Número europeu de emergência: confira qual é e como usá-lo

Seguro Viagem  / 

O número europeu de emergência foi criado em 1991 por sugestão da Comissão Europeia e pode ser usado a partir de telefones fixos, celulares ou públicos para contatar, gratuitamente, os serviços de emergência da União Europeia. A escolha de somente três dígitos para se deve à fácil memorização para um pedido de socorro.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Segundo a Comissão Europeia, em 2018 foram feitas 140 milhões de chamadas para o número europeu de emergência.

Tudo sobre o número europeu de emergência

Qual é o número europeu de emergência

O número europeu de emergência é o 112. A Dinamarca, a Estônia, a Finlândia, Malta, os Países Baixos, Portugal, a Romênia e a Suécia optaram pelo 112 como único número de emergência nacional.

Como utilizar o número europeu de emergência

Você pode ligar para este número por meio de telefones fixos ou celulares, a chamada é gratuita e atendida imediatamente pelos centros de emergência, que contatam os sistemas médico, policial e de incêndio, de acordo com a situação informada.

Ele deve ser acionado, de qualquer lugar da Europa, nas seguintes situações:

  • Acidente de viação;
  • Acidentes no trabalho;
  • Acidentes no desporto, tanto competitivos, como de lazer;
  • Quedas, quando as suas consequências exigirem transporte em ambulância;
  • Doença súbita, quando aparentemente exigir intervenção hospitalar;
  • Agressão, que exijam tratamento hospitalar;
  • Intoxicações, como fuga de gás, por exemplo;
  • Afogamento;
  • Alcoolismo, quando colocar em risco a vida do cidadão;
  • Partos súbitos;
  • Incêndios urbanos ou florestais, entre outras.

Você será atendido por um operador treinado, que vai lidar com a solicitação diretamente ou transferir a chamada para o serviço de emergência mais apropriado, com base na organização nacional dos serviços de emergência.

numero europeu de emergencia dados

Dica: se está planejando viajar para a Europa, faça uma cotação do seguro viagem no nosso comparador, sem complicações e sem compromissos, para descobrir qual a proteção mais barata e adequada para sua viagem.

Números de emergência úteis nos vários países da Europa

De acordo com a Comissão Europeia, além do número europeu de emergência, cada país pode possuir outros números de emergência. Confira as informações, com base na instituição.

Portugal

O número europeu de emergência 112 é o único número de emergência no país luso. O tempo médio para responder a uma chamada é de 6 segundos e o serviço Advanced Mobile Location (AML) está disponível no país.

Seguro Viagem para Portugal: como funciona, preços e coberturas.

França

Na França, o 112, que demora, em média, 10 segundos para responder após uma mensagem obrigatória, não é o único número de emergência. Outros números emergenciais nacionais são:

  • Emergência médica: 15;
  • Polícia: 17;
  • Brigada de incêndio: 18;
  • Emergência social: 115;
  • Crianças abusadas: 119;
  • Crianças desaparecidas: 116000;
  • Centro nacional de chamadas de emergência para usuários com deficiências: 114.

O serviço Advanced Mobile Location (AML) está disponível no país.

Seguro Viagem França: tudo o que você precisa saber para escolher o seu.

Itália

Na Itália, o número europeu de emergência 112, que demora cerca de 9 segundos para responder a uma chamada, é um dos números de emergência. Outros números emergenciais são:

  • Polícia: 113;
  • Brigada de incêndio: 115;
  • Primeiros socorros: 118.

Seguro Viagem Itália: como escolher e quanto custa.

Espanha

Na Espanha, o número de emergência europeu 112, que demora, em média, 5 segundos para atender, não é o único número de emergência. Outros números usados nacionalmente são:

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »
  • Polícia: 091;
  • Emergências médicas: 061;
  • Bombeiros: 080;
  • Polícia local: 092.

segurança na Espanha polícia

Preciso me preocupar com a segurança na Espanha? Confira aqui

Reino Unido

No Reino Unido, a ligação para o número 112 é atendida em tempo médio de 1 segundo. Este número é usado em conjunto com o número de emergência nacional 999.

O serviço Advanced Mobile Location (AML) está disponível no Reino Unido.

Neste link, você pode verificar outros números de emergência, de acordo com o país.

Número europeu de emergência: o que deve ser feito em caso de emergência

Primeiramente, em caso de emergência, você deve se manter calmo e informar, de forma clara:

  • O que aconteceu (doença, acidente, parto, etc.);
  • O número de telefone do qual está ligando;
  • Sua localização exata e, sempre que possível, com pontos de referência;
  • O número, o sexo e a idade aparente dos indivíduos que precisam de socorro;
  • As principais queixas e as alterações que observa;
  • A existência de alguma situação que exija outros meios para o local, como, por exemplo, perigo de incêndio.

Dicas de segurança na Europa

Além de conhecer o número europeu de emergência, para minimizar o risco de emergências na Europa, é recomendável, antes de sua viagem, fazer um checkup com seu médico para verificar que sua saúde está bem.

Além disso, você deve programar sua viagem com antecedência, não se esquecer de contratar um seguro viagem Europa específico para o caso de imprevistos acontecerem e ir com sua documentação em dia, para evitar, por exemplo, ser pego na imigração e não fazer a sua tão sonhada viagem.

Mas não são somente essas dicas que vão te ajudar a estar seguro na Europa, pois há muitos golpes em turistas no continente, que podem ser evitados. Por isso:

1. Fique atento no metrô e leve sua bolsa ou mochila na sua frente, para dificultar que ela seja aberta. Uma boa dica é usar aquele porta-dinheiro na cintura, por baixo de sua roupa;

2. Troque seus euros no Brasil e, caso precise trocar na Europa, escolha lugares especializados, como casas de câmbio credenciadas a operar – não aceite trocar com ninguém na rua ou na fila, mesmo que o câmbio lhe seja favorável;

3. Não peça a nenhum estranho para que tire fotos suas na rua, pois ele pode levar seu celular;

4. Compre seus ingressos para os pontos turísticos somente nas bilheterias das atrações ou em sites credenciados e confiáveis. Não compre com ninguém desconhecido, pois o bilhete pode ser falso e você pode perder dinheiro e não visitar o local. Indicamos que compre com antecedência no Get Your Guide, para evitar problemas e filas;

5. Fique atento aos seus pertences sempre, principalmente em pontos turísticos lotados;

6. Antes de pegar um táxi, confira o trajeto no Google Maps e faça uma simulação de preço, para que saiba mais ou menos quanto pagará pela corrida;

7. Não deixe sua bolsa ou mochila sozinha ou com desconhecidos no aeroporto ou em algum ponto turístico, pois, além de roubarem seus pertences, podem colocar algo, como drogas, sem que você perceba e você acabar se enrolando com a polícia;

8. Ande sempre com seu seguro viagem e seu passaporte na mochila;

9. Não aceite nada que lhe ofereçam nas ruas, como pulseirinhas, anéis, pins ou afins;

10. Não ande a pé em locais muito desertos;

11. Se possível, ande com poucos euros e com seu cartão de crédito internacional;

12. Antes de sair de sua hospedagem, pesquise a localização do ponto turístico que pretende visitar e saiba as maneiras de chegar ao local;

13. Ande sempre com um GPS, para se localizar.

Número europeu de emergência e seguro viagem

Importância do seguro viagem

É muito importante você conhecer o número europeu de emergência para acioná-lo, caso presencie alguma situação que requeira socorro. Mas é obrigatório e extremamente recomendável e importante viajar com um seguro viagem adequado para seu perfil e viagem.

Ele lhe oferece o suporte necessário caso algum imprevisto aconteça na sua viagem à Europa, como: emergência médica, odontológica, atraso ou cancelamento de voo, invalidez permanente, regresso antecipado, morte acidental, entre outros, dependendo da cobertura do plano contratado.

Por isso, você precisa ler com atenção a apólice de seu seguro viagem para verificar todas as coberturas que são disponibilizadas e seus respectivos valores, para saber se elas se encaixam no que precisa para a sua viagem ficar protegida e você não se preocupar com assessoria e custos extras, caso algo desagradável aconteça.

Como contratar um seguro viagem

É muito simples contratar um seguro viagem e você pode adquiri-lo de diversas formas: na agência onde você comprou seu pacote turístico, em empresas especializadas na comercialização avulsa de planos de seguro viagem, nos sites das próprias seguradoras ou em sites comparadores de seguros.

Nós sempre recomendamos a cotação e a compra de seu plano pelo nosso comparador de seguro viagem, pois, em parceria com o Seguros Promo, oferecemos os melhores planos com os preços mais baixos do mercado e você, nosso leitor, ainda ganha desconto. Para pagar menos 5% do valor do plano escolhido, basta inserir nosso código EURODICAS5 na hora do pagamento!

Agora que você já conhece o número europeu de emergência, já sabe dicas de segurança na Europa e a importância de contratar a proteção adequada para a sua viagem, faça o seu checklist de viagem e confira o que não pode faltar na sua mala. Boa viagem!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.