Documentos para viajar de avião para a Europa: como solicitar

Dicas e Planejamento  / 

Atualmente, viajar para a Europa é um sonho que pode realizado por grande parte dos brasileiros. Com passagens aéreas mais acessíveis, conhecer o continente europeu atrai milhares de turistas todos os anos. No entanto, para garantir uma viagem tranquila, é importante saber quais são os documentos para viajar de avião.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Documentos para viajar de avião para a Europa

Providenciar os documentos para viajar de avião para a Europa deve ser a prioridade de quem pretende conhecer o Velho Continente. Sem eles, o turista corre o risco de ser barrado pela imigração ainda no aeroporto.

Para evitar esse problema, confira abaixo quais são esses documentos e onde você pode providenciá-los.

Passaporte válido

O passaporte é um documento obrigatório para viajar pela Europa. O recomendado é que ele tenha uma validade mínima de 3 meses após o retorno ao Brasil.

Por exemplo, se o retorno da sua viagem está marcado para janeiro de 2020, o seu passaporte deve ter validade mínima até abril de 2020. Caso você perceba que o vencimento do seu passaporte está próximo, vale a pena renová-lo antes da viagem.

Hoje em dia, você pode emitir ou renovar o passaporte nas agências da Polícia Federal no Brasil. A requisição é feita no portal da Polícia Federal e você precisa pagar uma taxa de R$ 257,25.

lista de documentos para viajar de avião para a Europa

A partir de 2023, o ETIAS para Europa começará a ser exigido para cidadãos de países que atualmente não precisam de visto para entrar na Europa, incluindo o Brasil.

Passagens aéreas

As passagens aéreas são documentos para viajar de avião para a Europa exigidos no embarque e desembarque. Os fiscais da imigração exigem as passagens de ida e volta dos estrangeiros, pois é uma comprovação que eles não pretendem morar ilegalmente no país.

Então, na hora de comprar suas passagens, não esqueça de garantir esses dois tickets. Para evitar problemas, imprima-os e carregue os bilhetes na sua bolsa de mão. Outra dica bacana é salvar os tickets online no smartphone.

É importante lembrar que o prazo de permanência para turistas é de 90 dias. Para períodos maiores que esse, será necessário apresentar o seu visto de permanência no país.

Aprenda como comprar passagens aéreas na Kayak e economize bastante.

Comprovante do motivo da viagem

O comprovante do motivo da viagem é outro documento cobrado no aeroporto. Por isso, é importante ter em mãos as declarações do trabalho voluntário, intercâmbio ou curso que você pretende fazer na Europa.

Caso o seu objetivo seja fazer um tour pela Europa, é interessante apresentar os vouchers de atrações turísticas, reservas de hotéis, dentre outros comprovantes.

Comprovante de renda

Os comprovantes de renda também estão na lista dos documentos para viajar de avião para a Europa que você precisa providenciar.

Assim como os demais, ele é exigido para comprovar que o turista tem condições de permanecer no país e não pretende morar ilegalmente.

Extratos bancários, cartão de crédito internacional ou dinheiro em espécie são documentos usados para comprovar sua renda. O recomendado é que você tenha o equivalente a €65 por dia de viagem.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Veja onde guardar dinheiro na viagem com segurança.

Comprovante de hospedagem

O comprovante de hospedagem também é um documento para ter em mãos. Normalmente, ele é cobrado no desembarque no exterior pelos agentes de imigração.

Alguns documentos aceitos como comprovante de hospedagem são: as reservas de hotéis ou carta convite de um morador local. Caso você ainda não saiba onde pretende ficar, vale a pena fazer uma pesquisa na Kayak e reservar um hotel ou hostel na Europa que não cobre cancelamento.

Quanto a carta convite, ela deve ser elaborada por um residente que more legalmente no país. No documento devem estar incluídas informações sobre o local onde você vai se hospedar e até quantidade de dias.

Leia também quais são os documentos para pedir visto de férias em Portugal.

Seguro viagem

O seguro viagem é outro dos documentos para viajar de avião para a Europa que você precisa providenciar. Ele é obrigatório para os turistas que pretendem visitar alguns dos 27 países que fazem parte do Tratado de Schengen.

Obrigatoriamente, esse seguro deve ter uma cobertura médico-hospitalar de no mínimo 30 mil euros. Também precisa ter validade igual ou de até 1 dia a mais do período da sua viagem.

Atualmente, existem seguradoras que vendem planos de seguro Europa que atendem essa exigência e ainda oferecem coberturas extras, que garantem uma viagem mais tranquila.

Para economizar na sua viagem à Europa, confira qual a proteção mais barata com o nosso comparador de seguro viagem. Para pagar menos 10% do valor do seu seguro viagem, insira o nosso cupom de desconto EURODICASTURISMO (para ganhar 5% de desconto) na hora do pagamento e pague por boleto bancário (para ganhar mais 5%).

Descubra quanto custa um seguro viagem para Europa e como escolher o seu.

Documentos para viagens dentro da Europa

As viagens realizadas entre as cidades mais visitadas da Europa também exigem a apresentação de documentos obrigatórios. De maneira geral, eles são similares àqueles que você apresenta no desembarque no exterior.

Confira o nosso checklist dos documentos para viagens dentro da Europa:

  • Passaporte válido: o passaporte deve ter validade mínima de 3 meses após a data do regresso ao país de origem;
  • Visto: o visto é um documento exigido para os estrangeiros que pretendem ficar mais de 90 dias na Europa;
  • Comprovante de hospedagem: apresente as reservas de hotéis do país que você vai visitar;
  • Passagens de ida e volta: as passagens são exigidas quando você viaja entre os países da Europa;
  • Seguro viagem: o seguro viagem também deve ser apresentado nos aeroportos dentro da Europa.

menor pode viajar sozinho idade minima

Descubra o que é o Priority Pass e tenha acesso a salas VIP nos aeroportos da Europa.

Documentos para viajar de avião para menores de idade

Os menores de idade que estão viajando acompanhados ou desacompanhados, precisam portar documentos para viajar de avião para a Europa especiais. Veja abaixo alguns dos documentos mais exigidos nos países europeus:

  • Passaporte: passaporte com validade de no mínimo 3 meses a partir da data de regresso;
  • Documentos de identificação: documentos como passaporte e RG do menor e do acompanhante;
  • Autorização de viagem para menores: é preciso apresentar a autorização do juizado de menores da criança. Ela deve ser registrada em cartório ainda no Brasil.

Esses documentos são exigidos para os menores que viajam desacompanhados, com um dos pais ou por terceiros. Vale lembrar que o regime brasileiro impõe que menores de 18 anos só saiam do país com uma ordem judicial, como descreve a Lei N° 131 do Conselho Nacional de Justiça.

Descubra se o menor pode viajar sozinho em nosso artigo.

Dicas essenciais de documentação para viagem

Agora que você conhece os principais documentos para viajar de avião para Europa, seu próximo passo é providenciar cada um deles.

Para ajudar você nesse processo selecionamos algumas dicas de viagem para tornar esse processo mais prático e sem erros:

  • Confira sempre a validade do passaporte;
  • Renove o passaporte antes de ele expirar e lembre-se que esse processo pode levar meses;
  • Ande sempre com as passagens de ida e volta impressas, pois elas comprovam o período de permanência;
  • Leve três meses de extratos bancários impressos, já que eles comprovam a renda para a permanência no local;
  • Carregue os documentos na bagagem de mão, pois as outras malas de viagem correm o risco de extravio;
  • Responda as perguntas da imigração de maneira clara e direta, já que as pessoas que estão muito nervosas tendem a serem barradas;
  • Infelizmente, a aparência pode ajudar na liberação do embarque. Portanto, nada de ir desajeitado;
  • Entre em contato com o consulado do país que irá visitar e confira as normas distintas, pois alguns países possuem suas próprias leis;
  • Menores de idade devem estar munidos com 2 cópias da autorização judicial, caso a primeira extravie ou sofra danos;
  • Seja cordial, mesmo quando o atendente for ríspido.

Agora que você já sabe quais são os documentos para viajar de avião para a Europa, prepare as malas e boa viagem. Conheça 12 dicas imperdíveis de como economizar em viagem.

Leia também o nosso checklist de viagem e descubra o que não pode faltar na sua mala.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.