Dubrovnik, na Croácia, é uma cidade com uma beleza única. Em pleno mar Adriático, sua parte histórica fica dentro de muralhas medievais preservadas, voltada para um lindo mar azul. Neste artigo, saiba o que fazer em Dubrovnik, cidade patrimônio mundial da Unesco e famosa por ter sido a locação para King’s Landing (Porto Real), capital fictícia do universo de Game of Thrones.

O que fazer em Dubrovnik?

Dubrovnik em si não é uma cidade grande – sua parte velha pode ser explorada em um dia. Mas, para quem quer conhecer além das atrações dentro da cidade murada, há lindas praias de águas cristalinas e ilhas para se explorar na região.

Localizada na parte sul da Croácia, na região da Dalmácia, a cidade atrai milhares de turistas todos os anos e é um badalado destino durante o verão europeu.

Ao longo desse texto, traremos opções de roteiro em Dubrovnik para 1, 2 e 3 dias.

O que fazer em 1 dia em Dubrovnik?

Se você tem pouco tempo, não se preocupe – é perfeitamente possível conhecer o principal em apenas um dia e se encantar com a cidade velha. Para o roteiro de um dia, deixo como sugestão do que fazer em Dubrovnik:

  • Comece o dia fazendo um free walking tour pelas ruas de paralelepípedos do centro histórico de Dubrovnik. Explore a arquitetura medieval, as praças encantadoras e aprenda sobre a rica história da cidade. Durante o passeio, você saberá mais detalhes sobre cada cantinho da cidade;
  • Em seguida, dirija-se às imponentes Muralhas da Cidade, que oferecem vistas deslumbrantes do mar Adriático e da cidade logo abaixo. A vista renderá lindas fotos e com um tour guiado você terá todas as informações históricas da construção;
  • Não deixe de visitar o Old Port, antigo porto da cidade. Quando visitei, aproveitei para comprar um gelato e descansar apreciando a vista;
  • Dê uma passadinha também nos portões da cidade, todos construídos entre os séculos XII e XV para proteger o local. Os mais famosos são o Portão Pile e o Portão Ploče;
  • Não deixe de entrar na Catedral de Dubrovnik, construída no século XVII. A catedral tem inúmeras pinturas religiosas antigas e sua visitação é gratuita;
  • Após a caminhada, relaxe na Praia Banje, uma praia de cascalho com águas cristalinas. Ótimo ponto para apreciar o pôr do sol e a cidade velha ao fundo;
  • Por fim, termine o dia explorando a Stradun, a principal rua de Dubrovnik. Repleta de lojas, cafés e restaurantes, a Stradun é o lugar perfeito para experimentar os pratos típicos locais ou tomar uma bebida para fechar o primeiro dia com chave de ouro.

O que fazer em 2 dias em Dubrovnik?

  • Comece o dia explorando o Fort Lovrijenac, uma fortaleza construída sobre rochas íngremes de 37 metros de altura. Lá de cima, aprecie vistas panorâmicas do mar Adriático. Explore suas muralhas e aprenda sobre a história militar da região. Ponto importante: esse forte foi utilizado nas filmagens de Game of Thrones como locação da Fortaleza Vermelha;
  • Em seguida, logo ao lado, visite a tranquila, pequena e escondida Praia Šulić, com suas águas cristalinas. Desfrute da paz e tranquilidade com o Fort Lovrijenac logo ao lado;
  • À tarde, visite o famoso Buza Bar, um bar construído nas rochas fora das muralhas da cidade de Dubrovnik. Ótimo para se refrescar com um drink enquanto aprecia a paisagem!
  • Caso tenha tempo, vá até a Praia de Sveti Jakov. Ela fica a cerca de 25 minutos a pé do centro histórico e é considerada por muitos como a mais bonita da cidade. Lá, você pode alugar guarda-sóis e espreguiçadeiras;
  • Para finalizar, suba até o Monte Srd. É possível chegar até o topo por meio de teleférico. Do alto, aprecie um pôr do sol inesquecível sobre Dubrovnik, o mar e as inúmeras ilhas que existem na região. Se você gosta de trekking, dá para subir caminhando.

O que fazer em 3 dias em Dubrovnik?

Em seu terceiro dia, praia! Uma opção muito visada pelos turistas é fazer um tour para as Elafiti Islands, um arquipélago perto de Dubrovnik. São 13 ilhas, com praias isoladas e águas cristalinas. A cidade tem algumas das mais belas praias da Europa.

Para quem quer explorar a região, também é possível fazer um bate e volta. Por exemplo, é possível fazer uma excursão a Mostar e cachoeiras de Kravice, o passeio dura cerca de 12 horas.

Bônus: tour temático de Game of Thrones

Não deixe de fazer um tour apenas explorando as locações de Game of Thrones em Dubrovnik caso você seja fã da série.

Existem várias opções de tours, alguns dos mais bem avaliados são a Épica excursão a pé Game of Thrones, com duração de 2 horas e que custa a partir de 25€; e a excursão Game of Thrones com a mesma duração, ambas em inglês. Outra opção é a Visita guiada por Dubrovnik e Tour de Game of Thrones em espanhol, que custa a partir de R$ 143,10.

Durante o free walking tour, o guia me disse que a série foi enormemente responsável pelo incremento do turismo na cidade – hoje, existem até mesmo voos diretos dos Estados Unidos para Dubrovnik.

Escada da famosa Caminhada da Vergonha em Game of Thrones
A escadaria da famosa “Caminhada da Vergonha” | Foto: Letícia Rodrigues

Nas lojinhas, há vários souvenires com o tema da série. Em uma das lojas, encontrei até mesmo o famoso Trono de Ferro para os turistas que desejam reinar por um momento e tirar uma foto.

Durante o tour guiado, destaques incluem a Fortaleza Vermelha, que na realidade é a imponente Fortaleza Lovrijenac (citada mais acima), e a escadaria da famosa “Caminhada da Vergonha” da Cersei, situada na rua Jesuíta. Além disso, a Muralha da Cidade também serviu como cenário para várias cenas.

Opção perfeita para os fãs que querem saber mais histórias e curiosidades dos bastidores da série.

Quantos dias são suficientes em Dubrovnik?

Se você quer conhecer mais as ilhas que existem ao redor, sugiro de 3 a 4 dias. Mas tudo depende da sua disponibilidade, com 1 dia já é possível conhecer ao menos o centro histórico, a muralha e dar uma esticadinha em alguma das praias.

A Croácia é conhecida pelas suas praias e, partindo de Dubrovnik, há uma série de passeios nesse sentido. Sendo assim, com 3 dias é possível cobrir as atrações principais, incluindo as muralhas da cidade, praias, fortalezas e as ilhas próximas.

Também é possível, saindo da cidade, fazer passeios para destinos turísticos da Bósnia e Herzegovina ou Montenegro – nesse caso, acrescente mais 1 ou 2 dias ao seu roteiro. Kotor, em Montenegro, é uma das opções que indico muito. Morei por um tempo na cidade e criei um carinho especial por ela. Mas Mostar, na Bósnia e Herzegovina, também é uma das opções bem visadas pelos turistas.

O que não pode deixar de fazer em Dubrovnik?

A seguir, preparei uma lista de coisas que você não pode deixar de fazer durante o seu período em Dubrovnik!

Subir nas Muralhas da Cidade

Sem dúvidas, caminhar pelas muralhas de Dubrovnik é uma das principais atividades a se fazer.

Construídas entre os séculos XII e XVII, contam a história da cidade fortificada e seus esforços para proteger sua independência ao longo dos séculos. As muralhas têm 1940 metros de extensão, envolvem toda a cidade velha e incluem 6 fortalezas.

Turistas caminhando nas Muralhas de Dubrovnik
Turistas caminhando em cima das muralhas. Foto: Letícia Rodrigues

Durante o tour, os guias compartilham histórias sobre batalhas, conquistas e o papel estratégico de Dubrovnik na região. As muralhas também reservam uma perspectiva única de Dubrovnik e seus telhados de terracota, bem como do mar Adriático.

Caminhar pelas ruas do centro histórico

Não deixe de fazer um tour a pé pela cidade velha em Dubrovnik, Patrimônio Mundial da Unesco, explorando as charmosas ruas de paralelepípedos enquanto aprende com um guia local os fatos históricos da cidade.

Quando fiz, o guia também abordou informações históricas e políticas sobre o país, trazendo informações sobre a antiga Iugoslávia, em que a Croácia fazia parte. Essa é a melhor forma de conhecer Dubrovnik, explorando suas ruas, vielas e praças com quem sabe sobre cada detalhe.

Explorar a Fortaleza Lovrijenac

Locação para a Fortaleza Vermelha na série Game of Thrones, a Fortaleza Lovrijenac em Dubrovnik é um dos principais pontos turísticos.

Localizada fora das muralhas da cidade, foi construída sob uma rocha íngreme à beira do mar com 37 metros de altura. De dentro da fortaleza, você tem uma visão privilegiada da cidade murada e do mar.

É possível fazer uma visita guiada, para ter uma visão mais aprofundada de sua história e importância como ponto militar estratégico de defesa da cidade.

Curtir o Pôr do Sol no Monte Srd

O Monte Srđ em Dubrovnik, muitas vezes chamado de Srd Hill ou Srdj, é o melhor ponto para se ter uma vista panorâmica da cidade antiga, das ilhas vizinhas e do mar Adriático, já que está localizado a 405 metros do nível do mar.

É acessível por diferentes meios, sendo o teleférico a opção mais popular. O teleférico parte da estação base próxima ao Portão de Ploče, levando os visitantes até o topo do monte em poucos minutos.

A vista é particularmente especial durante o pôr do sol, quando a luz dourada do entardecer embeleza ainda mais a vista de Dubrovnik, suas muralhas e telhados de terracota – tudo isso com um lindo mar azul ao fundo.

No monte há ainda uma Fortaleza Imperial, o Memorial da Guerra da Independência e um restaurante panorâmico.

Comer em um dos restaurantes na rua Stradun

A rua Stradun é a principal da cidade, já que atravessa Dubrovnik saindo da Porta de Pile até à Porta de Ploče.

Inúmeros cafés e restaurantes estão localizados nessa rua, proporcionando aos visitantes a oportunidade de saborear pratos locais, degustar vinhos croatas e relaxar enquanto observam a movimentação da rua. Além disso, muitos estabelecimentos oferecem mesas ao ar livre, criando um ambiente convidativo.

De noite, a rua ganha uma atmosfera acolhedora, com luzes suaves e mesinhas para jantar tranquilamente e terminar bem o dia.

Aproveitar as praias de Dubrovnik

Destino litorâneo, as praias da Croácia não está para brincadeira quando falamos de belas praias. Mesmo sem sair de Dubrovnik, você pode apreciar a beleza natural do mar Adriático.

Vista durante o entardecer na Praia Banje com Dubrovnik ao fundo
Pôr do sol na Praia Banje, com a cidade velha de Dubrovnik ao fundo. Foto: Letícia Rodrigues

Já citada acima, a Praia Sveti Jakov é considerada, por muitos, a mais bonita de Dubrovnik.

Outra opção é a Praia Uvala Lapad, proporcionando uma experiência completa com restaurantes à beira-mar e diversas atividades aquáticas.

A popular Praia Banje oferece vistas incríveis da Cidade Velha e da Ilha Lokrum, sendo a melhor opção para o pôr do sol, enquanto que a Praia de Šulić, logo ao lado da Fortaleza Lovrejenac, é tranquila e permite o aluguel de caiaques para explorar a costa ao redor de Dubrovnik.

Explorar as ilhas que existem nos arredores

Nos arredores de Dubrovnik, há ainda uma série de ilhas para serem exploradas. Destaque para as lhas Elafiti, um conjunto de 13 ilhas e ilhotas. Os passeios de barco para as Elafiti partem regularmente do porto de Dubrovnik.

As três principais são Koločep, Lopud e Šipan. Koločep é conhecida por suas águas cristalinas, Lopud encanta com a deslumbrante Baía de Šunj, e Šipan, a maior das Elafiti, é conhecida como a ilha das oliveiras, com mansões de antigas famílias aristocráticas. As ilhas proporcionam uma pausa tranquila da agitação da cidade, com oportunidades para nadar, explorar ruínas históricas e saborear a culinária local.

O que fazer a noite em Dubrovnik?

Certamente explorar os bares e restaurantes dentro cidade murada é uma das melhores opções!

Além da rua Stradum, as pequenas vielas reservam uma série de bares e restaurantes para aproveitar o clima noturno – alguns destes estabelecimentos contam, inclusive, com música ao vivo.

Há desde restaurantes mais românticos, com uma atmosfera tranquila, até pubs cheios de viajantes para aqueles que desejam socializar – nesse sentido, uma ótima opção é o Pub Crawl, tour organizado por guias que leva grupos de turistas para diferentes bares em uma mesma noite.

Outra opção é apreciar a vista noturna de Dubrovnik de cima do Monte Srd, já que o teleférico funciona até 23h durante os meses de verão.

Qual a melhor época para conhecer Dubrovnik?

Se você deseja visitar a cidade menos cheia, vá durante a primavera (de abril a junho) e o outono (setembro a outubro). Os melhores meses são junho e setembro, já que a cidade não está tão cheia quanto no verão, mas as temperaturas são mais convidativas.

O auge do calor em Dubrovnik é nos meses de julho e agosto, mas esteja ciente que a cidade estará bem cheia e os preços serão maiores.

Fui no mês de abril e peguei um clima ameno. Não me atrevi a nadar, mas foi possível me vestir com camiseta, sem casacos. De noite era mais fresco, mas nada exagerado. E confesso, mesmo não sendo alta temporada, havia muitos turistas. Compartilhei minha experiência no Instagram:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Letícia (@leticiaphotos__)


Por ser um destino litorâneo, não indico visitar no inverno. No entanto, caso você vá visitar a Croácia fora do verão, você pode alterar o seu roteiro e conhecer Zagreb, a capital croata.

O que fazer além do óbvio em Dubrovnik?

Se você tem o perfil de turista que gosta de fugir do óbvio, saiba que há muito o que fazer em Dubrovnik, para ajudar separei algumas dicas:

Visitar os vários museus

Destaques incluem o Museu de História Natural, Museu de Arte Contemporânea e Museu Marítimo. O Palácio do Reitor abriga o Museu de História de Dubrovnik, enquanto o Mosteiro Franciscano possui uma farmácia do século XIV.

Para quem quer entender mais sobre a antiga Iugoslávia, há também o Red History Museum, localizado fora das muralhas. Nele, você aprende mais sobre como era a vida na Croácia durante o comunismo.

Passeio de caiaque e outras ilhas

Se você procura uma perspectiva além do óbvio na cidade, durante o verão é possível fazer um passeio de caiaque. Você pode ver a Cidade Velha, a ilha de Lokrum e algumas cavernas marinhas escondidas. O passeio sai da Praia de Šulić.

Caso queira, é possível agendar tours para ir até a Ilha de Lokrum de barco. A ilha está localizada bem em frente à cidade de Dubrovnik e reserva lindas paisagens. O local também foi usado para locações de Game of Thrones e conta com um tour temático sobre a série.

Outra ilha que você pode visitar é a encantadora Ilha de Korcula, conhecida por suas ruas estreitas de pedra e pela arquitetura medieval bem preservada. Além da cidade velha, você pode visitar a casa natal de Marco Polo e aproveitar o ambiente histórico – além das belas praias, é claro.

Quanto custa viajar para Dubrovnik?

Uma viagem de 3 dias pode custar em média 450 euros, considerando hospedagem, alimentação e passeios. Os custos de viagem para Dubrovnik podem variar dependendo do estilo de vida, preferências e do período da visita. Durante o verão, os preços podem ser maiores.

Para comer, os preços podem variar. Em média, um almoço ou jantar em um restaurante de categoria média pode custar entre 15 a 30 euros por pessoa. Já para beber, os preços podem variar de 5 a 8 euros para cervejas (pint, copo de 473 ml), 15 a 20 euros para coquetéis, 6 a 9 euros uma taça de vinho e entre 2 a 3 euros um café.

No caso das hospedagens, você pode encontrar preços a partir de 20 euros por noite (caso de hostel, em quartos compartilhados). Hotéis de categoria média custam entre 50 a 150 euros por noite, a depender da localização. Esteja ciente que se hospedar dentro da cidade velha é mais caro!

A seguir, separei um resumo com uma média de preços para alimentação, passeios e hospedagens:

Item  Preço médio
Entrada em museus 2 a 20€
Diária de hospedagem 50 a 150€
Refeição 15 a 30€
Cerveja 5 a 8€
Café 2 a 3 €
Teleférico para o Monte Srd 20 a 30€

Qual o gasto diário em Dubrovnik?

Em média, para um viajante com orçamento moderado, o gasto diário pode variar entre 70 a 150 euros. Este valor inclui refeições em restaurantes locais, entrada para atrações turísticas e outras atividades. No entanto, tudo depende do seu tipo de viagem e dos passeios escolhidos.

Quantos euros levar para Dubrovnik?

Levando em consideração o valor médio de 70 a 150 euros por dia, eu indicaria levar para 3 dias entre 210 a 450 euros, isso sem contar os valores com hospedagem. Mas é sempre bom lembrar: leve um montante a mais, a fim de evitar imprevistos.

E recomendo que você leve os euros em um cartão pré-pago, como é o caso da Wise – assim, você não precisa carregar grandes quantidades de dinheiro em espécie. Durante todo o meu período na Europa só usei esse cartão, que é uma opção prática e segura, com taxas de câmbio mais convidativas que as opções tradicionais. Ele é gratuito, entregue no Brasil e válido em toda a Europa.

O que não deixar de comer em Dubrovnik?

A culinária de Dubrovnik destaca-se pela grande presença de peixes frescos e frutos do mar em muitos de seus pratos típicos. Além disso, a localização geográfica da cidade faz com que a culinária conte com influências dos Bálcãs e dos países do Mediterrâneo.

Pessoas sentadas em mesas de bar construído em rochas fora das muralhas de Dubrovnik
Buza Bar, construído nas rochas fora das muralhas da cidade. Foto: Letícia Rodrigues

Ao visitar Dubrovnik, não deixe de provar:

  • Ostras: um dos produtos alimentícios mais famosos de Dubrovnik são as ostras frescas de Ston, cidade que fica a apenas 60 quilômetros de distância e é conhecida pela qualidade excepcional de suas ostras;
  • Frutos do mar frescos: por ser uma cidade litorânea, há uma enorme variedade de peixes, lulas, mariscos e outros frutos do mar frescos para se apreciar nos restaurantes da cidade;
  • Patiscada: prato tradicional da região feito com carne cozida lentamente em molho de vinho tinto e especiarias;
  • Menestra Zelena: trata-se de um cozido de couve, batatas e carne defumada muito famoso na região;
  • Embutidos: os embutidos e os queijos da região são famosos em toda a Croácia – não deixe de provar o presunto dálmata (pršut) e o queijo de ovelha;
  • Arroz negro: por conta da influência italiana em sua cozinha, é muito comum encontrar pratos de risoto com arroz negro – um dos mais famosos leva molho de lula em sua composição;
  • Azeite de Oliva: Experimente o azeite de oliva extra virgem produzido na região, usado em muitos pratos tradicionais;
  • Rozata: Por fim, para a sobremesa, experimente o rozata, um pudim de ovos aromatizado com rosas e limão.

Dica bônus: se você procura uma autêntica imersão na culinária local, o Mercado de Gundulić oferece uma variedade de produtos frescos e artesanato. Não deixe de visitar!

Onde se hospedar na cidade?

Escolher a área certa para se hospedar em Dubrovnik é essencial para uma boa experiência. Ficar dentro da cidade velha é a melhor opção caso você deseje estar no centro de tudo, proporcionando fácil acesso às principais atrações, restaurantes e vida noturna. Mas, obviamente, você pagará mais caro por isso.

Porém, trago dois adendos: caso você esteja de carro, dentro das muralhas não é possível entrar com veículos. E, caso queira tranquilidade, o centro histórico também não é a melhor opção.

Por isso, muitos viajantes procuram hospedagens nos dois bairros vizinhos: Pile e Ploče. Em Pile é onde fica a Fortaleza Lovrijenac e a pequena Praia Šulić. Fica a poucos minutos do principal portão de acesso da cidade antiga, o Portão Pile. Por lá, há variadas opções de hotéis, pousadas e apartamentos.

A outra opção muito procurada é o bairro de Ploče, que fica do lado oposto de Pile, mas também a poucos minutos de caminhada da cidade murada. É nessa região que fica a Praia Banje, com vista privilegiada da cidade murada durante o pôr do sol. Os hotéis e acomodações dessa área também costumam contar com vistas privilegiadas do mar e da cidade antiga.

Torres da Catedral de Dubrovnik vistas a partir de um dos portões de Dubrovnik
Uma das entradas de Dubrovnik, que leva aos bairros próximos com opções de hospedagem. Foto: Letícia Rodrigues

Agora, se você busca economia, uma ótima opção é o bairro de Gruz. Fica na parte mais elevada da cidade, a cerca de 3km da cidade antiga, mas por lá há tudo: mercados, lojas e restaurantes. Apesar de um pouco mais distante que os outros bairros citados, conta com fácil acesso a ônibus.

Em todos os casos, Dubrovnik não é uma cidade grande e não é difícil se deslocar por lá. Dito isso, vamos ao próximo tópico que aborda justamente essas informações.

Qual o melhor transporte para conhecer Dubrovnik?

Em Dubrovnik, a utilização do transporte público, especialmente os ônibus, é uma maneira eficaz de se deslocar pela cidade e explorar suas diferentes áreas. Os ônibus cobrem rotas que conectam a cidade velha a bairros vizinhos, oferecendo uma opção acessível para os visitantes. O preço é de aproximadamente 2 euros.

Para uma experiência turística mais conveniente, o serviço de sightseeing é uma opção. Esse sistema de transporte turístico permite que os viajantes façam um passeio panorâmico pela cidade com uma visão abrangente dos principais pontos turísticos de Dubrovnik que estão fora da cidade velha, com paradas em pontos estratégicos com vistas da cidade murada, do mar e das ilhas.

A cidade também conta com táxis e algumas agências de turismo oferecem aluguel de bicicletas e scooters.

Para aqueles que desejam explorar as redondezas e aproveitar a flexibilidade de itinerários personalizados, considerar o aluguel de carro é uma excelente escolha. Isso possibilita bate-voltas para descobrir cidades, vilarejos e praias que estão nas proximidades. Vale ressaltar que a estrutura viária bem conservada facilita a condução na região.

Mas, sem dúvidas, a melhor forma de descobrir a cidade croata é andando!

Como se planejar para visitar Dubrovnik?

Para ter uma viagem tranquila e sem grandes imprevistos, é importante se planejar antes de chegar no destino. Ninguém quer perder os dias de férias com perrengues desnecessários, não é mesmo? Seguindo as orientações, certamente você terá uma viagem incrível e inesquecível!

Contrate um seguro viagem obrigatório

Contratar um seguro viagem na Europa, como é obrigatório pelo Tratado de Schengen, é crucial por diversas razões. Além de atender aos requisitos legais, o seguro proporciona cobertura financeira para despesas médicas e hospitalares, oferece assistência em emergências.

Para facilitar, você pode realizar uma cotação no Seguros Promo, utilizando o código de desconto EUDTURISMO5 para obter 5% de desconto.

Garanta um chip internacional com antecedência

Viajar com um chip internacional é fundamental para manter-se conectado durante a viagem, assim você consegue não apenas compartilhar seus momentos nas redes sociais, mas também ter acesso facilitado a mapas, informações turísticas e a aplicativos de tradução que auxiliam nas barreiras linguísticas.

Ao comprar um chip internacional antes da viagem, como os oferecidos por empresas especializadas, como a America Chip, os viajantes podem evitar as elevadas taxas de roaming das operadoras brasileiras. Além disso, a compra antecipada garante que a internet esteja disponível imediatamente após a chegada ao destino. Chegar em um país novo sem internet é complicado!

Embora seja possível comprar um chip de celular diretamente na Croácia, pode haver desafios de compreensão dos pacotes disponíveis. Dessa forma, a antecipação na compra do chip internacional oferece praticidade, a garantia de uma conexão confiável desde o início da viagem e um bom custo-benefício.

Garante seus ingressos antecipadamente

Quer planejar sua viagem com antecedência? É possível fazer a compra antecipada de passeios, atrações turísticas e museus. Assim, você pode evitar filas e a dor de cabeça de ter que ficar procurando agências de turismo ao chegar no destino. Você ganha tempo e economiza. Indico o GetYourGuide, sempre que viajo, reservo meus passeios por meio dela.

E o legal é que, caso você mude seus planos, há reembolso grátis. Outro ponto positivo é que você consegue ler a avaliação de outros viajantes em cada um dos passeios, averiguando se é ou não a melhor opção para você.

Dicas dadas, espero que você aproveite Dubrovnik e se encante com a cidade, assim como eu me encantei!