Turim: como ir e o que visitar na cidade da Juventus

Visitar Itália  / 

Capital da região do Piemonte, Turim é a quarta maior cidade da Itália em termos populacionais, estando atrás apenas de Roma, Milão e Nápoles.

Conhecida por ser um importante pólo industrial do país por causa da FIAT, Turim hoje é lembrada por ser a cidade da Juventus, famoso time de futebol que tem em seu elenco de jogadores ninguém menos do que Cristiano Ronaldo.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Resumo da história de Turim

A fundação da cidade remonta ao século III a.C. quando era povoada pelos taurini, população de origem celta. No século I a.C. foi conquistada pelos romanos e passou a se chamar Augusta Taurinorum.

No século XI d.c., a Casa de Sabóia (família real da Itália) se instalou na cidade e Turim se tornou a sede da casa real italiana. Justamente por isso, o movimento de unificação italiana no século XIX nasceu ali e Turim foi a primeira capital da Itália, em 1861.

No século XX, a cidade se tornou um dos maiores pólos industriais da Itália e importante centro automobilístico, por ser a cidade natal da FIAT. Inclusive, FIAT significa em italiano: Fabricca Italiana Automobili Torino (Fábrica Italiana de Automóveis Turim).

Vai visitar Itália? Tudo o que você precisa saber está aqui.

O que fazer em Turim

Apesar de ser um pólo industrial, Turim é uma elegante cidade com sua rica arquitetura, repleta de atrações turísticas, obras de arte e história. A seguir listarei quais são as atrações imperdíveis da cidade.

1. Museu Egípcio de Turim

Para quem gosta de história antiga, o Museu Egípcio de Turim é parada obrigatória. O museu possui o segundo maior acervo de peças do Egito Antigo do mundo (o primeiro acervo está no Cairo, Egito).

 

Fundado em 1824, quando o Rei Carlo Felice comprou a coleção egípcia do Cônsul francês no Egito, Bernardino Drovetti. O Museu Egípcio de Turim possui, entre suas peças, o livro dos mortos egípcio, um papiro com quase 20 metros de comprimento.

O museu está localizado no centro da cidade, na Via Accademia delle Scienze, 6. Compre seus ingressos aqui.

Roteiro pela Itália: saiba como montar o seu

2. Polo Real (Palácio Real)

Turim foi a sede da família real italiano, os Savoia. Justamente por isso, possui uma boa parte das residências reais da Itália, entre elas o Palácio Real italiano.

O Palácio Real de Turim pertence ao Polo Real, que é um complexo que compreende o Palácio, a Armeria Real (coleção de armas do rei), a Biblioteca Real, a Galeria Sabauda (acervo de obras de arte), o Palácio Chiablese e o Museu Arqueológico. Compre ingressos aqui.

 

3. Mole Antonelliana e o Museu do Cinema

O edifício símbolo de Turim é a Mole Antonelliana que, com 167 metros de altura, abriga desde 2000 o Museu Nacional do Cinema.

A Mole foi construída para ser uma sinagoga, mas o dinheiro da comunidade israelita local acabou e o prédio acabou sendo comprado em 1873 e finalizado pela prefeitura de Turim (1897).

 

Saiba quais são os documentos obrigatórios para viajar para a Europa

Receba grátis nosso CHECKLISTcom todos os documentos obrigatórios e outras dicas para viajar para a Europa com toda segurança e conforto.

RECEBER GRÁTIS »

No interior da Mole funciona o Museu Nacional do Cinema, que é um passeio imperdível para toda a família. Seu trajeto interativo conta a encantadora história da 7ª arte.

A cereja do bolo do passeio está em subir ao topo do prédio num elevador panorâmico e admirar Turim de cima.

4. Beber um bicerin num dos cafés históricos da cidade

Turim é famosa por seus cafés históricos e por sua bebida típica, o bicerin.

O bicerin é uma bebida não alcoólica feita com café, creme de leite e chocolate e quem visita a cidade não pode deixar de experimentá-lo.

5. Museu do Automóvel

Turim é mundialmente famosa por causa da FIAT (FCA) e da produção de automóveis. Então, quem visita a cidade não pode deixar de conhecer o Museu do Automóvel, com seus 3600 metros e acervo riquíssimo.

Fundado oficialmente após 1933, o prédio de design moderno que abriga hoje o Museu do Automóvel ficou pronto em 2011. A visita é interativa e ponto obrigatório para os apaixonados por carros.

Aproveite e leia também sobre o Museu da Ferrari na Itália.

6. Duomo di Torino

O Duomo di Torino ou di San Giovanni Battista é a Catedral da cidade de Turim e é onde está guardada umas das maiores relíquias da Igreja Católica: o Santo Sudário.

 

A relíquia não está exposta para visitação pública, a visitação consiste em um vídeo explicativo e uma réplica da peça. Mesmo assim, a visita à Catedral é imperdível.

Leia também sobre a Duomo de Milão e saiba tudo sobre essa catedral.

7. Parque do Valentino

Localizado na beira do Rio, o Parque é um dos símbolos históricos da capital do Piemonte.

 

Abriga o Castelo do Valentino, residência real onde hoje funciona a faculdade de Arquitetura da Universidade Torino, e o Borgo Medieval, uma réplica perfeita de uma vila da Idade Média.

8. Museu da Juventus

Essa é a pedida para os fãs de futebol. O museu multimídia conta a trajetória de um dos maiores times do mundo: a Juventus.

9. Fazer um apericena na Piazza Vittorio Veneto

Na minha opinião um dos grandes prazeres de uma visita à capital do Piemonte é tomar um aperitivo na Piazza Vittorio Veneto.

 

Apericena é um drink com comidinhas, muito típico de Turim e de toda a Itália. Funciona assim: pelo preço de um drink você tem acesso a um buffet de petiscos no local, ou te servem na mesa algumas comidinhas para você beliscar.

A Piazza Vittorio Veneto é uma das mais importantes da cidade, está localizada na beira do rio Po, próxima da Molle Antonelliana.

10. Passear pelas 3 elegantes galerias de Turim

Turim possui 3 galerias, ou passagens, como chamam em Paris: San Federico, Sub Alpina e Umberto I. As três são belíssimas e contam um pouco da história da cidade que foi a primeira capital da Itália.

Europa e o excesso de turismo: 7 regras que as cidades estão implementando.

Quando ir para Turim

A melhor época para visitar Turim é quando você puder. A cidade possui atrações para todas as épocas do ano.

O inverno pode ser rigoroso e com neve. O verão tem temperaturas que ultrapassam os 35 graus, mas mesmo assim é possível visitar muito bem a cidade nas duas estações.

Primavera e Outono são épocas das temperaturas mais amenas e tranquilas. Muitos gostam de fazer turismo nas duas estações por isso. De qualquer maneira, recomendo uma visita à Turim em qualquer época do ano. Valerá muito a pena!

Quer saber qual a melhor época para viajar para Itália? Descubra aqui.

Localização e como chegar em Turim

Turim está localizada no norte da Itália, quase divisa com a França, na região do Piemonte. Possui um aeroporto internacional, Caselle, que opera vôos de toda a Itália e Europa.

A cidade tem 2 importantes estações ferroviárias: Porta Susa e Porta Nuova. Turim está a 1 hora de trem de Milão e 4 horas de Roma. Além de possuir uma linha de trem que liga a cidade à Paris.

Onde se hospedar

O hotel Campeão de Vendas em Turim no Booking é o Hotel Astoria Torino Porta Nuova. Essa hospedagem de 3 estrelas possui excelente localização e é considerado ótimo para dois viajantes. A nota dos usuários do Booking para esse hotel é 7.7.

Se você desejar um pouco mais de conforto, poderá optar pelo Turin Palace Hotel. Essa acomodação possui 4 estrelas, está a 1.1km do centro e tem nota 9.6 dos usuários do Booking. O NH Collection Torino Piazza Carlina também é uma excelente opção: este 4 estrelas está a 600 metros do centro e tem avaliação 9.2 dos usuários.

É luxo que você quer? Turim não vai decepcionar você. Escolha o Gran Hotel Sitea e desfrute de um Hotel 5 estrelas, a 600 metros do centro, com todo o conforto que você merece. A nota dos usuários do Booking para essa acomodação é 9.2.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Ana Eliza, ou Ni como é conhecida, é brasileira, apaixonada por viagens e mãe da Olívia. Mora em Turim, na Itália e, juntamente com seu marido Fabiano, escreve o In Turim, um blog sobre a vida e turismo na cidade que foi a primeira capital da Itália.