Sabia que é possível conhecer dois países encantadores em uma única viagem? Com o planejamento adequado, você poderá elaborar um roteiro Suíça e Áustria que inclua as principais atrações e as cidades mais bonitas dos dois lugares.

Como a Áustria é um dos cinco países que fazem fronteira com a Suíça, você poderá organizar a sua viagem para aproveitar o melhor de cada país: é a oportunidade perfeita para conhecer as paisagens dos alpes austríacos e suíços e, ao mesmo tempo, visitar os monumentos e museus de ambos.

Mas, é preciso um planejamento cuidadoso para organizar essa experiência única. Veja como organizar o seu roteiro com as dicas e informações que separamos a seguir. Vamos lá?

Como fazer o roteiro Suíça e Áustria?

O primeiro passo para planejar a sua viagem é decidir qual será o seu ponto de partida: Suíça ou Áustria? A decisão é importante, pois irá influenciar a organização do seu roteiro. Para decidir, busque valores de passagem com início e fim em cada país e veja qual é a melhor opção do ponto de vista prático e financeiro.

A próxima etapa é escolher em qual período do ano você viajará. Além de variações nos preços das passagens e da hospedagem, a época da sua viagem também irá influenciar as atrações que poderão ser incluídas no seu roteiro.

Quer aproveitar o melhor dos Alpes Suíços? Então, viaje durante os meses de inverno. Prefere aproveitar as temperaturas amenas e as paisagens floridas dos vilarejos austríacos? Recomendo o passeio na primavera.

Mas, saiba que o roteiro Suíça e Áustria pode ser feito em qualquer época: conhecer a história, os monumentos e os museus dos dois países é uma experiência incrível o ano todo.

Está curioso? Veja no mapa uma sugestão de roteiro para sua viagem entre Suíça e Áustria:

Quantos dias são suficientes para fazer um roteiro Suíça e Áustria?

Um roteiro completo para visitar os dois países exige, no mínimo, 14 dias de viagem, sendo 7 dias na Suíça e 8 dias na Áustria.

Também é possível conhecer a Suíça e a Áustria em menos tempo, mas você precisará deixar algumas cidades e atrações interessantes de fora do seu roteiro.

Já que sabemos que é necessário um investimento considerável para organizar uma viagem pelos dois países, sugiro que você separe mais tempo para uma estadia mais longa. Assim, poderá fazer uma verdadeira imersão em cada lugar, aproveitando o melhor que a Suíça e a Áustria têm para oferecer em qualquer estação do ano.

Roteiro de 7 dias na Suíça e Áustria

​​Em 7 dias, você poderá conhecer apenas as principais atrações dos países, mas terá uma experiência encantadora: tenho certeza que você irá querer voltar outras vezes. Para otimizar o tempo disponível, recomendo 3 dias na Suíça e 4 dias na Áustria.

3 dias na Suíça

Começando pela Suíça, separe dois dias inteiros para conhecer Zurique. No primeiro dia, explore o Altstadt, centro histórico de Zurique, e suas ruas mais famosas, como a Rennweg e a Niederdorfstrasse.

Para continuar apreciando o passado medieval do centro de Zurique, visite as quatro igrejas mais famosas da cidade: Grossmünster, Fraumünster, Predigerkirche e St. Peter. Cada uma das igrejas possui as suas particularidades arquitetônicas e artísticas e, assim, sugiro que você separe ao menos 2 horas para conhecê-las.

Conheça também a Sechseläutenplatz e a Casa de Ópera de Zurique. Se ainda tiver tempo disponível, visite o Kunsthaus, o Museu das Belas Artes.

Zurique, na Suíça
Caminhar pelo centro histórico de Zurique é uma das melhores maneiras de conhecer as atrações da cidade

O seu passeio de dois dias não pode deixar de incluir o Lago de Zurique, ao final da Bahnhofstrasse. O lago é o principal ponto turístico da cidade e vale muito a pena percorrer toda a sua costa para apreciar as incríveis paisagens dos alpes.

No terceiro dia, conheça Genebra, uma cidade deslumbrante às margens do lago de mesmo nome. Para aproveitar a estadia, sugiro começar o passeio explorando o centro histórico, conhecido como “Vieille Ville”. Além das encantadoras ruas estreitas típicas do local, você também conhecerá Catedral de Saint Pierre e a Praça Bourg-de-Four.

Não deixe de visitar também o Jet d’Eau, o icônico jato d’água que é o maior símbolo da cidade, e o Palácio das Nações Unidas, sede europeia da ONU.

Para finalizar o dia da melhor maneira possível, faça passeio pelo, talvez até fazer um cruzeiro pelo Lago de Genebra e tenha uma vista dos Alpes Suíços e de toda a cidade a partir de um ponto de vista diferente.

4 dias na Áustria

Vale a pena ficar pelo menos dois dias inteiros em Viena: há muito o que conhecer na vibrante e elegante capital austríaca.

Separe o período da manhã para conhecer o Palácio de Schönbrunn, a principal atração de Viena. Além da belíssima fachada barroca e os jardins extensos do palácio, tenho certeza de que os afrescos dos apartamentos imperiais te deixarão de boca aberta.

À tarde, caminhe pelo centro histórico, o Innere Stadt, e visite as suas principais atrações, como a Catedral de Santo Estêvão e o seu museu, o Dom Museum Wien. Não deixe de ir também até a Ópera de Viena, um passeio imperdível para os apaixonados por arte, arquitetura, música e história.

Catedral de Santo Estêvão, em Viena
A Catedral de Santo Estêvão é um dos exemplos mais antigos do estilo gótico na Europa

No segundo dia, continue explorando os principais pontos turísticos de Viena, como o Palácio de Hofburg, antiga residência imperial da família Habsburgo, o imponente Palácio Belvedere, e o Kunsthistorisches Museum, museu com um dos acervos de arte mais importantes do mundo.

Depois, siga para Innsbruck, a capital da região austríaca do Tirol e a segunda cidade mais visitada no país. Lá, conheça o passado medieval da cidade percorrendo as ruas do centro histórico, onde você encontrará diversas construções do período.

Outra atração imperdível é a Hofkirche, uma igreja barroca com quase 30 estátuas de bronze de 2 metros de altura. Do local, caminhe até o Goldenes Dachl, o famoso “telhado de ouro” de Innsbruck, e atravesse a Marktplatz, a principal praça da cidade e o melhor lugar para apreciar a famosa paisagem do rio Inn e as casas coloridas de arquitetura austríaca.

Por fim, aproveite o último dia na Áustria para visitar Salzburg, cidade natal de Mozart. Não deixe de conhecer a arquitetura barroca da Catedral de Salzburg, a fortaleza medieval de Hohensalzburg, a casa de Mozart e a Geitredegasse.

Roteiro de 14 dias na Suíça e Áustria

Pretende separar mais tempo para a sua viagem? Excelente! Com um roteiro Suíça e Áustria de 14 dias, você poderá conhecer mais atrações nas cidades que mencionamos e também incluir passeios em outros lugares.

Para o roteiro, sugiro que você fique mais quatro dias na Suíça e quatro na Áustria.

4 dias na Suíça

Com uma estadia prolongada na Suíça, fique mais um dia em Zurique e aprecie a riqueza cultural, artística e histórica da cidade com calma.

No terceiro dia na cidade, visite o enorme acervo do Landesmuseum, o Museu Nacional Suíço, e conheça também as mais de 25 mil obras do Museu Rietberg, o único museu da Suíça que conta com obras de arte não europeias.

À tarde, sugiro que você suba até a montanha Üetliberg, o ponto mais alto na cidade. No topo dessa montanha de quase 900 metros de altura, você poderá apreciar uma belíssima vista panorâmica de Zurique, que será ainda mais bonita caso coberta de neve, durante um passeio no inverno.

Com mais quatro dias na Suíça, você poderá incluir Basileia na sua programação. Considerada a capital cultural do país, a Basileia é também a terceira maior cidade suíça, contando com dezenas de atrações turísticas, museus e parques.

Comece o passeio pela Catedral Basler Münster, principal cartão-postal da cidade. Além de admirar a construção de estilo românico e gótico, suba até a torre da igreja, conhecida como Pfalz, para apreciar uma vista incrível da cidade e do rio Reno.

Basileia, cidade na Suíça
A Catedral da Basileia está localizada nas proximidades do rio Reno

Além disso, vá até a Marktplatz e conheça o Rathaus: com a sua fachada em tons de vermelho, o edifício da prefeitura da Basileia é um dos mais famosos da cidade. Também não deixe de visitar alguns dos mais de 40 museus da cidade. Particularmente, recomendo o Kunstmuseum, com um acervo que inclui obras de artistas de renome mundial, Picasso, Van Gogh e Monet.

Prolongue também a sua estadia em Genebra e separe mais dois dias para conhecer outros pontos turísticos da cidade. Você poderá passear pelo Bairro de Carouge, conhecido pelas lojas de artesanato local, atmosfera cultural e galerias de arte.

Para conhecer mais sobre características fundamentais da história suíça, explore o Museu da Cruz Vermelha e entenda o papel da organização, além da coleção do Museu Patek Philippe, considerado um dos museus de relojoaria mais importantes do mundo.

Aproveite a estadia também para visitar os jardins do Parc La Grange e a Villa La Grange, edifício histórico da família Favre construído no século XVIII. Sugiro que você finalize o segundo dia subindo ao Mont Salève de teleférico: ao topo da montanha está o melhor mirante da cidade, a 1.100 metros.

4 dias na Áustria

Com o roteiro de 15 dias, você ficará 8 dias na Áustria. Dessa maneira, vale a pena separar mais um dia para continuar explorando Viena.

Para aproveitar a estadia prolongada na capital austríaca, sugiro que você compre o Viena Pass, o cartão turístico da cidade que inclui a entrada para mais de 70 pontos turísticos. Use o cartão para conhecer outras atrações imperdíveis, como o Zoológico de Schönbrunn, o Museu de História Natural e o Museu das Carruagens Imperiais.

Termine o seu passeio no elegante Café Sacher, o histórico café da cidade que vende a torta mais famosa do mundo, a Sachertorte, produzidas à mão segundo a receita original do século XIX.

Prolongue também a sua estadia em Innsbruck para subir com a funicular até a montanha Nordkette, no topo dos Alpes Austríacos. Nas diversas estações, você irá encontrar pequenas vilas, mirantes e restaurantes, mas o ponto alto do passeio é subir ao Pico Hafelekar, com 2.256 metros de altura, e apreciar as vistas.

Montanha em Innsbruck, na Áustria
Innsbruck possui as paisagens alpinas mais bonitas de todo o Tirol. Foto: Giovanna Mauro

De volta ao centro da cidade, caminhe pela Maria-Theresien-Straße até o Triumphpforte, um arco triunfal construído pela Imperatriz Maria Teresa. Visite também a Stadtturm, a principal torre da cidade, e aproveite para subir até a sua cúpula e apreciar uma paisagem belíssima de Innsbruck.

No dia seguinte, vá até Graz, a capital da região Styria e a segunda maior cidade do país. Passear pelo centro história de Graz e caminhas às margens do rio Mur já são duas atrações imperdíveis, mas você também não pode deixar de visitar o Schloss Eggenberg, edifício barroco do século XVII, e a torre do relógio em Schloßberg, um parque no topo de uma enorme colina.

Aproveite o último dia na Áustria para conhecer Hallstatt: com apenas 800 habitantes, a cidade é considerada uma das vilas mais bonitas da Europa.

Explore os arredores do rio Hällstatter até chegar no miradouro Aussichtspunkt e apreciar as paisagens, deslumbrantes principalmente durante o inverno. Visite também o centro histórico e conheça a Pfarrkirche Mariä Himmelfahrt, a principal igreja de Hallstatt.

Para uma experiência única em Hallstatt, recomendo também o passeio até os Alpes Austríacos com o Skywalk, um teleférico a 360 metros de altura que oferece uma vista única das montanhas ao redor da vila.

Roteiro de 20 dias na Suíça e Áustria

Com 20 dias de passeio, você poderá planejar um roteiro Suíça e Áustria mais extenso que inclua outras atividades e cidade. Sugiro que você separe mais três dias para a Suíça e dois para a Áustria.

3 dias na Suíça

A capital da Suíça não pode ficar de fora do seu roteiro: reserve um dia do roteiro para visitar Berna, uma das cidades mais charmosas do país.

O centro histórico de Berna é encantador: as casas típicas da cidade possuem o mesmo padrão e cor, pois foram construídas com arenito após um grande incêndio no século XV.

No centro está a Zytglogge, o principal cartão-postal de Berna. Construída no século XIII, a torre de 23 metros de altura é decorada com um belíssimo relógio astronômico. Para visitar a torre e admirar o interior de um relógio em funcionamento, recomendo a visita guiada pela Torre do Relógio.

Zytglogge, na Suíça
As salas históricas do Zytglogge preservam as ferramentas medievais usadas para o funcionamento do relógio

Dentre as principais atrações da cidade estão também o Bundeshaus, o Parlamento Suíço, um edifício inaugurado em 1902 e que se destaca pelos seus vitrais e arquitetura elaborada, e a Catedral de Berna, considerada a mais alta de toda a Suíça, com uma torre medieval de mais de 100 metros. É possível visitar esses e outros pontos turísticos sozinho ou com um tour privado por Berna.

Depois, continue a viagem em direção a Lugano, a capital do cantão de Ticino, a porção da Suíça de influência italiana, localizada à beira do lago de mesmo nome.

Explore as atrações do centro histórico de Lugano, como o Palazzo Riva, a Piazza della Riforma, a Catedral de Lugano e o Palazzo Ferrini. Visite também a Igreja de Santa Maria degli Angioli: além da arquitetura imponente, o local é conhecido por abrigar belíssimas obras de arte renascentistas em seu interior.

Separe também algumas horas do seu dia para conhecer o principal ponto turístico da cidade: o Lago Lugano. Vale a pena passear pela costa e apreciar a cor azul-turquesa das águas e paisagens pitorescas ao redor do lago ou, caso tenha tempo, fazer um cruzeiro no Lago de Lugano.

Lugano, na Suíça
O Monte San Salvatore e o Monte Brè Lago são montanhas ao redor do Lago de Lugano. Foto: Giovanna Mauro

Para finalizar o seu passeio pela Suíça, vá até St. Moritz, um dos melhores destinos de inverno na Europa. Com uma altitude de quase 2 mil metros, a cidade oferece vistas deslumbrantes, centenas de atividades esportivas e uma gastronomia deliciosa.

Em St. Moritz, faça uma caminhada pelo percurso de 5 km à beira do lago local. O centro histórico é outra atração: passeie pelas suas ruas estreitas e descubra os principais pontos da cidade, como a igreja de São Maurício. Ao lado do edifício, você encontrará o campanário da igreja, uma torre medieval de mais de 30 metros que chama a atenção por um aspecto curioso: ela possui uma inclinação de quase 5 graus.

Outra atividade imperdível em St. Moritz é o passeio de trem com o Bernina Express, que, ao longo de uma rota de 122 km, oferece vistas panorâmicas espetaculares dos alpes suíços italianos em qualquer época do ano.

2 dias na Áustria

Ter dois dias a mais para conhecer as joias da Áustria é um verdadeiro privilégio. Aproveite a estadia prolongada para visitar Linz, uma cidade que agrada os amantes da natureza com as suas paisagens naturais marcadas pela presença do rio Danúbio e os apaixonados por arte e história, tendo sido eleita capital europeia da cultura em 2018.

A principal atração do centro histórico de Linz é o Neuer Dom, com suas altíssimas vidraças e elegante arquitetura em estilo gótico. A “Nova Catedral”, como também é conhecida, é a maior igreja da Áustria.

Não deixe de visitar também a “Velha Catedral”, construída em estilo barroco no século XVII, e o Lentos Kunstmuseum Linz, um dos principais museus da cidade que abirga uma importante coleção de obras do austríaco Gustav Klimt.

No final da viagem, siga para Melk, um vilarejo à beira do rio Danúbio conhecido mundialmente pela sua abadia, construída no ano de 996.

Abadia de Melk
As doze salas da biblioteca Abadia de Melk são decoradas com afrescos de estilo barroco

A abadia é a principal atração da pequena cidade: em cada um dos edifícios que fazem parte do enorme complexo, como a igreja, a biblioteca e o mosteiro, você poderá apreciar o luxo e o refinamento do barroco austríaco, com os seus afrescos, esculturas elaboradas e decoração refinada.

No local, você também irá vislumbrar um panorama privilegiado do vale de Wachau. Afinal, a abadia possui uma localização particular: ela está à beira de uma rocha sobre Melk.

Por fim, caso ainda tenha tempo disponível e queira aproveitar as belíssimas paisagens montanhosas atravessadas pelo vale do rio Danúbio, sugiro o cruzeiro pelo rio Wachau, saindo de Melk.

Como viajar entre as cidades no roteiro Suíça e Áustria

É possível se locomover entre os destinos do roteiro Suíça e Áustria de duas maneiras principais: alugando um carro ou usando o transporte público.

Cada uma das alternativas possui as suas vantagens e desvantagens. A principal vantagem de alugar um carro é viajar de forma prática e com liberdade, sem depender da disponibilidade do transporte público, que pode ser limitada nas cidades menores e mais isoladas.

Para alugar o seu carro de forma simples e rápida, sugerimos a DiscoverCars, um comparador que reúne diversas locadoras e é capaz de te mostrar os melhores preços e condições de serviço. Para encontrar o melhor automóvel para o roteiro Suíça e Áustria, basta inserir os dados da sua viagem e visualizar as opções disponíveis.

Caso não queira se aventuras pelas estradas, poderá optar por viajar de trem na Europa: existem inúmeras opções diárias para realizar os trajetos que sugerimos, com preços e durações diferentes. Você pode programar as viagens e comprar os bilhetes na Omio, uma plataforma que conta com um banco de dados formado por milhares de provedores de viagens confiáveis.

Outra alternativa é viajar entre as cidades suíças e austríacas de ônibus. A empresa Flixbus oferece dezenas de viagens diurnas e noturnas e um ótimo custo-benefício, principalmente se você comprar as passagens com antecedência.

Como viajar da Suíça para Áustria?

Estando na Suíça, a forma mais conveniente de ir para a Áustria é de trem. O trajeto pode durar de 3 a 8 horas, dependendo do ponto de partida e da cidade de destino.

Em média, as passagens custam cerca de 45€. Para que você tenha uma estimativa, veja a duração e o valor das viagens de trem da Suíça para a Áustria. A cotação foi feita na Omio em abril de 2024.

Trajeto Duração Valor médio
Viena – Zurique 7h50 45€
Linz – Zurique 6h35 45€
Salzburgo – Zurique 5h25 30€
Innsbruck – Zurique 5h25 25€

Outra opção é viajar da Suíça para Áustria de avião. Essa alternativa é mais rápida, já que a viagem dura em média 1 hora, mas as passagens são mais caras (de 100€ a 200€).

Qual a melhor época para fazer o roteiro Suíça e Áustria?

A melhor época para fazer o roteiro Suíça e Áustria é no inverno, entre os meses de dezembro e março.

Mesmo com o frio intenso, conhecer os destinos que sugerimos no inverno é a melhor opção para admirar as paisagens das cidades suíças e austríacas, elas estarão cobertas de neve.

Além disso, o inverno é também a melhor época para quem pretende praticar esportes na neve, típicos das cidades que mencionamos, ou para subir no topo das montanhas nevadas e ter uma experiência única nos alpes da Suíça e Áustria.

Porém, também é perfeitamente possível viajar durante a primavera, entre os meses de março e junho, quanto os preços são mais acessíveis e as temperaturas, mais agradáveis.

Quanto custa um roteiro Suíça e Áustria?

Um roteiro Suíça e Áustria poderá custar cerca de R$ 12.640 para 7 dias, R$ 22.311 para 14 dias e R$ 30.044 para 20 dias.

Mas, lembre-se de que o orçamento da sua viagem irá depender de muitos fatores, como a época do ano e a duração do passeio, o número de atrações que quer visitar, o tipo de hospedagem, o tipo de transporte entre os destinos, etc. A antecedência do seu planejamento também irá influenciar o orçamento: caso reserve as passagens e a hospedagem com antecedência, poderá encontrar preços melhores.

Assim, o valor que apresentamos é somente uma média, pois existem muitas variáveis que irão influenciar o valor final do seu passeio.

Para que você possa ter uma estimativa de quanto poderá gastar para fazer o roteiro Suíça e Áustria, separamos os preços médios para o passeio, considerando a viagem de uma pessoa em dezembro de 2024.

Item Roteiro de 7 dias Roteiro de 14 dias Roteiro de 20 dias
Passagem aérea São Paulo-Zurique (ida e volta) R$ 4.380 R$ 4.774 R$ 5.424
Transporte entre cidades R$ 245,70 R$ 573,30 ​​R$ 1.064,70
Hospedagem em hotel 3 estrelas R$ 4.684 R$ 10.319 R$ 14.086
Alimentação R$ 1.911 R$ 3.822 R$ 5.460
Seguro viagem R$ 82,60 R$ 148,48 R$ 188,16
Atrações turísticas R$ 1.337 R$ 2.675 R$ 3.822
Total R$ 12.640,30 R$ 22.311,78 R$ 30.044,86

Consideramos a cotação do euro em 14 de abril de 2024: 1€ = R$ 5,46.

Planejando seu roteiro Suíça e Áustria

Agora que você já sabe os destinos que poderá incluir no seu roteiro Suíça e Áustria e está pronto para programar a viagem, veja as recomendações que separamos para facilitar o seu planejamento.

Escolha a hospedagens base por região

É importante ter cuidado ao escolher a hospedagem para o seu roteiro Suíça e Áustria, pois reservar uma acomodação para cada cidade que será visitada pode não ser a melhor opção.

Ao invés disso, sugiro que você se hospede na própria cidade somente quando a estadia for mais longa (de dois a três dias). Caso a visita seja curta, o melhor é escolher uma cidade de base e, a partir dela, fazer bate e volta em outros destinos. Sempre uso essa estratégia nas minhas viagens na Europa para otimizar o tempo disponível e garantir um bom custo-benefício.

Assim, ao invés de se hospedar em Graz, Hallstatt e Salzburgo, por exemplo, você pode conhecer as três cidades se hospedando na capital austríaca e fazendo um bate e volta de Viena.

Porém, esteja atento ao escolher a cidade base. Considere que alguns fatores importantes devem ser levados em consideração para escolher uma cidade base, como preços, localização e oferta de hospedagem.

É melhor escolher cidades maiores e centrais como base, pois elas possuem grande oferta de hospedagem, além de estarem conectadas aos outros destinos por meio do transporte público e boas estradas.

Veja algumas sugestões de cidades para servir de base durante o seu roteiro Suíça e Áustria:

  • Viena;
  • Innsbruck;
  • Zurique;
  • Genebra;
  • Lugano.

Escolha o melhor transporte para o período

Como mencionamos, uma extensa rede ferroviária conecta os principais destinos da Suíça e da Áustria e o trem pode ser a alternativa mais eficiente para a sua viagem. Afinal, viajar de trem nos dois países é confortável e seguro, além de ser uma oportunidade de apreciar as belíssimas paisagens alpinas que marcam os trajetos entre cidades austríacas e suíças.

Porém, viajar de ônibus pela Europa também é uma opção viável, pois existem inúmeras viações e linhas itinerárias e também passagens mais econômicas do que as dos trens. A Flixbus, por exemplo, é uma empresa muito utilizada por viajantes e opera tanto na Suíça como na Áustria.

A melhor forma de decidir qual o transporte público mais adequado para cada etapa do seu roteiro é com a Omio. Ao fazer a sua busca, a plataforma irá te mostrar quais são as melhores opções disponíveis para viajar de trem ou ônibus no trajeto solicitado.

Plataforma de trens na Áustria
O trem é um meio de transporte eficiente para médias e longas distâncias

Para se locomover entre os destinos da Suíça, sugiro o Swiss Travel Pass, um bilhete especial que inclui uso ilimitado do transporte público em mais de 90 cidades do país, além de viagens gratuitas de trem, ônibus e barco no país.

Mesmo que os transportes públicos sejam eficientes e as suas redes sejam extensas, há também a opção de alugar um carro para o roteiro Suíça e Áustria, uma alternativa recomendada principalmente para conhecer as cidades menores e mais afastadas das capitais, como Hallstat e Melk, ou para não depender da disponibilidade dos meios públicos.

Programe os passeios com antecedência

Milhares de turistas visitam a Suíça e a Áustria todos os anos e, dessa maneira, as atrações turísticas dos destinos que mencionamos costumam possuir grandes filas. Para otimizar o tempo disponível, sugiro que você compre os ingressos para os passeios com antecedência.

Os ingressos podem ser adquiridos nos sites oficiais de cada ponto turístico ou em plataformas que vendem passeios e excursões, como o GetYourGuide e a Civitatis.

Para as grandes cidades do roteiro Suíça e Áustria em que a sua estadia será mais longa, recomendo a compra dos cartões turísticos de cada destino. Além de ser muito prático e um aliado para evitar filas, esse tipo de cartão permite que você economize ao longo da viagem, já que o seu custo é muito inferior ao valor do ingresso para cada atração comprado separadamente.

Os cartões para Viena (Viena Pass), Innsbruck (Innsbruck Card), Genebra (Genebra City Pass) e Zurique (Zürich Card), por exemplo, podem ser opções interessantes para quem optar pelo roteiro de 14 ou 20 dias, principalmente.

Fique conectado durante a viagem

Ficar conectado durante o seu roteiro Suíça e Áustria é muito importante. Afinal, você deve estar preparado para a possibilidade de precisar acessar a internet, usar o tradutor, procurar um lugar no mapa ou fazer uma ligação.

A maneira mais prática de garantir conexão para a sua viagem é comprando um chip internacional, que pode ser comprado ainda no Brasil. Assim, quando chegar na Suíça, você já poderá usar todas as funções do seu celular.

Nós do Euro Dicas recomendamos a America Chip, que oferece planos pré-pagos com ligações e dados de internet para Europa. Para garantir o seu, basta acessar o site da America Chip e escolher o plano com melhor custo-benefício. Lembre-se de selecionar também a cobertura na Suíça (adicional de $10).

O que saber antes de viajar para a Suíça e Áustria?

As sugestões de roteiro Suíça e Áustria que apresentamos incluem de 5 a 13 destinos e, para que a sua experiência seja única, é fundamental que você saiba quais são as regulamentações dos dois países para os turistas.

Antes de começar a fazer as malas e explorar a Suíça e a Áustria, confira algumas informações cruciais que você deve levar em consideração antes da sua viagem.

O seguro viagem é obrigatório

Como a Suíça e a Áustria fazem parte do Espaço Schengen, o seguro viagem para os dois países é obrigatório. Todos os turistas precisam de um seguro de cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares.

Você pode encontrar o seguro viagem para o seu roteiro Suíça e Áustria no Seguros Promo, um comparador de seguros online que oferece inúmeros planos por um excelente custo-benefício. Existem opções a partir de R$ 14 por dia de viagem.

Providenciar a PID

Se você está pensando em alugar um carro, fique atento: além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), você precisará da Permissão Internacional para Dirigir (PID) para dirigir na Áustria.

O documento não é exigido pela Suíça, mas é sempre aconselhável ter o documento internacional em mãos para dirigir no exterior.

Documentação e visto

Em 2024, os turistas podem viajar por até 90 dias na Suíça e na Áustria sem necessidade de visto. Mas, a partir de 2025, os brasileiros precisarão de uma permissão de viagem para visitar os dois destinos: o ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem).

O ETIAS foi criado pela União Europeia para reforçar a segurança nas fronteiras e será obrigatório para viagens a qualquer um dos 27 países do Espaço Schengen.

Levar dinheiro

Levar todo o dinheiro da sua viagem para visitar a Suíça e a Áustria pode não ser a melhor escolha, já que os dois países possuem moedas diferentes: enquanto a Áustria usa o Euro (EUR), a Suíça usa o Franco suíço (CHF).

Assim, eu sugiro que você concentre o seu dinheiro no cartão Wise, um cartão de débito internacional e multimoedas. Além de ser completamente gratuito, o cartão possibilita fazer compras internacionais em lojas físicas e virtuais e também saques em moedas diferentes.

Para solicitar o seu cartão gratuito, basta acessar o site da Wise, se cadastrar e abrir uma conta em poucos passos.

Vale a pena fazer um roteiro Suíça e Áustria?

Sim, com certeza.

Fazer um roteiro Suíça e Áustria é a melhor maneira de garantir o melhor custo-benefício para conhecer as principais atrações dos dois países que estão tão próximos geograficamente. Afinal, você poderá visitar dois destinos incríveis em uma só viagem!

Tenha em mente, porém, que você precisará de tempo para conhecer os principais pontos turísticos da Suíça e da Áustria. Assim, analise o tempo que você tem à disposição e decida qual dos roteiros que apresentamos é o melhor para você.

Com as recomendações que apresentamos e as nossas sugestões de roteiro Suíça e Áustria, tenho certeza de que você já está preparado para aproveitar o melhor que os dois países têm a oferecer. Boa viagem!