Panteão Nacional de Lisboa: conheça um dos principais pontos da cidade

Visitar Lisboa  / 

Lisboa é literalmente um lugar completo. Possui muitas atrações turísticas, boa gastronomia e uma ótima atmosfera. A cidade possui museus, igrejas e monumentos espetaculares, que são de visita indispensável. Conheça, agora, tudo sobre o Panteão Nacional de Lisboa.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

O que é o Panteão Nacional de Lisboa?

O Panteão Nacional de Lisboa (ou Igreja de Santa Engrácia) homenageia e abriga túmulos de notáveis personalidades portuguesas no âmbito de defesa dos direitos humanos, criadores de importantes obras e detentores de importantes cargos públicos. Localizado no Campo de Santa Clara, o Panteão é um dos pontos mais interessantes da cidade.

Qual a história?

A construção da Igreja de Santa Engrácia começou em 1682, e só teve suas obras concluídas em 1916. Tantos anos de demora nos levam à expressão popular “Obras de Santa Engrácia” (quando obras demoram muito tempo), hoje Panteão Nacional.

Filha de D. Manuel I, Infanta D. Maria foi quem solicitou a construção de uma igreja para a Santa Mártir Engrácia de Saragoça. Em 1630, Simão Solis foi acusado pelo Desacato de Santa Engrácia, episódio em que houve um roubo de hóstias consagradas.

Em 1632, uma nova capela foi construída, caindo em ruínas 50 anos depois. Em 1834, os militares ocuparam a Igreja de Santa Engrácia, mas suas obras continuavam paradas. Em 1910, a igreja foi classificada como monumento nacional, e em 1916 foi decidido que ela seria adaptada e se tornaria o Panteão Nacional de Lisboa.

Em 1966, 284 anos depois do início de suas obras, foram concluídas suas restaurações pelo Estado Novo, regime vigente na época.

alfama lisboa terraco

Veja também Castelo de São Jorge: uma das maravilhas de Lisboa.

Quais são as características do Panteão Nacional de Lisboa?

Com um estilo barroco e uma planta definida como cruz grega, o Panteão possui um desenho, uma estrutura e espaços notáveis. Segundo o site oficial do Panteão nacional de Lisboa, a estrutura do edifício é dividida em:

  • Terraço – Proporciona uma bela vista do Rio Tejo;
  • Salas Tumulares – São três e homenageiam grandes personalidades de Portugal;
  • Nave Central;
  • Anfiteatro, denominado Coro Alto;
  • Salas de exposição;
  • Centro de interpretação.

A estrutura interna do Panteão conta com muitos mármores coloridos. É realmente deslumbrante a quantidade de detalhes e delicadeza presentes lá dentro. Com um amplo espaço interno, o local impressiona os visitantes.

Quem são as personalidades que estão no Panteão?

O Panteão nacional de Lisboa tem presente túmulos e cenotáfios (homenagem e/ou memorial) de personalidades de Portugal. As personalidades homenageadas com um memorial são: Afonso de Albuquerque, D. Nuno Álvares Pereira, Infante D. Henrique, Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama e Luís de Camões.

Entre as pessoas que estão sepultadas no Panteão, temos personalidades de diversas profissões, como: atriz, fadista, Presidente da República, escritor e jogador de futebol. São eles: Eusébio da Silva Ferreira, Amália Rodrigues, Sophia de Mello Breyner Andresen, João De Deus Humberto Delgado, Aquilino Ribeiro, Guerra Junqueiro, Almeida Garrett, Sidónio Pais, Óscar Carmona, Manuel de Arriaga e Teófilo Braga.

Curiosidades sobre o Panteão Nacional de Lisboa

Veja agora algumas curiosidades sobre o Panteão Nacional de Lisboa, umas das igrejas mais bonitas de Lisboa.

1. A inauguração da Igreja Santa Engrácia/Panteão aconteceu em uma época onde o Estado Novo queria mostrar a sua capacidade de atuação e acabar com qualquer assunto sobre incapacidade ou problemas na gestão;

2. Grandes personalidades do país, Manuel da Silva Passos e Marcos António da Fonseca Portugal (Marcos Portugal), não tiveram os restos mortais transferidos para o Panteão, por questões orçamentárias;

3. Simão Solis, que foi acusado pelo roubo em 1630, foi condenado a morte. Ele afirmou, na fogueira: “Tão certo morrer inocente como as obras nunca acabarem”.

4. A vista do terraço do Panteão é um espetacular miradouro. Não deixe de apreciar a beleza do Tejo.

Localização e como chegar

A localização do Panteão fica no endereço: Campo de Santa Clara, 1100-471, Lisboa.

Você pode chegar até o monumento através do transporte público.

  • Se for de metrô, desça na estação de Santa Apolónia (Linha Azul).
  • De trem, você também desce na estação de Santa Apolónia (Linha da Azambuja).
  • Se o transporte utilizado for ônibus, existem diversas linhas, como por exemplo: 704, 735, 759, 781, 782, 712 e 728.

Se estiver de carro, o estacionamento é gratuito, exceto às terças-feiras e sábados.

Descubra também quanto custa viajar para Lisboa e simule o seu seguro de viagem.

Bilhetes e horários

Saiba quais são os horários do Panteão nacional de Lisboa e quanto custa o bilhete.

De abril até setembro, o Panteão abre às 10h e encerra suas atividades às 17h, com a última entrada até 16h40. De outubro até março, as atividades são encerradas às 18h, com a última entrada até 17h40. O panteão não abre as segundas-feiras e nem em datas específicas, como 24 e 25 de dezembro, 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 13 de junho; atentem-se as datas, antes de planejar a sua visita.

O valor do bilhete normal é 4€, tendo desconto de 50% idosos, estudantes e detentores do cartão jovem. Para obter mais informações, acesse o site oficial.

Vale a pena visitar o Panteão Nacional de Lisboa?

Sim, vale a pena. Se você gosta de história e quer conhecer mais sobre Portugal, principalmente. Não deixe de visitar também o Mosteiro dos Jerónimos e conheça a principal atração turística de Lisboa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Yara é brasileira, tem 22 anos e estuda Farmácia. Paulista que se encantou pelo Porto, pretende chamar essa cidade de lar em breve. Totalmente apaixonada por viagens (principalmente intercâmbio) e conhecer novas culturas, adora compartilhar tudo o que vê por aí, através da escrita.