A gravidez é um momento lindo e mágico, que precisa ser comemorado. E nada melhor do que uma viagem para celebrar esse acontecimento, não é mesmo?! Mas quem está se preparando para ser mãe ou está grávida pela primeira vez geralmente tem dúvidas se grávida pode viajar de avião.

São muitos mitos e incertezas que rondam a nossa cabeça nessa fase, como a questão da pressurização e se algo pode causar riscos para o bebê. Por isso, escrevemos este artigo para esclarecer essa questão para você. Confira!

Grávida pode viajar de avião no primeiro trimestre?

Teoricamente, sim, considerando, é claro, as condições de saúde de cada mamãe – se ela não tiver nenhuma complicação de saúde como: sangramentos, pressão alta, diabetes ou outro tipo de doença que possa comprometer a saúde do bebê.

No entanto, o mais recomendado pelos médicos é que as viagens sejam feitas no segundo semestre da gestação, ou seja, após o terceiro mês, e até o sétimo mês de gravidez.

Isso porque o risco de aborto é maior nos três primeiros meses, pois o feto ainda está em formação nesta fase. Além disso, os enjoos e outros pontos que podem comprometer uma viagem mais longa. Após o sétimo mês, a gestante corre o risco de parto prematuro.

Em qualquer período da gestação, a gestante deve consultar seu médico sobre suas condições e, caso ele autorize, poder viajar. É importante dizer que a gestante talvez tenha que preencher e assinar um termo de responsabilidade no momento do check-in.

Em busca de destinos para viajar grávida? Nós te ajudamos.

Até quantos meses grávida pode viajar de avião?

Geralmente, é permitido viajar até sete meses de gestação. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), as regras sobre se a grávida pode viajar de avião não são padronizadas entre as companhias.

Geralmente, as grávidas de até 27 semanas podem viajar normalmente, tanto para destinos nacionais quanto internacionais. O recomendado é que você se informe junto à companhia aérea sobre as políticas que envolvem este tema antes mesmo de comprar sua passagem aérea.

O médico precisa autorizar?

Sim. Em qualquer momento da gestação, é recomendável consultar seu obstetra para saber se você estando grávida pode viajar de avião, se não vai ter riscos para a sua saúde e para a saúde do bebê e se ele tem alguma recomendação especial para te dar.

Falamos no tópico anterior que grávida pode viajar de avião geralmente até 27 semanas de gestação. Geralmente, a partir da 28ª semana (dependendo da companhia aérea), é necessário apresentar atestado médico, autorizando a viagem, que deve ser emitido até sete dias antes do voo.

Devem constar neste documento:

  • Origem e destino da viagem;
  • Data dos voos;
  • Tempo máximo de voo permitido;
  • Estimativa da data de nascimento do bebê;
  • Idade gestacional;
  • Parecer médico.

Qual o melhor seguro viagem? Saiba como escolher o seu.

Como funciona em cada companhia aérea

Geralmente, grávida pode viajar de avião até a 36ª semana de gestação, mas esse limite também varia de acordo com a companhia aérea.

Além disso, algumas solicitam um atestado médico ou que a gestante preencha um formulário antes de sua viagem.

Confira como funciona em algumas das principais cias aéreas.

Regras da LATAM para grávidas

Se a gravidez transcorre sem problemas até a 29ª semana de gestação e se a gestante não possui condição médica que requer cuidados especiais, a grávida pode viajar de avião com a LATAM sem apresentar autorização médica.

A partir da 30ª semana, será necessário apresentar um atestado médico no balcão do aeroporto e fazer a solicitação de autorização junto à área médica da companhia aérea.

O documento deve ser emitido até 10 dias antes da data de saída do voo e deve incluir:

  • Origem e destino da sua viagem;
  • Detalhes das datas de saída e chegada dos voos;
  • A semana de gestação em que você está;
  • Autorização expressa do seu médico para viajar de avião.

Para gerenciar a autorização da área médica da LATAM, a gestante deverá enviar o atestado médico por meio do Formulário de Contato até 48 horas antes do horário de saída do seu voo.

Para a segurança da gestante e do bebê, a partir da 39ª semana de gestação, a cia aérea não autoriza mais a viagem.

Regras da Azul para grávidas

Com a Azul, a grávida pode viajar de avião até a 28ª semana se tiver em bom estado de saúde sem a necessidade de apresentar atestado médico ou Declaração de Responsabilidade.

A gestante que estiver entre a 28ª e a 35ª semana deve apresentar somente o atestado médico que autorize a viagem. Já as grávidas entre a 36ª e a 37ª semana precisam, além do atestado médico, preencher Declaração de Responsabilidade fornecida pela companhia aérea.

Grávida pode viajar de avião meses

A companhia aérea só autoriza que as grávidas a partir da 38ª semana viajem caso sejam acompanhadas pelo médico responsável.

De acordo com a informação que consta no site da Azul, o atestado médico deve ser emitido, no máximo, 7 dias antes da data da viagem.

Regras da Gol para grávidas

Grávida pode viajar de avião na Gol até 27 semanas de gestação sem a necessidade de atestado, deste que esteja em bom estado de saúde. Entre 28 e 35 semanas, a gestante precisa apresentar um atestado médico, com validade de 30 dias.

Entre 36 e 37 semanas, além do atestado médico, é necessário apresentar a declaração de responsabilidade, assinada pelo médico e pela gestante.

Já a partir da 38ª semana, a grávida pode viajar de avião com a Gol somente em casos de extrema necessidade, com apresentação do atestado médico, do termo de responsabilidade e mediante o acompanhamento do obstetra.

Garanta uma viagem tranquila com nossas dicas para viajar de avião.

Documentos necessários para viajar

Agora que você já sabe que grávida pode viajar de avião e as condições para isso, confira a documentação necessária para poder embarcar.

  • Passaporte válido, se seu destino for internacional;
  • Carteira de identidade;
  • Seguro viagem;
  • Comprovante de hospedagem (ou carta-convite);
  • Comprovações financeiras;
  • Passagem de retorno;
  • Atestado médico (dependendo da idade gestacional e da cia aérea);
  • Declaração de Responsabilidade preenchida (dependendo da idade gestacional e da cia aérea).

Confira todos os documentos necessários para viajar de avião para a Europa.

Cuidados a ter na viagem durante a gestação

Grávida pode viajar de avião, com autorização médica e tendo alguns cuidados, como:

  • Usar roupas confortáveis;
  • Escolha o assento com cuidado, no SeatGuru você confere a avaliação de cada assento antes de escolher o melhor;
  • Ter à mão todos os contatos, como número de seu médico, do seguro, além de outros importantes;
  • Flexionar os pés durante o voo, alongar-se e, sempre que possível e quando for seguro, caminhar pelo avião;
  • Levar todos os medicamentos necessários em sua bagagem de mão;
  • Usar lubrificante nasal (soro fisiológico para evitar infecção viral com o ar seco);
  • Hidratar-se e alimentar-se adequadamente;
  • Sentar-se perto do corredor, pois é mais cômodo para se levantar e ir ao banheiro;
  • Optar por assento próximo às asas ou na frente, para sentir menos o movimento do avião;
  • Tirar os sapatos para evitar ou minimizar inchaços nos seus pés e pernas;
  • Usar o cinto de segurança sempre abaixo da sua barriga;
  • Não carregar peso demais em suas bagagens;
  • Verificar com o médico a possibilidade de usar meias de compressão durante o voo para melhorar a circulação do sangue.

O seguro viagem é obrigatório para alguns destinos. Mas é um documento recomendado para qualquer tipo de destino, independentemente de ser ou não obrigatório.

Mas como estamos falando sobre o tema “grávida pode viajar de avião”, é extremamente importante que a mulher viaje protegida e com o seguro viagem adequado para a sua condição.

Você pode fazer sua cotação e adquirir seu seguro viagem com desconto pelo comparador do Seguros Promo, parceiro do Euro Dicas Turismo.

Entendeu tudo e já sabe quando a grávida pode viajar de avião? Então não se esqueça que cada gestante possui uma condição específica e que é importante, antes de programar sua viagem, consultar seu médico para viajar tranquila.

Desejamos uma boa viagem e um bom parto!