Estação de São Bento no Porto: como visitar o cartão postal da cidade

Visitar Porto  / 

O Porto é uma cidade incrível. Os preços acessíveis, a gastronomia e a arquitetura são pontos que destacam na cidade que já foi eleita – por três vezes – como o melhor destino europeu. Como a arquitetura é um ponto forte, um dos cartões postais e parada obrigatória é a Estação de São Bento.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Se quer saber como visitar e o que vai encontrar nessa atração turística, vem comigo que vou te contar um pouquinho desse lugar que é imperdível.

O que é a Estação de São Bento?

É uma estação de trem (comboio, como se diz em Portugal) e uma das atrações turísticas mais bonitas da cidade. De lá, é possível pegar o trem para as zonas dos vinhedos ou para algumas cidades mais pequenas, como Guimarães, Braga, Viana do Castelo, Aveiro, entre outras.

Veja também as 10 cidades perto do Porto para se encantar.

O que ver na Estação de São Bento?

A fachada da estação de São Bento já chama a atenção em meio aos outros prédios do entorno, mas não se contente em apenas passar na porta. A estação vale uma visita ao seu interior para se deslumbrar com os mais de 20 mil azulejos pintados à mão, e que retratam a história de Portugal, principalmente a história do norte do país.

O responsável por essa grande obra de arte foi o pintor e ceramista português Jorge Colaço, que viveu seu auge exatamente na época da instalação dos painéis da estação de São Bento.

q que ver na estacao sao bento

Já arquitetura possui influência renascentista francesa, cujo projeto foi assinado pelo arquiteto portuense José Marques da Silva.

No grande painel de azulejos, estão representados os seguintes momentos de Portugal.

Painel Torneio de Arcos de Valdenez

Episódio ocorrido em 1140, quando Dom Afonso Henriques rompeu o Tratado de Tui – um acordo de paz assinado com o rei Afonso VII de Leão e Castela – e invadiu a Galiza (Espanha) e descendo as montanhas em direção a Valdevez.

Para evitar o confronto no campo e poupar homens e recursos, Dom Afonso Henriques e o Imperador Afonso VII de Leão e Castela resolveram selecionar os melhores cavaleiros para lutarem entre si num torneio.

No final, quem venceu foram os cavaleiros portugueses de Dom Afonso Henriques, que veio a conseguir a independência de Portugal e se tornou rei o primeiro rei do país.

Restaurantes no Porto: conheça a lista dos 15 melhores.

Painel Egas Moniz

No século XII, Egas Moniz era um dos homens mais ricos da região norte. Ao se apresentar diante do rei Afonso VII de Leão e Castela, ofereceu sua lealdade e fracassou após o Torneio de Arcos de Valdenez.

Egas foi educador de Dom Afonso Henriques e teve grande influência política. Seu nome é mencionado em diversos documentos oficiais da história de Portugal.

Painel Entrada de João I no Porto

A entrada de Rei Dom João I no Porto para celebrar seu casamento com Filipa de Lencastre em 1387.

Conquista de Ceuta

Episódio que ficou marcado quando as tropas portuguesas invadiram a cidade islâmica no norte da África sob o comando de Dom João I em 1415.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Veja o que fazer no Porto.

Painéis Vistas e Cenas Rurais

A vida no campo, como as procissões e romarias, feiras de gado e as colheitas de uva também estão retratados nos painéis da estação de São Bento.

Painel História dos Transportes

Um painel dedicado a retratar a história e evolução dos transportes em Portugal após a inauguração das ferrovias.

Com tanta riqueza histórica e beleza, a estação de São Bento foi considerada uma das 16 estações ferroviárias mais bonitas do mundo, segundo a reportagem da revista Travel & Leisure, em 2011.

Conheça as estações de trem mais bonitas da Europa.

História da Estação de São Bento

O Convento de São Bento da Ave-Maria foi demolido para dar lugar a estação de São Bento após o alongamento da linha ferroviária em 1896. O projeto arquitetônico assinado por José Marques da Silva foi aprovado pela Câmara Municipal nesta mesma data.

No entanto, as obras começaram apenas em 1903, pois foram necessários ajustes no projeto para se adequar a realidade da época.

historia da estacao sao bento

Após quase 15 anos levantando as estruturas necessárias e com a linha ferroviária em funcionamento, a estação de São Bento entrou, enfim, na fase final da obra. Foram então colocados 20 mil azulejos numa parede de 550 metros quadrados, assinados pelo ceramista Jorge Colaço. A inauguração oficial da estação de São Bento aconteceu em outubro 1916.

A edificação com forte influência renascentista francesa da estação de São Bento, o formato em U e a fachada tal qual como vemos hoje, se deu porque o arquiteto José Marques da Silva formou-se em Paris.

Não esqueça que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa. Faça a sua simulação.

Conheça a Estação de São Bento: horário, bilhetes e como visitar

Saber o endereço, preços de bilhetes e horário de funcionamento é uma informação importante, então vamos lá!

Localização

A Estação de São Bento está localizada na Praça Almeida Garrett, 4000-069 Porto.

Horário

A Estação de São Bento funciona diariamente, das 05h às 01h.

Bilhete

Não é necessário comprar bilhete, pois a entrada na Estação de São Bento é gratuita. Para poder se deslumbrar com os painéis com bastante calma, aconselhamos fazer a visita logo no início da manhã ou próximo ao horário de fechamento. Assim, você evita os horários de pico da estação.

Veja como fazer um tour guiado no Porto.

O que visitar próximo a Estação de São Bento?

Pontos turísticos do Porto: 16 obrigatórios na sua lista.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Lívia Tostes é jornalista e vive em Portugal, onde cursa o Mestrado em Comunicação Política pela Universidade do Porto. É apaixonada por gastronomia, fotografia e cinema - especialmente o cinema brasileiro. Viajar sozinha para conhecer novas culturas é seu hobby favorito.