Sul da Espanha: conheça os 10 melhores destinos a visitar

Visitar Espanha  / 

A Espanha é encantadora por todos os lados, mas o Sul da Espanha tem seu diferencial. Algumas cidades são mais conhecidas para os turistas e outras nem tanto, e isso faz com que às vezes você esteja pertinho de um lugar incrível e não o inclua no roteiro.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Por isso, selecionamos 10 destinos imperdíveis do Sul da Espanha. Confira a lista!

Sul da Espanha: locais a visitar

No sul da Espanha, por exemplo, vale a pena colocar alguns “pueblos”, que são essas cidades bem pequenas com poucos habitantes, porém ricas de história e cultura espanhola.

Viajar para um novo país sempre envolve em uma boa pesquisa. Veja nosso artigo sobre turismo na Espanha, há muita informação interessante para te ajudar a se planejar.

Zahara

Zahara de la Sierra, conhecido no Brasil somente como Zahara, é um dos pueblos mais bonitos da chamada “Rota de los Pueblos Blancos”. Está localizado no parque natural de la Serra de Grazalema, na província de Cádiz, na região da Andaluzia.

zahara sul da espanha

Essa aventura lhe dá a chance de ver como se produz azeite em um empresa fundada em 1755. Vale a pena conferir.

Conheça também 10 cidades pequenas cidades da Espanha que marcam pelas histórias que possuem.

Mojácar

Chegando no município de Almería, também na região da Andaluzia, Mojácar é outra joia do Sul da Espanha, onde você encontrará praias tranquilas e belezas naturais de tirar o fôlego.

É chamado de “pueblo blanco” e a “La Fuente Mora” e “La Puerta de la Ciudad” são suas principais atrações históricas. Imagina que a porta é original e sua construção data do século XVI.

Pode ser interessante conferir também uma lista dos os principais pontos turísticos da Espanha e o que cada um tem a oferecer.

Zuheros

Para quem está buscando rotas fora do roteiro tradicional no Sul da Espanha, este é um pueblo que está em Córdoba, chamado Zuheros.

Para quem curte juntar atividade física, aventura e belas paisagens, a melhor maneira de se chegar até Zuheros é de bicicleta. No caminho, dá para se colocar embaixo da terra e admirar as formações geológicas da “Cueva de los Murciélagos”.

zuheros sul da espanha

Roteiro pela Espanha: 15 dias de paisagens, monumentos e gastronomia.

Comares

Coloque no roteiro Comares, que fica a 703 metros sobre o nível do mar. É daquelas cidades que os espanhóis vão para descansar e para quem vai em busca de história, aprecia os restos de uma fortaleza do século XIV.

É recomendado fazer a rota do azeite e a rota do vinho, duas especialidades locais e não irá se arrepender.

Priego de Córdoba

Priego de Córdoba também vale a pena visitar, especialmente o bairro chamado “La Villa”, uma herança dos muçulmanos que ali viveram.

A cidade é cheia de surpresas, suas ruas muito estreitas e brancas, as fachadas irregulares e na primavera uma explosão de cores graças as flores que podem ser vistas em cada canto. Além disso, coloque no seu roteiro em Priego de Córdoba:

  • Fuente del Rey;
  • Igreja Nossa Senhora da Assunção;
  • Museu Histórico Municipal.

Curioso para saber mais sobre a Espanha e seus lugares maravilhosos? Confira nosso artigo sobre turismo na Espanha e saiba mais.

Arcos de la Frontera

Em Arcos de la Frontera você vai poder admirar o casco histórico da cidade. Para aproveitar das relíquias históricas é melhor caminhar pelas estreitas ruas.

Não deixe de conferir 3 dos melhores bares de lá:

  • O Bar Primera, que fica na calle del Molino;
  • O Bar Portugal, que fica na calle Portugal;
  • O Bar Pepito, que fica na calle de la Hoya.

São paradas obrigatórias para se considerar um passeio completo em Arcos de la Frontera.

O que comprar na Espanha barato: confira os itens que vale a pena.

Alájar

Localizado em Huelva, sempre na região de Andaluzia, Alájar está a 837 metros de altitude dentro do Parque Natural Sierra de Aracena e Picos de Aroche. Possui cantos com vistas incríveis graças a altura que está localizado.

O bairro de Jabugo é um dos pontos que não podem faltar no seu roteiro. É o destino ideal para quem gosta de pedalar em montanha ou caminhar, além de oferecer o melhor jamón ibérico da Espanha, segundo os espanhóis.

Capileira

Município da província de Granada, Capileira está dentro do Parque Nacional de Sierra Nevada.

capileira sul da espanha

Suas principais atrações são a Igreja Paroquial Nossa Senhora de la Cabeza, Trevélez, Dúrcal. E falando de gastronomia, para ter uma experiência completa coma as castanhas assadas e beba anis e mistela. Os espanhóis costumam aproveitar as castanhas e a bebida até o dia clarear.

Estando na Espanha, vale a pena saber quais as top 6 atrações em Madrid para se visitar.

La Iruela

La Iruela pertence ao município de Jaén e é considerado um dos pueblos mais pitorescos, graças ao seu castelo medieval de origem muçulmana, a fortaleza e a Torre del Homenaje, que foi construída durante as conquistas cristãs.

É um lugar perfeito para quem gosta de fazer caminhada em meio a belezas naturais.

Carmona

Fechando com chave de ouro o nosso top 10 de pueblos elegidos pelos espanhóis como os mais bonitos do Sul da Espanha, vamos falar de Carmona, que está na província de Sevilha.

O seu centro histórico é considerado um dos mais genuínos de toda Espanha.

Para quem gosta de monumentos históricos é de encher os olhos. Coloque na sua lista de “imperdível”:

  • Museu de Carmona;
  • Necrópoles Romana;
  • Ruínas de Itálica;
  • Convento de Santa Clara.

Não deixe de experimentar: a torta inglesa e bollos de aceite (doce feito com nozes).

De parques a grandes festas regionais, veja o que fazer de graça na Espanha e acrescente-os nos seus planos de viagem.

Principais cidades do Sul da Espanha

Vamos continuar nossa viagem falando das principais cidades do Sul da Espanha e seus principais pontos turísticos. Escolhemos 6 destinos que estão localizados na região de Andaluzia.

Sevilha

Sem dúvidas, a principal cidade da região da Andaluzia, que está no sul da Espanha é Sevilha. Na lista do que fazer não pode faltar visitar a catedral gótica e vivenciar uma apresentação de flamenco.

Sevilha é rica em patrimônios históricos que podem ser apreciados durante o dia para aproveitar a noite em um dos bares ou restaurante. Sevilha é uma cidade muita animada.

Reales Alcázares de Sevilha, Catedral de Sevilha, Metropol Parasol, Isla Mágica, Parque de Maria Luísa, Torre del Oro são só algumas atrações que você não pode perder da cidade. Se você reservar 3 dias, conseguirá ver as principais atrações de Sevilha.

sevilha sul da espanha

Em meio a tantos lugares para visitar reserve um tempinho para entender a moeda na Espanha e quais principais métodos de pagamento por lá.

Córdoba

Córdoba é outra cidade do Sul da Espanha que não pode faltar no roteiro de quem vai passar uns dias no país conhecendo a região de Andaluzia. A herança deixa pelos mouros é intensa e muito visível. O que não vão faltar são mesquitas para serem apreciadas e um dos pontos altos da visita é conhecer os bairros antigos.

Anote o que você não pode deixar de ver:

  • Templo Romano;
  • Sinagoga Córdova;
  • Plaza del Potro;
  • Palácio de la Merced;
  • Casa de Sefarad.

São todas atrações de tirar o fôlego.

Granada

Você vai se impressionar com a fortaleza de Alhambra, a residência e os jardins de Generalife. Somente estas atrações já valeriam o passeio até Granada. Além disso, não deixe de ver o bairro de Albaicín, que está entre os patrimônios da humanidade.

Veja também: Porta de Elvira, Casa del Chapiz e Abadia do Sacromonte. As atrações não param por aqui, porém, caminhando e conhecendo a cidade você irá descobrir mais história.

Veja também nosso artigo sobre o mapa da Espanha, entenda as divisões territoriais e diferenças.

Outras cidades do Sul da Espanha para conhecer

Cádiz, Ronda e Málaga são mais três cidades que não podem faltar no roteiro de quem vai para o sul da Espanha. Cádiz por ser uma cidade litorânea, Ronda para ver de perto seus precipícios e penhascos e Málaga, a cidade natal de Picasso, banhada pelo mar Mediterrâneo.

O que conhecer na Espanha: as 9 cidades que valem a pena visitar.

O que comer na viagem ao Sul da Espanha?

Uma viagem turística não está completa se você não experimenta os sabores locais.

Principalmente, quando falamos de Espanha, um país com uma culinária rica, onde receitas passaram de geração para geração e continuam sendo feitas com os métodos tradicionais e com os melhores produtos locais. Experimente essas 5 opções da culinária local:

Gazpacho

A sopa fria de tomate. No verão é uma ótima pedida.

Aragón Migas de Pastor

Uma mistura de pão torrado, verduras picadas e carnes. Simples, porém, delicioso.

Fabada Asturiana

A receita leva feijão branco, carne de porco, toucinho e outras parte do animal. Uma refeição bem pesada, que talvez combine mais com os dias mais frios.

Baleares Sobrasada

Também de carne de porco, se trata de um embutido.

Cantábria

Mais um tipo de cozido da culinária dos espanhóis. Também é feito com carne de porco, leva feijão branco e couve.

Não esqueça de experimentar os vinhos da região, se você é amante de um bom vinho.

Seguro viagem para Espanha

Se está planejando viajar para a Europa, é importante saber que é obrigatório ter um seguro viagem. Faça uma cotação no nosso comparador de seguro viagem e descubra qual o melhor e mais barato para você.

Saiba tudo sobre seguro de viagem para Espanha.

Morar no Sul da Espanha

Normalmente, os estrangeiros buscam Barcelona e Madrid como cidades espanholas para viver. Porém, algumas cidades menores, e estamos falando das que estão localizados no sul da Espanha, podem ser uma opção. Talvez até melhor que as mais procuradas, que estão entre as mais caras do país.

granada sul da espanha

Morar em Granada

Te damos 3 razões para escolher Granada para viver.

  1. Historia de Granada: a mais simples e óbvia de que significa viver em uma cidade linda, cheia de história para contar;
  2. Comida: se come muito bem e pagando pouco, incluindo as famosas tapas da cidade, que servem como um jantar para os não muito gulosos;
  3. Custo de vida: uma razão que sempre nos ajuda na escolha. Granada em relação a outras cidades da Espanha tem um custo de vida mais baixo.

Se Granada não lhe convenceu, que tal experimentar Sevilha, também no Sul da Espanha?

Vamos falar da oferta cultural que a cidade oferece, só isso já faria valer a pena. Porém, ainda podemos a acrescentar, Sevilha tem uma noite bem animada para quem gosta de passear e se divertir.

Muitos consideram Sevilha de um “tamanho perfeito”, pois não é pequena e nem grande como Madrid e Barcelona.

O custo de vida não é tão alto como de Madrid e Barcelona, por isso vale a pena escolher Sevilha. Porém, das cidades do sul da Espanha é a considerada mais cara. Então, tudo depende do seu ponto de vista.

Vale a pena viver no Sul da Espanha?

Sim, pode valer muito a pena escolher uma cidade do Sul da Espanha para viver. Você encontrará menos “concorrência” para tudo e em uma cidade menor é sempre mais fácil de se adaptar do que em uma grande, como Madri ou Barcelona.

É pequena, mas tem de tudo

Viver em uma cidade menor e no sul da Espanha não significa perder o que de melhor tem a Espanha, pelo contrário, o país está cheio de lugares para serem descobertos. Além disso, que vem para estudar, encontrará também nestas cidades, ótimos cursos e universidades.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Ana Bárbara é autora e editora no Euro Dicas Turismo. Formada em jornalismo, é apaixonada por viagens e gosta de usar o tempo livre para conhecer novos lugares, livros, filmes e pessoas.