São João no Porto: saiba as melhores dicas para curtir a festa

Visitar Porto  / 

Se você for brasileiro e ouvir falar em festa de São João, já aparecem diversas memórias relacionadas a nossa típica festa junina, que acontece no mês de junho. Associamos automaticamente as comidas típicas, barracas de pescaria, milho cozido e quentão. Mas, para a nossa sorte, seja como turista ou residente, a festa de São João no Porto não perde em nada para a nossa. É uma celebração muito conhecida por aqui e todos aguardam a sua chegada.

Reunimos as melhores dicas para você curtir a festa, comer bem, beber com moderação e vivenciar outra cultura. Aqui em Portugal também pulam a fogueira, mas existem diferenças entre as comemorações.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

História de São João no Porto

Uma das festas mais antigas, era inicialmente uma celebração pagã, em que as pessoas festejavam, nos dias 23 e 24 de junho, a fertilidade, prosperidade e a abundância das colheitas do ano. Como um ritual de abertura para a chegada do verão, logo depois a igreja católica transformou as datas numa festa popular religiosa.

Aproveitando para celebrar o nascimento de São João Batista, inicia-se com uma missa e procissão. Tornou-se o padroeiro oficial da festa.

Leia também sobre a Baixa do Porto em Portugal.

As tradições da festa

A praça da Ribeira fica lotada de pessoas festejando, ficam arraiais espalhados por alguns bairros da cidade. As principais tradições são: pular a fogueira, usam martelos da plásticos (brinquedos) para bater na cabeça as pessoas, pois antigamente eram usados alho poró e ramos de capim-limão, como representação da fertilidade masculina e feminina, respectivamente.

Vasos de manjericão com versos populares também enfeitam São João no Porto. É uma ótima sugestão para oferecer a alguém que você goste. O manjericão é conhecido como “erva dos namorados” e, segundo a tradição, em junho, os namorados oferecem um vaso às namoradas, com uma bandeira com um verso alusivo ao amor.

manjerico no sao joao do porto

Para fechar com maestria terá a tradicional queima de fogos que dura em média 15 minutos, no horário 00h junto ao rio Douro e a Ponte D. Luís I, e também o lançamento de balões decorativos de ar quente.

Conheça as festas portuguesas mais interessantes.

Onde festejar o São João no Porto?

A festa concentra-se no centro histórico do Porto, principalmente ao redor da Ribeira. Alguns bairros (aqui também chamam de freguesias) também são conhecidos por organizar festas, onde você também encontrará atrações como shows (concertos), peças de teatro, exposições, apresentações de dança e feiras livres.

É bom ficar de olho na programação do portal de notícias do Porto, lá colocam todos os detalhes sobre a festa de São João no Porto e as atividades recreativas de cada freguesia. Caso esteja caminhando pelo centro, vale ir pessoalmente no posto informativo: R. Clube dos Fenianos 25, 4000-172.

As freguesias que terão atrações são:

onde festejar a o sao joao no porto

Comida típica da Festa

Os pratos mais famosos são as sardinhas assadas na brasa, o caldo verde, pimentos verdes, broas de milho, azeitonas, tremoços e chouriço assado (parecido com a linguiça tradicional no Brasil).

O bailarico

Há palcos espalhados por toda a cidade, mas a tradição do São João é o bailarico, que é uma dança folclórica portuguesa. A música é chamada de “pimba”, normalmente conduzida em pares, e tem um som caracterizado por instrumentos como o acordeão, o violão e o bandolin.

Veja o que fazer no Porto.

Transporte para a Festa de São João no Porto

O metrô do Porto funciona durante toda a noite de São João, em contínuo de 23 para 24 de junho, ligando o Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Vila Nova de Gaia e Gondomar.

Saiba quais são os documentos obrigatórios para viajar para a Europa

Receba grátis nosso CHECKLISTcom todos os documentos obrigatórios e outras dicas para viajar para a Europa com toda segurança e conforto.

RECEBER GRÁTIS »

Os ônibus, a STCP, terá uma operação especial para a festa, com prolongamento de serviços e reforços durante toda a noite, em diversas linhas. No total, estarão em funcionamento 35 linhas durante o período noturno e 21 durante a madrugada, cobrindo os principais eixos da rede, no Porto e concelhos limítrofes, com frequências que variam entre os 12 e os 60 minutos.

A partir das 5h da manhã do dia 24, a rede diurna estará a funcionar em pleno com a oferta de um dia feriado.

Os trens (chamam de comboios em Portugal) vão reforçar a sua oferta nos serviços Urbanos do Porto. Terá reforços aos trens regulares entre as 20h do dia 23 e as 8h do dia 24 de junho.

Normalmente mais próximo da data disponibilizam bilhetes promocionais ida e volta para algumas cidades, por isso é ideal ficar de olho no site.

Veja também tudo sobre o metrô no Porto.

Onde se hospedar para o São João no Porto

O ideal para aproveitar ao máximo a festa de São João no Porto é se hospedar próximo do centro histórico da cidade, pois poderá curtir indo e voltando caminhando.

Porém, os preços ficam mais elevados nessa altura, então sugiro encontrar hospedagens próximas de alguma estação de metrô, em bairros não tão visados, como: Marquês, São João, Casa da Música, Estádio do Dragão, Senhora da Hora.

No Booking ou no Airbnb poderá encontrar opções nestas localizações por um preço melhor do que nos bairros mais centrais.

Aqui tem algumas sugestões:

  • Charm Apartments Porto: muito bem localizado e com uma pontuação de 8,8 no Booking. Preço: a partir de 130 euros.
  • 99 Colored Socks: muito perto do centro do Porto, este alojamento tem ótimos comentários no Booking. Preço: a partir de 99 euros.
  • B The Guest Downtown: com uma boa pontuação no Booking (7,3) e pequeno-almoço incluído, este hotel é uma boa opção para casais, por exemplo. Preço: a partir de 74 euros.
  • Porto Trindade Hotel: este hotel de 4 estrelas tem uma excelente localização e é muito recomendado no Booking. Preço: a partir de 122 euros.

Coloque no seu roteiro de viagem os melhores restaurantes do Porto.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Nicolle, brasileira, jornalista e empreendedora. Partiu do Brasil com a intenção de vivenciar novas culturas, apaixonada por literatura, gastronomia, chás e pessoas. Acredita na utopia de um mundo sem barreiras culturais, onde possamos trocar experiências cada vez mais uns com os outros.