Riquíssima em história e com uma arquitetura deslumbrante, a Itália é um dos países mais visitados do mundo. São tantos os pontos turísticos da Itália que em cada cidade que você for, terá o que fazer. Vem comigo que eu te conto sobre os principais pontos turísticos no charmoso país.
Índice do artigo
Conheça os principais pontos turísticos da Itália
Aqui vou contar um pouquinho sobre os principais pontos de interesse das mais importantes cidades italianas. Sei que deixarei de citar muitos locais, mas seria impossível falar sobre todos os pontos turísticos da Itália em apenas um artigo.
Se você deseja visitar a Itália, veja o que escrevemos sobre planejar a viagem para Itália.
Pontos turísticos de Roma
Roma é a capital da Itália. Fundada no ano 753 a.c., ou seja, tem 2770 anos de história para ser vista. Berço de uma das civilizações antigas mais importantes da história do planeta, a capital da Itália é belíssima e um verdadeiro museu a céu aberto.
Roma era conhecida como caput mundi (capital do mundo, numa tradução livre) na antiguidade. Existe até um “ditado” entre os romanos que diz que” é preciso mais de uma vida para conhecer Roma”.
Inumeras atrações em Roma
São inúmeros, para não dizer incontáveis, os pontos turísticos da Itália localizados em Roma. Porém não posso deixar de falar daqueles que, para mim, são os mais importantes e imperdíveis.
Coliseu
O Coliseu de Roma, ou Anfiteatro Flavio, é o símbolo de Roma. O colossal anfiteatro, construído no século I D.C., chegou a ter a capacidade de receber 90 mil espectadores. Suas ruínas, apesar dos saques ocorridos durante a idade média, estão muito bem preservadas e não é possível ir a Roma sem ir ao Coliseu. É, sem dúvida, dos pontos turísticos da Itália, o mais importante e conhecido.
Veja mais dicas sobre o que fazer em Roma.
Foro Romano
Localizado praticamente ao lado do Coliseu, o Foro Romano (ou como conhecido em português, Fórum Romano) é um vasto sítio arquelógico do período de Roma Antiga. São as ruínas do centro político, econômico, jurídico e religioso de uma das civilizações mais importantes que existiu. O Coliseu, inclusive, pertence ao Foro Romano e o ingresso para ambos os locais é único.
Fontana di Trevi
A Fontana di Trevi é, talvez, a mais famosa fonte de água do mundo. A imponente construção em mármore travertino, está localizada no coração da cidade eterna e é parada obrigatória para quem visita a Itália.
Se você gostou de conhecer Roma, não se esqueça de jogar uma moedinha na Fontana di Trevi, pedindo para voltar.
Vaticano
Dos pontos turísticos da Itália, este é o de maior importância religiosa. O Vaticano, como todos sabemos, é um país localizado dentro de Roma. E, como vir a Roma, sem ver o Papa não pode, é um dos passeios imperdíveis da cidade.
A ida ao Vaticano compreende a visita à Basílica de São Pedro e também ao Museu do Vaticano, que possui um dos acervos mais ricos do mundo.
Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.
Ver Planos →Pontos turísticos de Florença
Florença está localizada ao norte de Roma, na Toscana. É um cidade belíssima e muito antiga. É o berço do renascimento do século XVI e também da poderosa família Medici.
Principais Pontos Turísticos de Florença
Catedral de Santa Maria del Fiore
O Duomo de Florença, ou seja a cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore, é o cartão postal da cidade. E é um dos pontos turísticos da Itália mais conhecidos. Construída no século XV, era na época a maior igreja da Europa. Hoje ocupa o terceiro lugar, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, em Roma, e a Catedral de Londres.
Ponte Vecchio
Um dos símbolos de Florença, a ponte atravessa o Rio Arno e é muito famosa. Foi construída entre os anos 972 a 974 e depois reconstruída em 1345 (sofreu restauros depois da 2ª Guerra Mundial).
A Ponte Velha é, hoje em dia, muito famosa pelas suas joalherias e ourivesarias. Passeio que mistura história, beleza e compras.
Alessandria na Itália: guia turístico pela graciosa cidade.
Galleria degli Uffizi
Uma das mais importantes galerias de arte da Europa (quiçá do mundo). Abriga obras importantíssimas, como “O Nascimento da Vênus”, de Botticelli. Outra famosa obra que está na Galleria degli Uffizi é “A Sagrada Família”, de Michelangelo. Entre tantas outras, que incluem Leonardo e Caravaggio. Imperdível com certeza!
Você também pode conhecer a Galeria Uffizi em Florença.
Galleria Dell’Academia
Outro programa imperdível em Florença para os amantes da arte. E para quem não é, também. É um dos pontos turísticos da Itália mais conhecidos por uma obra de seu acervo. É que o David, de Michelangelo está exposto na Galleria dell’Academia em Florença.
Pontos Turísticos em Turim
Turim foi a primeira capital da Itália e é a quarta maior cidade do país. É o berço da indústria automobilística italiana, pois a FIAT é de Turim.
É também a cidade de origem da Família Real italiana, os Savoia, e por isso possui várias residências reais e pontos turísticos da Itália.
Conheça as quais são as comidas típicas da Itália e onde as provar.
Mole Antonelliana e Museu Nacional do Cinema
É o edifício símbolo de Turim e nele abriga o Museu Nacional do Cinema. Passeio excelente para quem gosta do tema e também para quem vem a Itália com crianças.
Além do Museu Nacional do Cinema, no topo da Mole Antonelliana há um mirante onde é possível ter uma vista 360º da cidade. Para chegar ao mirante, tem um elevador panorâmico que garante uma visita emocionante.
Cidades da Itália mais visitadas: as preferidas dos turistas.
Museu Egípcio de Turim
Com o segundo maior acervo de peças do Egito antigo, o Museu Egípcio de Turim é parada obrigatória para quem, assim como eu, gosta de história. O destaque do museu é o Livro dos Mortos, que é um, papiro gigantesco onde estão as instruções para a preparação dos corpos e a chegada do outro lado.
Possui múmias de todos os tipo, tanto humanas como de animais. Além de vários tipos de artefatos da vida cotidiana da civilização egípcia.
Também já escrevemos sobre os principais costumes da Itália.
Catedral e São João Batista
A Catedral ou Duomo de Turim, além de bastante antiga (data do século XV) é onde está guardado o Santo Sudário.
O Sudário de Turim é uma peça em linho com a imagem de um homem que possui feridas que condizem com as causadas pela crucificação. Por isso, os católicos acreditam ser o tecido que embrulhou o corpo de Jesus Cristo ao ser sepultado.
Por ser uma das peças de adoção mais importantes para os católicos, o Sudário está guardado dentro da Catedral numa caixa forte e não está exposto para visitação pública (salvo algumas raras ocasiões). No entanto, no local é possível assistir a um vídeo sobre a peça, com ricas e valiosas explicações.
Lugares para conhecer na Itália: lista com 5 lugares imperdíveis.
Pontos turísticos de Veneza
É uma das mais lindas e românticas cidades do mundo. Conhecida como “a sereníssima”, por si só, Veneza já é fantástica. Cortada por canais, a cidade é composta por 117 ilhas ligadas por pontes.
Praça de São Marco (Piazza San Marco)
Acho que é o local mais conhecido de Veneza. A grande praça é também a única da cidade. Sempre lotada de turistas, é cercada pela Basílica com o mesmo nome, a Torre do Relógio, o Palazzo Ducale, entre outros incríveis pontos turísticos da Itália.
Basílica de São Marco
A Basílica de São Marco é a principal igreja de Veneza. Juntamente com o Campanário, é o edifício símbolo da cidade. Construída no século XI, é sem dúvida uma obra magnífica. E é parada obrigatória para quem vai a Veneza e gosta de arte sacra.
Saiba também como comprar passagem para Itália.
Ponte di Rialto
A mais antiga ponte construída para cruzar o Grande Canal de Veneza. Com sua bela arquitetura, é a mais importante ponte da cidade. Além de servir para cruzar o canal, possui inúmeras lojas e barracas para compras.
Ponte dei Sospiri (Ponte dos Suspiros)
A pequena ponte liga o Palácio Ducale à antiga prisão de Veneza. Apesar de muitos acreditarem que o nome da ponta está ligado aos amantes apaixonados, a história é outra. Reza a lenda, que era nessa ponte que os prisioneiros davam o último suspiro antes de serem encarcerados para sempre. Pois é, eram suspiros de lamentação pela perda da liberdade.
Saiba quais são os famosos monumentos da Itália.
Pontos turísticos de Nápoles
Localizada na beira do Mediterrâneo, no sul da Itália, Nápoles é a terceira maior cidade do país. É uma cidade tipicamente italiana, com seus varais nas janelas, um dialeto cantado (e super difícil de entender) e muito calor (tanto do sol quanto humano).
Além de tudo isso, para mim, é em Nápoles que está a melhor e verdadeira pizza italiana. E como toda cidade aqui no País da Bota, possui vários dos principais pontos turísticos da Itália.
Praça do Plebiscito (Piazza del Plebiscito)
É a principal praça de Nápoles e símbolo da cidade. O nome desta praça é em função do Plebiscito ocorrido no dia 21 de outubro de 1860, que anexou o Reino das Duas Sicílias ao Reino da Sardenha (Piemonte). Foi um dos importantes eventos que levaram à unificação italiana em 1861.
A Praça do Plebiscito está localizada no centro histórico de Nápoles e nela estão a Catedral de São Francisco de Paula e o Palácio Real.
Galeria Umberto I
De uma beleza arquitetônica única, foi construída entre 1887 e 1890. É outro símbolo de Nápoles. Localizada no centro histórico, foi projetada para revitalizar a região. É ainda hoje um importante centro comercial.
Museu Arqueológico Nacional
É um dos museus arqueológicos mais importantes do mundo e também o mais antigo da Europa. Para quem gosta de história e arqueologia, é um programa imperdível.
Possui um rico acervo de peças e o destaque, para mim, é a coleção de peças da Roma Antiga. Possui muitos achados arqueológicos de Pompeia, Herculano e Stabia, as três cidades engolidas pela erupção do vulcão Vesúvio, em 79 d.c.
Documentos para visitar os pontos turísticos da Itália
Antes de viajar recomendamos conferir quais os documentos necessários e obrigatórios para visitar a Itália!
Mas adianto que além do passaporte (com, no mínimo, seis meses para vencer) é necessário contratar seguro de viagem. Faça sua cotação.