Palácio dos Papas de Avignon: quando ir e como visitar

Visitar França  / 

O Palácio dos Papas de Avignon surpreende até o mais cético dos turistas: a construção, toda em pedra é um monumento ao poder da Igreja Católica. Em comparação a outros monumentos, este foi erguido em tempo recorde, apenas 20 anos foram necessários para colocar de pé tamanha suntuosidade.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

O Palácio fica situado na cidade de Avignon, na França. A cidade está localizada ao longo do Vale do Ródano e foi, no século XIV, a residência favorita dos papas.

O nome da cidade deriva da palavra Avenio, que em tradução livre pode ser a “cidade dos ventos”. Em português aceita-se a grafia Avinhão também, e isso não é motivo de estranhamento.

A arquitetura da cidade é muito marcada pela influência do papado e o Palácio dos Papas de Avignon é a principal atração para os turistas, que a procuram pela sua robustez, riqueza e magnífica vista para a cidade. A cidade, por sua vez, teve o seu centro histórico declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1995.

Palácio dos Papas de Avignon: planeje a sua visita

Construído entre os anos de 1335 e 1352, o Palácio dos Papas de Avignon é rodeado por muralhas e possui quatro grandes torres. Todo em estilo gótico e com mais de 15 mil metros quadrados, o equivalente a 4 catedrais góticas, ele foi erguido em duas fases distintas, chamadas de Palácio Novo e Palácio Velho.

No interior estão disponíveis para visitação 25 quartos, quase todos adornados com afrescos belíssimos e feitos pelos artistas mais prestigiados da época. Além dos quartos, é possível visitar também os cômodos conhecidos como o Tribunal, o Salão Cerimonial, o Salão de Banquetes, e os aposentos privados do Papa.

cidades da franca para visitar avignon

Vale a pena fazer todo o caminho até o terraço, pois de lá é possível vislumbrar a cidade, a ponte em ruínas e mais do próprio Palácio dos Papas de Avignon.

A visita é toda interativa e conta com um áudio-guia multimídia em 11 idiomas, além de 7 pequenos filmes. O conteúdo está em 3D e revela o contexto social, político e religioso da construção do monumento, além de contar sobre a vida dos papas que passaram por lá e sobre como o Palácio chegou a ser transformado em um quartel, antes de ser renovado.

Dependendo da época do ano, o Palácio abriga ainda concertos e pequenos festivais dentro das suas muralhas históricas.

Onde é o Palácio dos Papas de Avignon?

O Palácio dos Papas de Avignon, o maior palácio gótico da Europa, situa-se na cidade de mesmo nome. Avignon está localizada no coração da Provença, a 650 km de Paris e 80 km de Marselha.

A cidade foi morada de sete Papas durante a ascensão da Igreja Católica e este período da história é conhecido como o Papado de Avignon.

O bilhete de entrada custa 11€ e o áudio-guia 2€.

No Get Your Guide, você tem a opção de fazer um walking tour privado em Avignon e aprender a história do monumento e da cidade. As avaliações dos usuários são excelentes! Pode reservar facilmente online, com possibilidade de cancelamento.

Como ir?

Avignon até possui um pequeno aeroporto, mas é tão pequeno que dele partem apenas alguns voos com destino a Inglaterra ou Córsega.

A melhor maneira de visitar a cidade é comprando um bilhete no TGV, o trem-bala francês. Ele parte da Gare de Lyon, em Paris e o percurso dura 2h40. A estação final é a Avignon TGV, que fica um pouco mais afastada do centro da cidade. Por conta disto, muitos turistas preferem alugar um carro na saída estação e aproveitar para explorar as cidades e vinhedos próximos do centro.

A linha do TGV conta com 10 saídas diárias com destino a Avignon. Também é possível chegar com a RER, o serviço comum de trem, mas este trajeto implica em mais de uma baldeação às vezes, o que pode ser desconfortável e demorar demais.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Dá para chegar ao Palácio dos Papas de Avignon de ônibus com o Le Bus Direct, que conta com saídas desde o aeroporto até o centro de Paris. A viagem dura 50 minutos e os ônibus saem a cada meia hora.

Para circular pela cidade é possível fazer tudo a pé, ou com bicicletas alugadas nos pontos turísticos oficiais.

Descubra mais 10 cidades da França que merecem ser visitadas.

Quando visitar o Palácio dos Papas de Avignon?

A melhor época para aproveitar a visita, e os vinhos frescos da Provença, é no verão. Mesmo com a cidade cheia de gente. O calor se faz presente, mas as chuvas são escassas. Além do que, nesta época os campos de lavanda estão no seu auge e as frutas maduras.

Campos de Lavanda em Provence

Nesta alta temporada é também quando acontecem todos os festivais de artes da região: música, dança, artes plásticas. Tem de tudo um pouco.

Para evitar estragar o passeio, evite os meses de outubro e novembro, pois são os meses com maior incidência de chuvas e apesar do clima agradável, este detalhe pode atrapalhar.

Se tiver mais tempo, ou preferir planejar com calma para conhecer a região, algumas opções do Get Your Guide podem ajudar com visitas guiadas aos campos de lavanda, pelas cidades vizinhas e até visitas completas para um dia inteiro.

Dica: se está planejando viajar para a França, é importante saber que é obrigatório ter um seguro viagem. Faça uma cotação no nosso comparador de seguro viagem e descubra qual o melhor e mais barato para você.

Curiosidade

Se deseja visitar o Palácio dos Papas de Avignon, saiba que para a região da Provença existem três temporadas turísticas distintas: a alta, a baixa e a Festival. Se não deseja presenciar os festivais de artes da região da Provença, fuja destas datas, pois são as mais caras e quando a cidade fica mais cheia.

Nem pensar em usar sandálias, sapatos de salto alto ou chinelos muito abertos! As ruas da cidade são todas de pedras e muito desniveladas. Prefira calçados confortáveis e que fiquem seguros nos pés para evitar um acidente.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Tatiana é brasileira e vive em Portugal desde 2013. Mestre em Estudos Culturais e Interartes pela Universidade do Porto, atualmente cursa o mestrado em Estudos Editoriais na Universidade de Aveiro. Copywriter e revisora, brinca que a sua principal especialidade é atender as dúvidas e ajudar aqueles que desejam conhecer Portugal e a Europa.