St. Patrick’s Day: saiba tudo sobre o dia especial para os irlandeses

Visitar Irlanda  / 

Você sabe o que é o St. Patrick’s Day? Neste artigo, vamos te contar tudo sobre essa data especial: significado, história e atividades.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Vamos também te dar dicas de onde ficar e falar curiosidades sobre o assunto.

O que é o St. Patrick’s Day

St. Patrick’s Day, ou feriado de São Patrício, é uma grande e tradicional festa nas ruas da Irlanda, que acontece em todo dia 17 de março, quando São Patrício, padroeiro da igreja católica no país, faleceu.

A história de St. Patrick

De acordo com a história, St. Patrick nasceu na Inglaterra, no século V. Ele foi sequestrado por piratas irlandeses aos 16 anos de idade e levado para o país como escravo. Ficou em um cativeiro em Condado de Mayo, na costa da Irlanda, mas não se sabe o lugar exato.

Segundo sua confissão, em um sonho, Deus falou para ele fugir de seu cativeiro para o litoral, de onde iria de navio para a Bretanha. Entrou para um mosteiro e, em 432, disse que recebeu um chamado para voltar para a Irlanda, mas como bispo, para evangelizar os irlandeses.

Após quase 30 anos nessa tarefa, Patrício faleceu em 17/03/461 e, como mandava a tradição, foi enterrado em Downpatrick. Patrício é o principal santo do cristianismo na Irlanda e também muito idolatrado pela igreja católica do país e do mundo.

Feriado na Irlanda

Em 1903, o St. Patrick’s Day passou a ser feriado público na Irlanda. A partir de então, várias regiões da Irlanda são palcos de desfiles e comemorações em homenagem ao padroeiro do país.

Anos 1990

A partir de 1996, o governo irlandês resolveu incrementar a festa e torná-la um dos maiores eventos nacionais de todo o mundo. Foi realizado o primeiro “Saint Patrick’s Festival”. A partir do ano seguinte, o evento passou a ser comemorado em mais de um dia.

Isso fez com que o sentimento de cidadão irlandês fosse elevado, o comércio, mais movimentado, e a imagem da Irlanda fosse projetada internacionalmente, atraindo, assim, mais turistas para o país.

O que visitar na Irlanda: guia dos mais lindos lugares pelo país.

Quando ocorre o próximo Saint Patrick’s Festival

st-patricks-day

Em 2019, o Saint Patrick’s Festival acontecerá do dia 14 ao dia 19 de março.

O que acontece no St. Patrick’s Day

O St. Patrick’s Day é comemorado em cidades grandes e pequenas em toda Irlanda. A festa é equiparada ao Carnaval no Brasil, porém com desfiles de rua, e à Oktoberfest Munique, na Alemanha.

Em homenagem à cor da bandeira irlandesa, a cidade fica verde nessa época, desde as roupas e os rostos das pessoas que se pintam para celebrar o dia de São Patrício, até os prédios e rios, que são tingidos.

Os desfiles com fantasias, as comidas e as bebidas são grandes destaques para comemorar o St. Patrick’s Day. Há, também, muitos fogos, acrobacias, teatro e shows. Os trevos, que são um dos símbolos da Irlanda, estão sempre na decoração da festa.

A comemoração atrai público de todas as idades. À noite, os pubs criam uma programação especial, dão descontos em bebidas e fazem apresentações de músicas.

Não se esqueça do seguro viagem na sua viagem à Irlanda.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Outras atividades no St. Patrick’s Day

Engana-se quem pensa que o St. Patrick’s Day é somente festa. A data traz diversas atrações interessantes para as cidades irlandesas, como museus, festivais de música, parques de diversões, caminhadas pelas cidades, shows gratuitos, atrações para crianças, festivais gastronômicos e culturais etc.

O “Made in Dublin”, que mostra um panorama da cidade de Dublin, com luzes e movimento e o “Greening the City”, iluminação verde nos principais prédios das cidades, são alguns dos eventos que acontecem na Irlanda.

Como ir ao St. Patrick’s Day

saint-patricks-festival

A melhor forma para ir do Brasil para a Irlanda é de avião. No dia 19/10/2018, fizemos uma simulação de compra de uma passagem no site da Decolar para sair do Rio de Janeiro no dia 09/03/2019 e desembarcar em Dublin e depois voltar de Dublin para o Rio de Janeiro no dia 23/03/2019 e o custo é a partir de R$ 3.100 por pessoa.

Lembre-se de que comprar passagem de volta para o Brasil é obrigatório.

A simulação foi feita tendo como base que o evento acontece entre os dias 14 e 19 de março do ano que vem. Mas se você quiser visitar a Irlanda em outro período, leia nosso guia de viagem e saiba qual é a melhor época do ano para visitar a Irlanda.

Não deixe de conferir, também, quais são as melhores épocas do ano do ano para visitar cidades europeias e poupar dinheiro.

Onde ficar

Dublin é a capital da Irlanda, portanto, ali há muitas oportunidades de comemorar o St. Patrick’s Day.

As diárias nas hospedagens da cidade, principalmente nessa época do ano, são caras. Veja algumas opções de onde se hospedar em Dublin:

Observações:

* A pesquisa, feita em outubro de 2018, foi com base nas opiniões de viajantes do Booking que se hospedaram e avaliaram as acomodações apresentadas.
* Os valores das hospedagens são relativos a uma diária para casal, do dia 16/03/2019 ao dia 17/03/2019, data do St. Patrick’s Day.

O St. Patrick’s Day é comemorado em todo o país. Se você preferir ir a outra cidade da Irlanda, pesquise as opções disponíveis em sites de busca, como Booking, TripAdvisor e Trivago e escolha a acomodação que mais lhe agrade.

Atenção: a Irlanda é um destino muito concorrido nessa época por causa das festividades em comemoração ao feriado de São Patrício. Portanto, é bom reservar sua acomodação com antecedência. Em outubro, mês em que fizemos a pesquisa, muitas hospedagens já não tinham mais quartos disponíveis.

Não esqueça do seguro viagem obrigatório.

O St. Patrick’s Day também é comemorado em diversos países do mundo

Veja alguns exemplos de homenagens feitas ao padroeiro da população irlandesa:

  • Desde 1962, a água do Rio Chicago, nos EUA, fica verde em homenagem a São Patrício;
  • Desde 2010, a famosa roda gigante London homenageia o padroeiro irlandês;
  • Em 2016, a Torre de Pisa, na Itália, também homenageou os irlandeses no ano passado;
  • Em 2018, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Coliseu, em Roma, ficaram iluminados na cor verde para celebrar o St. Patrick’s Day.

Curiosidades sobre o St. Patrick’s Day

Agora que você já conhece tudo sobre o St. Patrick’s Day, veja algumas curiosidades a respeito:

  • São Patrício usou o trevo de três folhas para evangelizar os celtas;
  • No St. Patrick’s Day, tudo na Irlanda fica verde, desde pessoas, até prédios, monumentos e rios. Usam a cor que é símbolo do país para comemorar o dia do seu padroeiro;
  • Na Irlanda não há cobras. Os biólogos dizem que nunca houve cobras no país. Porém, de acordo com o folclore, São Patrício as expulsou da Irlanda;
  • A carne com repolho, corned-beef boil, é o prato típico do St. Patrick’s Day;
  • É proibido consumir bebidas alcoólicas nas ruas da Irlanda, exceto no St. Patrick’s Day;
  • O consumo de Guinness (famosa marca de cerveja) no St. Patrick’s Day em todo o mundo mais do que dobra nesse dia: passa de 5,5 milhões para 13 milhões de litros!

Sabe de mais alguma curiosidade? Compartilhe conosco!

Conheça o guia completo que fizemos sobre turismo na Irlanda.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.