Parque das Nações em Lisboa: o que fazer e como chegar

Visitar Lisboa  / 

Se você acha que Lisboa é aquela cidade antiga, cheia de casarios lindos e bem preservados, você acertou. Mas nem só de tradição vive a capital portuguesa. O Parque das Nações em Lisboa reúne uma arquitetura moderna e diversas atrações turísticas que vêm fascinando milhares de visitantes de todo o mundo. Saiba mais sobre ele aqui.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Parque das Nações em Lisboa: complexo de entretenimento, cultura e comércio

Projetado para ser a sede da Expo 98, evento que acontece desde 1851 e reúne visitantes de países do mundo inteiro, o Parque das Nações foi construído no lugar de uma antiga zona degradada à beira do Rio Tejo, na costa leste de Lisboa, um dos lugares mais interessantes da cidade.

O espaço, que comporta museus e centros culturais, é permeado por avenidas largas e fáceis de transitar a pé, além de prédios altos que conferem o tom de modernidade em meio de sua bela arquitetura.

Veja também nosso guia sobre o que fazer em Lisboa.

Como chegar ao Parque das Nações em Lisboa

O melhor acesso ao Parque das Nações é de metrô, até a Estação Oriente que faz parte da linha vermelha e é a mesma que leva ao Aeroporto de Lisboa.

A chegada ao Parque das Nações é pela Estação do Oriente, uma das principais estações de Lisboa, e de onde partem trens para diversas cidades de Portugal.

A estação é também um terminal rodoviário com linhas de ônibus (autocarro) para muitos destinos da cidade e de suas redondezas.

Assinado pelo arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava, que também projetou o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro e a Puente de la Mujer, em Puerto Madero – Buenos Aires, o projeto arquitetônico da estação, composta de ferro, aço e vidro é uma grande obra de arte que salta aos olhos do visitante.

Comboios de Portugal: descubra como é viajar de trem por Portugal.

O que vou encontrar lá

O Parque das Nações, que ocupa cerca de 5 km à beira do Rio Tejo, abriga: edifícios comerciais e residenciais, um grande shopping, um centro de eventos, uma arena para shows, diversos restaurantes, um teatro, belas praças e jardins, oceanário, teleférico e muitas outras atrações.

Além de divertido e prazeroso, andar pelo parque é muito fácil graças às diversas placas de localização espalhadas por toda área.

O Parque das Nações em Lisboa é também um grande museu a céu aberto, pois por todo lado é possível conferir diversas expressões artísticas como esculturas, mosaicos nas calçadas, pinturas e interessantes intervenções urbanas, que tornam o lugar ainda mais atraente.

Conheça também 12 museus de Lisboa que você não pode deixar de visitar.

onde ficar em lisboa parque das nacoes

Centro Comercial

O Shopping Vasco da Gama, localizado dentro do Parque das Nações, reúne um vasto mix de lojas, além de muitas opções de restaurantes. O lugar conta com um terraço com vista panorâmica, de onde é possível avistar a praça que abriga as bandeiras de todos os países que participaram da Expo 98, incluindo a do Brasil.

Os calçadões arborizados do parque, com banquinhos espalhados em toda sua extensão, são um verdadeiro convite à contemplação do Rio Tejo, o que faz do Parque das Nações um lugar tranquilo e agradável.

Teleférico do Parque das nações

Seguindo por um deck de madeira construído sobre a água, é possível chegar à Telecabine de Lisboa, a estação do teleférico que percorre uma parte da orla do parque e proporciona uma belíssima vista do lugar. Geralmente o teleférico funciona das 11h às 19h, mas tanto os horários quanto os valores dos tickets podem ser conferidos em nosso artigo sobre o Teleférico de Lisboa.

Embora seja curta a viagem do bondinho, que dura cerca de 15 minutos, dá a visão geral do Parque das Nações.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Lá de cima é possível avistar as atrações do local, como o Cassino Lisboa, a Estação Oriente, dentre outros. Confesso que de tudo que vi por lá, essa foi a parte mais divertida e que rendeu inesperados sorrisos no meu pequeno de 3 anos! Pensamos que ele ficaria assustado com a altura, mas a animação tomou conta e cada detalhe daquela imensidão era indicado por aquele dedinho minúsculo cheio de alegria!

Uma das vistas mais fascinantes durante o passeio é da Ponte Vasco da Gama, que mede 17,2 km de extensão e sua torre mais alta chega a incríveis 150 m de altura. A obra foi inaugurada pouco antes da abertura da Expo 98, em comemoração aos 500 anos da chegada do navegador português Vasco da Gama às Índias.

Oceanário de Lisboa

O passeio de teleférico encerra-se na estação próxima ao Oceanário de Lisboa, um lugar impressionante! Com mais de 30 aquários e 7 milhões de litros de água salgada, o local reúne centenas de espécies aquáticas, incluindo pinguins e tubarões.

Embora dedique-se à vida marinha, o espaço também apresenta diversas formas de vida da fauna e da flora aquática e terrestre dos oceanos Atlântico, Antártico, Índico e Pacífico. Os horários de visitação podem ser conferidos aqui. Para comprar seu ingresso com antecedência e pular as filas, clique aqui.

horario de funcionamento oceanario

Para saber tudo sobre os ingressos para o Oceanário de Lisboa confira nosso artigo!

Não deixe de incluir a visita ao Parque das Nações no seu roteiro de viagem a Lisboa! O lugar encanta não somente pelas diversas atrações que reúne, mas por representar o futuro em perfeita harmonia com a tradição lisboeta.

Leia também como é morar em Lisboa e o custo de vida dos arredores de Lisboa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Fernanda já deixou o Brasil por Angola, Espanha e agora é Portugal. Administradora e especialista em Marketing, vive imersa em um estilo de vida que permite estar sempre em contato com diferentes culturas e aprendizados. A brasileira mãe do Leo é inquieta e sonhadora, amante de uma boa gastronomia e um bom jazz. Atualmente presta consultoria de Marketing para empresas Portuguesas, é responsável pelas estratégias de Marketing da Atlantic Bridge e sócia-fundadora do Mães em Conexão.