Lyon na França: tudo o que você precisa saber para visitá-la

Visitar França  / 

Você conhece a cidade de Lyon na França? Neste artigo eu vou contar para vocês um pouco mais sobre essa cidade encantadora, o que fazer por lá, as melhores atrações e quando visitar.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Lyon na França: a capital gastronômica francesa

Lyon é a terceira maior cidade da França, depois de Paris e Marselha, e fica em um ponto estratégico na Europa: perto dos Alpes e das estações de esqui, mas também do sul da França, da Suíça, Itália, Espanha e leste europeu. Uma cidade grande, porém com os encantos de uma cidade pequena, já que oferece segurança, tranquilidade e uma excelente qualidade de vida.

Lyon é uma cidade com mais de 2 mil anos, charmosa, linda, segura, muito mais barata do que Paris, cheia de história e com uma rica vida cultural. Por isso, separei algumas dicas para você que pretende conhecer essa cidade, a capital gastronômica da França.

Vai viajar para a França? Leia nosso guia completo para visitar e morar.

Onde fica Lyon?

Lyon fica na parte central leste da França, na região Rhône-Alpes. Com pouco mais de 500 mil habitantes, ela fica a 470 km a sul de Paris e 320 km ao norte de Marselha.

A 2 horas de trem de Paris, a cidade recebe cada vez mais turistas e você já irá saber o porquê. Dois importantes rios passam por Lyon, o Saône e o Ródano, e os bairros costumam ser divididos a partir deles.

Saiba também como funcionam os transportes públicos na França.

Como chegar?

Lyon possui um importante aeroporto, o Saint-Exupéry, que serve como base para quem vai fazer  viagens regionais e internacionais. Ele fica a 20 km de distância do centro da cidade.

Não é difícil ir até o centro, já que existe um trem que você pode pegar de dentro do aeroporto e que irá te deixar nas estações centrais. Ele sai de 15 em 15 minutos, das 6 da manhã até meia noite e custa 15.€.

Aeroportos na França: conheça os principais aqui.

Melhor época para visitar Lyon na França

O período que Lyon recebe mais turistas do mundo inteiro é no mês de dezembro, para a famosa Fête des Lumières, quando a cidade fica toda iluminada e cheia de atrações durante um final de semana inteiro. Pode chover e nevar, mas todas as pessoas vão para as ruas para observar essa grande festa ao ar livre.

Lyon fica na metade do caminho para quem está indo de Paris para o sul da França e pode servir de hub para quem quer conhecer os Alpes. Ou seja, você pode ir tanto no inverno quanto no verão, o que irá mudar são as atrações. No inverno a cidade fica em clima natalino, tem vinho quente vendendo a cada esquina e a gente pode explorar seus encantos gastronômicos sem culpa alguma.

Se você estiver indo esquiar nos Alpes vale a pena passar 3 dias em Lyon e descobrir esse pedacinho apaixonante da França. Mas se você for viajar no verão e, primeiro conhecer Paris para depois conhecer as praias do sul da França, pode passar por Lyon e fazer uma parada estratégica e cultural.

Precisa de visto para Paris? Descubra neste artigo.

 

Quais são as principais atrações?

Ao visitar Lyon na França você não pode deixar de conhecer:

Ópera de Lyon: um grande incêndio destruiu boa parte do edifício em 1826, por isso hoje ela é uma ópera super moderna, toda em vermelho e preto, uma alusão ao incêndio. Repleta de shows, concertos, óperas e festivais o ano inteiro, o restaurante no rooftop oferece uma vista espetacular da cidade.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Vieux Lyon: o famoso centro histórico de Lyon, com ruas em paralelepípedo, repleto de traboules, restaurantes, cafés, lojas e a linda catedral de Saint Jean Baptiste. O gostoso é caminhar sem pressa e se perder nessas ruas charmosas e sempre lotadas de turistas.

 

Fresque des Lyonnais: um prédio que de longe parece comum, mas quando chegamos perto vemos que se trata de um afresco trompe l’oeil com varandas de mentirinha, sendo que cada uma abriga uma celebridade lionesa, como o chefe Paul Bocuse e Saint-Exupéry, o autor do Pequeno Príncipe.

 

Parc de la Tête d’Or: um parque imenso, cheio de sombras refrescantes no verão, um lago, um zoológico e uma maravilhosa estufa com plantas do mundo todo.

Musée Lumière: os irmãos Lumière, famosos por terem “apenas” inventado o cinema, nasceram em Lyon e hoje a casa que eles viveram a vida toda é o super conhecido Museu Lumière, que é incrível não somente por contar a história do cinema, mas por ser um lindo casarão construído em 1899.

Conheça também os principais museus em Paris: saiba tudo aqui.

Basílica de Notre Dame de Fourvière: essa maravilhosa e suntuosa basílica fica bem no alto da colina Fourvière e oferece simplesmente a mais bela vista de toda Lyon. O acesso pode ser tanto a pé (para os corajosos!), quanto pelo funicular que sai da estação de metrô Vieux Lyon.

 

Teatro Galle Romain: a apenas 5 minutos de caminhada da Basílica de Fourvière fica o mais importante teatro romano da cidade, hoje em ruínas, porém um dos monumentos mais visitados de Lyon e palco de diversos espetáculos musicais.

Essas são somente algumas das atrações de Lyon, pois a cidade possui diversos museus e tem a capacidade única de misturar o velho com o novo o tempo todo.

Um pouco de história

Lyon foi a capital da Gália durante o império romano e por isso possui diversos teatros romanos em ruínas, que hoje servem como palco para os espetáculos, shows e concertos musicais. A cidade possui mais de 2.000 anos e o seu centro histórico (Vieux Lyon), é lindo, charmoso e patrimônio mundial da UNESCO.

Na época do império romano, a cidade era um importante centro comercial e passou se especializar em produtos de seda a partir do século XVIII, sendo que hoje possui o maravilhoso museu da seda para quem se interessa por este universo.

Leia nosso artigo com tudo sobre a França: um guia essencial para viver no país.

A cidade também é conhecida por seus mais de 400 traboules, passagens “secretas” de uma rua a outra. Eles começaram a ser construídos ainda no período do império romano, quando Lyon ainda era conhecida como Lugdunum e depois foram muito usados na 2º Guerra Mundial, já que era através deles que as pessoas conseguiam fugir da Gestapo.

Em Lyon nasceu e viveu o chef-celebridade Paul Bocuse, cujo restaurante L’Auberge du Pont de Collonges possui 3 estrelas Michelin. Por essas e por outras razões, a região é considerada a principal centro gastronômico francês e, não Paris! Foi em Lyon que nasceu o escritor Antoine de Saint-Exupéry, que também dá nome ao aeroporto da cidade.

Onde se hospedar?

O Hotel mais reservado em Lyon na França através do Booking e que leva a etiqueta de Campeão de Vendas é o Campanile Lyon Centre Part-Dieu. Esse hotel de 3 estrelas está a 2.5km do centro e tem 8.2 em avaliação dos usuários.

Já o hotel mais bem avaliado de Lyon é o Okko Hotels Lyon Pont Lafayette. Esse 4 estrelas tem excelente localização e avaliação de 9.1 dos usuários do Booking.

Galerias Lafayette em Paris: vá as compras nos luxuosos edifícios.

Vale a pena visitar Lyon na França?

Uma das grandes vantagens de Lyon na França é estar em uma cidade grande, porém sem estresse, com segurança, muito charme e encanto.

Também famosa pelos seus bouchons, restaurantes que servem comida típica lionesa, esses restaurantes costumam ser simples e baratos. Possuem menu especial de almoço e jantar e servem pratos como torresmo, miúdos e a famosa quenelle, uma espécie de bolinho a base de peixe com um molho delicioso.

Ficou com vontade de conhecer uma das cidades mais lindas e encantadoras da França? Vale a pena sim, você não vai se arrepender!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Gabriela é brasileira, jornalista e vive na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada pelo país desde sempre, foi na França que ela se encontrou e aproveita este espaço para dar dicas e contar histórias e curiosidades sobre este país que vive no imaginário de muita gente. Com um gosto particular por cultura e viagens, ela é nômade digital e nunca mais pretende deixar de ser.