Neve na Europa: melhores lugares e quando conhecer

Viajar pela Europa  / 

Muita gente sonha em conhecer a neve e brincar igual criança fazendo anjinhos, boneco de neve ou até mesmo praticar esportes de inverno, não é mesmo? Na hora de escolher o destino bate a dúvida, quais os melhores destinos de neve na Europa? A verdade é que na maioria dos países, inclusive Portugal e Espanha, tem zonas de neve.

Encontre as melhores experiências turísticas na Europa

Na Get Your Guide você encontra os melhores tours guiados, entradas para atrações turísticas e atividades únicas em todos os destinos europeus.

VER ATRAÇÕES»

Confira os melhores destinos de neve na Europa e dicas que podem te surpreender.

Qual a melhor época do ano para ver neve na Europa?

Sem inverno, obviamente não tem neve. O inverno na Europa acontece nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, terminando em março. O mês de fevereiro costuma ser o mais frio e quando mais neva.

Geralmente, se você quer ter certeza de que vai ver muita neve na Europa (mas muita neve mesmo), aconselho visitar o norte da Noruega, Suécia ou Finlândia.

E, porque visitar o norte desses países? Bom, nas cidades mais ao sul geralmente não neva muito. Simples assim. Claro que você se você quer realizar o sonho de conhecer a neve, outras ótimas opções são países como a Islândia ou até mesmo a Groenlândia.

Claro que a Suíça e vários outros países da Europa também podem ser ótimos destinos para quem quer ver a neve na Europa de pertinho, porém caso dos dois países citados (e também de vários outros) você deverá visitar regiões que ficam no alto de montanhas caso queira garantir que conseguirá ver neve.

Onde ver neve na Europa?

Confira 10 cidades e regiões da Europa que você pode visitar para realizar o sonho de ver a neve na Europa de pertinho. Alguns destinos são bem conhecidos e outros nem tanto assim.

1. Neve na Suécia

Se você quer ver muita neve e não se importa com temperaturas extremamente baixas, prepare a roupa de frio e visite Abisko, no extremo norte da Suécia.

Abisko na Suécia

Por lá, você poderá esquiar, participar de atividades como caça à Aurora Boreal (um dos fenômenos mais lindos da natureza), escalar montanhas cobertas de neve, passeios de snowmobile (motos de neve), pescar em um rio congelado ou até mesmo visitar um hotel totalmente feito de gelo que fica na região.

2. Neve na Noruega

Tromsø é uma cidade universitária que fica no extremo norte da Noruega, a 400 km ao norte do Círculo Polar Ártico. Um lugar muito cosmopolita, onde é possível fazer muitas atividades durante todo o ano.

Durante o inverno, é possível participar de atividades como dog sledding, passeio de bicicleta na neve, fazer cruzeiros pelos espetaculares fiordes noruegueses, caçar Aurora Boreal ou até mesmo fazer um safári de snowmobile (moto de neve).

Você pode, por exemplo, fazer um cruzeiro turístico no Fiorde de Oslo, por 35,47€ por pessoa.

3. Neve na Finlândia

Localizada a apenas 6 km ao sul do Círculo Polar Ártico, Rovaniemi é um ótimo destino para quem sonha em conhecer a neve enquanto estiver na Finlândia.

Além de tudo que você poderá fazer aqui durante o inverno – esquiar, safáris de snowmobile, caçar Aurora Boreal, dirigir carros na neve, passear em um rio congelado em navios que quebram o gelo, entre muitas outras atividades -, você poderá conhecer a vila e a residência oficial do Papai Noel!

Helsínque, descubra os encantos da incrível capital da Finlândia.

4. Neve na Itália

Esta não é exatamente uma cidade italiana, mas sim uma região autônoma que fica no noroeste da Itália chamada Vale de Aosta. Se você gosta de inverno, quer ver muita neve e estar pertinho de vários países ao mesmo tempo, este pode ser o destino ideal para você.

Fazendo divisa com a França, Suíça e Itália, a região Vale de Aosta é muito procurada durante do inverno por turistas que querem praticar esportes como esqui e alpinismo (entre outros), ou até mesmo aqueles turistas que querem ver a neve das alturas.

Já pensou em alugar uma mala para viajar?

A GetMalas tem a solução ideal para quem busca malas premium sob medida para cada viagem.

ALUGAR MALA »

Lá existe um bondinho que te leva para um passeio com uma visão privilegiada dos majestosos Mont Blanc, Monte Rosa, Matterhorn e Gran Paradiso.

OS Alpes Suíços também podem ser uma alternativa para ver muita neve na Europa.

5. Neve na Áustria

Innsbruck é conhecida internacionalmente por ser um destino bem procurado por quem gosta de esqui, snowboard e outros esportes de inverno.

Além de esportes, a cidade conta também com passeios turísticos, centros para fazer compras, zoológico e você também uma caverna de cristais Swarovski.

6. Neve na Espanha

Localizada na base das montanhas de Sierra Nevada, Granada é uma cidade que fica no Sul da Espanha e um ótimo destino para quem quer ver neve no país, graças a altitude de sua localização.

Sierra Nevada

Além de aproveitar uma arquitetura extraordinária você pode visitar as várias estações de esqui na região, praticar trekking e muito mais.

Conheço os Picos de Europa o belíssimo parque da Espanha.

7. Neve em Portugal

Engana-se quem pensa que não é possível ver neve em Portugal. Basta ir até a Serra da Estrela, que não é exatamente uma cidade portuguesa, mas sim uma das montanhas mais altas do país.

Esta região é conhecida por ter neve abundante durante o inverno e é aqui que está localizada a única estação de esqui de Portugal, a Estância de Esqui Vodafone. Prepare as roupas de frio porque as temperaturas aqui podem chegar a vários graus negativos.

8. Neve na França

Seria impossível fazer esta lista sem incluir os famosos Alpes Franceses, não é mesmo? Existem várias cidades onde você pode ver a neve por lá. Por exemplo, em Grenoble, uma cidade universitária que já chegou até a hospedar as Olimpíadas de Inverno de 1968.

O número de resorts de inverno nos Alpes Franceses é enorme e neles você encontrará os mais diversos tipos de atividades. Aqui vai uma pequena lista de locais a visitar:

  • Chamonix;
  • Tignes;
  • Avoriaz.

Por vezes, também neva em Paris no inverno e a cidade fica linda.

9. Neve no Reino Unido

Ben Nevis, nas Highlands da Escócia, é a montanha mais alta de todo o Reino Unido. Ou seja, você pode esperar ver neve por lá durante o inverno.

Existem vários tipos de atividades, sendo que você pode, por exemplo, apenas fazer caminhadas e admirar uma vista se tirar o fôlego ou então escalar as montanhas cobertas de neve e gelo (mas só se você for experiente nessa atividade).

Uma boa opção é participar de uma excursão de um dia às Highlands, ao Lago Ness e a Glencoe, saindo de Edimburgo. Reserve no Get Your Guide, a partir de 54,91€.

10. Neve na Alemanha

Localizada na região da Baviera, a cidade alemã de Garmisch-Partenkirchen é um destino muito procurado por quem quer ver neve na Alemanha e aproveitar para praticar esportes de inverno. O lugar é tão bom para esse tipo de atividade que foi sede das Olimpíadas de Inverno de 1936.

Se você quer ver neve mas também quer relaxar, saiba que por lá também existem vários resorts.

Saiba como visita o Ninho de Águia nos Alpes da Alemanha.

Cuidados que você precisa ter para conhecer a neve na Europa

Sei que conhecer a neve na Europa é o sonho de muitos brasileiros, mas saiba que você precisa ter cuidado quando for embarcar nessa aventura. Aqui estão alguns conselhos (e lembre-se do ditado “O seguro morreu de velho”).

Use roupas adequadas

Para conhecer a neve é preciso se submeter a temperaturas bem baixas, por isso, as roupas e sapatos e fazem toda a diferença para aproveitar melhor a experiência. Vista-se com roupas adequadas e em camadas, o ideal é comprar as roupas de inverno na Europa.

roupas para neve na Europa

Caminhar sobre lagos

Jamais tente caminhar sobre lagos e rios congelados se você não tem certeza de que o local é seguro. Veja se outras pessoas estão passando pelo local, caso contrário é melhor evitar.

Também não é aconselhável andar sobre lagos e rios congelados sozinho e/ou sem equipamentos de segurança.

Escalar montanhas

Não escale montanhas e/ou pratique esqui sem a presença de um guia. Se perder já é ruim, imagina se perder no inverno? Além disso, também existe a possibilidade de você se machucar enquanto pratica algum esporte de inverno, e estar sozinho (perdido ou não) pode complicar a sua situação.

Beba água

Beba muita água. Muita água mesmo. É muito importante você se hidratar, já que seu corpo gasta muita energia no frio. Além disso, beber água é importante para manter a pele hidratada e para ajudar o corpo a eliminar toxinas através da urina, já que transpiramos menos durante o inverno.

Deixe o rosto destapado

Mesmo que esteja muito frio, evite cobrir o rosto de forma que facilite a formação de “vapor” enquanto você respira. Vapor é úmido e isso pode deixar a sua pele ainda mais fria.

Em casos extremos, pode “colar” a sua pele no tecido que estiver cobrindo o seu rosto (e vai doer muito para tirar).

Confira a previsão do tempo

Confira sempre a previsão do tempo antes de sair de casa ou do hotel, e saiba que dias de sol e céu limpo podem ser extremamente frios.

Contrate o seguro viagem adequado

Se você planeja conhecer a neve na Europa, saiba que o seguro viagem é obrigatório. Recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem, que apresenta planos das principais seguradoras do mercado. Antes de escolher o plano confira na apólice se ele cobre esportes de inverno.

Conviver com a neve na Europa

Sei que uma paisagem cheia de neve é o sonho de muita gente, mas existem certas particularidades que devem ser consideradas quando você mora ou quer fazer turismo em um lugar assim. Você já visitou alguma cidade europeia durante o inverno e se divertiu muito com a neve? Que tal contar a sua experiência nos comentários?

Dicas de onde ver a neve em qualquer país europeu serão muito bem-vindas, assim a nossa lista poderá crescer cada vez mais!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da Mobility que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Taís é natural do Espírito Santo e mora na Suécia há mais de 6 anos. Criou o Aqui no Exterior, um canal no YouTube, página no Facebook e perfil no Instagram onde ela mostra tudo sobre a vida no exterior, sobre viagens, sobre intercâmbio e tudo que tem a ver com esses temas.