Praça do Comércio em Lisboa: conheça uma das maiores da Europa

Visitar Lisboa  / 

Lisboa é uma cidade vibrante e cheia de atrações incríveis para visitar. Com lugares de beleza impressionante, cada monumento, rua e ponto turístico tem uma história para contar. Conheça agora tudo sobre uma das maiores e mais espetaculares praças da Europa, a Praça do Comércio em Lisboa.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Praça do Comércio em Lisboa: história, características e curiosidades

Antigamente denominado Terreiro do Paço, a Praça do Comércio em Lisboa era o local onde estava localizado o Palácio dos Reis de Portugal. Em 1755, o terremoto destruiu o Palácio, e a praça surgiu, tornando-se grande símbolo de poder financeiro e político em Portugal.

Durante muitos anos, essa praça localizada no coração do Rio Tejo foi porta de entrada em Lisboa, recebendo importantes figuras políticas e grandiosas festas e desfiles. Os edifícios que circundam a praça foram sede de muitas instituições públicas. Atualmente, restaurantes, cafés e museus também ganharam lugar nessa área.

Antigamente, seus edifícios eram cor-de-rosa, mas atualmente são amarelos. Na área central, temos a estátua de D. José I, criada por Machado de Castro. Em um dos lados da praça, você verá o Arco da Rua Augusta, e do outro lado o Cais da Coluna, com a vista do imponente Tejo.

Curiosidades da Praça do Comércio em Lisboa

1. Em 1640, quando ainda era Terreiro do Paço, a praça foi palco de conflitos relacionados à União Ibérica. Miguel de Vasconcelos foi lançado da janela do palácio para a Praça;

2. Foi no Terreiro do Paço que foram assassinados o Rei Dom Carlos I e o príncipe real Dom Luís Filipe, em 1908;

3. Durante um tempo, a praça serviu como estacionamento e abrigava muitos carros todos os dias;

4. Em 2010, mais de 200 mil pessoas assistiram uma missa que foi celebrada pelo Papa Bento XVI.

5. A partir da praça, você consegue desenvolver um roteiro pela cidade. Além disso, a maioria dos tours e encontros de grupos para conhecer a cidade saem da Praça do Comércio.

Veja também o que fazer de graça em Lisboa.

quanto custa viajar para lisboa alimentacao na rua

O que fazer na Praça do Comércio e seus arredores?

O que não faltam em Lisboa são lugares para apreciar a vista, conhecer a história e gastronomia. Além de visitar e tirar muitas fotos da Praça do Comércio, você pode conhecer nos seus arredores e proximidades.

1. Lisboa Story Centre: se você quer entender todo o contexto da Praça do Comércio e toda a história de Lisboa, esse passeio é fundamental. O museu é interativo e está localizado mesmo na Praça. Pode adquirir seus ingressos na Get Your Guide;

2. Rio Tejo: um dos belíssimos cartões postais de Lisboa. Veja como fazer um passeio de barco no Rio Tejo em nosso artigo;

3. Arco da Rua Augusta: suba ao topo do arco e obtenha uma vista panorâmica da região. Adquira seu ingresso na Get Your Guide;

4. Rua Augusta: ao atravessar o Arco da Rua Augusta, você chega a essa importante rua de Lisboa que apresenta lojas e restaurantes incríveis. Ao caminhar um pouco mais, você encontrará o Elevador de Santa Justa;

5. Museu da Cerveja;

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

6. Café Martinho da Arcada: o local foi muito frequentado por Fernando Pessoa, e é um dos pontos mais interessantes da região;

7. Praça do Rossio;

8. Cais do Sodré;

9. As ruas da região da Baixa;

E veja ainda em Lisboa:

1. Bairro Alto;

2. Oceanário de Lisboa;

3. Alfama;

4. Torre de Belém;

5. Padrão dos Descobrimentos;

6. Castelo de São Jorge;

7. Estádio da Luz;

A cidade possui ainda muitas outras atrações. E que tal fazer um passeio pelo centro cultural de Lisboa, com um guia? Adquira também seu ingresso para o Mosteiro dos Jerônimos.

onde se hospedar em lisboa

Onde se hospedar?

Selecionamos para você hospedagens com diferentes valores entre hostels e hotéis, próximas a Praça do Comércio em Lisboa.

Sunset Destination Hostel

Classificado como fantástico pelos seus usuários, o Sunset Destination Hostel fica a apenas 700 metros da Praça do Comércio em Lisboa. Essa acomodação é ideal para quem busca conforto e proximidade aos pontos turísticos. Pode fazer a sua reserva, no Booking.

EPIC SANA Lisboa Hotel

Esse fantástico hotel 5 estrelas é classificado com nota 9 por seus usuários. Consulte os valores, do EPIC SANA Lisboa, no Booking.

Hub Lisbon Patio Hostel

Localizado a 3 km da Praça do Comércio em Lisboa, o Hub Lisbon Patio Hostel oferece uma bela vista de Lisboa. Faça sua reserva no Booking.

Pousada de Lisboa – Small Luxury Hotels Of The World

Esse elegante hotel 5 estrelas com vista para a Praça do Comércio em Lisboa, possui uma localização privilegiada. Consulte valores do Pousada de Lisboa – Small Luxury Hotels Of The World, no Booking.

Yes Lisbon Hostel

O Yes Lisbon é um hostel que fica a poucos passos da Praça do Comércio, segundo o Booking. Classificado como fantástico pelos seus hóspedes, não deixe da fazer sua reserva.

Hotéis mais originais de Portugal: 15 experiências inesquecíveis

Vale a pena conhecer a Praça do Comércio em Lisboa?

Com certeza. Quando fui a Lisboa pela primeira vez, fiquei hospedada na região do Cais do Sodré. Fui fazer uma caminhada pela manhã, e o primeiro lugar em que parei foi a Praça do Comércio. É simplesmente incrível pensar quanta história Lisboa guarda e a praça é uma representação viva disso.

Ao planejar sua viagem para Lisboa, não deixe de ver quanto custa viajar para Lisboa: confira os gastos detalhados.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Yara é brasileira, farmacêutica e tem 24 anos. Paulista que se encantou pelo Porto, pretende chamar essa cidade de lar em breve. Totalmente apaixonada por viagens (principalmente intercâmbio) e conhecer novas culturas, adora compartilhar tudo o que vê por aí, através da escrita.