Titanic Belfast: tudo para visitar a atração da Irlanda do Norte

Viajar pela Europa  / 

O Titanic Belfast está localizado na Irlanda do Norte e é uma das principais atrações da capital irlandesa. É um monumento lindo, surpreendente que impressiona pelo seu tamanho e suas atrações. Hoje vamos te contar como visitar o Titanic Belfast, como comprar ingressos, como chegar e dicas para aproveitar o melhor da Irlanda do Norte.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Tudo sobre o Titanic Belfast

LOCALIZAÇÃO

1 Olympic Way, Queen's Road, Belfast BT3 9EP, Irlanda do Norte, Reino Unido

COMO CHEGAR

a pé, de ônibus, carro, bicicleta;

HORÁRIO

das 10h às 17h (ampliando de acordo com a época do ano, veja a lista completa abaixo);

TICKET

Adulto: £19
Crianças (a partir de 5 anos): £8,50

A história do Titanic Belfast

O Titanic Belfast é um museu e monumento irlandês que guarda a história do navio mais famoso do mundo, o Titanic, retratado no famoso filme ganhador de diversos Oscars. O espaço turístico e de eventos foi inaugurado em 2012 e recebe milhares de turistas todos os anos.

O navio RMS Titanic foi construído na cidade de Belfast e operado pela empresa White Star Line. A sua construção começou no ano de 1909 e ele foi lançado ao mar em maio de 1911. A viagem inaugural do Titanic foi feita no dia 10 de abril de 1912, saindo de Liverpool, na Inglaterra. O destino era a cidade Nova York, nos Estados Unidos, porém, na noite do dia 14 de abril, a embarcação colidiu em um iceberg e afundou no dia seguinte. Estavam a bordo do navio de luxo cerca de 1.500 pessoas.

O que ver

O Titanic Belfast é um monumento arquitetônico incrível e surpreendente. O espaço conta com nove galerias interativas com exposições, efeitos especiais, passeios pelo escuro e atividades interativas para os visitantes. Além de projeções e vídeos, o espaço conta com artefatos originais do navio Titanic. No final da experiência, ainda é possível subir no SS Nomadic, o último navio da empresa White Star Line, atracado na frente do museu, na histórica Hamilton Dry Dock. O navio tem mais de 100 anos de história e é o último restante da White Star Line no mundo.

O lugar é incrível, cheio de história e rende fotos incríveis. Você também pode aproveitar para passear no Titanic Quarter com um bondinho vermelho ou então caminhar pela região. Dentro do Titanic Experience também há uma ótima lanchonete, um bar e um restaurante com comidas tradicionais locais. Além da opção de desfrutar de um tradicional chá da tarde, especialmente no domingo (the Sunday Afternoon Tea).

A visita dura cerca de duas horas, mas é possível passar horas pela região. Acesse o site oficial  do Titanic Belfast e conheça todas as atrações do espaço.

Onde fica o Titanic Belfast

O Titanic Belfast está localizado na 1 Olympic Way, Queen’s Road, Belfast BT3 9EP, Irlanda do Norte, Reino Unido.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Como chegar no Titanic Belfast

Veja a seguir as opções de acessos para chegar no Titanic Belfast.

A pé

O Titanic Belfast fica a apenas 2,4 quilômetros do centro da cidade de Belfast. Para quem deseja ir caminhado, o trajeto é 30 minutos e é tranquilo.

De carro

Para quem alugar um carro na Irlanda, devem seguir as indicações para o Aeroporto M3 de Belfast City, pegando a primeira saída para o Titanic Quarter. Existem 520 vagas de estacionamento subterrâneas pagas. O valor do estacionamento é de £2 pela primeira hora e de £1 pelas seguintes.

De trem

A empresa Translink opera serviços de trem a partir do centro da cidade de Belfast. Você deve desembarcar na Titanic Quarter Station para o Titanic Belfast. A partir desse ponto, há acesso de pedestres através de uma passarela e você deve seguir as indicações para Titanic Belfast. O tempo de caminhada é de cerca de 15 minutos.

De ônibus ou Glider

Para quem quer utilizar o ônibus ou Glider (sistema de transporte rápido da cidade), pode utilizar as linhas: 26, 26A, 26B, 26C do centro de Belfast, saindo do lado de fora do Belfast Welcome Center para o Titanic Belfast. Já a linha Airport Express 600, 600A, 600B atende os serviços de Belfast City Centre, Titanic Belfast e George Best Belfast City Airport.

Mapa da Irlanda: saiba como se localizar.

De avião

O Aeroporto George Best Belfast City fica bem próximo do Titanic Belfast, a cerca de 5 a 10 minutos. Há opções regulares de ônibus, táxi ou aluguel de carro no aeroporto. Já o Aeroporto Internacional de Belfast fica a 30 minutos de carro do Titanic Belfast, com opção de ônibus para o centro da cidade de Belfast, o Airport Express 300 / 300A. No aeroporto também é possível alugar um carro (reserve pela internet com antecedência para ficar mais barato).

De bicicleta

Também é possível alugar uma bicicleta no centro de Belfast e fazer o trajeto até o Titanic Quarter. O caminho é seguro e agradável, porém frio e com vento na maior parte do ano. No Titanic Belfast, existem várias áreas de estacionamento disponíveis de forma gratuita (do lado de fora do edifício principal ou no estacionamento subterrâneo nos níveis -1 e -2.)

De ferry

O Titanic Belfast está localizado na beira-mar e é possível fazer a travessia de balsa da Escócia ou da Inglaterra. O tempo de viagem é de ferry é rápido, apenas 2 horas e 15 minutos. As empresas Stena Line e o P&O do Mar da Irlanda fazem as travessias diariamente.

Viajar para Irlanda: veja nosso guia completo para turismo ou para morar.

Ingressos

Veja os valores dos ingressos do Titanic Belfast. As entradas incluem admissão, a experiência padrão do Titanic e também a entrada para o navio SS Nomadic:

  • Adultos: £19;
  • Crianças (de 5 a 16 anos acompanhadas de um adulto): £8,50;
  • Crianças (menores de 5 anos): grátis;
  • Pacote Família (2 adultos e 2 crianças): £46,50;
  • Cuidador Essencial: grátis;
  • Estudantes e desempregado (segunda a sexta): £15,50;
  • Sênior (mais de 60 anos, de segunda a sexta): £15,50.

Os ingressos para o Titanic Belfast podem ser comprados online pelo site do Get Your Guide, ou na hora conforme disponibilidade de bilhetes. Os ingressos SS Nomadic são válidos por 24h após a compra. As moedas aceitas no Titanic Belfast são: libras (£), euros (€), Alipay e WeChat Pay. Além de cartões de débito e crédito tradicionais.

Titanic Museum em Belfast

Aproveite também para visitar a loja de souvernir do museu, ela é incrível! Se os adultos já ficam doidos, imagina as crianças, com diversas réplicas do Titanic, roupas, ímãs e muitos objetos legais e bem feitos.

Excursão para Belfast saindo de Dublin

A capital da Irlanda, Dublin, fica a 2h de distância de Belfast (169 quilômetros). E você pode aproveitar para fazer uma excursão de um dia para Belfast. O passeio com guia turístico tem duração de 12h e inclui excursão guiada pela cidade de Belfast, visita ao Muro da Paz e a visita ao Titanic Belfast (Titanic Experience). O ingresso custa 65€ e você pode reservar pelo Get Your Guide com antecedência e cancelamento gratuito até 24 horas antes da atividade.

Veja mais opções de passeios e tour pelo Titanic Belfast e pela Irlanda do Norte com a Get Your Guide. A maioria das atrações são com guia turístico no idioma inglês.

Horário de funcionamento do Titanic Belfast

O Titanic Belfast funciona normalmente das 10h às 17h, variando de acordo com o mês. Confira abaixo o horário completo de funcionamento:

  • De novembro a março: das 10h às 17h;
  • De abril a maio: das 9h às 18h;
  • Junho: 8h30 às 19h;
  • Julho e agosto (domingo a quinta): das 8h30 às 19h;
  • Julho e agosto (sexta e sábado): das 8h30 às 20h;
  • Setembro: das 8h30 às 18h;
  • Outubro (segunda a sexta): das 10h às 17h;
  • Outubro (sábado a domingo): das 9h às 18h.

Turismo na Irlanda: guia completo e tudo o que precisa saber.

Dicas locais e curiosidades

Belfast é uma cidade portuária, mas que possui um centro muito bonito, com ótimas lojas, restaurantes e uma arquitetura linda. Eu fiquei hospedada com a minha família em uma casa pelo Airbnb na região de Holywood em Belfast e adorei. Nós alugamos um carro e pudemos passear por outras cidades da região. Fomos até Bangor, uma pequena cidade com uma marina incrível. Lá estava acontecendo um show na praça, com famílias reunidas e ambiente muito agradável. A nossa viagem foi no mês de agosto (verão europeu), mas as temperaturas estavam bem baixas. Por isso, é preciso levar um bom casaco mesmo durante o verão irlandês.

Quanto mais para o norte do Reino Unido vamos, mais frio fica. Por isso, é importante que você esteja bem preparado para a chuva e frio. Leve um casaco impermeável, uma bota confortável e aproveite para conhecer a região irlandesa. O tempo na Irlanda costuma mudar várias vezes durante o dia, e você pode usar tanto uma blusinha, quanto um casaco grosso no mesmo dia. Mas isso não interfere o aproveitamento da viagem, apenas esteja preparado psicologicamente para a brincadeira de São Pedro, com o abre e fecha do céu.

O que ver por perto do Titanic Belfast

Entre algumas das atrações de Belfast estão o centro histórico e o Castelo de Belfast (Belfast Castle). O castelo é do ano de 1870 e fica em uma região lindíssima, com uma vista incrível lá do alto. A melhor forma de chegar é carro. A cidade não é muito grande, possui cerca de 300 mil habitantes. Outro lugar lindo para visitar é a Câmara Municipal de Belfast, o Jardim Botânico, a Catedral de Santa Ana e o Mercado de Saint George.

Belfast Castle

Visitar a Irlanda e a Irlanda do Norte de carro é sempre a melhor opção. Com muitos lugares remotos e cliffs (falésias), com um carro você tem mais liberdade para viajar e explorar lugares incríveis dos dois países europeus. Importante saber também, que a Irlanda não faz parte do Reino Unido e tem o euro como moeda. Já a Irlanda do Norte está entre os quatro países do Reino Unido e tem como moeda a libra esterlina. Recomendo verificar no Rentcars quais são as locadoras de veículos que oferecem o melhor preço na diária dos carros.

Onde comer em Belfast

Belfast tem uma gastronomia típica irlandesa e inglesa, mas também com muitas opções de restaurantes indianos e chineses. Entre os melhores restaurantes de Belfast estão:

Para quem comer comidas diferentes e do mundo inteiro, uma ótima opção é o Cosmo World Buffet Restaurant. Ele tem um preço muito bom e você come a vontade. Além das opções salgadas, também há um buffet de sobremesas muito gostosas. Vale a pena. Essa rede está presente em diversas cidades do Reino Unido. Fui em duas unidades e gostei bastante. É ideal para aqueles dias que você passeia bastante e no final do dia está com muita fome.

Veja a lista completa de restaurantes por categoria de restaurante pelo site TripAdvisor. Você pode escolher por gastronomia regional, alta gastronomia, preço moderado ou então pelo tipo de comida que quer comer no dia. Além dos restaurantes, os pubs irlandeses também servem comida e você ainda pode experimentar vários tipos de cervejas locais. Entre os melhores pubs de Belfast estão:

Cafés em Belfast

Para o café da tarde, escolha a Patisserie Valerie. Na minha opinião, uma das melhores redes do Reino Unido, com ótimos cafés, doces, bolos e também algumas opções de almoço. Outras opções para tomar um café gostoso, sentar para relaxar e usar o Wi-Fi são o Costa Coffee e o Caffè Nero (os dois várias unidades na cidade). Para quem gosta do Starbucks (assim como eu), também pode ficar tranquilo que existem vários espalhados pela cidade.

Pratos tradicionais da Irlanda do Norte

Entre os pratos mais tradicionais da Irlanda do Norte estão o breakfast irlandês, com ovos, salsicha, bacon, morcela preta e branca e tomates fritos. O Ulster fry, que é uma fritada com toucinho, ovos, salsichas, tomate, pães em formato de triângulo e em alguns casos cogumelos. Além do boxty, um tipo de panqueca de batata e o Irish Stew, o guisado irlandês. O Irish Stew é muito tradicional e leva carne de cabrito ou borrego, batatas, couve-branca, alho-poró, cenoura e aipo.

Os irlandeses também comem bastante scones com geleia ou manteiga, um bolinho típico dos chás da tarde de todo o Reino Unido (acompanhado de chá preto com ou sem leite).

Se viajar para a Irlanda do Norte e conhecer o Titanic Belfast está em seus planos, não esqueça que o seguro viagem é essencial. Para fazer a cotação do seu seguro de forma personalizada, recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas Turismo.

Se preferir, pode também utilizar o Seguros Promo, comparador online que nós recomendamos e utilizamos para realizar cotações aqui no Portal.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.