Ponte de Rialto: conheça a ponte mais famosa de Veneza

Visitar Veneza  / 

Se você pretende visitar Veneza, não pode deixar de conhecer a Ponte de Rialto. É a ponte mais antiga das quatro existentes sobre o Grande Canal e é também a linha divisória para os distritos de San Marco e San Polo. Todos os anos, milhões de turistas a atravessam.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

O monumento é um dos principais cartões postais de Veneza, juntamente com a Ponte dos Suspiros e a Praça São Marcos, entre outros pontos da cidade.

Quer saber tudo sobre a Ponte de Rialto? Então não deixe de ler estre artigo que preparamos para você!

Informações sobre a Ponte de Rialto

LOCALIZAÇÃO

Sestiere San Polo, 30125 Venezia VE, Itália

COMO CHEGAR

Vaporetto: Rialto, linhas 1, 2 e N

HORÁRIO

Todos os dias, 24h por dia

TICKET

Você pode atravessar a Ponte de Rialto a pé, gratuitamente, contratar uma excursão a pé ou um passeio de barco

Conheça mais sobre a Ponte de Rialto

A primeira travessia a seco do Grande Canal foi uma ponte flutuante, que foi construída em 1181 por Nicolò Barattieri e conhecida como Ponte della Moneta.

Com o desenvolvimento do mercado de Rialto, houve um aumento do tráfego na ponte. Por isso, em 1255 ela foi substituída por uma ponte de madeira.

A estrutura possuía duas rampas inclinadas, unidas em uma parte central móvel, que dava para ser levantada para que os navios mais altos passassem.

Mudança de nome

A conexão com o mercado acarretou a mudança de nome da ponte. No decorrer da primeira metade do século XV, foram construídas duas fileiras de lojas ao longo dos lados da ponte. As rendas trouxeram capital para o Tesouro do Estado e este investiu na manutenção da ponte, apoio de suma importância para a construção.

O local ficou parcialmente queimado na revolta liderada por Bajamonte Tiepolo em 1310. Em 1444, ela entrou em colapso com o peso de uma multidão que assistia a um desfile de barcos. Após ser restaurada, desabou de novo em 1524.

Em 1503, surgiu a ideia de reconstruir a ponte em pedra, e diversos projetos foram analisados no decorrer décadas seguintes. Em 1551, foram solicitadas pelas autoridades propostas para a renovação da ponte.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Arquitetos famosos, como Jacopo Sansovino, Palladio e Vignola, ofereceram projetos, mas propuseram uma abordagem clássica com muitos arcos, julgada inadequada.

A atual Ponte de Rialto, que usa rochas como matéria-prima, foi projetada por Antonio da Ponte, começou a ser construída em 1588 e foi concluída em 1591. A engenharia da Ponte de Rialto foi considerada audaciosa e, por isso, o arquiteto Vincenzo Scamozzi previu sua ruína.

É parecida com o projeto anterior da ponte de madeira: duas rampas inclinadas levam até um pórtico no meio e nos dois lados do pórtico há fileiras de lojas.

Não deixe também de fazer um passeio de gôndola em Veneza.

O que ver na Ponte de Rialto

Na Ponte de Rialto, você pode observar o Grande Canal de Veneza e contemplar o pôr-do-sol sobre ele. Além disso, há uma série de lojinhas sobre a ponte, que vende souvenires.

No local, é possível comprar o famoso vidro de Murano ou uma máscara do Carnaval de Veneza, por exemplo.

Onde fica a Ponte de Rialto

A Ponte de Rialto fica no seguinte endereço: Sestiere San Polo, 30125 Venezia VE, Itália. Ela está localizada no Grande Canal, conectando os distritos de San Marco e San Polo.

Confira sua localização no mapa.

Como chegar

A melhor maneira para chegar à Ponte de Rialto é de Vaporetto: Rialto, linhas 1, 2 e N. Vaporetto é uma embarcação tradicional de Veneza e o principal meio de transporte na Laguna. Pode ser traduzido como “pequeno navio”.

Você também pode ir até o local de ônibus (19, 6L, 84, 8E) ou de barca (2, 4.2).

Se tiver dúvidas sobre como chegar à Ponte de Rialto ou a outro local, uma dica interessante é acessar o site Moovit para saber os meios de transporte que pode pegar.

Como comprar ingressos para a Ponte de Rialto

Como você pode atravessar a Ponte de Rialto a pé, não é necessário comprar ingressos. Mas você pode comprar ingressos para excursões realizadas pelo Grande Canal, por exemplo, pelo Get Your Guide.

Você pode contratar uma Excursão a Pé pela Manhã em Veneza, por a partir de 26€, ou, até mesmo, um Passeio de Barco de 1h pelo Grande Canal de Veneza, por 30€.

Horário de funcionamento

O ponto turístico fica aberto todos os dias, 24 horas por dia.

Ponte de Rialto funcionamento

Não deixe de conferir nosso roteiro em Veneza.

Dicas para visitar a Ponte de Rialto em Veneza

1. Aproveite um dos diversos restaurantes próximos ao Grande Canal;

2. Não deixe de contemplar o pôr-do-sol sobre o Grande Canal; é uma programação imperdível;

3. Depois do pôr-do-sol, fique mais um pouco na Ponte de Rialto, pois o local ganha um charme muito especial à noite;

4. Existem muitas lojinhas em cima da ponte vendendo souvenires e ali você pode comprar itens como o vidro de Murano ou uma máscara do carnaval veneziano, por exemplo. Mas uma dica é antes de comprá-los conferir se são mesmo produzidos na cidade ou se são “Made in China”;

5. Não deixe de ir ao Mercado de Rialto, ao atravessar a Ponte Rialto desde São Marcos. É um local bem colorido, com muitas frutas e verduras. Se sua viagem for no verão europeu, dificilmente resistirá às frutas frescas que te oferecem. O mercado fica aberto diariamente, das 9h às 12h, no Campo da Pescaria e nas ruas ao redor.

Veja, ainda, quanto custa viajar para Veneza.

Curiosidades sobre a Ponte de Rialto

1. A Ponte de Rialto era a única ligação fixa entre os dois lados do Grande Canal, até aparecerem outras opções para atravessá-lo;

2. A ponte possui 48 metros de comprimento;

3. A construção da ponte teve início em 1588 e só foi inaugurada três anos depois, em 1591;

4. Em 1551, as autoridades solicitaram propostas para a renovação da Ponte de Rialto e até o grande Michelangelo foi considerado como projetista do monumento.

Veja também como visitar as Ilhas de Veneza.

O que ver por perto da Ponte de Rialto

Você pode aproveitar sua visita à Ponte de Rialto para conhecer outros locais, como:

  • Grand Canal de Veneza;
  • Mercado de Rialto;
  • San Polo;
  • Ca’ d’Oro;
  • Oficina de Livio de Marchi;
  • Piazza San Marco.

Em Veneza, não deixe de visitar também o Palácio Ducal e a Basílica de São Marcos.

Preparando sua viagem a Veneza

A Itália é um dos países que fazem parte do Tratado de Schengen. Portanto, é importante lembrar que o seguro viagem é obrigatório para viajar para Veneza e a cobertura mínima deve ser de 30 mil euros.

Contrate o melhor plano para você viajar protegido. Acesse o comparador de seguro viagem do Euro Dicas Turismo e consiga os melhores preços de planos das melhores seguradoras do mercado.

Oferecemos desconto para nossos leitores

Pague menos 10% do valor do seu seguro viagem. Para isso, na hora do pagamento, basta inserir o nosso cupom de desconto EURODICASTURISMO (para ganhar 5% de desconto) e pagar por boleto bancário (para ganhar mais 5%).

Confira ainda nosso roteiro de 15 dias pela Itália, o país da bella vitta.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.