Portugal de carro: sugestão de roteiro de 15 dias, dicas e mais

Visitar Portugal  / 

Está planejando uma viagem a Portugal de carro? Então, saiba que essa modalidade é a mais indicada para aqueles que desejam explorar cada cantinho desse fascinante território.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Cidadezinhas, aldeias e paisagens intocadas estão à sua espera. Veja o roteiro que preparamos para você e algumas dicas para planejar a viagem e cair na estrada sem preocupações.

Sugestão de viagem por Portugal de carro

A seguir, deixamos uma sugestão de roteiro com duração de 15 dias aos que pretendem viajar por Portugal de carro. O percurso tem início na cidade do Porto, mas pode ser facilmente invertido e personalizado para cada perfil.

Para ajudar você, incluímos algumas ofertas da Get Your Guide, onde pode fazer a reserva online de forma simples e rápida, com bons preços e a possibilidade de cancelamento fácil. Não deixe de conferir as avaliações de outros usuários!

Porto (três noites)

Começamos o roteiro pelo Porto. Aqui, caso você tenha alugado o carro logo no aeroporto, deixe para retirá-lo depois do seu passeio pela cidade.

Aconselhamos isso porque é muito fácil se locomover pela cidade por meio dos transportes públicos – sem contar que o trânsito e a dificuldade em estacionar provavelmente vão te desanimar.

Do aeroporto você pode ir direto para estação Trindade, onde conseguirá visitar os mais famosos pontos turísticos e restaurantes fazendo todo o percurso a pé.

Chegando cedinho dá tempo de conhecer igrejas, monumentos, almoçar e ainda tomar um bom vinho do Porto na região da Ribeira.

Do outro lado, temos as caves de vinho que também pedem pela sua visita. Aproveite para fazer um passeio de barco pelo Douro e conhecer as vinícolas. Vale cada instante!

Para se hospedar, algumas dicas vão para o Urban Garden Porto Central Hostel, Porto Music Guest House e o Casas do Teatro.

porto numa viagem a portugal de carro

Guimarães (duas noites)

Agora sim, pegue seu carro e siga do Porto até Guimarães (aproximadamente 55km). Boas sugestões de hospedagem vão para a Pousada Mosteiro de Guimarães e o Hotel da Oliveira, que te permite fazer os principais passeios a pé.

Reserve duas noites por lá, podendo optar por um bate e volta a cidades próximas, como Braga (a 25km) e Viana do Castelo (a 80km de Guimarães).

Se você gosta de cenários pitorescos, contato com a natureza, boa gastronomia e uma boa dose de história, este será um dos melhores trechos da sua viagem. Castelo de Guimarães, Sé de Braga e o Santuário de Santa Luzia são paradas obrigatórias.

Aveiro (uma noite)

De volta em sentido Sul do país, vamos para Aveiro (126km de Guimarães) e lá podemos reservar uma noite. Algumas sugestões vão para o Hotel Aveiro Palace e o Veneza Hotel. Não deixe de conhecer os canais de Aveiro e a iguaria dos Ovos Moles.

Em cerca de 8km, chegamos a Ílhavo, uma pequena cidade do distrito de Aveiro, que também reserva passeios incríveis, como as Praias da Costa Nova e o Farol da Barra.

Um pouquinho mais distante temos Águeda, a 29km de Ílhavo, e que também oferece aos turistas muita natureza, patrimônios culturais, museus e boa gastronomia.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Coimbra (uma noite)

A 68km de Aveiro e tipicamente portuguesa, é impossível não incluir Coimbra em uma viagem a Portugal de carro. Reserve duas noites para conhecer a cidade.

Algumas sugestões de hospedagem ficam para a Guest House Santa Clara e incrível Pousada Solar Antigo Luxury Coimbra, ambos muito próximos do centro.

Geralmente, o grande atrativo na cidade é a Universidade (e você vai praticamente passar um dia inteiro para conhecer as atrações de lá), mas nem só disso vive o turismo de Coimbra.

Não deixe de visitar o Museu Nacional de Machado de Castro, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e, claro, as noites de fado.

coimbra numa viagem a portugal de carro

Sentiu falta de algo no roteiro? Então inspire-se e saiba mais sobre o que fazer em Portugal.

Parada em Conímbriga

Rumo ao próximo destino, vamos fazer uma parada nas Ruínas de Conímbriga antes de seguir para Leiria (a cerca de 17km de Coimbra). Nunca ouviu falar? Pois é, essa região já foi um dos maiores sítios arqueológicos de Portugal e um importante centro do Império Romano.

Abandonado no século IX, conta com 7 edifícios e o passeio deve tomar cerca de 2 horas, podendo se estender dependendo do seu interesse pela história.

Leiria (duas noites)

Ao fim do passeio, vamos para Leiria, percorrendo aproximados 65km até lá. Apesar de não ser uma cidade comumente inserida nos roteiros, ela oferece ricas experiências para a sua viagem a Portugal de carro, possibilitando também a visita a cidadezinhas próximas e igualmente encantadoras.

Para se hospedar, o Hotel D. Dinis e o Hotel São Luis são boas opções perto do centro. Entretanto, se quiser ficar nas proximidades, existem hotéis fantásticos na Batalha, Fátima, Monte Real e Marinha Grande (cidades que você também precisa visitar durante sua estadia em Leiria).

À propósito, enquanto estiver em Leiria, conheça o Castelo de Leiria, um dos mais encantadores castelos em Portugal, e não deixe de passar pela Catedral de Leiria e pela Casa de Eça de Queiroz.

Já a cidade de Batalha fica a 14km de distância e por lá você encontra o Mosteiro da Batalha, visitação imperdível que é um dos Patrimônios Mundiais em Portugal.

Ainda nas proximidades, temos a famosa cidade de Fátima a 30km de distância de Leiria. Dedique algumas horas para conhecer a fundo o Santuário de Fátima.

Se estiver com tempo, em 15km você também pode visitar as Grutas de Mira de Aire, uma incrível gruta considerada uma 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

De volta a Leiria, estude dirigir mais 20km até as praias de São Pedro de Moel e seu Farol.

Descubra os sabores! Conheça as comidas típicas de Portugal.

Algarve (três noites)

Antes de partirmos direto para o Algarve, saímos de Leiria e dirigirmos cerca de 36km até Nazaré, a cidade das famosas ondas. Vale andar no Elevador de Nazaré para conferir de cima a vista da praia.

Depois do passeio, voltamos para a parte mais longa da sua viagem a Portugal de carro. Você pode pegar a rodovia A2 para chegar tranquilamente até a cidade de Faro. A distância varia de 380 a 410km, dependendo do trajeto (você pode optar ficar em Lagos, por exemplo).

Por lá, algumas dicas de hospedagem vão para a Casa da Madalena Hostel (Faro), O Quintal Guesthouse (Carvoeiro), Boutique Taghostel (Lagos), Hotel da Rocha (Portimão) Velamar Boutique Hotel (Albufeira) e Alfagar Alto da Colina (Albufeira).

As praias de Portugal são um espetáculo à parte. Conheça elas!

algarve

No Algarve, não deixe de visitar o Zoomarine, um parque aquático incrível para crianças e adultos.

Conhecendo o Algarve

Como você já deve ter percebido, a região do Algarve é um imenso catálogo de opções em cidades e roteiros. Aqui, você é quem decide por onde começar, com base nos seus interesses.

Por exemplo, Portimão é a maior cidade de todas; Albufeira é a que tem a vida noturna mais agitada (com shows e boates); já Faro é mais tranquila e tem o aeroporto.

Veja a seguir algumas sugestões de para incluir em seus três dias na região.

  • Ponta da Piedade: se você chegou no Algarve pela cidade de Lagos, pode começar com o passeio de barco por lá. O local está a 92km de Faro. Se tiver tempo, você pode encaixar um passeio a Sagres, que fica a 33km de distância da Ponta da Piedade.
  • Praias de Lagos: de volta a Lagos, é hora de conhecer as belas praias da cidade de Lagos. Dentre elas temos a da Batata, do Pinhão, do Camilo e a Dona Ana, eleita uma das 25 praias mais belas do mundo. É possível conhecer cada uma delas em caminhadas de 40 minutos.
  • Praia da Rocha: a 31km de Lagos temos a cidade de Portimão, que também pede uma parada na Praia da Rocha.
  • Praias de Carvoeiro: pois é, se é praia que você quer, aqui tem mais. De carro a partir de Portimão, você percorre apenas 10km até chegar a praias como a da Marinha, do Carvalho, a praia central de Carvoeiro e também pode fazer um passeio de barco ao Algar de Benagil.
  • Praia dos Pescadores: para finalizar, você pode dar uma parada em Albufeira e aproveitar não só a praia, mas a excelente infraestrutura da cidade. A distância de Carvoeiro até lá é de aproximadamente 32km.

Saiba mais sobre o turismo em Portugal e não perca momentos incríveis!

Lisboa (três noites)

Para finalizar a viagem a Portugal de carro, vamos a Lisboa. A partir de Faro, são 278km via A2. Assim como acontece em Porto, aqui você provavelmente vai querer deixar o carro de lado para conhecer a cidade por meio dos transportes públicos.

Então, uma boa ideia é conhecer num bate e volta os arredores, como Cascais (31km de Lisboa) e Sintra (29km de Lisboa) antes de explorar a capital e até mesmo locais mais abarrotados de turistas, como a Costa da Caparica (em Almada, a 16km de Lisboa).

Em Lisboa, algumas dicas de hospedagem vão para o Turim Av. Liberdade Hotel (dentre outros da rede Turim), o Lisbon Check-In Guesthouse e o Goodnight Hostel. São muitas as opções de locais incríveis para descansar depois de um longo dia de passeios.

Conhecendo Lisboa

Para aproveitar bem os três dias aqui, comece explorando o centro histórico, que reúne uma maior quantidade de pontos turísticos para visitar.

A partir da praça Marquês de Pombal você pode esticar para o Parque Eduardo VII e caminhar pela Avenida da Liberdade até a Baixa Pombalina — onde se encontra a Praça dos Restauradores e a incrível Praça do Comércio.

Outro passeio indispensável em Lisboa é o bairro de Belém. Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém são algumas das atrações. Ah, sem contar que os famosos (e oficiais) Pastéis de Belém estão aqui.

Museus, parques, palácios, shoppings, monumentos, três dias podem ser pouco para conhecer tanta coisa nessa incrível capital.

Pacotes de viagem para conhecer Portugal de carro

Outra maneira de conhecer Portugal de carro é contratando um pacote de viagens. É uma alternativa prática para quem tem pouco tempo ou paciência para planejar uma viagem ou para quem quer viajar, mas não tem o dinheiro necessário no momento, pois quase sempre você poderá parcelar os custos.

Confira as ofertas de roadtrip em Portugal da Logitravel:

  • Rota do Porto para o Algarve, de carro, 14 dias;
  • Rota da Ribeira do Tejo até a Ribeira do Douro, de carro, 9 dias.

Os pacotes incluem passagens aéreas de ida e volta, aluguel de carro, hospedagem e refeições. Há ainda ofertas para ilhas de Portugal: Madeira e Açores.

Vale a pena conferir no site oficial da Logitravel!

Portugal de carro: o que você precisa saber

Dirigir em outro país pode ser uma tarefa um tanto quanto desafiadora. Mas pelo conforto e flexibilidade, vale a pena enfrentar os medos e explorar Portugal de carro. Confira algumas dicas para não passar aperto e se prevenir contra eventuais surpresas.

Para mais informações sobre as estradas, pedágios, percursos e dicas para viajar nas autoestradas portuguesas, acesse o site Estradas.pt e insira os trajetos que deseja percorrer.

Documentos necessários para viajar em Portugal de carro

Ao contrário de muitos outros países, os brasileiros não precisam da Permissão Internacional para Dirigir (a PID) para conduzir um veículo em Portugal. Essa isenção vale por até 6 meses a partir da data de chegada ao país. Você irá precisar apenas do passaporte válido e a sua CNH.

Para poder alugar um carro, será necessário apresentar um cartão de crédito como garantia na hora de retirar o veículo da locadora. Sendo assim, o cartão deverá ser internacional (lembre-se de habilitá-lo para essa função) e com limite suficiente para cobrir o valor da caução (montante retido durante o período em que você estiver utilizando o carro).

Quando você entrega o veículo, a locadora “devolve” esse valor, visto que este funciona apenas como uma garantia, e não como um pagamento de fato.

Na Rentcars há muitas opções de carros disponíveis e você pode escolher devolver seu veículo em outro local, sem ser onde você alugou. Confira o site e saiba mais.

Veja o que é preciso para alugar carro em Portugal.

Pedágio

As chamadas “portagens” também estão entre os tópicos que merecem atenção numa viagem por Portugal de carro. Para ficar tranquilo, alugue um veículo equipado com o “Via Verde”.

Ele funciona como o nosso “Sem Parar” e te permite passar livremente pelos guichês e pedágios de cobrança automática. Nessa modalidade você viaja sem preocupações e acerta os gastos na hora de devolver o veículo, diretamente com a locadora.

Estacionamento

Você precisará pagar para estacionar em grande parte dos espaços públicos. Então, fique de olho nos parquímetros e tenha sempre moedas para usar neles.

Nos grandes centros, os estacionamentos costumam ser subterrâneos. Eles são pagos na hora que você for retirar o veículo, sempre de acordo com o tempo de permanência lá dentro. Em shoppings e supermercados, o estacionamento é gratuito.

Combustível

Sempre confirme com a locadora de veículos qual é o combustível que o carro alugado usa. Se você puder escolher, prefira os movidos a Diesel (Gasóleo), pois em comparação a Gasolina, a viagem sairá bem mais em conta.

Nas autoestradas você encontra postos com áreas de conveniência a cada 40km, aproximadamente. E atenção! Em Portugal, é você mesmo quem abastece o carro. O pagamento é feito dentro das lojas de conveniência ou com cartão, na própria bomba de combustível.

Dirigir em Portugal é fácil. Tire suas dúvidas!

Seguro Viagem para Portugal

Não deixe de viajar com um bom seguro viagem para Portugal. Sugerimos que faça uma simulação no comparador de seguro viagem do Euro Dicas Turismo para conferir as várias opções de seguro para a sua viagem à Europa.

dirigir na europa

Saiba quanto custa viajar para Portugal em nosso artigo.

Quando vale a pena ir a Portugal de carro?

Portugal é um país pequeno, e que felizmente tem excelentes conexões entre as principais cidades. Sendo assim, se você tem pouco tempo disponível e deseja conhecer apenas cidades maiores e cartões postais, prefira se locomover por meio dos transportes públicos (trem, metrô ou ônibus) ou mesmo a pé dentro das cidades.

Um carro em centros urbanos, como Porto ou Lisboa, pode acabar se tornando uma grande dor de cabeça, já que as ruas são estreitas, há muitas ladeiras e pode ser um sacrifício encontrar estacionamento.

Aposte no carro sempre que a ideia for visitar cidadezinhas e aldeias. Esse tipo de roteiro comporta muito bem passeios independentes de carro, aproveitando cada detalhes das incríveis paisagens pelo caminho.

O clima também é importante para visitar Portugal de carro

Se você pretende seguir nosso roteiro e incluir, por exemplo, o Algarve na viagem, provavelmente não está muito interessado em passar frio — muito menos pegar chuva, certo? Então, faça um planejamento para evitar os meses de inverno. Veja como é Portugal no inverno.

Prefira viajar na primavera, onde apesar de o clima continuar mais ameno, os preços são mais baixos e já não chove tanto. O outono também é uma boa opção para quem gosta de como a paisagem fica nessa altura do ano (e os períodos de chuva também são escassos).

Veja ainda como fazer um roteiro em Portugal.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Brasileira, tem formação em Design de Games e Comunicação em Computação Gráfica. Apaixonada por tecnologia, cinema e literatura, desapegou e foi viver na Europa em 2015. De volta ao Brasil, hoje é grande entusiasta de um estilo de vida quase nômade.