Em busca de uma viagem pela Europa repleta de história e cultura? Salamanca, na Espanha, é o destino ideal. Explore conosco os encantos desta cidade, desde seus pontos turísticos imperdíveis até suas delícias gastronômicas. Pronto para descobrir o melhor guia sobre o que fazer em Salamanca? Vamos lá!

O que fazer em Salamanca?

Salamanca, uma das joias da Espanha, é uma cidade repleta de história, cultura e beleza arquitetônica. Famosa por sua prestigiosa universidade, uma das mais antigas da Europa, Salamanca atrai estudantes e visitantes de todo o mundo.

Fundada no século XIII, a Universidade de Salamanca é um marco histórico e cultural, com sua impressionante fachada plateresca e a famosa “Rana de la Suerte”, uma pequena rã esculpida em uma das portas que dizem trazer sorte aos estudantes que a encontram.

Além da universidade, a arquitetura de Salamanca é de tirar o fôlego. O centro histórico da cidade é reconhecido como Patrimônio Mundial da Unesco, graças à sua magnífica praça principal, a Plaza Mayor, considerada uma das mais bonitas da Espanha. As igrejas, como a Catedral Nueva e a Catedral Vieja, exibem os estilos arquitetônicos gótico e barroco, enquanto as ruas de paralelepípedos convidam os visitantes a explorar cada canto da cidade.

Salamanca também é conhecida por sua proximidade com Madrid, tornando-se um destino popular para excursões de um dia. A apenas 1h40 de trem da capital espanhola, Salamanca é facilmente acessível e oferece a oportunidade perfeita para um bate e volta. Em suma, é uma das cidades que mais vale a pena visitar na Espanha.

Para facilitar a sua vida, criamos o mapa da cidade com as nossas recomendações de atrações turísticas e restaurantes. Em azul, o dia 1, em verde, o dia 2 e, em magenta, o dia 3. Os restaurantes estão em amarelo.

Tem um, dois ou três dias? Daremos o roteiro completo.

O que fazer em 1 dia em Salamanca?

Em um dia, você deve ter a certeza de que não vai perder as melhores atrações. O dia será corrido. Vem comigo!

  • Comece sua jornada na Plaza Mayor, coração da cidade. Aproveite para tomar o típico café da manhã espanhol ali: ¡pan con tomate y jamón! O jamón de Salamanca é conhecido e respeitado por ser um dos melhores da Espanha;
  • Da Plaza Mayor, vá passeando pelas ruelas da cidade até a Universidade de Salamanca. Recomendamos ir pela Calle Rúa Mayor, que permite que você veja a fachada de monumentos menores durante o passeio;
  • Já na universidade, faça uma pausa no seu icônico pátio. Na fachada, o seu desafio será buscar uma escultura em forma de rã. A lenda é que uma onda de sorte recairá sobre a primeira pessoa do grupo ao encontrá-la;
  • Você não poderá entrar na universidade, por isso, recomendamos emendar o passeio na Catedral de Salamanca. Voltando ao clima de brincadeira, na fachada da catedral, você vai buscar as figuras de um astronauta e um dragão segurando uma casquinha de sorvete! Aqui recomendamos entrar para admirar a arquitetura rebuscada com os tetos arredondados – esse passeio inclui a Catedral Nueva e a Vieja, que são anexas;
  • Após a visita, faça um passeio até o Convento de San Esteban que segue a mesma arquitetura da cidade e tem detalhes preciosos;
  • Na região do convento, existem vários restaurantes onde você pode parar para almoçar. Entendemos que será um almoço um pouco tardio, mas como temos apenas um dia, recomendamos seguir o itinerário dos monumentos principais. Quem não quer parar para comer, pode comprar o famoso hornazo, uma torta salgada típica de Salamanca recheada de jamón, chorizo e lombo;
  • Aproveite o resto do dia para passear pela cidade e, pelo menos, ver a fachada de outros monumentos importantes.

O que fazer em 2 dias em Salamanca?

Já seguiu o nosso roteiro do primeiro dia? Vamos para a segunda jornada:

  • Reserve um tempo para explorar a deslumbrante Casa de las Conchas, com sua mistura única de estilos arquitetônicos. Trata-se de um palacete do século XV. A entrada é gratuita;
  • Visite a Casa Lis, um museu de arte nova e arte déco situado em um belo edifício com vista para o rio Tormes. Explore as exposições de vidro, cerâmica e arte decorativa, e desfrute das vistas deslumbrantes do terraço do museu;
  • Faça um passeio relaxante pelo Jardim Huerto de Calixto y Melibea, um oásis verdejante no coração da cidade, ao lado da Casa Lis. Admire as belas plantas, fontes e esculturas enquanto passeia pelos caminhos tranquilos do jardim;
  • À noite, não deixe de conferir a vida noturna animada de Salamanca. Explore os bares locais ao redor da Plaza Mayor e experimente a atmosfera vibrante da cidade durante a noite. Experimente as tapas locais em bares tradicionais espalhados pela cidade.

O que fazer em 3 dias em Salamanca?

Se você tem mais tempo para explorar além de Salamanca, uma visita a Ávila é interessante. Esta cidade medieval, famosa por suas muralhas históricas e arquitetura bem preservada, oferece uma fascinante viagem ao passado espanhol. Aqui está um roteiro para aproveitar um dia em Ávila:

  • Parta pela manhã de Salamanca em direção a Ávila, que está a cerca de uma hora de distância de carro. Ao chegar, comece seu dia explorando as impressionantes muralhas da cidade, que datam do século XI. Caminhe ao longo das muralhas para desfrutar das vistas panorâmicas da cidade e dos arredores;
  • Após explorar as muralhas, dirija-se ao centro histórico de Ávila para visitar a Catedral de Ávila, um marco arquitetônico importante da cidade. Não deixe de explorar as ruas estreitas e sinuosas da parte antiga da cidade, repletas de charmosas casas de pedra e praças pitorescas;
  • Para o almoço, experimente a deliciosa gastronomia local em um dos restaurantes tradicionais de Ávila. Não deixe de provar o famoso chuletón de Ávila, um suculento bife de carne de vaca da região.
  • Após o almoço, reserve um tempo para visitar o Convento de Santa Teresa, dedicado à famosa mística espanhola Santa Teresa de Ávila. Explore o interior do convento e os jardins tranquilos antes de começar sua viagem de volta a Salamanca.

Quantos dias são suficientes em Salamanca?

Um dia, em termos gerais.

A cidade é pequena, e você consegue conhecer os monumentos mais icônicos em apenas uma jornada. Inclusive, quando fui, acabei fazendo um bate e volta de Madrid.

Porém, se você quiser conhecer Salamanca profundamente, dois dias são ideais. Para quem quer desbravar a região, recomendo três dias.

O que não pode deixar de conhecer em Salamanca?

A Catedral de Salamanca.

Pensou que era a Universidade? Eu também, antes de ir! Mas, pelo fato de que você pode entrar, a catedral é o ponto mais alto da sua viagem a Salamanca – literalmente, pois é a igreja mais alta da Espanha!

Vista lateral da Catedral de Salamanca
Uma das atrações em Salamanca é observar as figuras esculpidas nas paredes exteriores da igreja. Foto: Bianca Alves

Localizada no coração do centro histórico, esta obra-prima arquitetônica foi construída ao longo de vários séculos, misturando estilos, desde o gótico inicial até o barroco tardio.

Ao visitar a Catedral de Salamanca, você ficará impressionado com a sua grandiosidade e beleza. Admire os intrincados detalhes das fachadas, os altos pináculos e as elaboradas esculturas que decoram o exterior do edifício. Ao entrar, você será recebido pela deslumbrante nave central, com suas abóbadas altas e vitrais coloridos, criando uma atmosfera de serenidade e reverência.

O que fazer a noite em Salamanca?

Salamanca ganha vida à noite com uma variedade de opções para entretenimento e diversão. Uma das atividades mais populares é explorar a vida noturna animada ao redor da Plaza Mayor e das ruas adjacentes. Os bares locais oferecem uma atmosfera animada (e lotada!), onde você pode saborear tapas espanholas, experimentar vinhos regionais e desfrutar de música ao vivo.

Além disso, Salamanca é conhecida por suas tradições estudantis, então não faltam opções de festas e eventos organizados por universitários.

Contudo, precisamos destacar que, ainda que existam festas universitárias, muitas delas são abertas apenas para estudantes, mas isso não te impedirá de desfrutar de uma noite com movimento nas ruas e atmosfera descontraída. Outra exceção é que em períodos de férias a cidade fica bem mais vazia.

Qual a melhor época para conhecer Salamanca?

Tente visitar na primavera, já que o local terá um clima agradável e ameno. No inverno e no outono, o vento e a chuva podem acabar atrapalhando o passeio.

O que fazer em Salamanca no inverno?

Durante o inverno, Salamanca oferece uma atmosfera encantadora e natalina, com diversas atividades para desfrutar. Explore os mercados de Natal espalhados pela cidade, onde você pode encontrar presentes artesanais, decorações festivas e iguarias locais.

Lateral da Casa de las Conchas, em Salamanca
Na maior parte do ano, Salamanca é uma cidade agitada pela presença dos estudantes. Foto: Bianca Alves

Se você é religioso, poderá participar de serviços religiosos especiais nesta época.

Além disso, a gastronomia espanhola é cheia de guisados e pratos para comer de colher, o que acaba sendo muito aconchegante.

O que fazer em Salamanca no verão?

No verão, Salamanca é animada e cheia de atividades ao ar livre. Passeie pelos jardins e parques da cidade, como o Huerto de Calixto y Melibea, e desfrute de piqueniques e passeios de bicicleta. À noite, aproveite as festas e eventos culturais que acontecem nas praças e ruas da cidade.

A cidade estará livre de estudantes, o que faz com que o clima seja mais íntimo para os moradores “nativos”.

Esta é a melhor época para explorar as atrações ao ar livre, como os jardins, parques e terraços dos cafés. No entanto, esteja preparado para temperaturas elevadas (pode beirar os 40ºC) e uma maior aglomeração de turistas.

O que fazer além do óbvio em Salamanca?

Além das atrações turísticas mais conhecidas, Salamanca oferece uma série de experiências autênticas e menos exploradas. Uma ótima opção é explorar os bairros menos visitados, como o Barrio del Oeste, conhecido por seus murais de arte urbana e atmosfera artística.

Também vale a pena visitar os mercados locais, como o Mercado Central, onde você pode saborear produtos frescos da região, como o jamón, e ver a vida local de perto.

Além disso, considere participar de eventos culturais e festivais que ocorrem ao longo do ano, oferecendo uma visão mais profunda da vida e da cultura em Salamanca.

Quanto custa viajar para Salamanca?

Viajar para Salamanca custa cerca de 450€ para um casal durante três dias, desconsiderando as passagens aéreas do Braisl.

A cidade pode ser bastante acessível, quando compramos ao custo total da sua viagem à Espanha. Os restaurantes locais oferecem comida caseira, de qualidade e bom preço. Segundo o Numbeo, por exemplo, o valor de uma refeição de três pratos para duas pessoas num restaurante médio custa em torno de 30€.

Aqui está uma visão geral dos custos médios para duas pessoas em uma viagem de três dias:

Gasto Preço médio
Hospedagem (2 diárias) 120€
Alimentação (3 dias) 250€
Atrações 50€
Transporte na cidade 30€
Total 450€

Considere que os preços são apenas uma estimativa. Os dados são do Numbeo e do Booking.

Ainda mais, sobre o transporte, é provável que você prefira andar pela cidade, já que o centro não é tão grande. O valor da tabela foi inserido com base em possíveis viagens de táxi ou até mesmo os bilhetes para conhecer uma cidade próxima.

Por outro lado, não consideramos o preço dos tickets de avião, pois imaginamos que você comprará a sua passagem aérea diretamente para a Espanha.

Qual o gasto diário em Salamanca?

Entre 30€ e 100€.

Em média, um viajante econômico pode esperar gastar entre 30€ a 50€ por dia, incluindo alimentação, transporte e algumas atrações turísticas.

Para quem prefere um nível de conforto um pouco mais alto, o gasto diário pode ser de 50€ a 100€. Em nenhum dos dois casos estamos contando com a hospedagem.

Separe também um dinheirinho para as lembranças e outros objetos que valem a pena comprar na Espanha.

Quantos euros levar para Salamanca?

Para uma estadia de três dias em Salamanca, é recomendável levar entre 200 e 600 € – pensando que você já tem hospedagem fechada e as passagens de ida e volta para a cidade compradas. Tente arredondar o valor sempre para cima, caso haja algum gasto inesperado.

Mas e se o meu dinheiro acabar? Recomendamos levar a maior parte no cartão de débito da Wise, que é amplamente aceito nos estabelecimentos europeus. Assim, você não precisa ficar lidando com as notas e o perigo de perdê-las. Além disso, com a Wise você pode fazer transações em poucas horas, às vezes minutos, diretamente da sua conta no Brasil.

O que não deixar de comer em Salamanca?

Já demos o spoiler neste texto: Salamanca é famosa por sua deliciosa gastronomia, então não deixe de experimentar o jamón local que é um dos melhores do país.

Para comer o jamón, qualquer bar certamente terá uma boa porção para servir. Alguns restaurantes típicos são Corte y Cata e Cuzco Bodega. Neles, você pode pedir tapas – um clássico da Espanha – ou pratos típicos, como o secreto iberico (que é carne de porco).

Também há a chanfaina, um prato local que teve influências árabes e judias, e é feito de cordeiro. Segundo as recomendações do Google e do TripAdvisor, a melhor casa para provar esta iguaria é a Hosteria Casa Vallejo.

Por fim, como já falamos, o hornazo de Salamanca é uma espécie de torta salgada recheada de jamón, chorizo e lombo. É mais um lanche rápido para comer na rua e é vendido em várias lojinhas locais.

Onde se hospedar em Salamanca?

Ficar no centro histórico é o mais recomendado, pois é o coração da cidade e permite fácil acesso às principais atrações turísticas, como a Plaza Mayor, a Catedral e a Universidade de Salamanca. Além disso, você estará cercado por uma infinidade de restaurantes, bares e lojas.

Outra opção é ficar perto da estação de trem e ônibus para facilitar a ida e chegada da viagem.

Qual o melhor transporte para conhecer Salamanca?

Os seus pés!

O centro da cidade, onde ficam todas as atrações turísticas, é pequeno e pode ser percorrido facilmente a pé. Caso precise optar pelo transporte público, a rede de ônibus de Salamanca pode te levar aos quatro cantos da cidade por apenas 1€ por trajeto.

Para quem deseja explorar além de Salamanca, alugar um carro ou utilizar os trens da Renfe podem ser uma ótima opção para fazer bate e voltas para cidades vizinhas, como Ávila ou Segóvia. Isso proporciona liberdade e flexibilidade para explorar a região ao seu próprio ritmo.

Como se planejar para visitar Salamanca?

Para garantir uma estadia tranquila e bem-sucedida à Salamanca, é importante se planejar com antecedência e considerar alguns aspectos importantes. Por isso, inclua Salamanca no seu roteiro de viagem para Espanha, definindo o dia que você vai chegar e para onde vai depois de concluir a jornada na cidade.

Centro de Salamanca em dia chuvoso
Faça um bom planejamento e garanta passagens e bilhetes para atrações em Salamanca com antecedência. Foto: Bianca Alves

Compre com antecedência os seus bilhetes de ida e volta para evitar a subida de preço das passagens e não correr risco de imprevistos.

Outras dicas essenciais vêm a seguir:

Seguro viagem

Antes de embarcar, é essencial contratar um seguro viagem para viajar para a Espanha! Para garantir o melhor preço, recomendamos fazer a sua cotação online no Seguros Promo, que oferece planos de diversas seguradoras por um bom custo-benefício. Não se esqueça de inserir no nosso código de desconto exclusivo: EUDTURISMO5.

Chip internacional

Para já chegar conectado na Europa, garanta ou seu chip internacional da America Chip. Com este chip, você terá acesso à internet e poderá fazer ligações locais sem preocupações com roaming internacional. Além disso, a empresa oferece diferentes planos, como só 4G ou 4G com ligações.

Cartão Wise

Já falamos que o cartão da Wise é uma mão na roda para converter dinheiro facilmente e com ótimas cotações.

Você pode gerenciar facilmente seus gastos e acompanhar suas transações no aplicativo. Além disso, é uma forma segura de manter o seu dinheiro, sem precisar visitar lojas físicas ou ficar andando por aí com a carteira cheia de euros.

Comprar as principais atrações com antecedência

Aqui a recomendação número um é apostar no GetYourGuide. Você consegue encontrar os passeios tradicionais e aqueles que vão além do óbvio: guiados por profissionais que falam português e podem lhe explicar toda a história da cidade!

Pronto para fazer as malas? Aproveite tudo que Salamanca tem para oferecer. Boa viagem!