Já pensou em visitar uma cidade e se deparar com uma ponte que se eleva para que os navios passem? Isso é possível em Londres! A Tower Bridge, ou Torre de Londres, foi inaugurada em 1894 para atender os moradores do leste da capital britânica. E hoje é um dos principais símbolos do Reino Unido.
Ela é, sem dúvida, a ponte mais famosa e fotografada da cidade. E até do mundo. Se está curioso para saber um pouco mais sobre a história da Tower Bridge, siga conosco.
Índice do artigo
A história da Tower Bridge
A Tower Bridge foi inaugurada em 1894 pelo Príncipe de Gales, Edward VII. Sua construção foi necessária pois a estreita London Bridge já não suportava mais o tráfego dos 20 mil veículos que passavam por lá diariamente para chegar em Londres, em plena ascensão no século 19.
As obras começaram em 1886 e contaram com mais de 400 operários.
Leia o que já falamos sobre o que fazer em Londres.
A exposição da Tower Bridge
Quem visita a Torre de Londres pode conhecer um pouco mais sobre a sua história por meio da exposição permanente, a Tower Bridge Exhibition. Um vídeo explica sobre os processos da construção e a importância da Tower Bridge.
O visitante também tem a oportunidade de ver fotos antigas da Torre de Londres e tem acesso a uma passarela de observação. Além disso, ele pode conhecer a antiga casa de máquinas, responsável por levantar as passarelas e dar passagem às embarcações maiores.
O filme sobre a exposição da Tower Brigde é bem dinâmico e um toque leve de humor. Por não ser cansativo, certamente crianças e adultos podem aproveitar bastante o momento.
Saiba como comprar ingressos para a Torre de Londres no nosso artigo.
Nas alturas
De cima da Tower Bridge é possível apreciar toda a paisagem da cidade de Londres, bem como os navios e barcos que atravessam o Rio Tâmisa e os veículos que aguardam pacientemente sua vez de concluir a travessia.
Assim como a maioria das pontes possuem passarela para os pedestres, a ponte mais famosa de Londres não poderia ser diferente: a Tower Brigde recebe cerca de 40 mil pessoas por dia.
Visite a Tower Bridge
Se você ficou com vontade de visitar esse famoso ponto turístico, saiba que é bem fácil. A Tower Bridge fica entre os distritos de Tower Hamlets e Southwark, ligando as duas partes separadas pelo rio.
De um lado, temos a Torre de Londres e do outro, os prédios ultramodernos do City Hall (a prefeitura da cidade) e do The Shard.
Leia também sobre os melhores pubs em Londres e inclua em seu roteiro de viagem.
Sala de máquinas
Outra parada obrigatória em sua visita a Tower Brigde é a Casa de Máquinas, incluso no ticket. Aqui está exposto todo o maquinário responsável pela abertura e fechamento da ponte para a passagem de grandes embarcações.
Certamente é um passeio que vale a pena. Através de uma exposição bem detalhada, você pode conhecer toda a história por trás dessa grande obra da engenharia. Aliás, o fato de a ponte se abrir ao meio ajudou a transformá-la em uma grande atração turística.
No final do passeio, o turista recebe o melhor presente do momento: a visão da ponte em pleno movimento. Essa é uma imagem digna de um dos pontos turísticos mais visitados de Londres.
Turismo na Inglaterra: conheça as melhores cidades e melhores pontos turísticos para visitar.
Como chegar
Dependendo de onde você está, é mais fácil ir a pé para a Tower Bridge e evitar o complicado trânsito de Londres.
Entretanto, se você utilizar o transporte público, o metrô certamente é o mais indicado. Londres tem estações espalhadas por todos os lados, sendo que a Tower Hill é o ponto mais próximo da Tower Bridge. Outro ponto próximo é London Bridge.
Os ônibus também passam pela Tower Brigde, mas é bom tomar cuidado para não se perder. Isso porque dependendo de onde você estiver hospedado, podem existir linhas diferentes.
Para saber tudo sobre o London Pass, visite nosso artigo.
Compre o seu ingresso
Os ingressos para visitar a Tower Brigde podem ser comprados diretamente no local ou com antecedência, pela internet.
No entanto, ao comprar o seu ingresso pela internet é importante lembrar que ao contrário do que muitas pessoas pensam, o ticket online não permite a entrada rápida na Tower Bridge. Ainda é preciso validar as reservas, bem como passar pelas verificações de segurança e aguardar que o elevador chegue até as passarelas.
Além disso, a entrada nas passarelas não pode ser garantida em horário de pico ou durante o Bridge Lifts. O que isso significa? Simples. São os horários que a ponte é aberta. Para saber mais detalhes, bastante clicar no site e acessar a programação.
Bilhetes
Os bilhetes devem ser reservados com no mínimo 24 horas de antecedência e são válidos por um ano a partir da data da compra.
Todas as crianças até 15 anos devem estar acompanhadas por um adulto. Caso contrário, a entrada não será liberada.
Para saber mais, comprar ou reservar os ingressos, acesse o site oficial aqui.
Preços
Os ingressos antecipados custam:
- Adulto: £8;
- Criança (5 a 15): £3,50;
- Criança (menor de 5): gratuito
Veja também o que fazer de graça em Londres: os 5 melhores passeios gratuitos.
Planeje a sua visita
É bom ficar atento, pois as visitas funcionam em diferentes horários durante o ano. Por isso, para te ajudar a planejar o passeio, nós colocamos abaixo o horário de visita, de acordo com os meses do ano. Atente-se a essas informações para não se confundir:
- De Abril a Setembro, das 10h às 18h (entrada até as 17h30);
- De Outubro a Março, das 9h30 às 17h (entrada até as 17h).
A Tower de Londres permanece fechada entre os dias 24 a 26 de dezembro. Entretanto, no dia 1 de janeiro, sua abertura é às 10h.
Visite a Tower Bridge e conheça um mundo totalmente diferente!
Não perca nossos guias sobre o Museu de Cera de Londres e o Museu de História Natural.