Manchester: guia completo de viagem à cidade vibrante

Visitar Inglaterra  / 

Se você vai viajar para a Inglaterra e tem tempo para esticar a programação, com certeza deve incluir a vibrante Manchester na lista de lugares para visitar. Muito além de apenas uma cidade industrial, ela é considerada uma das mais excitantes do país.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Além de ser a terra natal de um dos times de futebol mais famosos do mundo, Manchester também tem muito mais a oferecer a quem dá uma chance para a cidade. Aliás, a vida noturna é bastante agitada, com muita música e comida boa. E ao andar pelas ruas você vai encontrar muita cor, arte e criatividade!

Gostou do convite? Então aproveite e leia nosso guia completo com tudo o que você pode ver e fazer em Manchester!

Pontos turísticos de Manchester

É claro que não poderíamos deixar de falar dos principais pontos turísticos de Manchester, não é mesmo? Esta grande cidade no noroeste da Inglaterra atrai inúmeros turistas todos os anos. Tem uma rica herança industrial, mas ao contrário do que muitos pensam, vai muito mais além.

Portanto, seja para uma visita de um dia ou para ficar mais tempo, Manchester tem atrativos para todos os gostos!

Aproveite e conheça os principais .

Museum of Science and Industry

Localizado na estação de trem mais antiga do mundo, o Museu se espalha por numerosos edifícios e possui galerias e exposições que contam a história desta cidade fantástica.

 

Mesmo que você não seja um grande fã de museu, vale a pena a visita, sobretudo porque as histórias são contadas de uma maneira moderna e bem interativa. Até as crianças curtem o lugar! E sabe o que é melhor? A entrada é gratuita.

Finalmente, não deixe de tirar a típica foto na entrada do museu e aparecer na escultura de televisão que recebe os novos visitantes.

Leia também sobre os museus gratuitos em Londres.

Manchester Town Hall

É o famoso prédio da prefeitura, inaugurado em 1877. A entrada é gratuita e você consegue visitar uma parte da construção. O local é um marco na cidade de Manchester e só de olhar do lado de fora já vale a pena! Aliás, a arquitetura é incrível. Acesse o site para mais informações.

 

Albert Square Christmas Market

Fica em frente ao Town Hall, contudo a atração principal da praça acontece apenas em dezembro, com a famosa e principal feira de natal. Um imenso Papai Noel inflável dá as boas-vindas aos visitantes.

 

Devido ao sucesso da feira, o mercado atrai pessoas de vilas e cidades vizinhas e centenas de turistas. O lugar é perfeito para sentir o clima de natal na Inglaterra, comprar uma lembrança para a família e se deliciar com as comidas populares e também pratos internacionais.

Manchester Central Library

A biblioteca é realmente impressionante. É um enorme prédio redondo, com uma mistura fascinante do design original e moderno. Dê uma espiadinha na sala de leitura Wolfson e aproveite as pequenas exposições que ocorrem no hall de entrada de tempos em tempos.

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

 

John Rylands Library

Entrar em uma das bibliotecas mais incríveis da Inglaterra é, com certeza, uma viagem pela história antiga. Ela é semelhante a um castelo e cheia de coisas para ver.

Aliás, aqui você vai encontrar uma das mais completas coleções da literatura mundial de todo o Reino Unido. Além disso, é um passeio delicioso percorrer as salas, corredores e escadarias do prédio. A entrada é gratuita.

 

Também não deixe de ler nosso artigo sobre como visitar os estúdios Harry Potter.

Manchester Cathedral

E você não deve deixar de visitar esse belíssimo prédio medieval. Mesmo sendo duramente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, a catedral sobreviveu e hoje recebe turistas do mundo todo. Seus olhos vão ficar impressionados com a mistura de madeira, pedra e vitrais. E o melhor? A entrada é gratuita.

 

Conheça também a Catedral de Milão.

Northern Quarter

Bem pertinho do centro de Manchester, é considerado o bairro mais cult da cidade. Na onda hipster, você vai encontrar muitas opções de cafés, bares, restaurantes, galerias e lojas bem bacanas. E o mais legal é que eles ocupam antigos prédios industriais – feitos de tijolos vermelhos, portanto também é um passeio pela história.

 

Comece a sua visita pelo bairro pela Stevenson Square.

Afecks Palace

Se você está em Northern Quarter, não deixe de visitar o curioso Afecks Palace. O prédio é incrível! Tem quatro andares e é um verdadeiro labirinto com lojas de artistas e produtores locais. E ao contrário dos comércios tradicionais, aqui as lojas não têm fundo e vão te levando de um lugar para o outro.

 

Chinatown

É considerada a segunda maior Chinatown do Reino Unido e com certeza uma das áreas mais coloridas e animadas de Manchester. No início do século XX tinha apenas dois restaurantes, contudo agora é muito mais do que apenas algumas lojas e restaurantes. Se você andar pelas ruas do bairro vai ficar fascinado pelo cheiro do lugar.

 

Heaton Park

Manchester é uma cidade industrial, mas ao contrário do que muitos pensam, também possui belos parques, como o Heaton Park. Com certeza é um dos melhores da cidade. É um espaço verde enorme que conta com um salão histórico e uma fazenda de animais, muito popular entre as crianças.

 

Se você quiser também pode aproveitar um passeio de barco pelo lago, visitar o museu do bonde e experimentar um delicioso café em um dos cafés espalhados pelo parque. Certamente vale dar uma passadinha por lá!

Old Trafford

Se você é fã de futebol, provavelmente esse é o seu lugar! O estádio, o terceiro maior do Reino Unido, foi palco de partidas da Copa do Mundo de 1966 e até da final da Liga dos Campeões de 2003.

Além disso, aqui é possível conhecer um pouco mais sobre a história de time da casa, o Manchester United. Compre ingressos aqui.

 

Já conhece sobre os melhores estádios da Europa? Veja como visitar o Etihad Stadium, o estádio do Machester City.

Outros pontos interessantes são:

  • People’s History Museum;
  • Manchester museum;
  • Manchester Art Gallery;
  • Shambles Square;
  • Chetham´s Library;
  • Portico Library;
  • National Football Museum;
  • IWM North (Museu Imperial da Guerra);
  • The Pankhurst Centre;
  • Castlefield (bairro);
  • Chill Factore (se você gostaria de esquiar em um ambiente indoor);
  • Ancoats (bairro “rival” do Northern Quarter);
  • Trafford Centre (segundo maior shopping center do Reino Unido).

Conheça mais locais de visita aqui.

Vida noturna

Se você gosta de curtir a noite, Manchester é uma daquelas cidades que oferece uma vida noturna bastante agitada. É considerada, inclusive, uma das melhores da Inglaterra. Certamente aqui você vai encontrar opções de bares e baladas de todos os gostos, com muita música ao vivo. Aliás, os antigos prédios industriais se transformaram em espaços incríveis.

Então você pode beber um coquetel mais refinado em um pub mais chique da cidade ou talvez tomar uma boa cerveja e ouvir bandas alternativas em uma garagem embaixo dos trilhos do trem. Com certeza opções não faltam.

Em Manchester, as discotecas e clubes ficam abertos durante toda a madrugada, com os DJs mais famosos do mundo. Portanto, não deixe de curtir a vida noturna da cidade.

Futebol

Seja você é fanático por futebol ou não, Manchester é uma das melhores cidades do mundo para se visitar quando o assunto é bola. Para começar, é a casa de um dos times de futebol mais famosos do mundo, o Manchester United.

Portanto se você está interessado, faça uma visita ao estádio Old Trafford ou ao Museu Nacional do Futebol, parada obrigatória para quem quer conhecer a história desse esporte consagrado.

Arquitetura

Para quem gosta de observar a arquitetura das cidades, Manchester vai oferecer uma infinidade de prédios históricos, dos menores e menos famosos até os mais grandiosos.

Então aproveite para andar pelas ruas do centro e preste atenção nas construções incríveis, como a Biblioteca Central, a Catedral de Manchester ou a estação de trem.

Os prédios antigos, especialmente as instalações que eram usadas como espaços industriais, ainda mantêm seu aspecto histórico. E, embora muitas construções tenham sido bombardeadas durante a Segunda Guerra Mundial, a maioria delas foi restaurada.

Perto de Manchester, não deixe de conhecer o Peak District National Park, no norte de Inglaterra.

Música

Manchester é famosa por atrair muitos fãs do rock inglês e de bandas alternativas. Certamente quem gosta de música deve visitar o icônico Salford Lad’s Club.

Mas qualquer pessoa pode curtir bastante a cena musical da cidade, desde grandes arenas a salas de música maravilhosamente restauradas, como o Albert Hall e o The Deaf Institute, localizado em um prédio histórico de 1878.

Liverpool é reconhecida pelos Beatles, mas você sabia que a famosa banda Oasis nasceu em Manchester? Assim como eles, outros nomes da música indie e alternativa também cresceram aqui. Provavelmente você já ouviu falar de Joy Division, The Smiths ou The Stone Roses, não é mesmo? Conheça os melhores festivais na Europa.

Outras opções são:

  • Matt and Phreds: clube de jazz;
  • Música clássica: com a BBC Philharmonic;
  • Gorilla: situado sob os trilhos da estação de ferro;
  • Manchester Camerata: uma das melhores orquestras do Reino Unido;
  • Band on the Wall: ícone da cena punk de Manchester.

Confira nosso roteiro para fãs de Beatles em Liverpool.

Artes

Ao contrário da sua fama industrial, Manchester é reconhecida por sua arte cult e hipster, com uma infinidade de galerias independentes. Você pode visitar estúdios abertos e diversas exposições espalhadas pela cidade. Além disso, andar por Manchester também é uma excelente oportunidade para experimentar uma autêntica arte de rua.

Mas você também pode encontrar galerias de primeira classe, como a premiada Whitworth Gallery. Localizada no meio de um parque, esta galeria recentemente reaberta apresenta uma série rotativa de exposições de artistas icônicos como Andy Warhol e Cornelia Parker.

História de Manchester

Esta grande cidade no noroeste da Inglaterra atrai inúmeros turistas. Com uma rica herança industrial, Manchester é dona de um passado cultural único no Reino Unido, com um papel primordial durante a Revolução Industrial.

Aliás, você quer saber por quê? Bem, aqui foi utilizada a máquina a vapor pela indústria têxtil pela primeira vez, em 1979. Além disso, a primeira linha de trem para passageiros foi construída em Manchester, em 1830. E desde 1894 está ligada ao mar por um canal.

No século XIV, Manchester era a base de uma comunidade de comerciantes de lã que se instalaram na cidade para produzir lã e linho, começando a tradição de exportação. E também foi o primeiro local fora da América que produziu o Ford Modelo T, em 1911. Portanto, se tornou a primeira cidade industrial no mundo, e um exemplo para todo o mundo ocidental.

Onde comer e beber

O crescimento do número de turistas e o desenvolvimento da cidade, cada vez mais com mais moradores, certamente impulsionou o crescimento de novos restaurantes, bares, gastropubs, micro cervejarias e cafés. Com certeza Manchester está se consolidando como um dos destinos gastronômicos mais excitantes do Reino Unido.

Você vai encontrar lugares como o Corn Exchange, com comidas internacionais, ou que tal experimentar um pub mais contemporâneo, como The Pilcrow? Mas também é possível experimentar muitos produtos locais ou dar uma passada em um dos deliciosos cafés independentes.

Alias, se você quer conhecer um restaurante bem local, não deixe de ir até o The Koffee Pot, bem popular entre os moradores. Eles servem café da manhã típico da Inglaterra, com chá tradicional e torradas. Mas também tem café da manhã escocês, irlandês e opções vegetarianas. O menu é irresistível!

Como chegar

Com certeza a maneira mais fácil de chegar a Manchester é usando o trem. A cidade conta com três grandes estações: Piccadilly, Oxford Road e Victoria. São cerca de duas horas de viagem a partir de Londres e você pode comprar as passagens pelo site da National Rail.

Entretanto, é importante comprar os tickets com antecedência para conseguir bons preços. Para se ter ideia, a passagem comprada com um mês custa em média £42. Mas se você decidir viajar no dia seguinte, o valor sobe para £85.

Avião
Manchester também tem um grande aeroporto, então vale a pena conferir as passagens da RyanAir. Provavelmente você pode achar alguma coisa interessante.

Ônibus
As empresas National Express e Megabus oferecem um excelente serviço de várias cidades da Inglaterra até Manchester. Eles param na Estação Chorlton Street Coach¸ bem no centro da cidade.

Como andar dentro da cidade

Manchester é uma cidade bem grande, mas a grande maioria das atrações está concentrada mais no centro. Portanto, você consegue fazer e ver praticamente tudo a pé. Se não quiser andar ou desejar visitar outras partes da cidade, não se preocupe.

Manchester conta com um excelente transporte público. Aliás, aqui você terá opção de ônibus, trem, tram (uma espécie de bondinho) e metroshuttle.

Além disso, outra opção é utilizar o ônibus de turismo hop-on hop-off. O valor do ticket é de £12 e inclui 15 paradas nos principais pontos turísticos de Manchester. Se você não quiser descer, não tem problema. O passeio tem duração total de 1h30.

Dicas

Portanto, se você vai viajar para a Inglaterra, não deixe de visitar a cidade de Manchester. Certamente você vai se apaixonar por ela.

Finalmente, aproveite para ler nossos artigos sobre outros pontos turísticos na Inglaterra, como Londres e os seus museus encantadores.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.