O que fazer em Greenwich: veja dicas de passeio e como chegar

Visitar Londres  / 

Alguns acham que é uma cidade à parte. Outros acham longe demais para visitar. Mas a verdade é que se tem muito o que fazer em Greenwich, uma das regiões mais charmosas de Londres. Além de ter uma história para contar.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Dá uma conferida aqui nas nossas dicas e inclua Greenwich no seu roteiro.

Saiba o que fazer em Greenwich

Localizado na parte South-East de Londres, Greenwich não é nenhuma novidade para quem pesquisa um roteiro na capital da Inglaterra. Ir para aquela região já é considerado um dos passeios mais tradicionais de Londres.

Na próxima vez que for à terra da Rainha, reserve um dia inteiro para conhecer o bairro. Ou, pelo menos, uma tarde. Garantimos que você não vai se arrepender.

Além de uma boa opção de passeio, Greenwich tem uma curiosidade: é onde fica localizado o meridiano 0º. Isso quer dizer que é nesse lugar que se contam os fusos horários do mundo inteiro. Tanto para oeste, quanto para o leste.

Por conta disso, a Linha de Greenwich, ou o Meridiano de Greenwich (você pode pesquisar das duas maneiras) ficou famoso por sua importância naval. É, também, considerado um dos Patrimônios da Humanidade pela UNESCO.

O local reserva passeios a pé, com muito verde ao redor, além de museus e história. E se você é do tipo que curte uma boa feira, o Greenwich Market também deve estar no seu roteiro.

Como chegar

A melhor maneira de visitar Greenwich é chegar de barco através da Thames Clippers. Para ir de Westminster até lá, vá para o píer localizado na Roda Gigante London Eye. Pouco mais de 30 minutos depois, você chegará no bairro. O Clippers é um barco que cruza a cidade toda pelo Rio Tâmisa.

Durante o percurso, ele passa por vários pontos e um deles é Greenwich. E você ainda faz um city tour londrino pelo rio Tâmisa.

O que fazer em Greenwich?

Primeiro, a boa notícia é que Greenwich é um daqueles locais ótimos para andar a pé. Então, dê uma olhada nas principais atrações e divirta-se no passeio.

o que fazer em greenwich meridiano

Meridiano de Greenwich e o Royal Observatory (Observatório Real)

Essa é uma visita que não pode faltar. Vá até o ponto exato, onde começam a ser contadas as longitudes e tire uma foto da famosa, e lendária, linha do meridiano de Greenwich. Ele é, nada mais nada menos, que uma circunferência imaginária que une os dois pólos. Nesse mesmo lugar, estique o passeio e visite o Royal Observatory.

Se você gosta de astronomia, não pode deixar de conhecer. Localizado na Blackheath Avenue, o Observatório Real foi uma ordem dada pelo Rei Carlos II. A ideia era auxiliar no desenvolvimento de conhecimentos astronômicos com foco na navegação. Acabou por ser palco dos primeiros testes com cronômetros para cálculos de longitude, no que acabou se fundando o meridiano.

É, também, um lugar histórico: desde 1675, passaram por lá grandes astrônomos do mundo como John Flamsteed e Edmond Halley. Sim, aquele mesmo que deu origem ao cometa Halley. Os dois foram os primeiros detentores do título de “Astrônomo Real Britânico”.

Aproveite para conhecer o planetário e viajar pelo espaço em um tour guiado. E uma curiosidade: lá, é possível observar o Shepherd Gate Clock, que fornece a hora oficial de Greenwich. É um relógio criado em 1852, por Charles Shepherd.

o que fazer em greenwich park

Parque de Greenwich

E já que você visitou o Observatório Real, inclua no seu planejamento de o que fazer em Greenwich uma volta pelo parque.

Bem ao lado do Observatório, o Parque de Greenwich é tido como um dos mais belos de Londres. Tem, ainda, uma história ligada à Realeza Britânica. Foi construído na época do Rei Charles II, em 1660.

O Rei, à época, ordenou a criação de um jardim em estilo francês. O designer do Parque de Greenwich ainda permanece até hoje, incluindo algumas árvores centenárias que resistem desde então.

Museu Nacional Marítimo de Londres

E continuando com as dicas de o que fazer em Greenwich, aproveite para visitar o Museu Nacional Marítimo de Londres, abrigado dentro do Parque. Lá, você poderá conhecer vários tesouros do império britânico, além de aprender mais sobre a história das batalhas navais travadas na Inglaterra. São mais de 2 milhões de objetos, que vão desde a época de Cristovão Colombo até itens do Titanic, por exemplo.

O Museu é dividido por áreas temáticas e é considerado o maior do gênero marítimo no mundo, com um dos maiores acervos. O Curry Sark, uma antiga embarcação transportadora de chá, é uma outra atração do local. O veleiro data do século XVIII e fazia a conhecida rota do chá entre a China e o Reino Unido e está ancorado no museu desde 1954.

A boa notícia: a entrada no Museu Nacional Marítimo de Londres é gratuita. Para visitar a embarcação Curry Sark é preciso pagar uma entrada. No Get Your Guide, você pode comprar os ingressos para o Royal Observatory e Curry Sark, por 29,89€.

o que fazer em greenwich royal naval

Old Royal Naval College (Antiga Escola Real Naval)

E se a história marítima e naval da Inglaterra são do seu interesse, aproveite o passeio por Greenwich para conhecer o Old Royal Naval College. A história é bastante curiosa: situado onde ficava o Palácio de Greenwich, o edifício foi danificado e demolido no ano de 1694, após a Guerra Civil Inglesa. Em 1696, foi reconstruído e tornou-se o Hospital de Greenwich.

O antigo Palácio era o local favorito do Rei Henrique VIII. Foi, também, onde nasceram Elizabeth I e Mary I, a famosa “Bloody Mary”. Somente em 1869, o prédio abrigou o Royal Naval College, um centro de treinamento da Marinha Real. Já em 1998, passou a sediar eventos da Universidade de Greenwich e da Trinity College of Music.

A entrada também é gratuita.

Greenwich Market (Mercado de Greenwich)

E se você é daqueles que sempre visita um mercado durante os passeios, nossa sugestão é que, no final do tour por Greenwich, você dê uma passada no mercado de rua do bairro.

O Greenwich Market oferece uma série de antiguidades, além de artesanato e comidas típicas londrinas. É uma feira pequena, mas bem diversificada. E funciona até aos sábados e domingos.

Para pesquisar mais tours pela cidade, ou saber mais o que fazer em Greenwich e em Londres, o site Get Your Guide reúne tudo em uma só plataforma.

Onde ficar em Greenwich

E, se além de querer saber o que fazer em Greenwich, você também se interessou em uma hospedagem pelo bairro, alguns bons hotéis estão disponíveis na região.

Veja algumas opções:

A Kayak oferece uma série de opções de hotéis, para que os visitantes possam conhecer ainda mais a fundo um dos bairros mais tradicionais londrinos.

E não deixe de viajar sem um bom seguro viagem. Recomendamos que se tenha um bom plano em mãos em todas as viagens pelo exterior. Para cotar, dê uma olhada no nosso comparador seguro viagem. E aproveite.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.