Espanha: guia de turismo com cidades, atrações e dicas essenciais

Visitar Espanha  / 

Se você não gosta de rodar entre muitos países em uma só viagem, te damos uma dica: faça turismo na Espanha. O país é rico em cultura, tradição e gastronomia, com diversos pontos turísticos e uma culinária típica imperdível.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Separamos aqui algumas cidades que podem ser feitas em uma viagem só, ou em várias, dependendo da quantidade de dias que você tiver. Mas não se preocupe: passando por uma ou mais, certamente será um destino encantador.

Saiba mais sobre a história da Espanha

São mais de 45 milhões de habitantes que hoje ocupam a Espanha , país que ocupa a maior parte da Península Ibérica. Junto a ela, ainda fazem parte do território espanhol dois arquipélagos: as Ilhas Canárias, para o lado do Oceano Atlântico, e as Ilhas Baleares, no Mediterrâneo. Além de algumas ilhotas.

Seu nome vem desde a designação do Império Romano Hispânica, nome dado à Península Ibérica. Até o século XVIII, Espanha não se referia a um país, e sim a um conjunto de todo o território ibérico e os países que nele estavam incluídos.

Unificada durante o iluminismo, sua monarquia era formada por um conjunto de reinos associados por herança, união dinástica ou conquista.

Porém, sua história remonta a outras culturas: no ano de 712, os territórios árabes, junto à fé islâmica, chegaram a Toledo, Sevilha e Mérida. Isso faz com que grande parte da Andaluzia, no sul do país, tenha muito da cultura moura (muçulmana).

Após a reconquista do próprio povo espanhol, momento histórico que não se sabe a data exata de quando aconteceu, ficaram monumentos da época moura, mas os reis da Espanha conquistaram novamente território.

Em 1492, Cristóvão Colombo descobriu a América e foi entre os séculos XVI e XVII que o país testemunhou a construção e o apogeu do império espanhol. Antes de ser unificada, enquanto ainda era constituída por um conjunto de reinos governados de forma independente.

Por conta disso, o país é uma união das regiões de Andaluzia, País Basco, Galícia e Catalunha. Cada um possui um dialeto próprio, tendo o espanhol falado em todo o país. Apenas na constituição de 1876 se adota, pela primeira vez, o nome Espanha.

Com uma área de 505.990 quilômetros quadrados, o destino é, hoje, considerado o maior país da Europa Meridional.

Principais cidades da Espanha e seus pontos turísticos

Proximidade histórica com o Brasil, atrações culturais milenares, vida noturna agitada e excelente gastronomia fazem parte da Espanha, um dos países que mais investiu nesse setor nos últimos anos e que mais recebe brasileiros na Europa.

A Espanha é imensa: não grande só de tamanho, mas na quantidade de lugares incríveis que oferece para se conhecer.

No entanto, recomendamos que quando for fazer turismo na Espanha separe uma quantidade razoável de dias em cada lugar. O ideal é que o visitante passe, pelo menos, 4 dias nas grandes cidades e 2 dias nas menores.

Para ajudar, separamos algumas das cidades mais bonitas do país, com os principais pontos turísticos. Se sua viagem for de mais tempo, ao final daremos dicas de outras cidades para incluir no roteiro.

Curiosidade: só para te dar um gostinho, o país é um dos que possui maior número de Patrimônios Mundiais pela Unesco, tanto culturais quanto naturais.

1. Bilbao

Bilbao é a principal cidade, e a mais conhecida, da comunidade autónoma do País Basco, no Norte da Espanha. Moderna, já ganhou o Prêmio Mundial das Cidades, um dos principais quando se fala em qualidade do urbanismo.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Veja o que conhecer na cidade:

Museu Guggenheim

O Museu Guggenheim de Bilbao, obra do arquiteto Frank Genry, é um dos locais mais famosos da cidade. Conhecido pelo seu estilo moderno, foi o museu que ajudou a colocar Bilbao no mapa turístico da Espanha.

A estrutura do prédio chama atenção: ele é coberto por uma fusão de formas complexas e curvadas, feitas em materiais como titânio, vidro e calcário.

Entre as obras de sua coleção estão esculturas, pinturas e instalações de arte e vídeos. Para conhecer em detalhes, faça uma visita guiada a Guggenheim com entrada sem fila.

Mirador de Artxanda

O Mirador de Artxanda é o melhor ponto para admirar a cidade. É possível chegar através do funicular, que fica próximo à Ponte de Zubizuri.

No alto do morro, o mirante está situado em um parque, onde está a escultura Huella digital, uma homenagem às vítimas da guerra civil espanhola.

Turismo na Espanha Bilbao

2. Madrid

A capital da arte da Espanha, Madrid é uma cidade que não pode faltar no seu roteiro de turismo na Espanha. É a maior cidade do país, e a terceira da União Europeia.

Os museus em Madrid oferecem algumas das maiores obras de arte da história. Tem parques a céu aberto, música e dança flamenca e uma gastronomia deliciosa.

Na gastronomia, é imprescindível conhecer o Mercado San Miguel para desfrutar o popular jamón, prato típico madrilenho.

No esporte, o lendário Santiago Bernabéu, palco dos jogos do Real Madrid, é o mais visitado tour entre os clubes de futebol do mundo.

Veja pontos turísticos importantes na sua ida à capital do país:

Museu do Prado

O Museu do Prado é um dos museus mais importantes do mundo. Para quem aprecia obra de arte, é visita obrigatória: inaugurado em 1819, ele guarda coleções de pinturas dos séculos XVI a XIX.

Dentre os pintores expostos na coleção permanente, estão alguns dos maiores de toda a história da arte como: Velázquez, El Greco, Rubens, Hieronymus, Bosch e Goya.

As filas para entrada costumam ser longas. Por isso, adquira o Ingresso Museu do Prado sem fila. A partir de 15,50€, por pessoa.

Veja mais dicas de ingressos para o Museu do Prado.

Palácio Real de Madrid

Visita essencial para quem quiser conhecer como viviam as famílias reais, o Palácio Real de Madrid ainda é utilizado ainda hoje. Recepções especiais, cerimônias e atos oficiais são realizados no Palácio, que já foi residência da monarquia. Os atuais reis da Espanha mora, hoje, no Palácio da Zarzuela.

A Troca de Guarda acontece todas às quartas-feiras, às 11h da manhã. Faça uma visita guiada ao Palácio Real e conheça todos os detalhes da atração. Se preferir, escolha o ingresso com acesso antecipado e sem fila.

Plaza Mayor

A Plaza Mayor é o coração de Madrid e um espetáculo a olhos vistos. Possui 129 metros de comprimento e 94 metros de largura. Situado entre monumentos e edifícios, ali se pode ver a Estátua de Felipe III, o Arco de Cuteleiros e a Casa da Padaria, o edifício mais importante a ser construído na cidade.

No Natal, a Plaza Mayor de Madrid fica cheia de barraquinhas natalinas. Ao redor, restaurantes, bares e cafés fazem uma gostosa combinação com o passeio.

Puerta del Sol

Outra das praças mais famosas de Madrid, Puerta del Sol certamente vai constar no seu roteiro de turismo na Espanha. É um destino obrigatório, onde se cruzam vários pontos turísticos da cidade.

É onde fica o símbolo do Quilômetro Zero, ponto onde começam as estradas radiais espanholas. Também é simbólica para a cidade: foi na Puerta del Sol que a segunda república foi proclamada, em 1931.

Parque do Retiro

O Parque do Retiro é um espaço gigantesco para se apreciar a natureza, ouvir música local e ver construções curiosas como o Palácio de Cristal.

O que visitar em Madrid

Já falamos sobre as principais atrações em Madrid, que você deve visitar.

3. Barcelona

A cidade de Antoni Gaudí é um museu arquitetônico a céu aberto e deve constar no seu planejamento de turismo na Espanha. Além disso, Barcelona é uma cidade cosmopolita e moderna, à beira do mar.

A capital da comunidade autônoma da Catalunha está no nordeste do país: ainda fica perto da França e dos Pirineus, próxima ao mar Mediterrâneo.

Plana e com ótimo sistema de transporte público, o destino é feito para caminhar bastante, olhando seus edifícios e entrando em grandes museus para admirar suas obras de arte.

Se for no calor, aproveite para ir à praia: a região de Barceloneta, com calçadão, bares e restaurantes, é perfeita para um banho de mar ou um passeio ao fim de tarde.

A vista mais bela está em Montjuic, um lugar em que se vê a cidade inteira, onde as pessoas se reúnem em cafés para assistir ao pôr do sol.

Não deixe de passear pelas Las Ramblas e pela Plaça da Catalunya, uma das principais da cidade. O mercado de La Boquería é, provavelmente, o espaço mais famoso para comer e beber.

Finalmente, é impossível deixar de fora do roteiro a visita ao estádio do FC Barcelona, o Camp Nou. Além de ingressos para jogos, é possível realizar um tour pago pelo local.

Veja outras atrações imperdíveis:

Parque Güell

O Parque Güell, assinado por Antoni Gaudí, é um enorme jardim com elementos arquitetônicos inspirados nas formas da natureza. Patrimônio da Humanidade pela Unesco, se tornou uma das principais atrações turísticas da cidade.

À entrada à zona monumental do parque agora é paga e só podem entrar 400 pessoas por vez. Por isso, compre o ingresso antecipado.

Além do imenso jardim, conheça a Casa Museu Gaudí, local que conserva a lembrança do artista com móveis e objetos importantes para seus desenhos.

Para conhecer em detalhes, faça uma Excursão a Pé Parque Güell com Entrada Prioritária.

Igreja da Sagrada Família

Outra das grandes construções assinada por Antoni Gaudí, a Igreja da Sagrada Família segue em obras, mas é um dos importantes símbolos de Barcelona.

Sua construção começou em 1882 e segue até hoje. Na visita, preste atenção aos detalhes da sua arquitetura, às torres e os diferentes espaços da Igreja.

Compre o ingresso antecipado: por ser uma das atrações mais visitadas por turistas que estão fazendo turismo na Espanha, as filas costumam ser demoradas. Compre um ticket de tour guiado evitando a fila da bilheteria, com acesso rápido e sem fila.

Casa Batlló

A Casa Batlló é mais uma das mais belas obras arquitetônicas de Gaudí. Foi construída entre 1904 e 1906 a pedido de Josep Batlló, ela acolhe um mundo fantástico imaginado pelo arquiteto.

A construção fica situada no Paseo de Gracia, famosa avenida de Barcelona. Pode ser vista só de fora mas, quem quiser conhecer em mais detalhes, recomendamos entrar para conhecer os espaços que fizeram o local estar na lista de patrimônio mundial da Unesco. Confira o ingresso antecipado com smart guide.

Perto da Casa Batlló, a Casa Milà também é mais uma obra arquitetônica de Gaudí e deve constar no seu roteiro em Barcelona.

comer tapas em barcelona

4. Sevilha

A maior cidade da Andaluzia é um passeio pela história da Espanha. É onde a cultura do flamenco, das touradas, das tascas e tapas está mais latente.

Se incluir Sevilha no seu roteiro de turismo pela Espanha, saiba que ela é a quarta em maior área metropolitana por número de habitantes do país.

A vida noturna é agitada e perfeita para quem quer dançar até amanhecer – com castanholas, claro – e se concentra principalmente no bairro de Triana.

Também conta com um ótimo sistema de transporte público, que facilita o passeio entre as muitas atrações que oferece. Conheça algumas delas:

Catedral de Sevilha

A maioria das cidades espanholas conta com uma grande catedral. A de Sevilha conta um pouco da cultura moura que chegou ao país e, mais especificamente, à Andaluzia.

Construída sobre os restos de uma antiga mesquita, a Catedral de Sevilha, ou Catedral de Santa María de La Sede, é considerada o maior templo gótico do mundo, e a terceira maior igreja.

Na visita, preste atenção na área interna com patrimônio artístico rico e variado, incluindo verdadeiras obras-primas da história da pintura.

Além disso, o Retábulo Maior é um dos pontos de destaque, toda feita em madeira, assim como a Tumba de Cristóvão Colombo e um passeio pelo teto.

É possível comprar o Ingresso sem fila para a Catedral de Sevilha e Giralda.

Real Alcázar de Sevilha

O Real Alcázar de Sevilha é ainda residência ocasional da Coroa espanhola. O Palácio Real está localizado bem no coração da cidade e é considerado o mais antigo, ainda habitado, da Europa.

Na visita, preste especial atenção nos Salões de Carlos V, no Pátio de Gesso e no Pátio das Bonecas. Além disso, veja os jardins de Alcázar, com suas fontes e palmeiras.

O Real Alcázar foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Para conhecer sua história, recomendamos uma excursão guiada com entrada prioritária.

Curiosidade: ele foi locação de episódios da famosa série Game of Thrones.

Em Sevilha, não deixe de visitar também a Torre del Oro.

Flamenco Sevilha

5. Granada

Outro dos grandes destinos mais visitados em turismo na Espanha está a cidade de Granada. Seus museus, monumentos e gastronomia se unem para tornar este mais um local impressionante na Andaluzia.

Junto à Sevilha, Granada também tem bastante da cultura moura na história da Espanha. Aproveite a visita para ver grandes apresentações de Flamenco, onde a dança, a voz e a música se misturam.

O Albaicín é um charmoso bairro muçulmano, de ruas estreitas, casas pintadas de branco e muitos mirantes, dentre os quais se destaca o Mirador de San Nícolas.

Veja outras grandes atrações na cidade:

Alhambra

Um dos lugares mais visitados da Espanha, Alhambra em Granada costuma receber quase 3 milhões de turistas de todo o mundo, todos os anos. Sua muralha e seu aqueduto são a parte mais antiga da cidade. No local, foram construídos três palácios nasridas durante o século XIV.

Na sua visita por Alhambra de Granada, veja a Alcazaba, uma grande fortaleza protegida por muralhas, que fica na parte mais antiga, localizada na zona mais alta da colina. Além dela, os Palácios Nasridas, o El Partal e o Palácio de Carlos V são atrações imperdíveis.

Faça uma excursão guiada por Alhambra, com entrada sem fila, e duração de 3 horas.

Capela Real

Com uma história muito ligada aos Reis Católicos, a Capela Real é mais um dos pontos turísticos mais visitados de Granada. Confira em detalhes o conjunto artístico da capela, suas sepulturas de personagens históricos e a sacristia, que é também um museu com várias pinturas de artistas flamencos.

A Capela Real fica também em Alhambra.

Turismo na Espanha Alhambra Granada

Outras cidades para visitar na Espanha

Há muitas cidades em Espanha que merecem sua visita. Confira mais algumas:

Valência

A três horas de trem de Barcelona e duas horas de Madrid, Valência é destino obrigatório do turismo na Espanha, pois combina tradição e gastronomia.

É a cidade da famosa paella valenciana e da horchata, que você pode degustar no Mercado Central ou nos restaurantes La Pepica e L’Estimat, recomendados pelo The New York Times.

Outro ponto de destaque é o Mercado de Cólon, hoje uma obra modernista e espaço de lazer. O centro histórico reúne a maior parte dos pontos turísticos históricos e a Lonja de la Seda é uma obra prima gótica civil.

Ibiza

Ibiza é o destino de turismo na Espanha para quem busca sol, praia e boêmia, com um amplo leque de opções em bares, casas noturnas, restaurantes e muitas festas do verão europeu.

As praias mais agitadas estão no centro, mas é possível encontrar opções paradisíacas nos arredores. A música eletrônica é o destaque da ilha, bem como as festas nas praias populares de Salinas, San Antoni e Bossa.

O Centro Histórico de Ibiza reúne atrações históricas e sítios arqueológicos, como a Catedral Nossa Senhora das Neves, a Rua Mare de Deu e o Miradouro do Rey Jaume I.

Outras cidades para se visitar (algumas delas próximas às gigantes Madrid e Barcelona) são Córdoba, Segóvia, Zaragoza, Toledo, Salamanca, Castela e La Mancha, Galiza, Santiago de Compostela, Girona e Lanzarote.

Como preparar sua viagem de turismo na Espanha

Fazer turismo na Espanha é muito fácil. O país tem um ótimo sistema ferroviário, o Renfe, que leva para muitos destinos dentro do país.

Para preparar sua viagem, nossa primeira dica é: planejamento. Veja o valor das passagens para saber por onde é melhor chegar, como fazer o seu roteiro entre as cidades, qual a média de preço de hospedagem, entre outros itens importantes.

E não esqueça do seu Seguro Viagem Espanha: é obrigatório para entrar no país.

Quanto custa fazer turismo na Espanha?

A Espanha não é dos países mais baratos da Europa. Mas, a boa notícia é que também não é dos mais caros e é possível fazer uma viagem gastando apenas o necessário.

Separamos aqui os valores dos principais itens de uma viagem para a Espanha. Tenha em mente que os valores mudam de acordo com os destinos escolhidos e a quantidade de locomoções entre as cidades.

Leia um guia completo sobre as Ilhas da Espanha.

Passagens aéreas

A melhor forma de chegar à Espanha é a partir dos aeroportos internacionais de Madrid e Barcelona. O motivo é que essas são as duas cidades em que é possível encontrar voos diretos saindo de algumas cidades brasileiras.

Para saber uma média de valores, fizemos uma simulação de passagens aéreas. Utilizamos a área de voos do site Kayak, que mostra diversas opções de valores e companhias aéreas. Os valores são referentes ao mês de maio de 2020, boa época para fazer turismo na Espanha, pois ainda é baixa-temporada na Europa.

Saindo de São Paulo para Madrid, o melhor valor é com a Air Europa, em voo direto, está saindo por R$ 3.609.

Caso prefira chegar via Barcelona, o mesmo trecho está com melhor preço na companhia aérea espanhola Ibéria e sai por R$ 2.909.

Saiba quais são as dicas para comprar passagens aéreas baratas.

Seguro Viagem

A Espanha é destino parte do Tratado de Schengen e, por isso, o seguro viagem é obrigatório para fazer turismo no país.

Em uma simulação de custos, utilizamos o nosso comparador seguro viagem, uma parceria com o portal Seguros Promo. Os planos com melhor custo benefício custam desde R$10 a R$55, por dia. O valor total do seguro depende da cobertura e da duração da viagem.

Turismo na Espanha Barcelona

Hospedagem

A média de valor de hospedagem em viagem de turismo na Espanha pode variar de acordo com a cidade. Por isso, escolhemos algumas opções com bom custo-benefício em cada uma das localidades que sugerimos aqui.

Para pesquisar outras opções, utilize comparadores de hotéis. São sempre boas alternativas para escolher localização, quantidade de estrelas e preços que se adequem ao seu bolso e ao seu planejamento.

Recomendamos que compare preços de hospedagem na área de hotéis do site Kayak. Veja algumas sugestões:

Hotel Categoria Estrelas Localização Preço médio
ibis budget Bilbao Centro Bilbao 1 estrela Centro 85€
Only YOU Boutique Hotel Madrid Madrid 4 estrelas Plaza de Cibeles / Centro 185€
Barcelona Century Hotel Barcelona 3 estrelas Eixample 80€
La Banda Rooftop Hostel Sevilha 2 estrelas Centro histórico 60€
Nest Style Granada Granada 3 estrelas Centro de Granada 53€

 

Veja opções de hotéis bem localizados em Madrid e de hotéis em Barcelona.

Alimentação de rua

Não esqueça de pesquisar os preços de alimentação nas cidades que vai passar e colocar no seu planejamento. Assim, você consegue ter uma média de gastos do dia na viagem.

Veja a média de valores nas duas maiores cidades durante o turismo na Espanha: Madrid e Barcelona.

Alimentação de rua Preço em Madrid Preço em Barcelona
Cerveja (570ml) 3€ 2,75€
Almoço em restaurante barato 11€ 11€
Refeição para 2 pessoas, em restaurante mediano, com 3 pratos 40€ 40€
Cappuccino 1,78€ 1,80€
Água 1,37€ 1,26€

Supermercado

Outra dica de economia em viagem: comprar itens básicos no supermercado. Veja o preço médio de alguns produtos em Madrid e Barcelona:

Item Preço em Madrid Preço em Barcelona
Garrafa de vinho 6€ 5€
Água (garrafa de 1,5 litro) 0,62€ 0,63€
Queijo local 9,87€ 10,88€
Cerveja local 0,89€ 0,80€

Passeios e atrações

Dependendo de quantos dias e quantas atrações você pretende ficar nas cidades, adquirir os cartões de turismo é sempre uma boa opção.

Em Madrid, por exemplo, o cartão Cartão iVenture Madrid dá acesso a museus, excursões, tours e shows na cidade. Você escolhe de 3 a 5 atividades, em uma lista de 27 atrações. Custa a partir de 78€, por pessoa.

Já o Barcelona Card inclui, além de 25 museus na cidade, o transporte público. O cartão pode ser utilizado por 3, 4 ou 5 dias. Custa a partir de 46,13€, por pessoa.

As outras cidades também oferecem opções de cartões turísticos. Veja se o Sevilla Card e o Granada Card valem a pena.

Se você quer fazer uma viagem em modo de poupança, recomendo que veja o que fazer de graça na Espanha.

Pacotes de viagem para Espanha

Se você prefere reservar suas férias na Espanha com tudo incluído e com toda a comidade, uma alternativa é comprar pacotes turísticos.

A maioria dos pacotes de viagem oferece passagem mais hotel. Mas, em alguns casos, são comercializados translados ou aluguel de carro, passeios turísticos, refeições, etc.

Recomendamos que confira as ofertas da Logitravel para Espanha, que incluem:

  • Madrid, Sevilha, Barcelona, de avião, 12 dias;
  • Madrid e Barcelona, de trem, 9 dias;
  • Rota de Dom Quixote na Espanha, de carro, 9 dias;
  • Rota Game of Thrones na Espanha, de carro, 10 dias;
  • Madrid e Ilhas Baleares (Maiorca e Ibiza), de avião, 12 dias.

Logitravel é uma agência de turismo especializada em pacotes de viagens, cruzeiros, roadtrips e muito mais, para os principais destinos do mundo e com preços econômicos. No Euro Dicas Turismo, recomendamos os pacotes de viagem vendidos pela Logitravel.

Quando ir à Espanha?

Apesar de fazer bastante frio no inverno, a Espanha não tem temperaturas tão baixas como a França e a Inglaterra, por exemplo. Os meses mais chuvosos são abril, maio, novembro e dezembro.

Importante dizer que o verão é a época em que o país está mais cheio e agitado, de tanto no norte como no sul. Neste último, as temperaturas costumam ser bem altas nesta estação com termômetros chegando a 30ºC em Madrid, ou mais pela Andaluzia.

A melhor época para ir à cidade, portanto, seria nas meias estações, primavera e outono. Maio e junho são os melhores meses, para quem prefere o calor. E outubro e novembro para quem está mais para o frio.

Turismo na Espanha Madrid

Saiba como é o sul da Espanha no inverno.

Como viajar para Espanha

Como já falamos, o ideal é pegar voos diretos, ou com menos escalas, e chegar em uma das maiores cidades, e viajar de trem, ônibus ou carro pelo país.

É possível viajar em voos diretos para a Espanha saindo de locais como São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Recife e Salvador, nas companhias aéreas LATAM, Ibéria e Air Europa.

Os principais aeroportos são o Aeroporto Internacional de Barajas, em Madrid, e Aeroporto de Barcelona El Prat, o mais próximo da capital catalã.

Para facilitar a busca na melhor passagem, sugerimos fazer uma comparação utilizando o comparador do site Kayak. Os viajantes terão acesso aos melhores preços, de acordo com as datas possíveis. Ainda é possível colocar alertas de passagens, para receber sempre a baixa ou o aumento dos preços.

Confira todas as dicas para comprar as melhores passagens aéreas para Espanha.

Como locomover-se na Espanha

Utilize as companhias aéreas locais para ir de uma cidade à outra, como a Vueling e a própria Air Europa.

Se estiver em outros países, há muitas opções de ônibus e trens que chegam a país. De Lisboa a Madrid, por exemplo, a viagem dura cerca de 9h30 e de Toulouse, no sul da França, até Barcelona 5h30.

Se preferir, vá pelas boas estradas europeias. Veja preços na Rentcars. Lá você vai encontrar muitas opções de carros disponíveis e pode escolher devolver seu veículo em outro local, sem ser onde você alugou. Confira o site e saiba mais.

Gastronomia da Espanha

A gastronomia faz parte do turismo na Espanha: é uma das melhores do mundo. Com pratos que atravessam todo o país, e outros típicos de cada região, a culinária espanhola traz elementos mediterrâneos e outras características próprias.

Se utiliza de muitas especiarias, frutos-do-mar e legumes. A mais conhecida é a paella, feita originalmente por trabalhadores do campo, mas que virou sinônimo da gastronomia do país.

O jamón espanhol também merece ser experimentado. Principalmente com um bom vinho, outra especialidade deles! A Espanha produz vinhos reconhecidos internacionalmente.

Dentre os pratos que você deve experimentar quando for lá, parte importante da cultura e tradições espanholas, estão:

  • Paella: um dos mais típicos da gastronomia. O prato é feito sempre com arroz e pode ter frutos-do-mar ou frango, dependendo da região;
  • Gazpacho: típica sopa do sul do país que tem como base hortaliças, tomate, pepino e pimentão. É servida gelada e é uma ótima pedida nos dias mais quentes;
  • Tortilha de patata: parece uma variação da nossa omelete, mas com batatas. É bem simples e cada região pode incrementar com outros ingredientes como champignon e pimentão.

Conheça 10 pequenas cidades da Espanha que valem a pena visitar.

Cultura e povo da Espanha

Cheia de influências de várias partes da Europa, e do mundo, as origens culturais da Espanha vem de outros povos, como os ibéricos, os celtas, celtibera, os latina, católicos romanos e até com a islâmica, vinda com os mouros.

Formada por 17 comunidades autônomas, dentre as mais conhecidas sendo a Catalunha, o País Basco, a Andaluzia e a Galícia, cada uma delas mostra uma cultura e uma tradição próprias. Tendo, em comum, as manifestações culturais de todo um povo.

Quando for fazer seu turismo na Espanha, você vai se deparar com alguns costumes, como:

  • A sesta (ou siesta): costume espanhol onde estabelecimentos comerciais fecham entre 14h e 17h para uma pausa de descanso do almoço. Alguns ainda voltam a abrir um pouco mais cedo, às 16h;
  • Museus e Arte: a cultura é um traço forte na Espanha e sua arte é das mais ricas da Europa. Por isso, não deixe de visitar os principais museus da Espanha;
  • Festas populares: são várias, em todos os cantos do país. Se sua viagem bater com a data de alguma delas, aproveite para conhecer mais de perto. As principais são: Las Farras, em Valência, durante o mês de março; La Tomatina, em Buñol, na última semana de agosto; San Fermin, em Pamplona, no mês de julho.

Veja quais são as 10 festas espanholas mais imperdíveis e como ir.

Informações úteis

  • Idioma: O espanhol é a língua nacional, mas cada local tem um idioma próprio;
  • Moeda: Euro
  • Horário local: + 4 horas (horário de Brasília)
  • DDI: 34
  • Eletricidade: 220v

Versatilidade é a palavra que melhor resume o turismo na Espanha. Existem opções para todos os gostos, desde quem prefere um roteiro cultural até aqueles que querem curtir a agitada vida noturna, passando pelas praias, estações de esqui e construções históricas.

Ficou com vontade de visitar a Espanha? Compartilhe conosco onde você gostaria de ir. Entretanto, veja com mais detalhe, nosso roteiro de 15 dias pela Espanha.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autores

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

Clara é natural do interior de São Paulo e tem muito orgulho do sotaque caipira. Jornalista que adora gatos, tatuagens e livros, vê o mundo de cabeça para baixo e tem como vícios memes da internet e soltar piadas inesperadas no meio de uma conversa.