Observatório Real de Londres: como visitar o Meridiano de Greenwich

Visitar Londres  / 

O Observatório Real de Londres, também conhecido por Observatório Real Greenwich, é onde o mundo foi dividido oficialmente entre Ocidente e Oriente. Hoje, vamos falar mais sobre o Observatório Real de Londres. Confira tudo a seguir.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

O que é o Observatório Real de Londres?

Se na escola você já ouviu falar do “Meridiano de Greenwich”, com certeza vai adorar saber tudo sobre o Observatório Real de Londres. Foi ali, no bairro de Greenwich, em Londres, que o mundo foi dividido em Ocidente e Oriente com a longitude definida em 0º 0? 0?.

História do Observatório Real de Londres

O Observatório Real de Londres foi fundado em 1675 e inaugurado em 1676, na capital da Inglaterra. Sua função primordial era a de auxiliar no desenvolvimento dos conhecimentos relacionados à astronomia, essenciais para a navegação.

Foi o Rei Carlos II (King Charles II) que encomendou o Observatório Real de Londres e, na mesma época, criou a posição de “astrônomo real”. O profissional era o diretor do observatório e fundamental pelo sucesso das navegações do reino britânico pelo mundo.

Aliás, aqui vale um registro. A Marinha Real Britânica foi, durante pelo menos três séculos (XVII – XX), considerada a marinha mais poderosa do mundo. Isso, com certeza, também com a ajuda dos conhecimentos astronômicos que o Observatório Real de Londres proporcionou.

Veja o que fazer em Londres e confira nosso guia de viagem.

Importância do Observatório Real de Londres

O fuso horário, por exemplo, só existe de maneira organizada por conta do Observatório Real de Londres. Sim, antes era uma bagunça e cada região do mundo administrava, à sua maneira, as horas. Não existia uma regra e uma organização.

Foi somente em 1884, durante a Convenção de Washington, que o Meridiano de Greenwich foi considerado o marco zero das longitudes terrestres e padronizou as navegações e as horas em todo o mundo.

Como chegar ao Observatório

O Observatório Real de Londres fica no bairro de Greenwich, em Londres.

Localização: Blackheath Ave, Greenwich, London SE10 8XJ.

Veja abaixo como chegar até lá.

Do centro de Londres

De carro: são praticamente 8 milhas de distância do centro da cidade até o Observatório Real Greenwich, porém com o trânsito complicado da capital inglesa você vai levar quase uma hora. Veja qual o melhor trajeto no Google Maps.

De metrô / DLR: não existem estações de metrô próximas ao Observatório Real de Londres, então você deve pegar o DLR (que é um tipo de trem) na estação Bank (no centro da cidade) e ir até à estação Cutty Sark for Maritime Greenwich. Depois, são mais 15 minutos de caminhada pelo meio do Greenwich Park e você chega ao observatório.

De ônibus: você pode pegar diversos ônibus até o Observatório e o Greenwich Park. Entre eles as linhas 188 e 129.

  • 129 North Greenwich to Cutty Sark (Parada: National Maritime Museum);
  • 188 North Greenwich – Russell Square (Parada: National Maritime Museum).

Você também pode ir de táxi ou Uber, porém os valores ficarão bem salgados, devido à distância do centro da capital londrina.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Tower Bridge: história, como visitar e tudo sobre os ingressos.

Como visitar Observatório Real de Londres

Existem algumas maneiras muito interessantes de visitar o Observatório Real de Londres. Confira.

Tour de Áudio no Observatório Real de Greenwich

Por £16,00 (dezesseis libras) você vai pisar na linha do meridiano e ficar com um pé no hemisfério oriental e outro no hemisfério ocidental do mundo.

Além disso, poderá conhecer mais sobre os astrônomos reais e admirar uma das melhores vistas de Londres a partir do Parque de Greenwich. Veja como comprar ingressos para o tour com guia de áudio no Observatório pelo Get Your Guide.

Bilhetes Royal Observatory e Cutty Sark

Por £26,25 (vinte e seis libras e vinte e cinco centavos), além de visitar o Observatório Real de Londres, você poderá visitar o convés principal do Cutty Sark, que foi uma das principais embarcações usadas no transporte de chá pela Inglaterra.

O tour pelo Royal Observatory e Cutty Sark tem duração de 2 horas e você pode comprar antecipado pelo Get Your Guide.

Veja a lista completa de todos os passeios no Get Your Guide e escolha a melhor opção conforme o seu estilo de viagem e seu tempo de visita em Londres.

Horários de visitação e preços

O Observatório Real Greenwich funciona diariamente, das 10h às 17h, e só fecha dois dias por ano, do dia 24 ao dia 26 de dezembro.

Os preços para visitação são:

  • Adultos: £14,40 (quatorze libras e quarenta centavos);
  • Crianças (acima dos 4 anos): £7,20 (sete libras e vinte centavos);
  • Crianças menores de 4 anos: gratuito;
  • Jovem estudante (entre 16 e 25 anos) com documento de comprovação: £5 (cinco libras);
  • Adulto com deficiência: £5 (cinco libras);
  • Criança com deficiência: £5 (cinco libras) com direito a um acompanhante.

Veja os preços dos bilhetes combinados (combos) no site Royal Museums Greenwich.

O que ver no Observatório Real de Londres

Ao visitar o Observatório Real da capital da Inglaterra, você não pode deixar de ver a linha que separa o mundo entre ocidente e oriente, o museu, a Flamsteed House – que foi onde viveram alguns cientistas no século XIX – e o Observatório. Além disso, aproveite para passear no parque, que é gigante! Ele é um dos maiores espaços verdes de Londres.

Museu Britânico em Londres: principais dicas para visitar.

Dicas e curiosidades

Uma dica é garantir o seu ingresso de forma antecipada, através do Get Your Guide ou no próprio site do Observatório Real de Londres. Dessa forma, você evita filas e não despende tanto tempo para visitar a atração.

bola do tempo no observatório real de londres

Uma curiosidade sobre o Observatório Real Greenwich é a bola do tempo. Quando você estiver olhando para a Flamsteed House, verá no telhado uma bola vermelha e sabe o motivo de ela estar ali? É que, antigamente, mais precisamente a partir de 1833, os navios que navegavam pelo Rio Tâmisa conseguiam ver a bola vermelha no telhado do Observatório Real de Londres (“Time Ball”).

E a “Time Ball”, todos os dias (e até hoje) às 12h55 se move para cima no mastro e às 13h ela simplesmente cai e retorna para o seu lugar de origem. Foi a maneira que o Observatório Real de Londres encontrou para que os navegadores pudessem acertar os seus relógios.

Dica: se está planejando viajar para a Inglaterra, é importante saber que é obrigatório ter um seguro viagem. Você pode usar o nosso comparador de seguro viagem sem complicações e sem compromissos para descobrir qual a proteção mais barata e adequada para sua viagem.

Veja ainda quanto custa viajar para Inglaterra, descubra os gastos detalhados e planeje sua viagem.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.