O que fazer em Dubrovnik: as principais atrações da cidade medieval

Visitar Dubrovnik  / 

A cidade medieval de Dubrovnik é uma das mais preservadas do mundo e se enquadra na categoria de lugares imperdíveis para se conhecer, sendo um dos destinos de verão preferidos pelos europeus. Quer saber o que fazer em Dubrovnik? Então vamos lá.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

O que fazer em Dubrovnik: onde fica e breve história

Localizada na região da Dalmácia, na Croácia, Dubrovnik é considerada patrimônio mundial pela Unesco desde 1979 e se destaca por  sua  riqueza  em belezas naturais e detalhes arquitetônicos, renascentistas e barrocos,  realmente são séculos de história, o que torna Dubrovnik fascinante.

Na idade média, Dubrovnik foi a capital da república de Ragusa, a única cidade-estado no mar Adriático a rivalizar com Veneza.

Dubrovnik é  banhada pelo mar Adriático, localizada no extremo sul da Dalmácia quase na fronteira com Montenegro, é a cidade mais visitada da Croácia e tem cerca de 43 mil habitantes. De acordo com dados históricos foi fundada no século VII e apesar de todas as guerras, conflitos e terremotos conseguiu resistir ao tempo e hoje oferece um turismo único.

O que fazer em Dubrovnik

Dubrovnik é riquíssima em monumentos históricos, palácios, museus, conventos e caminhar na cidade pelas ruelas medievais ésem dúvida uma experiência sem igual, além disso as praias paradisíacas com água cristalinae ilhas são convidativas, vale destacar a praia de Banje, nas imediações da cidade antiga, com uma vista privilegiada para a cidade murada e para a ilha de Lokrum.

Banje possui boa infra-estrutura com vários bares e restaurantes, porém os preços são para turistas.

Outra ótima escolha é Lapad, uma península com várias praias em frente aos hotéis, a maior concentração de resorts fica neste local.

Leia mais sobre turismo na Croácia.

Principais atrações em Dubrovnik

Cidade Antiga de Dubrovnik

A cidade antiga de Dubrovnik, também chamada de “Stari grad Dubrovnik“, encontra-se dentro de muralhas medievais, por sinal as fortificações mais bem conservadas da Europa (datadas do século X), inicialmente foram construídas toda em madeira e posteriormente, entre os séculos XII e XVII, foram substituídas por pedra.

A caminhada ao longo dos 1940 metros de comprimento, possibilita apreciar as vistas deslumbrantes do mar Adriático.

O acesso a muralha se dá bem ao lado da Igreja de São Spas, o sentido da visitação é único e o bilhete é conferido duas ou três vezes durante o trajeto. Uma dica é fazer o passeio a tarde para se contemplar o entardecer, que é lindíssimo.

A principal rua da cidade antiga é a Stradun, que tem cerca de 300 metros e faz a ligação entre as duas portas da cidades, a PILE, que serve de entrada e foi construída em 1537 e a PLOCE, saída da cidade e próxima ao porto, de onde partem os passeios para as ilhas.

O acesso a porta de Pile é feito através de uma ponte levadiça que antigamente era içada todas as noites, no alto vê-se uma estátua de São Brás.

Fortalezas dentro das muralhas

Nas muralhas encontram-se quatro grandes fortalezas que possibilitam admirar vistas de tirar o fôlego.

Fortaleza Bokar

Em estilo casamata, foi construída para proteger a porta Pile, é considerada a fortaleza mais antiga da Europa.

Saiba também quais são os Castelos mais bonitos da Europa.

Fortaleza st. John

Foi construída com o objetivo de proteger a cidade e o porto dos ataques marítimos da república de Veneza. A paisagem é fantástica e visualiza-se várias ilhas do litoral croata.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Fortaleza Revelin

Construída para proteger a porta de Ploce e a cidade das invasões dos turcos e bósnios, é a mais simples.

Fortaleza Minceta

Fortaleza Minceta em Dubrovnik
Situa-se na parte norte da muralha e é a mais importante, imponente e alta da cidade, chegando a 25 metros em algumas partes. Possibilita uma vista total da cidade antiga e das ilhas do litoral croata.

Pontos turísticos e passeios que valem muito a pena fazer em Dubrovnik

Torre do relógio

Erguida em 1444 possui 31 metros de altura.

Fonte Grande de Onófrio

Construída no século XV como parte do sistema de abastecimento da cidade é uma fonte circular, rodeada por uma série de torneiras.

Coluna de Orlando

Local onde o governo proclamava seus decretos e onde ocorriam as punições públicas.

Igreja de São Brás

Construída no século XVIII, seus vitrais são lindos e a visita é gratuita.

Também já escrevemos um texto sobre os 10 monumentos da Europa que você precisa visitar.

Palácio de Sponza

Antiga casa da moeda e casa de alfândega, um dos lugares mais bem preservados da cidade, édatado de 1516.

Igreja de São Spas

Ao lado desta igreja existe um corredor que dá acesso a Farmácia Medieval chamada também de “Stara Ljekarma“.

Farmácia Medieval

Considerada a mais antiga do mundo, sua fundação foi em 1317 e está em funcionamento até os dias atuais.

Palácio do Reitor

Em estilo renascentista foi construído no século XV.

Mosteiro Dominicano

Abriga um museu de arte sacra e um convento em estilo gótico, abre todos os dias para visitação.

Mosteiro Franciscano

Possui um acervo com mais de 30.000 obras, datado do século XIV.

Ilha de Lokrum

Atrações em Dubrovnik
Fica a menos de 1 km do porto, para visitá-la durante a alta temporada a cada meia hora partem barcos do porto da cidade. O percurso é rápido, cerca de 10 a 15 minutos.

Para quem deseja entrar no clima do local há um barco em estilo caravela do século XVI que faz o percurso turístico em volta da cidade murada e vai até a ilha de Lokrum, a tripulação usa roupas da época medieval, bastante peculiar.

A ilha é espetacular em termos de beleza natural e no centro da ilha pode-se visitar as ruínas remanescentes de uma abadia beneditina datada de 1023.

Realmente é um lugar lindo, turistas aproveitam um lago com água super gelada para mergulhos, tomar sol e há muitas escadas que facilitam o acesso ao mar.

Passeio de teleférico ao Monte SRD

O teleférico liga as muralhas ao Monte Srd, localizado no lado norte de Dubrovnik. O percurso é rápido, menos de cinco minutos, e a vista é de tirar o fôlego. Indico fazer esse passeio no final da tarde, pois o pôr do sol é fantástico!

No topo do monte, a uma altura de 413 metros fica o Forte Imperial, construído durante a ocupação por Napoleão em 1810.

Passeios de barco ou caiaque

Para os mais aventureiros há opções de passeios de barco ou caiaque até as ilhas, são vários tours e diversas empresas oferecem esses passeios.

O que comer em Dubrovnik

A cozinha croata é um misto das cozinhas, italiana, grega, turca e espanhola, ou seja, rica nos mais diversos paladares.

Frutos do mar sempre frescos, acompanhados de cervejas croatas são bem-vindos, não é mesmo? Não faltam opções de restaurantes, bares e cafés diferentes e atrativos para todos os bolsos.

Dentro da muralha, existem ruelas com muitos restaurantes, com mesas ao ar livre que servem pratos deliciosos, tendo como base frutos do mar, massas e saladas, a variedade é grande e embora os preços sejam mais elevados, o charme do ambiente é bem convidativo.

No antigo porto, dentro da cidade murada, também há ótimas alternativas para deliciosas refeições , em vários restaurantes de frente para o mar.

Fora das muralhas existem muitas opções, pizzarias com preços mais acessíveis mas de qualidade, ótimas para uma refeição rápida e descontraída.

Como ir para Dubrovnik

O verão é a estação mais procurada para se visitar a Croácia(junho a setembro) embora o mês mais indicado seja setembro onde as temperaturas ainda estão quentes mas o número de turistas já diminuiu, antes disso a cidade é invadida por milhares de pessoas e em tudo que se vai fazer existem filas.

Para chegar até Dubrovnik existem muitas maneiras, de navio, avião ou carro, dependendo do ponto de partida. A cidade conta com um aeroporto internacional, distante cerca de 20 km da cidade, ônibus e táxis fazem o deslocamento até a cidade.

Saindo do Brasil não há voo direto, é necessário fazer escala em alguma cidade europeia. Uma boa dica para quem deseja visitar Dubrovnik partindo do Brasil é pegar um voo até Roma, e de lá um outro, de menos de uma hora, até Dubrovnik.

Para quem está na Europa existem várias possibilidades, como sair de Veneza de barco ou de Trieste de trem, opções bem interessantes! Brasileiros não necessitam de visto para entrar na Croácia, apenas o seu passaporte brasileiro.

Onde se hospedar em Dubrovnik

Dubrovnik conta com muitos hotéis, hostels, apartamentos, quartos, enfim, é só escolher o estilo e valor que se adequem ao seu bolso.

Dentro das muralhas os preços são mais elevados, por ser a região onde se concentram as principais atrações turísticas, uma vantagem em se hospedar dentro das muralhas é que a noite a cidade esvazia e é possível caminhar tranquilamente sem a multidão de turistas que se concentram pelo centro histórico.

Lembre-se que aqui carros não entram e dependendo do local escolhido para hospedagem você terá que carregar as malas pelas escadarias o que pode ser bem cansativo.

Fora das muralhas há opções tão interessantes quanto, mas é válido procurar um local perto da cidade murada, pois lugares mais afastados requerem que o acesso seja feito de ônibus.

Confira a nossa lista de hotéis em Dubrovnik e confira os melhores lugares da cidade onde ficar.

Se você não conhece ainda, veja como funciona o Airbnb e vantagens em usar essa plataforma para encontrar hospedagem na Europa.

Vale a pena visitar Dubrovnik?

Se está em seus planos conhecer um lugar extraordinário, encantador e com uma dose extra de história e beleza naturais, com certeza esse é o destino ideal.

Realmente, Dubrovnik, faz jus a qualificação de “Pérola do Adriático”, pelo conteúdo histórico, preservação da cidade, variedade de passeios, segurança, limpeza, cordialidade e recepção do povo, enfim, a cidade está muito preparada para o turismo e são inúmeros os pontos que fazem esse destino imperdível!

Game of Thrones em Dubrovnik

Dubrovnik e suas imediações serviram como locação para a série Games of Thrones, quatro temporadas foram filmadas na cidade e isso deu muita visibilidade a ela, pois cada vez mais turistas visitam os cenários originais.

Na cidade murada é onde estão a maioria dos pontos relacionados a King´s Landing, é possível conhecê-los em um dia, mas sugere-se evitar os finais de semana e a época de temporada de cruzeiros, quando a cidade fica lotada de turistas e torna-se impossível fazer os passeios com tranquilidade.

Existem agências e guias específicos que oferecem excursões guiadas para conhecer os locais de gravação da série, muitos hostels possuem parceria com essas agências, um passeio interessante e que certamente agrada muito os fãs.

Este passeio pode não ser adequado para pessoas com dificuldade de locomoção, pois a quantidade de escadarias pelo caminho é grande.

Alguns lugares como a Torre de Minceta, o Palácio do Reitor, Monastério Dominicano e a Porta de Ploce fizeram parte das cenas da série, além de muitos outros localizados fora da cidade murada e na ilha de Lokrum, e com certeza merecem uma visita mais detalhada.

Através da Getyourguide você pode reservar um passeio de barco e conhecer o palco do seriado mais popular da tv. Se você é um fã dessa série também vai adorar o Roteiro de Game of Thrones na Irlanda, confira!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

May Bell é brasileira, formada em Zootecnia. Adora história mundial, literatura, música e artes, além de viajar e conhecer outras culturas. Hoje divide seu tempo entre produção de conteúdos e a família.