As 10 igrejas mais altas da Europa que vai querer conhecer

Viajar pela Europa  / 

Das pequenas capelas às igrejas mais altas da Europa, estas construções que abrigam rituais religiosos chamam atenção não só pela beleza de sua arquitetura, que se destaca em meio à paisagem, mas por fazer parte da história da humanidade.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Entre a Idade Média e o surgimento dos arranha-céus, as igrejas cristãs sempre tiveram lugar entre as estruturas mais altas da Europa, apresentando diversos tipos, formatos e inspirações.

As igrejas mais altas da Europa: conheça o top 10

Veja a lista das 10 igrejas mais altas da Europa.

10. Catedral de Santo Estêvão

Altura: 137 metros
Local: Viena, Áustria

A Catedral de Santo Estêvão (Stephansdom) é a igreja mais alta de toda a Áustria e está localizada em Stephansplatz, bem no centro da capital austríaca. A obra do século século XII possuía um estilo gótico, porém após sofrer com os ataques da Segunda Guerra Mundial, sua renovação foi enfeitada pela estética renascentista e seu interior com tendências do movimento barroco.

catedral de sao estevao

Que tal fazer um passeio guiado pela Catedral de Santo Estevão em Viena?

9. Catedral de Estrasburgo

Altura: 144 metros
Local: Estrasburgo, França

A Catedral de Estrasburgo (em francês Cathédrale Notre-Dame-de-Strasbourg) fica ao norte do Rio III no centro da cidade, a uma pequena caminhada da estação Gare de Strasbourg-Ville. Sua construção começou em 1176, mas só foi considerada pronta quase 300 anos depois, em 1439, tornando-se a igreja mais alta do Europa até 1880, quando foi ultrapassada pela Catedral de Colônia, na Alemanha.

igrejas mais altas da europa catedral de estrasburgo

Do lado de fora, sua arquitetura mistura diferentes estilos medievais, principalmente românico e gótico, enquanto o interior impressiona pela riqueza de detalhes e beleza dos vitrais.

Não deixe de conhecer nosso roteiro turístico por Estrasburgo.

8. Igreja de São Nicolau

Altura: 147,3 metros
Local: Berlim, Alemanha

A Igreja de São Nicolau (em alemão St. Nikolaikirche) é a igreja mais antiga de Berlim, capital da Alemanha, e recebeu este nome em homenagem a São Nicolau, tido como padroeiro dos navegantes e comerciantes. A igreja está localizada na parte leste do centro de Berlim, no bairro de Mitte e foi concluída em 1847, passando por várias reformas.

Seu edifício foi bombardeado na Segunda Guerra Mundial, sendo restaurado em 1987 com base em antigos desenhos e modelos históricos. Atualmente, é conhecida pela sua torre gêmea e ótima acústica, equipada com um conjunto de 41 sinos.

Turismo em Berlim: confira o roteiro de 3 dias na capital da Alemanha.

7. Antiga Catedral de São Paulo

Altura: 150 metros
Local: Londres, Inglaterra

A Antiga Catedral de São Paulo (em inglês Old St Paul’s Cathedral) é o nome usado para se referir a catedral gótica da cidade de Londres, concluída em 1240, que já foi a terceira das igrejas mais altas da Europa e teve uma das agulhas mais altas do continente.

igrejas mais altas da europa catedral de sao paulo

O interior da catedral era conhecido pelo requinte do seu interior, com um dos melhores vitrais do país e paredes revestidas com os túmulos dos bispos e nobres medievais. Foi destruída no Grande Incêndio de Londres de 1666, e em seu lugar foi construída a atual Catedral de São Paulo, inspirada em estilo barroco inglês e atual sede do Bispo da Igreja da Inglaterra.

6. Catedral de Ruão

Altura: 151 metros
Local: Rouen, França

A Catedral de Ruão (em francês Cathédrale Notre-Dame de Rouen) está situada no centro histórico de Rouen, na região da Normandia, noroeste da França. Parte românica e parte gótica, sua construção começou no século XII e foi concluída em 1506.

igrejas mais altas da europa catedral de ruao

Do lado de fora, torres em espirais chamam a atenção pelos detalhes elaborados, enquanto seu interior traz um verdadeiro tesouro com esculturas magníficas, túmulos da realeza e belíssimos vitrais coloridos. A igreja também ganhou fama internacional por ter sido pintada por Claude Monet em uma série de 30 quadros que a retratam em diferentes horários do dia e estações do ano.

Aproveite sua estadia em Paris para conhecer Rouen! Confira os tours disponíveis a partir de Paris.

5. Catedral de Beauvais

Altura: 153 metros
Local: Beauvais, França

A Catedral de Beauvais (em francês Cathédrale Saint-Pierre de Beauvais) está localizada a 60 km ao norte de Paris e também é conhecida como a Catedral Inacabada. Suas obras foram iniciadas em 1225, passando pelas mãos de diversos construtores, enfrentando revoluções e outras dificuldades que inviabilizaram sua conclusão, devido aos altos gastos.

igrejas mais altas da europa catedral de beauvais

Mesmo incompleta, ela destaca-se pela grandiosidade do estilo gótico, período predominante na época da Idade Média em meados do século XII, exibindo portas de madeiras esculpidas em ricos detalhes, abóbadas de arcos pontiagudos e uma arquitetura impressionante.

4. Catedral de Colônia

Altura: 157,4 metros
Local: Colônia, Alemanha

A Catedral de Colônia (em alemão Kölner Dom) está localizada às margens do Rio Reno e já chegou a ser considerada o edifício mais alto do mundo. Suas obras são datadas de 1248, mas levaram mais de 600 anos para ser finalizadas em 1880, principalmente por motivos financeiros.

Seu projeto majestoso foi feito para abrigar o maior relicário da Idade Média, guardando desde 1164 a arca de relíquias com os restos mortais dos Três Reis Magos, produzida em ouro, prata e pedras preciosas.

igrejas mais altas da europa catedral de colonia

Declarada como Patrimônio Mundial da UNESCO, é a atração mais visitada da Alemanha, com uma média de 20 mil pessoas todos os dias.

Que tal fazer turismo na Alemanha? Criamos um roteiro completo e listamos dicas para visitar o país.

3. Igreja de São Olavo

Altura: 158,4 metros
Local: Tallinn, Estônia

A Igreja de São Olavo (em estoniano Oleviste Kirik), também chamada de Igreja de São Olaf, está localizada em uma longa rua que atravessa o centro de Tallinn, na Estônia. Registros indicam que ela começou a ser construída em 1267 e tem relação com o Rei Olavo II da Noruega.

Ela possui um interior relativamente simples, sem muitos adornos, mas com uma torre altíssima que pode ser vista de várias partes para que os comerciantes marítimos fossem atraídos por ela, trazendo seus produtos para a comunidade escandinava. Depois de subir os intermináveis degraus até o topo da igreja, a recompensa é o melhor ponto de vista da cidade.

igreja-de-sao-olavo

2. Catedral de Lincoln

Altura: 159,7 metros
Local: Lincoln, Inglaterra

A Catedral de Lincoln (em inglês Lincoln Cathedral), também conhecida como St. Mary’s Cathedral, foi por quase 300 anos o monumento mais alto do mundo e atualmente é a sede da igreja anglicana.

Sua construção foi ordenada em 1072 e é considerada uma das mais belas e preservadas arquiteturas góticas do mundo, possuindo enormes vitrais, esculturas surpreendentes, grandes sinos e sofisticados órgãos de tubos que apresentam uma sonoridade única.

As abóbadas no interior do edifício tornam a catedral uma das mais iluminadas por luz natural em toda a Inglaterra.

igrejas mais altas da europa catedral de lincoln

Igrejas em Portugal: conheça as 10 mais famosas.

1. Catedral de Ulm

Altura: 161,5 metros
Local: Ulm, Alemanha

A Catedral de Ulm (em alemão Ulmer Münster), também chamada de Principal Igreja de Ulm, é uma igreja luterana que, dada a sua grande dimensão, é referida como catedral, embora nunca tenha sido sede de um bispo. Sua pedra fundamental foi colocada em 1377, mas só foi declarada pronta em 1890.

catedral de ulm

Com uma torre de 161,53m de altura e 768 degraus, sua arquitetura eclesiástica gótica impressiona pela fachada, detalhe das colunas e esculturas medievais, percorrendo uma escada alta e espiralada até o topo. É a primeira da lista das igrejas mais altas da Europa (e do mundo!), pelo menos até a conclusão da Sagrada Família em Barcelona.

Gostou de conhecer a curiosa lista? Que tal fazer um tour por cada uma delas? Conta pra gente o que achou do artigo!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Ana Bárbara é autora e editora no Euro Dicas Turismo. Formada em jornalismo, é apaixonada por viagens e gosta de usar o tempo livre para conhecer novos lugares, livros, filmes e pessoas.