Como comprar passagens aéreas baratas? Veja todas as dicas

Dicas e Planejamento  / 

Ao planejar uma viagem para o exterior, normalmente a primeira preocupação é com o preço das passagens. Em primeiro lugar, muitos destinos têm pouca oferta de companhias aéreas. Em segundo, porque pode ser um dos maiores gastos. Separamos aqui algumas dicas de como comprar passagens aéreas baratas.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Sim, existem alguns truques. Use-os, um de cada vez, ou todos juntos, e garanta achar a melhor oferta para sua viagem.

Sites para comprar passagens aéreas baratas

A primeira coisa que você deve fazer na hora de pesquisar como comprar passagens aéreas baratas é utilizar os comparadores. Esses serviços costumam ajudar bastante o viajante.

Nele, é possível incluir o destino, a data de saída e retorno, pesquisar em datas próximas ao período que você quer ir e, ainda, inserir alerta de preços.

A vantagem é que os comparadores vão te mostrar o local onde as passagens estão com preços melhores e isso ajuda bastante na hora de finalizar a sua compra.

Você pode usar apenas um, ou testar em diversos, e conferir qual está com a melhor oferta. Veja alguns que recomendamos:

Comparador Kayak

Parte da líder mundial em viagens online, Booking Holdings, desde 2013, o portal Kayak tem revolucionado a indústria de viagens.

No entanto, ele está no ar desde 2004. Até então, foram mais de 2 bilhões de buscas de viagem por ano. O site ajuda milhões de viajantes, em todo o mundo, a achar o melhor da solução em viagens.

Desde voos, até hotéis, aluguel de carros, pacotes, guias e ofertas, em um só lugar é possível planejar todo o roteiro, para qualquer destino.

Ele funciona apenas como um portal de comparação de preços de passagens aéreas. Isso quer dizer que, para finalizar a compra, é preciso ir ao site onde a oferta está disponível.

No final da sua pesquisa, vá em “Ver oferta” e será redirecionado para o portal da venda e compra da passagem deve ser feita nele.

E no mesmo portal ainda é possível buscar por outros itens necessários para a sua viagem como:

passagens aéreas na Kayak planejamento

Saiba mais sobre as passagens aéreas na Kayak em nosso artigo.

Comparador Viajanet

Outro comparador bastante utilizado, e recomendado por nós, é o Viajanet. A plataforma busca oferecer excelência nos serviços voltados ao ramo de viagens. Atua na internet comercializando diversos produtos, dentre eles passagens aéreas.

A plataforma também já foi apontada como uma das maiores agências online do país. Além das passagens, no mesmo local é possível adquirir:

  • Pacotes turísticos;
  • Seguro viagem;
  • Hotéis;
  • Aluguel de carros.

Diferente do anterior, a compra é finalizada ainda na plataforma. Basta inserir o destino, as datas de viagem e clicar em “Comprar”. Para receber os alertas, vá na opção “Avise-me quando estiver mais barato”.

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

Saiba mais sobre a Viajanet e confira nossa avaliação desta agência de viagens online em nosso artigo.

Como comprar passagens aéreas baratas: quais os melhores dias?

Na verdade, a pergunta para essa resposta é uma loteria. Existem alguns sites que dizem que em dias específicos é possível comprar passagens mais baratas. Ou que comprar dias antes da viagem também pode diminuir o preço das ofertas.

Alguns sites de viagem que já fizeram pesquisas dizem que a terça-feira é o dia ideal para buscar passagens aéreas baratas.

Porém, na verdade, o que importa mais é a escolha dos dias da semana para realizar a viagem. Isso sim pode trazer preços mais atrativos.

Sim, viajar no meio da semana, por exemplo, sai mais barato do que ir em uma sexta-feira e voltar no domingo. Esses são os dias mais concorridos e, por isso, mais caros.

Em um levantamento feito pela própria Kayak, se a viagem for feita dentro do Brasil e tiver uma duração maior que sete dias, os melhores preços para embarque estão aos domingos e o retorno nas quintas-férias.

No caso de viagens ao exterior, o ideal é passar mais de uma semana fora. Viagens mais longas diminuem o valor da tarifa. Dê preferência, então, a sair às segundas ou terças-feiras, e procure retornar às quartas ou quintas. Os preços certamente serão mais vantajosos do que em outros dias da semana.

Se sua viagem ao exterior só puder durar até sete dias, prefira idas às sextas-feiras e retorno nas segundas. São bons dias na hora de pesquisar como comprar passagens aéreas baratas.

Conheça as melhores épocas do ano para visitar cidades europeias e poupar dinheiro.

Como comprar passagens aéreas baratas: é melhor de madrugada?

Sim, é possível que você encontre melhores preços se pesquisar passagens aéreas de madrugada. O motivo é simples: as companhias aéreas possuem diversas classes de tarifa, como econômica e promocional.

Cada tarifa tem um limite de número de passageiros. Quando esse número acaba, a próxima classe tarifária será mais alto, e assim por sequência.

O que acontece durante a madrugada é que as classes que ainda não foram emitidas expiram. Isso acontece quando é feita somente a reserva, e não o pagamento final. É nesse momento que as reservas não efetuadas retornam para as vendas. Por isso, é sim possível encontrar passagens com preços promocionais durante a madrugada.

Isso também acontece para o horário das passagens adquiridas: por não ser uma hora que muitas pessoas gostam de viajar, a madrugada, ou nas primeiras horas do dia, de manhã bem cedo, elas costumam ser mais baratas.

Pesquisa como comprar passagens aéreas baratas

Quanto custa viajar para Europa: tudo o que precisa saber.

Como comprar passagens aéreas mais baratas: veja mais dicas

Os sites especializados em vendas ou divulgação de passagens aéreas costumam fazer muitas pesquisas para mostrar aos leitores como ter os melhores preços. Separamos as principais recomendações dos especialistas.

Faça um roteiro de pesquisa e veja como comprar passagens aéreas baratas.

1. Crie um alerta de preço em algum comparador de passagens

Crie um alerta do trecho que você está buscando, seja na Kayak, na Viajanet ou em outro de sua preferência. Inclua as datas de preferência e o destino, e o portal avisa, por email, quando há mudança de valores (seja para mais ou para menos).

A maioria conta com aplicativo, então a notificação pode chegar, também, no celular.

2. Busque com a maior antecedência possível

Além de pesquisar na madrugada, a dica mais preciosa de como comprar passagens aéreas baratas é adquiri-las dentro do melhor período: entre 20 a 45 dias antes da viagem. Se ultrapassar muito esse prazo, a chance de encontrar bons preços cai bastante.

E, antes de embarcar, veja as melhores dicas de segurança para viagem.

3. Tenha flexibilidade nas datas

Sim, um ou dois dias antes ou depois da data escolhida, pode fazer uma grande diferença. Nos comparadores, é possível inserir a opção de “datas flexíveis”, e você já irá visualizar a diferença de valores.

O ideal é ter disponibilidade de, pelo menos, 3 dias antes ou depois das datas que te interessam.

4. Tenha cuidado com as conexões.

Se sua viagem tiver múltiplos destinos, escolha fazer com a mesma companhia aérea. Isso garante que, caso tenha conexões, se algum voo der problema, a própria empresa se responsabiliza em recolocá-lo em um outro avião. Nos comparadores, verifique se tem a opção de pesquisa de “Várias Cidades”, ou múltiplos destinos.

No entanto, caso escolha fazer as viagens internas de outra maneira, seja por companhias low cost, trem ou ônibus, certifique-se de chegar ao destino onde sairá seu voo final com bastante antecedência.

Saiba como funcionam as salas VIP dos aeroportos.

5. Você também pode reservar trechos separadamente

Os comparadores podem dar, no resultado final, a ida com uma companhia aérea e a volta com outra. É uma maneira de mostrar ao usuário como comprar passagens aéreas baratas.

Caso escolha essa opção, tenha especial atenção. Atente-se por cumprir os termos e condições de cada linha área. Você será o responsável. Isso quer dizer que os horários de check-in, ou o tamanho e peso das bagagens podem ser diferentes.

6. Evite viajar na alta temporada

Os preços são sempre mais caros na alta temporada. E não só das passagens aéreas, como hospedagem, atrações, alimentação. Se possível, planeje-se para viajar fora do período de férias, como janeiro e julho.

Viajar em feriados e datas festivas, como réveillon, só se quiser aproveitá-los. Normalmente, são os períodos mais caros, junto com a alta estação.

Veja como evitar o jet lag com as dicas que partilhamos em nosso artigo.

7. Evite trocar de aeroporto

Essa é uma pegadinha, então tenha bastante atenção. Os comparadores podem mostrar conexões com mudança do local de saída. E isso pode fazer com que você perca tempo e dinheiro.

Ao invés de economizar, essa ideia pode fazer você ter um custo maior no final da viagem. Por isso, ao pesquisar as passagens aéreas baratas, tenha atenção aos aeroportos da sua viagem de ida e volta.

8. Aproveite as promoções

Coloque alertas de ofertas das companhias aéreas e dos comparadores. Confira as ofertas oferecidas pelo portal Kayak, por exemplo. Você pode adquirir ingressos, passeios e pacotes com os melhores preços.

Conheça os aplicativos de viagem gratuitos e tire proveito no próximo destino.

Não esqueça o seguro viagem

Depois de achar a passagem barata, lembre-se de um item: o seguro viagem. Se seu destino for a Europa, saiba que a maioria dos países do continente exigem um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros. Alguns oferecem apólice para o caso de cancelamento de viagem.

Recomendamos conferir os diversos tipos de planos e custos benefícios do comparador de seguro viagem do Euro Dicas Turismo. E ainda ganhe desconto.

Para pagar menos 10% do valor do seu seguro viagem, insira o nosso cupom de desconto EURODICAS5 (para ganhar 5% de desconto) na hora do pagamento e pague por boleto bancário (para ganhar mais 5%).

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.