Como funciona o Airbnb: tire dúvidas e planeje a hospedagem

Dicas e Planejamento  / 

Se você costuma viajar, com certeza já ouviu falar do Airbnb. Mas sabemos que sempre surgem aquelas dúvidas sobre ser ou não uma plataforma confiável, se vale a pena trocar o hotel por uma casa de outra pessoa ou, ainda, como escolher bem um espaço pra se hospedar. Neste artigo, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre como funciona o Airbnb.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

O Airbnb é um site de hospedagem mundial, mas diferente dos hotéis, quem aluga a casa para o viajante é o próprio dono do imóvel. Os imóveis são mobiliados e funciona muito bem tanto para os proprietários de imóveis quanto para quem precisa se hospedar.

O Airbnb está presente em 191 países e territórios e em mais de 65 mil cidades ao redor do mundo. Através do seu computador, celular ou tablet é possível fazer a reserva online, sem sair de casa.

Saiba como funciona o Airbnb

O Airbnb começou em 2008, quando dois amigos designers cederam um espaço extra que tinham em sua casa para três viajantes procurando por hospedagem. A partir daí, a ideia cresceu e se tornou a plataforma que hoje conecta milhares de hóspedes com anfitriões do mundo todo.

O Airbnb nada mais é que o encontro de uma pessoa que precisa de um espaço em algum cantinho do mundo com uma pessoa que tem esse espaço disponível.

O pulo do gato do Airbnb, no entanto, e o que o diferencia de outros sites de aluguel de temporada é o fato de funcionar como uma rede social, onde você pode acessar o perfil completo de ambas as partes, hóspede e anfitrião.

Ele funciona como uma carta de indicação ou um mural de avaliações, onde tanto inquilino como anfitrião recebem avaliações, para que sua reputação dentro da plataforma seja construída aos poucos.

Como funciona o Airbnb: ache sua hospedagem

Fazer uma busca no Airbnb é bastante completa e intuitiva. Você pode utilizar filtros como localização, quantidade de quartos, se deseja alugar a casa/apartamento inteiro ou apenas um quarto e até mesmo verificar se a propriedade aceita animais de estimação ou é acessível a pessoas com necessidades especiais.

Hospedagem Airbnb

A oferta dentro da plataforma é enorme, então certamente você encontrará uma opção que esteja dentro das suas buscas.

O que inclui a hospedagem?

Na maioria das ofertas, o espaço já vem com lençóis, toalhas de banho, totalmente mobiliados, limpos e prontos para utilização que pode ser de um dia, um final de semana, uma semana ou até meses.

Tire suas dúvidas sobre a hospedagem no Airbnb.

Vantagens e desvantagens do Airbnb

Como toda hospedagem, a plataforma possui seu lado bom e seu lado ruim. Cabe ao viajante pesar o que é essencial em sua viagem para tomar sua decisão. Veja abaixo como funciona o Airbnb e alguns pontos importantes.

Vantagens

1. Mais liberdade, pois alugando um espaço inteiro, por exemplo, é quase como se você estivesse em casa. Se você escolher um imóvel aconchegante, poderá voltar dos passeios, sentar no sofá, assistir TV, ligar o ar condicionado e relaxar como se estivesse em sua casa;

2. Normalmente alugar um apartamento no Airbnb, em uma localização bacana, terá um custo menor do que ficar em um hotel na mesma área;

3. Redução de custos. Quase sempre os hotéis oferecem somente café da manhã. No Airbnb, você pode encontrar cozinhas bem equipadas (selecionando o filtro “cozinha” nos ajustes), o que te possibilita economizar muito preparando sua própria a comida em casa com produtos locais;

4. Opiniões e comentários 100% verdadeiros. Um comentário sobre a propriedade só pode ser inserido por quem realmente se hospedou lá, então você sabe que aquela opinião é genuína;

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

5. Ideal para quem viaja em grupos. Geralmente, os hotéis possuem capacidade máxima para 4 pessoas no quarto. No Airbnb, existe a possibilidade de alugar um apartamento espaçoso, com muitos quartos, e manter a galera reunida. Há mais espaço para a convivência entre amigos ou família, é possível fazer jantares, usufruir de uma lareira, ofurô ou até mesmo uma piscina.

Confira nossas dicas e economize em sua viagem à Europa.

Desvantagens

1. Como não possui uma estrutura de hotelaria, a parte de serviços em um Airbnb é bastante limitada. Não espere serviço de quarto, café da manhã ou algum outro serviço que está acostumado a encontrar em hotéis e hostels;

2. Gerenciamento de expectativas. Muitas fotos dos anúncios são feitas pelos proprietários e podem enganar um pouco. É recomendado, quando possível, escolher imóveis que possuam as fotos verificadas, para que você não tenha nenhuma surpresa ao chegar no destino;

3. Cancelamentos. A plataforma permite que o anfitrião escolha a política de cancelamento que preferir e a maioria acaba optando pela moderada (com 50% de reembolso) ou rigorosa (sem reembolso). Ou seja, se acontecer algum imprevisto, o site é inflexível e você pode acabar perdendo sua reserva, sem ter onde se hospedar, muitas vezes em cima da hora. Vale ficar atento;

4. Os anfitriões podem cobrar uma taxa pela limpeza do apartamento e alguns acabam supervalorizando esse serviço para cobrir o preço da diária barata. Preste atenção a esse detalhe, pois é uma das desvantagens da maneira como funciona o Airbnb;

5. Roubos no apartamento podem acontecer. É claro que estes casos são muito isolados e o anfitrião é banido do serviço, mas pode acontecer. Por isso, mesmo em casas alugadas ou hotéis, sempre guarde seus pertences (dinheiro, celular, passaporte, etc.) em um lugar seguro ou leve sempre com você.

Saiba como se hospedar de maneira econômica em hostels.

Quais cuidados ter ao buscar seu Airbnb

Aqui listamos alguns cuidados que você deve ter na hora de buscar e, futuramente, selecionar seu apartamento, para não cair em nenhuma cilada e perceber como funciona o Airbnb.

1. Fique atento às fotos do imóvel. Tente perceber pequenos detalhes como condição dos móveis, fechaduras, se existem utensílios domésticos, tipo de chuveiro, etc;

2. Confira os comentários sobre o anfitrião. Como a resenha só é permitida a pessoas que já se hospedaram no espaço, a caixa de avaliações é o lugar certo para que você confirme se o que é anunciado é realmente verdade. É lá que os hóspedes dão sua opinião honesta e avaliam se as fotos condizem com o local, se gostaram de hospedar lá, se tiveram algum problema com a casa ou como anfitrião;

3. Verifique a localização. Não adianta pagar muito barato pela acomodação se você irá ficar muito distante do que irá visitar todos os dias, ou então não tem perto estação de metrô, lojas de conveniência, por exemplo. Se você estiver indo para uma cidade desconhecida, dê uma espiada na vizinhança através do Google Maps, pelo Street View. Assim você consegue se familiarizar com o local e verificar pontos de interesse.

Veja também o que não pode faltar na sua mala.

Truques e dicas

Muitos não sabem como funciona o Airbnb, mas antes de efetivamente fazer uma reserva, você pode contactar o anfitrião. Essa opção é ótima para negociar valores e tempo de estadia.

Se a sua hospedagem será prolongada ou possui algum motivo especial, você pode negociar descontos e facilidades diretamente com o proprietário.

Se você estiver fazendo uma reserva mensal, uma boa dica é  fazer a reserva por 27 dias, para garantir o parcelamento. Porém, não esqueça de pedir para o proprietário um desconto mensal – a maioria vai concordar e oferece entre 10% a 30% de desconto no valor final.

Apartamento Airbnb

Para fugir de fraudes e sites não oficiais, acesse o apartamento ou casa que você está pesquisando apenas através do site oficial ou aplicativo de celular – nunca de links por redes sociais, mensageiros, etc.

Apesar de o pagamento ser efetuado no momento da reserva, a plataforma atua de forma inteligente e retém esse dinheiro – o anfitrião só recebe após 24h do check-in do hóspede. Dessa maneira, se ocorrer qualquer problema mais grave, você pode conseguir usar o valor já quitado em outra acomodação.

Veja também como encontrar hotel barato na Europa.

Já sei como funciona o Airbnb, mas vale a pena?

O Airbnb é muitas vezes mais barato que hotéis e é uma alternativa para datas comemorativas ou eventos importantes das cidades, quando os hotéis ficam lotados.

Além disso, você pode optar por imóveis bem localizados, bem decorados, espaçosos, com piscina, etc. Por isso, o Airbnb pode até ser melhor que um hotel.

Depende muito do que você busca. Pelo Airbnb é possível se hospedar na cidade e se sentir em casa. Cozinhar, fazer refeições em casa e ter um espaço para relaxar para sala de estar.

Além disso, é ideal para famílias que viajam com crianças e amigos que fazem turismo em grupos, dessa forma, todos podem ficar juntos e conviver.

Como ter descontos?

Quem se inscreve no Airbnb e convida conhecidos através de um link indicado por amigos pode ganhar descontos. Agora que já sabe como funciona o Airbnb, inscreva-se no Airbnb através desse link e ganhe 41€ (cerca de R$188) na sua primeira viagem através do Airbnb.

Nunca é demais lembrar: o seguro viagem é essencial para uma viagem tranquila e segura. Para fazer a cotação do seu seguro de forma personalizada, recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas Turismo.

Agora que você já entendeu como funciona o Airbnb, que tal aproveitar para se hospedar em uma propriedade da plataforma em sua próxima viagem?

Também já compartilhamos algumas dicas sobre como preparar a viagem para a Europa e ainda quanto custa viajar para a Europa. Não deixe de conferir.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autores

Roberta é brasileira, tem 30 anos e já visitou 24 países e mais de 101 cidades nesse mundo lindo em que vivemos! Trabalha com produção de eventos e como Travel Blogger no Mapa de Sonhos e tem verdadeira paixão por viajar, conhecer novas culturas e compartilhar experiências!

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.