Ponte de Rialto: conheça a ponte mais famosa de Veneza

Visitar Veneza  / 

Se você pretende visitar Veneza, não pode deixar de conhecer a Ponte de Rialto. É a ponte mais antiga das quatro existentes sobre o Grande Canal e é também a linha divisória para os distritos de San Marco e San Polo. Todos os anos, milhões de turistas a atravessam.

Procura ingresso para as melhores atrações da Europa?

Na Get Your Guide você encontra os melhores tours guiados, entradas para atrações turísticas e atividades únicas em todos os destinos europeus pelo melhor preço.

VER ATRAÇÕES»

O monumento é um dos principais cartões postais de Veneza, juntamente com a Ponte dos Suspiros e a Praça São Marcos, entre outros pontos da cidade.

Quer saber tudo sobre a Ponte de Rialto? Então não deixe de ler estre artigo que preparamos para você!

Informações sobre a Ponte de Rialto

LOCALIZAÇÃO

Sestiere San Polo, 30125 Venezia VE, Itália

COMO CHEGAR

Vaporetto: Rialto, linhas 1, 2 e N

HORÁRIO

Todos os dias, 24h por dia

TICKET

Você pode atravessar a Ponte de Rialto a pé, gratuitamente, contratar uma excursão a pé ou um passeio de barco

Conheça mais sobre a Ponte de Rialto

A primeira travessia a seco do Grande Canal foi uma ponte flutuante, que foi construída em 1181 por Nicolò Barattieri e conhecida como Ponte della Moneta.

Com o desenvolvimento do mercado de Rialto, houve um aumento do tráfego na ponte. Por isso, em 1255 ela foi substituída por uma ponte de madeira.

A estrutura possuía duas rampas inclinadas, unidas em uma parte central móvel, que dava para ser levantada para que os navios mais altos passassem.

Mudança de nome

A conexão com o mercado acarretou a mudança de nome da ponte. No decorrer da primeira metade do século XV, foram construídas duas fileiras de lojas ao longo dos lados da ponte. As rendas trouxeram capital para o Tesouro do Estado e este investiu na manutenção da ponte, apoio de suma importância para a construção.

O local ficou parcialmente queimado na revolta liderada por Bajamonte Tiepolo em 1310. Em 1444, ela entrou em colapso com o peso de uma multidão que assistia a um desfile de barcos. Após ser restaurada, desabou de novo em 1524.

Em 1503, surgiu a ideia de reconstruir a ponte em pedra, e diversos projetos foram analisados no decorrer décadas seguintes. Em 1551, foram solicitadas pelas autoridades propostas para a renovação da ponte.

Arquitetos famosos, como Jacopo Sansovino, Palladio e Vignola, ofereceram projetos, mas propuseram uma abordagem clássica com muitos arcos, julgada inadequada.

Já possui um cartão de débito internacional para usar na Europa?

Depois de testarmos as principais opções do mercado, a nossa escolha é Cartão Wise. É gratuito, seguro e com tarifas econômicas. O cartão Wise é entregue no Brasil e válido em toda a Europa.

Pedir Cartão»

A atual Ponte de Rialto, que usa rochas como matéria-prima, foi projetada por Antonio da Ponte, começou a ser construída em 1588 e foi concluída em 1591. A engenharia da Ponte de Rialto foi considerada audaciosa e, por isso, o arquiteto Vincenzo Scamozzi previu sua ruína.

É parecida com o projeto anterior da ponte de madeira: duas rampas inclinadas levam até um pórtico no meio e nos dois lados do pórtico há fileiras de lojas.

Não deixe também de fazer um passeio de gôndola em Veneza.

O que ver na Ponte de Rialto

Na Ponte de Rialto, você pode observar o Grande Canal de Veneza e contemplar o pôr-do-sol sobre ele. Além disso, há uma série de lojinhas sobre a ponte, que vende souvenires.

No local, é possível comprar o famoso vidro de Murano ou uma máscara do Carnaval de Veneza, por exemplo.

Onde fica a Ponte de Rialto

A Ponte de Rialto fica no seguinte endereço: Sestiere San Polo, 30125 Venezia VE, Itália. Ela está localizada no Grande Canal, conectando os distritos de San Marco e San Polo.

Confira sua localização no mapa.

Como chegar

A melhor maneira para chegar à Ponte de Rialto é de Vaporetto: Rialto, linhas 1, 2 e N. Vaporetto é uma embarcação tradicional de Veneza e o principal meio de transporte na Laguna. Pode ser traduzido como “pequeno navio”.

Você também pode ir até o local de ônibus (19, 6L, 84, 8E) ou de barca (2, 4.2).

Se tiver dúvidas sobre como chegar à Ponte de Rialto ou a outro local, uma dica interessante é acessar o site Moovit para saber os meios de transporte que pode pegar.

Como comprar ingressos para a Ponte de Rialto

Como você pode atravessar a Ponte de Rialto a pé, não é necessário comprar ingressos. Mas você pode comprar ingressos para excursões realizadas pelo Grande Canal, por exemplo, pelo Get Your Guide.

Você pode contratar uma Excursão a Pé pela Manhã em Veneza, por a partir de 26€, ou, até mesmo, um Passeio de Barco de 1h pelo Grande Canal de Veneza, por 30€.

Horário de funcionamento

O ponto turístico fica aberto todos os dias, 24 horas por dia.

Ponte de Rialto funcionamento

Não deixe de conferir nosso roteiro em Veneza.

Dicas para visitar a Ponte de Rialto em Veneza

1. Aproveite um dos diversos restaurantes próximos ao Grande Canal;

2. Não deixe de contemplar o pôr-do-sol sobre o Grande Canal; é uma programação imperdível;

3. Depois do pôr-do-sol, fique mais um pouco na Ponte de Rialto, pois o local ganha um charme muito especial à noite;

4. Existem muitas lojinhas em cima da ponte vendendo souvenires e ali você pode comprar itens como o vidro de Murano ou uma máscara do carnaval veneziano, por exemplo. Mas uma dica é antes de comprá-los conferir se são mesmo produzidos na cidade ou se são “Made in China”;

5. Não deixe de ir ao Mercado de Rialto, ao atravessar a Ponte Rialto desde São Marcos. É um local bem colorido, com muitas frutas e verduras. Se sua viagem for no verão europeu, dificilmente resistirá às frutas frescas que te oferecem. O mercado fica aberto diariamente, das 9h às 12h, no Campo da Pescaria e nas ruas ao redor.

Veja, ainda, quanto custa viajar para Veneza.

Curiosidades sobre a Ponte de Rialto

1. A Ponte de Rialto era a única ligação fixa entre os dois lados do Grande Canal, até aparecerem outras opções para atravessá-lo;

2. A ponte possui 48 metros de comprimento;

3. A construção da ponte teve início em 1588 e só foi inaugurada três anos depois, em 1591;

4. Em 1551, as autoridades solicitaram propostas para a renovação da Ponte de Rialto e até o grande Michelangelo foi considerado como projetista do monumento.

Veja também como visitar as Ilhas de Veneza.

O que ver por perto da Ponte de Rialto

Você pode aproveitar sua visita à Ponte de Rialto para conhecer outros locais, como:

  • Grand Canal de Veneza;
  • Mercado de Rialto;
  • San Polo;
  • Ca’ d’Oro;
  • Oficina de Livio de Marchi;
  • Piazza San Marco.

Em Veneza, não deixe de visitar também o Palácio Ducal e a Basílica de São Marcos.

Preparando sua viagem a Veneza

A Itália é um dos países que fazem parte do Tratado de Schengen. Portanto, é importante lembrar que o seguro viagem é obrigatório para viajar para Veneza e a cobertura mínima deve ser de 30 mil euros.

Contrate o melhor plano para você viajar protegido. Acesse o comparador de seguro viagem do Euro Dicas Turismo e consiga os melhores preços de planos das melhores seguradoras do mercado.

Oferecemos desconto para nossos leitores

Pague menos 10% do valor do seu seguro viagem. Para isso, na hora do pagamento, basta inserir o nosso cupom de desconto EURODICASTURISMO (para ganhar 5% de desconto) e pagar por boleto bancário (para ganhar mais 5%).

Confira ainda nosso roteiro de 15 dias pela Itália, o país da bella vitta.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Para entrar na Europa, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Nós indicamos o chip internacional da America Chip. Funciona em toda a Europa, tem internet ilimitada e os preços são ótimos.

    VER PLANOS →
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme em uma viagem pela Europa. Nós sempre alugamos através da Mobility, que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.