Além de ser a capital da região do Tirol, Innsbruck é uma das cidades mais visitadas da Áustria. De fato, há muito para se ver no local: de paisagens com montanhas até os monumentos históricos, a cidade é imperdível. Para que você aproveite ao máximo a sua viagem, separamos um guia completo sobre o que fazer em Innsbruck.

Veja as sugestões de roteiros para até 3 dias de viagem na cidade e descubra quais os pontos turísticos mais famosos, onde se hospedar, quais os pratos típicos locais e muito mais. Vamos lá?

O que fazer em Innsbruck?

Depois de Viena, a capital do Tirol é a cidade mais visitada da Áustria e atrai milhares de turistas todos os anos com a sua arquitetura tirolesa, paisagens alpinas e monumentos históricos.

As paisagens naturais de Innsbruck são encantadoras não somente pela presença das montanhas, mas também porque a cidade está localizada às margens do rio Inn, que dá origem ao seu nome!

Além disso, uma das maiores comodidades de passear por Innsbruck é que, como a cidade é relativamente pequena, as suas principais atrações turísticas ficam próximas umas das outras.

Para não perder nenhum dos pontos turísticos de Innsbruck e ter a melhor experiência possível no coração dos Alpes Austríacos, é fundamental que você faça um roteiro com antecedência. Para que você possa se organizar, veja as nossas sugestões de roteiros para viagens de 1 a 3 dias na cidade.

O que fazer em 1 dia em Innsbruck?

Em 1 dia, você poderá conhecer as principais atrações do centro histórico de Innsbruck. Recomendo que você organize o seu passeio da seguinte forma para otimizar o seu tempo:

  • Comece o passeio percorrendo as ruas do Altstadt, o centro histórico de Innsbruck, repleto de construções de estilos diversos dos séculos XIII e XIV;
  • Visite o Hofburg, um dos palácios mais famosos do país. O imponente edifício foi construído pelo imperador Maximiliano I, protagonista da história de Innsbruck;
  • Conheça a Hofkirche, uma igreja barroca com um interior impressionante: mais de 20 estátuas de bronze foram colocadas ao redor do sarcófago (vazio!) do imperador Maximiliano;
  • Vá até a Marktplatz, o melhor lugar para apreciar e tirar fotos do Inn e da famosa paisagem com as casas coloridas à margem do rio;
  • Siga até o Goldenes Dachl, um telhado construído com mais de 2.500 telhas de ouro;
  • Por fim, conheça a Stadtturm, a principal torre da cidade, e suba até a sua cúpula: do alto de seus mais de 30 metros de altura, você poderá apreciar uma paisagem belíssima de Innsbruck, com seu rio e cadeia montanhosa.

Como mencionamos, as principais atrações de Innsbruck estão no centro da cidade, bem próximas umas das outras. Assim, outra opção para o seu primeiro dia na cidade é fazer um passeio a pé guiado pelo centro histórico.

Paisagem aérea da capit
Vá até a Marktplatz para apreciar a melhor paisagem da arquitetura tirolesa de Innsbruck. Foto: Giovanna Mauro

Lembre-se de que você não precisa seguir a ordem que apresentei, mas ela foi pensada para que você possa aproveitar o seu tempo na cidade da melhor maneira possível, conhecendo o maior número de atrações.

O que fazer em 2 dias em Innsbruck?

Vai ficar 2 dias em Innsbruck? Ótimo! Então, você terá muito mais tempo disponível para explorar a cidade com calma e incluir outros pontos turísticos no seu roteiro.

Além daquilo que você já visitou no primeiro dia, confira as atrações turísticas que você poderá conhecer em outro dia de passeio pela cidade.

  • Comece o dia com um passeio pela Maria-Theresien-Straße, a principal rua da cidade, e conheça o Triumphpforte, o arco triunfal no final da rua construído pela Imperatriz Maria Teresa;
  • Caminhe até a Annasäul, uma coluna de 13 metros de altura construída para celebrar a expulsão dos bávaros do Tirol;
  • Visite o Schloss Ambras, a antiga residência dos regentes do Tirol. O anterior do palácio é um museu que abriga um acervo variado de objetos do século XII, como armaduras e obras de arte;
  • Na parte da tarde, suba com o funicular até a Nordkette, no topo dos Alpes Austríacos. Lá, conheça o Pico Hafelekar, a mais de 2 mil metros de altura. As vistas são impressionantes;
  • Por fim, faça o passeio pelo AlpenZoo, um zoológico com centenas espécies típicas das paisagens alpinas.

O que fazer em 3 dias em Innsbruck?

Se você tiver o privilégio de se hospedar por 3 dias em Innsbruck, recomendo que você use o terceiro dia para fazer um bate e volta e conhecer outros locais nas mediações da cidade.

Uma ótima opção é Salzburg, que está a 180 km de Innsbruck. No lugar, você poderá visitar a Fortaleza de Hohensalzburg, a casa natal de Mozart, a Catedral de Salzburg e a Geitredegasse.

Outras alternativas são Telfs, em que você poderá apreciar as paisagens das margens do Lago Möserer, e Seefeld In Tirol, um destino alpino encantador. Caso queira incluir a Alemanha no roteiro, faça um bate e volta até Munique, a menos de 2 horas de Innsbruck.

Você também pode fazer o bate e volta de Viena, mas saiba que pode ser cansativo: afinal, a distância entre as duas cidades é de 476 km (quase 5 cinco horas de carro).

Caso você prefira continuar passeando em Innsbruck também no terceiro dia, não se preocupe: existem outras atrações que podem ser incluídas no roteiro. Veja algumas sugestões:

  • Visite o Tiroler Landesmuseen, o museu que conta a história da região do Tirol;
  • Conheça os afrescos da Catedral de São Thiago;
  • Aprecie a Helblinghaus, uma mansão do século XV.

Quantos dias são suficientes em Innsbruck?

2 dias são suficientes.

Na minha experiência, esse é o tempo de estadia ideal no local: em 2 dias, você poderá conhecer o centro histórico de Innsbruck, visitar as principais atrações da cidade e apreciar as paisagens belíssimas da cidade.

Porém, considere também que você poderá precisar de mais tempo ao longo da sua viagem para outras atividades. Quando estive em Innsbruck, por exemplo, passei várias horas apreciando a gastronomia austríaca nos restaurantes típicos da cidade, além de entrar em diversas lojas do centro para fazer compras.

O período de estadia adequado varia muito com os objetivos de cada um. Assim, separe as atrações que você quer conhecer e inclua tempo extra para outras atividades também.

O que não pode deixar de conhecer em Innsbruck?

A montanha Nordkette.

Além de ser uma das três montanhas ao redor do Innsbruck, a Nordkette conta com diversas estações do funicular Hungerburg e, em cada uma delas, você poderá encontrar mirantes, bares, restaurantes, pequenas vilas e, até mesmo, um zoológico.

O percurso da subida com a funicular, conhecida como “Nordkettenbahn”, pode ser feito em três etapas. Recomendo que você faça o passeio até Hafelekar, a 2.256 metros de altura, para apreciar uma vista panorâmica única da cidade e dos alpes. Outra opção é fazer uma pequena caminhada até HafelekarSpitze, o ponto mais alto de Innsbruck.

Funicular Nordkette, Áustria
A funicular Hungerburg oferece vistas belíssimas do Tirol, principalmente no inverno. É espetacular!

Vale muito a pena dedicar um período inteiro do seu dia (manhã ou tarde) para visitar os atrativos de cada uma das três estações, além de aproveitar as belíssimas paisagens, é claro.

O que fazer a noite em Innsbruck?

Sendo a quinta maior cidade da Áustria e também uma cidade universitária, Innsbruck possui uma vida noturna agitada e cheia de opções para todos os gostos e idades.

Particularmente, recomendo que você assista uma apresentação do tradicional show tirolês, que acontece à noite em diferentes restaurantes da cidade. Os lugares mais populares para ver esse tipo de apresentação são o Tiroler Abende e o Gasthaus Sandwirt.

No centro histórico, existem diversas opções para quem quer apreciar bons drinks e ouvir música ao vivo, como o Couch Club, que organiza noites temáticas ao longo da semana, e o Tribaun, um dos melhores lugares para experimentar a cerveja artesanal austríaca.

Qual a melhor época para conhecer Innsbruck?

No inverno.

Apesar do frio intenso, a melhor época para conhecer Innsbruck é durante os meses de inverno na Europa (de dezembro a março). As principais atrações da cidade estão relacionadas à estação e, dessa maneira, será a melhor maneira de garantir uma experiência incrível no local.

No inverno, você poderá admirar as paisagens repletas de neve a partir da Nordkette e se divertir com a excelente infraestrutura para esportes de inverno. Além disso, de acordo com a minha experiência pessoal, você verá as paisagens mais impressionantes de Innsbruck justamente quando a cidade estiver coberta por neve.

O inverno é a melhor época para aproveitar o que fazer em Innsbruck.
A neve abundante é uma das atrações de Innsbruck no inverno. Foto: Giovanna Mauro

Mas, esteja preparado para as baixas temperaturas: no inverno europeu, a temperatura média varia de -4 °C a 5 °C. Assim, se quiser evitar o frio intenso, é melhor conhecer Innsbruck entre os meses de setembro e outubro, quando a temperatura é de 15 °C.

O que fazer em Innsbruck no inverno?

Durante os meses mais frios do ano, Innsbruck possui uma programação variada para os moradores locais e os turistas que visitam a cidade. Conheça algumas das opções para incluir na sua lista sobre o que fazer em Innsbruck:

  • Se estiver na cidade entre os meses de novembro e dezembro, conheça o Mercado de Natal de Innsbruck. Lá, você encontrará produtos e comidas típicas, além de uma decoração linda;
  • Aproveite a adrenalina da Patscherkofel, a melhor estação de esqui de Innsbruck;
  • Fuja do frio e aproveite as águas relaxantes do Acqua Dome, o mais complexo termal dos alpes austríacos.

O que fazer em Innsbruck no verão?

O verão é a estação mais quente de Innsbruck, mas nem por isso a menos animada. Veja algumas das opções de atividades específicas dessa época para incluir no seu roteiro:

  • Aprecie o Innsbrucker Festwochen der Alten Musik, um festival de música que acontece anualmente na cidade desde 1976;
  • Faça atividades de mountain bike ou trekking nas montanhas da cidade;
  • Assista a um filme ao ar livre no Zeughaus museum.

O que fazer além do óbvio em Innsbruck?

Além das principais atrações turísticas que sugerimos para o seu roteiro, você também pode enriquecer à Innsbruck com opções de passeios menos comuns. Conheça as nossas sugestões a seguir:

Quanto custa viajar para Innsbruck?

Para um passeio de 3 dias, reserve cerca de R$ 2.600 por pessoa, excluindo as passagens de ida e volta do Brasil.

Durante a minha estadia na cidade, percebi que Innsbruck não é uma cidade barata. Para que você possa ter uma estimativa de quanto poderá gastar para conhecer a cidade, separamos os preços médios para uma estadia de 3 dias no local, veja:

Item Preço médio para uma pessoa por 3 dias
Hospedagem em hotel 3 estrelas 254€
Atrações turísticas (Innsbruck Card) 73€
Transporte Incluído no Innsbruck Card
Alimentação 150€
Total 477€ = R$ 2.599

Consideramos a cotação do euro em 9 de março de 2024: 1€ = R$ 5,45.

Os valores apresentados são baseados nas minhas experiências visitando Innsbruck. Porém, saiba que o orçamento da sua viagem irá depender de diversos fatores, como a época do ano e a duração do passeio, o número de atrações que planeja visitar, os seus objetivos, etc.

Qual o gasto diário em Innsbruck?

Em média, uma pessoa gasta 70€ por dia de viagem em Innsbruck, incluindo os gastos com alimentação, transportes e atrações turísticas.

O café da manhã na cidade custa em torno de 10€, enquanto almoçar ou jantar em Innsbruck pode custar de 14€ a 18€ por pessoa, dependendo do restaurante escolhido. Como regra geral, podemos dizer que os restaurantes e cafés típicos e tradicionais da cidade são mais caros.

Para visitar as atrações turísticas de Innsbruck e usar o transporte público ilimitadamente, sugiro o Innsbruck Card, que custa de 53€ (24 horas) a 73€ (72 horas).

Quantos euros levar para Innsbruck?

Com base na nossa estimativa, uma pessoa deve levar cerca de 250€ para três dias em Innsbruck. Esse orçamento é suficiente para visitar a maioria das atrações da cidade, saborear a gastronomia austríaca e fazer pequenas compras.

Uma das melhores maneiras de levar dinheiro para o seu passeio de forma simples é com o cartão da Wise, um cartão de débito multimoedas aceito em mais de 160 países, incluindo a Áustria.

Para mim, o cartão da Wise é a maneira mais prática de pagar as minhas despesas enquanto aproveito meus passeios despreocupada. O cartão pode ser solicitado gratuitamente.

O que não deixar de comer em Innsbruck

Agora que você já sabe o que fazer em Innsbruck, você não pode deixar de experimentar os pratos típicos da gastronomia austríaca, com seus sabores ricos e temperos espetaculares.

Veja quais são os pratos imperdíveis e onde experimentar cada um deles em Innsbruck:

  • Wienerschnitzel: o prato mais famoso da gastronomia austríaca. Ele é feito com bife de vitela empanado e servido com batatas. Busque pela especialidade em restaurantes tradicionais, como o Weinhaus Happ;
  • Schweinebraten: esse prato é basicamente um assado de pernil temperado com especiarias e acompanhado de knödel, uma espécie de nhoque. Você pode encontrar o prato no restaurante Stiftskeller;
  • Käsekrainer: essa especialidade consiste em uma linguiça recheada com pedaços de queijo. Experimente a Käsekrainer no Ottoburg, que também oferece uma linda vista panorâmica da cidade.

Para a hora da sobremesa, tenho duas indicações principais. A sachertorte, ou torta sacher, feita com camadas de chocolate e geleia e cobertura de chocolate, e o famoso apfelstrudel, um doce de massa folhada e recheio de maçã.

Apfelstrudel
O apfelstrudel é uma das especialidades da gastronomia austríaca. Foto: Giovanna Mauro

A maioria dos restaurantes locais e docerias possuem essas duas sobremesas no menu, mas eu as experimentei no Kröll Strudel Café, no centro da cidade: e preciso dizer que estavam deliciosas!

Onde se hospedar em Innsbruck?

Mesmo que Innsbruck não seja uma cidade grande, existem diversas regiões com opções interessantes de hospedagem para os turistas que visitam a cidade.

Segundo a minha experiência, o melhor lugar para se hospedar em Innsbruck é o centro da cidade (Altstadt), pois você terá a comodidade de alcançar a maioria dos pontos turísticos a pé.

Dessa maneira, a região central é ideal para quem tem pouco tempo na cidade e também para quem busca opções com bom custo benefício: os hotéis e apartamentos na região central não são tão caros, especialmente quando comparamos com as valores de outras cidades europeias.

Outra opção é o Reichenau, o qual é um pouco mais afastado do centro, mas residencial e muito tranquilo. Para os amantes da vida noturna, recomendo o Hotting, uma região muito animada e repleta de bares, restaurantes e clubes.

Se, por outro lado, você busca um bairro mais próximo das principais estações de esqui, recomendo o Hungerburg-Hoheninnsbruck. É preciso usar a funicular para chegar até o local.

Qual o melhor transporte para aproveitar Innsbruck?

Com estações próximas à maioria das atrações turísticas, o ônibus é o melhor transporte para visitar Innsbruck.

A melhor maneira de aproveitar o que fazer em Innsbruck é caminhando pela cidade. Mas, se estiver hospedado em uma zona mais afastada e precisar usar o transporte público, saiba que é o sistema de ônibus e bondes (tram) é muito eficiente. O bilhete único custa 2,70€ e o passe de 24 horas, 6,10€.

Caso a sua estadia na cidade seja curta, uma opção interessante pode ser o ônibus hop-on hop-off, já que com esse transporte turístico você poderá conhecer os principais pontos turísticos da cidade em pouco tempo.

Por fim, para quem planeja fazer bate e volta e conhecer outras cidades da Áustria, é possível usar o sistema de trens da Europa ou, a opção mais cômoda, alugar um carro. Considere que ter acesso ao seu veículo durante a viagem será muito prático, principalmente se você cogita incluir pequenas cidades no seu roteiro, como as vilas mais bonitas da Europa.

Como se planejar para visitar Innsbruck?

Agora que você já sabe o que visitar em Innsbruck e está pronto para programar a sua viagem, veja as dicas que separamos para facilitar o seu planejamento.

Seguro viagem é obrigatório

Como a Áustria faz parte do Espaço Schengen, o seguro viagem para visitar o país é obrigatório. Você precisará de um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares.

Você pode encontrar a melhor opção de seguro viagem para a sua viagem no Seguros Promo, um comparador de seguros em que é possível encontrar diversos planos com bom custo-benefício.

Garanta os ingressos para os pontos turísticos

Centenas de turistas visitam Innsbruck e as suas atrações mais famosas, principalmente durante o inverno. Assim, para não perder tempo em longas filas, recomendo que você compre os ingressos para a sua visita com antecedência.

Uma das formas mais práticas de garantir o seu passeio é com o GetYourGuide, plataforma que oferece bilhetes turísticos e excursões. A principal vantagem de comprar o ingresso no site é o ótimo custo benefício, além da opção de solicitar cancelamento gratuito para a maioria dos passeios.

Caso pretenda visitar vários pontos turísticos de Innsbruck, recomendo o Innsbruck Card, que inclui o acesso a mais de 20 atrações da cidade e o transporte público.

Não se esqueça do chip internacional

É muito importante que você esteja conectado durante a sua viagem à Innsbruck: afinal, nunca se sabe quando poderemos precisar usar o tradutor, buscar um local no mapa ou fazer uma ligação.

Comprar um chip internacional com antecedência é a maneira mais prática de garantir conexão durante o seu passeio. Você receberá o chip quando ainda estiver no Brasil e chegará à Áustria já com a possibilidade de usar o seu celular normalmente.

Recomendo a America Chip, que oferece vários planos de celular com cobertura em Innsbruck. Para garantir o seu, basta acessar o site e aguardar o envio do chip.

Com as sugestões de roteiros e as dicas que apresentamos sobre o que fazer em Innsbruck, você já está preparado para aproveitar o melhor que a cidade austríaca tem a oferecer. Boa viagem!