europeus.

VER ATRAÇÕES»

São muitos mitos e incertezas que rondam a nossa cabeça nessa fase, como a questão da pressurização e se algo pode causar riscos para o bebê. Por isso, escrevemos este artigo para esclarecer essa questão para você. Confira!

Grávida pode viajar de avião no primeiro trimestre?

Teoricamente, sim, considerando, é claro, as condições de saúde de cada mamãe – se ela não tiver nenhuma complicação de saúde como: sangramentos, pressão alta, diabetes ou outro tipo de doença que possa comprometer a saúde do bebê.

No entanto, o mais recomendado pelos médicos é que as viagens sejam feitas no segundo semestre da gestação, ou seja, após o terceiro mês, e até o sétimo mês de gravidez.

Isso porque o risco de aborto é maior nos três primeiros meses, pois o feto ainda está em formação nesta fase. Além disso, os enjoos e outros pontos que podem comprometer uma viagem mais longa. Após o sétimo mês, a gestante corre o risco de parto prematuro.

Em qualquer período da gestação, a gestante deve consultar seu médico sobre suas condições e, caso ele autorize, poder viajar. É importante dizer que a gestante talvez tenha que preencher e assinar um termo de responsabilidade no momento do check-in.

Em busca de destinos para viajar grávida? Nós te ajudamos.

Até quantos meses grávida pode viajar de avião?

Geralmente, é permitido viajar até sete meses de gestação. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), as regras sobre se a grávida pode viajar de avião não são padronizadas entre as companhias.

Geralmente, as grávidas de até 27 semanas podem viajar normalmente, tanto para destinos nacionais quanto internacionais. O recomendado é que você se informe junto à companhia aérea sobre as políticas que envolvem este tema antes mesmo de comprar sua passagem aérea.

O médico precisa autorizar?

Sim. Em qualquer momento da gestação, é recomendável consultar seu obstetra para saber se você estando grávida pode viajar de avião, se não vai ter riscos para a sua saúde e para a saúde do bebê e se ele tem alguma recomendação especial para te dar.

Falamos no tópico anterior que grávida pode viajar de avião geralmente até 27 semanas de gestação. Geralmente, a partir da 28ª semana (dependendo da companhia aérea), é necessário apresentar atestado médico, autorizando a viagem, que deve ser emitido até sete dias antes do voo.

Devem constar neste documento:

  • Origem e destino da viagem;
  • Data dos voos;
  • Tempo máximo de voo permitido;
  • Estimativa da data de nascimento do bebê;
  • Idade gestacional;
  • Parecer médico.

Grávida pode viajar de avião meses

Qual o melhor seguro viagem? Saiba como escolher o seu.

Como funciona em cada companhia aérea

Geralmente, grávida pode viajar de avião até a 36ª semana de gestação, mas esse limite também varia de acordo com a companhia aérea.

Além disso, algumas solicitam um atestado médico ou que a gestante preencha um formulário antes de sua viagem.

Confira como funciona em algumas das principais cias aéreas.

Grávida pode viajar de avião: LATAM

Se a gravidez transcorre sem problemas até a 29ª semana de gestação e se a gestante não possui condição médica que requer cuidados especiais, a grávida pode viajar de avião com a LATAM sem apresentar autorização médica.

Já pensou em alugar uma mala para viajar?

A GetMalas tem a solução ideal para quem busca malas premium sob medida para cada viagem.

ALUGAR MALA »

A partir da 30ª semana, será necessário apresentar um atestado médico no balcão do aeroporto e fazer a solicitação de autorização junto à área médica da companhia aérea.

O documento deve ser emitido até 10 dias antes da data de saída do voo e deve incluir:

  • Origem e destino da sua viagem;
  • Detalhes das datas de saída e chegada dos voos;
  • A semana de gestação em que você está;
  • Autorização expressa do seu médico para viajar de avião.

Para gerenciar a autorização da área médica da LATAM, a gestante deverá enviar o atestado médico por meio do Formulário de Contato até 48 horas antes do horário de saída do seu voo.

Para a segurança da gestante e do bebê, a partir da 39ª semana de gestação, a cia aérea não autoriza mais a viagem.

Grávida pode viajar de avião: Azul

Com a Azul, a grávida pode viajar de avião até a 28ª semana se tiver em bom estado de saúde sem a necessidade de apresentar atestado médico ou Declaração de Responsabilidade.

A gestante que estiver entre a 28ª e a 35ª semana deve apresentar somente o atestado médico que autorize a viagem. Já as grávidas entre a 36ª e a 37ª semana precisam, além do atestado médico, preencher Declaração de Responsabilidade fornecida pela companhia aérea.

A companhia aérea só autoriza que as grávidas a partir da 38ª semana viajem caso sejam acompanhadas pelo médico responsável.

De acordo com a informação que consta no site da Azul, o atestado médico deve ser emitido, no máximo, 7 dias antes da data da viagem.

Grávida pode viajar de avião: Gol

Grávida pode viajar de avião na Gol até 27 semanas de gestação sem a necessidade de atestado, deste que esteja em bom estado de saúde. Entre 28 e 35 semanas, a gestante precisa apresentar um atestado médico, com validade de 30 dias.

Entre 36 e 37 semanas, além do atestado médico, é necessário apresentar a declaração de responsabilidade, assinada pelo médico e pela gestante.

Já a partir da 38ª semana, a grávida pode viajar de avião com a Gol somente em casos de extrema necessidade, com apresentação do atestado médico, do termo de responsabilidade e mediante o acompanhamento do obstetra.

Documentos necessários para viajar

Agora que você já sabe que grávida pode viajar de avião e as condições para isso, confira a documentação necessária para poder embarcar.

  • Passaporte válido, se seu destino for internacional;
  • Carteira de identidade;
  • Seguro viagem;
  • Comprovante de hospedagem (ou carta-convite);
  • Comprovações financeiras;
  • Passagem de retorno;
  • Atestado médico (dependendo da idade gestacional e da cia aérea);
  • Declaração de Responsabilidade preenchida (dependendo da idade gestacional e da cia aérea).

Confira todos os documentos necessários para viajar de avião para a Europa.

Cuidados a ter na viagem

Grávida pode viajar de avião, com autorização médica e tendo alguns cuidados, como:

  • Usar roupas confortáveis;
  • Ter à mão todos os contatos, como número de seu médico, do seguro, além de outros importantes;
  • Flexionar os pés durante o voo, alongar-se e, sempre que possível e quando for seguro, caminhar pelo avião;
  • Levar todos os medicamentos necessários em sua bagagem de mão;
  • Usar lubrificante nasal (soro fisiológico para evitar infecção viral com o ar seco);
  • Hidratar-se e alimentar-se adequadamente;
  • Sentar-se perto do corredor, pois é mais cômodo para se levantar e ir ao banheiro;
  • Optar por assento próximo às asas ou na frente, para sentir menos o movimento do avião;
  • Tirar os sapatos para evitar ou minimizar inchaços nos seus pés e pernas;
  • Usar o cinto de segurança sempre abaixo da sua barriga;
  • Não carregar peso demais em suas bagagens;
  • Verificar com o médico a possibilidade de usar meias de compressão durante o voo para melhorar a circulação do sangue.

Grávida pode viajar de avião: seguro viagem

O seguro viagem é obrigatório para alguns destinos. Mas é um documento recomendado para qualquer tipo de destino, independentemente de ser ou não obrigatório.

Mas como estamos falando sobre o tema “grávida pode viajar de avião”, é extremamente importante que a mulher viaje protegida e com o seguro viagem adequado para a sua condição.

O Euro Dicas Turismo possui parceria com o site comparador de seguro viagem Seguros Promo, e você pode fazer sua cotação e adquirir seu seguro viagem com desconto pelo nosso comparador de seguro viagem.

Entendeu tudo e já sabe quando a grávida pode viajar de avião? Então não se esqueça que cada gestante possui uma condição específica e que é importante, antes de programar sua viagem, consultar seu médico para viajar tranquila.

Desejamos uma boa viagem e um bom parto!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da Mobility que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.