Bucareste: guia para conhecer a capital da Romênia

Viajar pela Europa  / 

Bucareste é a sexta cidade mais populosa da União Europeia, ficando atrás somente de Londres, Berlim, Madri, Roma e Paris. Além disso, é a capital e a maior cidade da Romênia.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Diversos brasileiros nunca ouviram falar da região e, se já ouviram, este não é um de seus destinos preferidos. Mas há muitos pontos turísticos interessantes em Bucareste. E, o melhor, sua moeda oficial não é o supervalorizado euro – é o leu (RON) –, o que torna mais acessível sua visita à cidade.

Caso você tenha se interessado em viajar para Bucareste ou saber mais sobre a região, fique conosco! Vamos te contar onde fica Bucareste, qual é a sua história, como chegar até a cidade e quais são os principais pontos turísticos da região. Além disso, vamos te dar sugestão de roteiro em Bucareste, assim como dicas de onde se hospedar e do que comer na cidade!

Descubra como viajar pela a Europa gastando pouco.

Onde fica Bucareste

Bucareste fica na parte sudeste da Romênia, na região histórica da Muntênia (parte da Valáquia), nas margens do Rio Dâmbovita, a aproximadamente 60 km ao norte do Rio Danúbio e da fronteira com a Bulgária.

Como chegar em Bucareste

A melhor maneira de chegar em Bucareste saindo do Brasil é procurar por voos até Dublin, na Irlanda, e de lá pegar um voo direto até o aeroporto da capital da Romênia, a 17 km do centro da cidade. Faça suas simulações aqui.

Breve história de Bucareste

bucareste capital historia

Bucareste foi fundada em 1459. No século XVII, a cidade era uma das mais ricas da parte oriental europeia.

No início do século XX, Bucareste atingiu seu auge e nesse período foram erguidas centenas de palácios e parques neoclássicos.

Com a Segunda Guerra Mundial, dois terremotos e a estética comunista, grande parte da beleza remota da capital da Romênia foi dizimada.

Na década de 1980, a capital foi reorganizada em volta do edifício do parlamento, o Palatul Parlamentului, com 300 mil m². O monumento entrou para a história por causa do ex-ditador comunista Nicolae Ceau?escu, que governou a Romênia de 1967 até 1989, quando houve a queda do regime comunista no país.

Bucareste é a capital do segundo país mais pobre da União Europeia, mas possui uma taxa de criminalidade relativamente baixa e uma vida noturna bastante agitada.

O que visitar em Bucareste

bucareste arco do triunfo

Há muitos pontos turísticos a visitar em Bucareste. Veja alguns deles:

  • Carol Park;
  • Palácio do Parlamento;
  • Jardim Botânico;
  • AFI Palace Controceni;
  • Parque Herastrau;
  • Arco do Triunfo;
  • Parque Kiseleff;
  • Museu Nacional de Arte Contemporânea;
  • Jardins Cismigiu;
  • Museu Nacional de Geologia;
  • Centro Histórico da cidade;
  • Palácio de Mogosoaia.

Para sua comodidade, opte por comprar seus ingressos com antecedência, pelo site Get Your Guide.

Roteiro de 3 dias em Bucareste

A seguir, veja uma sugestão de roteiro que você pode fazer em 3 dias.

Primeiro dia

Inicie seu passeio conhecendo o Carol Park, parque público com estilo francês, que homenageia o Rei Carol I. Não deixe de visitar o Parlamento, o segundo maior edifício administrativo do mundo, perdendo apenas para o Pentágono, nos Estados Unidos. É um dos principais pontos turísticos da cidade.

Vá também ao Jardim Botânico da cidade e ao AFI Palace Controceni.

Percurso: 1 h 35 min (7,4 km)

Segundo dia

Vá ao Parque Herastrau, o maior parque da capital romena. Este parque é muito bonito e repleto de paisagens verdes e fica ao redor do lago Herastrau, ao norte da cidade.

Em frente a uma das saídas do Parque fica o Arco do Triunfo, uma cópia do tão famoso arco de Paris. Passe pelo Parque Kiseleff. Próximo a ele está o Museu Nacional de Arte Contemporânea. Conheça os Jardins Cismigiu, o parque mais antigo de Bucareste, o Museu Nacional de Geologia e o centro histórico da cidade.

Percurso: 1 h 30 min (7,1 km)

Terceiro dia

Reserve o terceiro dia para visitar o Palácio de Mogosoaia, que fica mais distante do centro de Bucareste.

Aproveite para passear pelos pontos turísticos de Bucareste que você não conseguiu visitar nos dias anteriores.

Onde se hospedar em Bucareste

Para sua maior comodidade, as melhores opções de hospedagem estão no centro da cidade, setor 1, pois você está perto de bares, restaurantes e dos principais pontos turísticos de Bucareste. Veja algumas opções de hospedagens:

Gastronomia em Bucareste

Assim como grande parte do leste europeu, a gastronomia romena sofre influência dos países vizinhos. Conheça alguns pratos típicos da região:

  • Sarmale: carne de porco moída e misturada com arroz e erva, enrolada em folhas de repolho;
  • Tochitur?: carne cozida com cebola, normalmente acompanhada por outra tradição;
  • Mici: fast food típico romeno. É uma carne bem temperada e moída, servida grelhada, em formato de linguiça;
  • Papana?i: bolinho frito feito à base de queijo Cottage, servido com um creme azedo e geleia;
  • Fasole cu carne: feijão com carne;
  • Peri?oare: almôndegas;
  • Mamaliguta ou Mamaliga: polenta;
  • Ciorb?: tipo de sopa, feita com carnes e/ou vegetais.

Se você gosta de viajar para a Europa e quer economizar, não deixe de ler o artigo que eu fiz sobre as melhores épocas do ano para visitar cidades europeias e poupar dinheiro.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.