Londres é uma das cidades mais bonitas do mundo e a oferece uma infinidade de atividades interessantes que podem tornar sua viagem inesquecível. Uma das experiências mais legais é fazer um cruzeiro no Rio Tâmisa.

Sim, um cruzeiro pelas águas do Tâmisa! Ao longo deste artigo vou explicar tudo o que precisa saber, além de opções para todos os bolsos e gostos. Vamos lá?

Como é fazer um cruzeiro no Rio Tâmisa?

Fazer um cruzeiro no Rio Tâmisa deveria estar no seu roteiro em Londres, já que é uma forma diferente de ver vários monumentos e pontos turísticos da cidade, como a London Eye, por exemplo.

A frota de barcos costuma ser bem moderna e enquanto vai navegando, você passa pelos principais cartões postais e vai conhecendo tudo por um novo ângulo. Parece encantador, não é? E de fato é mesmo!

Existem muitas empresas que oferecem cruzeiros no Rio Tâmisa, por isso, é preciso conferir com atenção qual píer é o ponto de partida do passeio e o que está ou não incluso, já que há vários tipos de cruzeiros diferentes.

Cada um tem seu benefício e propósito. Os cruzeiros mais simples oferecem um tour de cerca de uma hora e meia e disponibilizam guias de áudio contando um pouco mais sobre a história de Londres e das atrações por onde estiver passando.

Vista panorâmica do Rio Tâmisa, a London Eye e o Big Ben.
Londres é uma cidade que recebe muitos turistas, por isso é indicado reservar os passeios com antecedência. Foto: Iara Vilela

Mas o cruzeiro no Rio Tâmisa também pode ser luxuoso, com jantares, bebidas e música ao vivo incluídos no pacote. Tanto que muita gente opta por eleger essas opções em dias festivos como Natal e Ano Novo, já que alguns preparam menus especiais e até paradas estratégicas para ver os fogos de artifícios.

A duração do passeio também varia de acordo com a empresa e também do tour, mas a média varia de 1h30 a 3h de viagem, e, em geral, você pode escolher se quer curtir a vista no lado interno ou externo do barco.

Quanto custa o cruzeiro no Rio Tâmisa?

De £14,90 até mais de £90.

Fazer um cruzeiro no Rio Tâmisa é o tipo de passeio democrático e que realmente tem opção para todo tipo de bolso. Então tenha em mente que você pode fazer desde o mais barato, até o mais exclusivo ou com outros passeios inclusos.

Dessa forma, os mais simples saem por £15, enquanto os médios ficam em torno de £30. Já os mais luxuosos custam a partir de £90.

Onde comprar ingresso para o cruzeiro no Rio Tâmisa?

Você pode comprar diretamente com as empresas, mas como são muitas, o melhor é adquirir seu bilhete através dos sites especializados em passeios turísticos, como o GetYourGuide e a Civitatis.

Além de serem confiáveis e os portais estarem completamente em português, nas plataformas você consegue ver a opinião de pessoas que já fizeram aquele tour, o que ajuda muito na hora de tomar uma decisão.

Outra opção um tanto diferente de transporte em Londres é o Uber Boat. Isso mesmo, o Uber que já conhecemos, mas ao invés de um carro, você viajará em um barco. A reserva pode ser feita diretamente no site da empresa.

Qual o melhor cruzeiro no Rio Tâmisa?

Como são muitas opções diferentes, a minha dica é que você escolha antes o objetivo do passeio.

Você pode, por exemplo, ir do centro até a região de Greenwich e voltar. Simples assim. Mas você também pode escolher um combo que inclua a entrada na London Eye ou até mesmo um lindo cruzeiro pelo entardecer.

Veja algumas ideias de passeios pelo Tâmisa que separei:

Passeio Valor a partir de
Cruzeiro de Westminster a Greenwich £14,90
Hop-on hop-off com cruzeiro e London Eye £60
Cruzeiro à noite com espumante e canapés £33,30
Cruzeiro com jantar e Jazz ao vivo £89
Cruzeiro ao entardecer R$ 231,60
Cruzeiro com almoço R$ 311

O que ver durante o cruzeiro no Rio Tâmisa?

Durante o cruzeiro você vai passar por vários dos principais prédios e pontos turísticos de Londres. Alguns você vai passar a uma certa distância, mas outros você vai ver de pertinho. É o caso dos seguintes:

Detalhes para planejar o cruzeiro no Rio Tâmisa

Para seu cruzeiro no Rio Tâmisa ficar perfeito, é bom que você tenha em mente algumas coisas.

  • Hora e local: uma das mais importantes que já citei, que é conferir o ponto de partida, mas lembre-se também de chegar com cerca de 30 minutos de antecedência. A pontualidade londrina é real e não há muito espaço para atrasos;
  • Formato: se optar pelo tour mais básico, confira se ele é de ida e volta ou se é “single”, que seria como um transporte só de ida;
  • Regras: também é bom consultar as regras em relação a animais, roupas e crianças. Alguns passeios não são recomendados para bebês, outros possuem código de vestimenta (principalmente jantares de luxo) e algumas empresas aceitam apenas animais de serviço a bordo.

Dito isso, vamos às dicas mais práticas:

Melhor época e horário para o cruzeiro

Sem dúvidas a melhor época para viajar Londres vai de abril a outubro, que passa pela primavera, verão e parte do outono. É quando o tempo costuma ser mais agradável e não tão frio quanto o inverno.

Rio Tâmisa em Londres à noite
Fazer o cruzeiro à noite é uma ótima oportunidade de ver a London Eye iluminada de um ângulo diferente. Foto: Iara Vilela

Já em relação ao horário, bom, depende muito do seu objetivo, mas indico fazer o cruzeiro no fim do dia para ver o pôr do sol. A luz é incrível, além de deixar o passeio mais bonito.

Chuvas são frequentes em Londres

É verdade que há muito o que fazer em Londres, mas também é verdade que é uma cidade chuvosa. Isso é um fato! De acordo com o instituto de meteorologia inglês, a cada ano a média é de impressionantes 109 dias de chuva.

Mas não quer dizer que chova (sempre) o dia inteiro. É muito comum cair uma pancada e, minutos depois, o sol aparecer. Por isso, é bom consultar a previsão do tempo antes de reservar seu passeio.

Adquira o bilhete com antecedência

Reservar seu passeio com antecedência faz toda a diferença na hora de viajar com mais tranquilidade. Evita filas e há mais chances de encontrar alguma promoção.

Se estiver com medo das chuvas, opte por comprar o tíquete do cruzeiro no Rio Tâmisa através de uma plataforma especializada, como a Get Your Guide ou Civitatis, pois ambas empresas oferecem o benefício do cancelamento grátis.

London Pass pode ser interessante

Para quem quer aproveitar para conhecer muitas atrações, uma ótima opção pode ser o London Pass.

Caso ainda não tenha ouvido falar, o London Pass é um bilhete que oferece várias vantagens para quem está passeando pela cidade. Com ele você tem acesso a mais de 90 atrações como a Torre de Londres, os principais estádios de futebol e até mesmo a Shakespeare’s Globe.

Além disso, opções de transporte também estão incluídas como os ônibus Hop-on-Hop-off e até mesmo o Uber Boat.

Vale a pena fazer um cruzeiro no Rio Tâmisa?

Vale, sim! É uma forma diferente e gostosa de conhecer a cidade.

Se estiver cogitando incluir um cruzeiro pelo Tâmisa no seu roteiro, lembre-se que Londres é uma cidade que recebe muitos turistas e não é difícil que as entradas para as atrações se esgotem com facilidade. Então tudo o que puder reservar com antecedência, reserve. Essa dica serve para tudo: passeios, restaurantes e claro, hotéis.

Por fim, digo que o passeio vale mais ainda se o tempo estiver bom. Fazer este cruzeiro durante o pôr do sol é belíssimo e pode ser uma experiência inesquecível, que vai deixar sua viagem ainda melhor!