Se você está planejando uma viagem para a Europa e quer saber como usar Uber por lá, está no lugar certo. Preparamos um conteúdo para mostrar como funciona a Uber na Europa, em quais países está disponível, como pagar pelas corridas e quais são outras opções de serviços de transporte por aplicativo. Continue a leitura e saiba mais!

Como funciona a Uber na Europa?

A Uber está presente em mais de 10 mil cidades pelo mundo e claro que destinos da Europa não ficam de fora. Com isso, onde quer que a empresa esteja, você pode solicitar um carro pelo aplicativo da Uber e se conectar a um motorista disponível próximo ao seu local.

Da opção convencional do UberX ao UberBlack, a opção de carros mais sofisticados da empresa, confira agora quais os países e algumas das cidades em que é possível pedir por um carro da Uber na Europa de acordo com o site oficial da Uber:

  • Espanha: Barcelona, Granada, Madrid, San Sebastián, Pamplona, Sevilha, Valência, entre outras;
  • Andorra: Andorra la Vella;
  • Áustria: Salzburgo, Viena, Graz e Linz;
  • Bélgica: Bruxelas, Gante, Hasselt, entre outras;
  • Croácia: Rijeka, Costa da Croácia e Zagrebe;
  • República Checa: Praga, Ostrava, Plzen e Brno;
  • Estônia: Talim;
  • Finlândia: Helsinque, Hämeenlinna, Jyväskylä, Lahti, entre outras;
  • França: Lion, Marselha, Montpellier, Paris, Toulouse, Nantes, Nice, Avignon, entre outras;
  • Alemanha: Berlim, Colônia, Dusseldorf, Frankfurt, Hamburgo, Munique, Hanover, entre outras;
  • Grécia: Atenas, Corfu, Santorini e Tessalônica;
  • Hungria: Budapeste;
  • Irlanda: Cork, Dublin, Galway e Limerick;
  • Itália: Bolonha, Cagliari, Florença, Milão, Nápoles, Roma, Turim, Veneza, entre outras;
  • Lituânia: Kaunas, Klaipeda, Panevėžys, entre outras;
  • Malta: Malta;
  • Países Baixos: Amsterdam e Sul da Holanda;
  • Noruega: Oslo, Tromsø, Bergen, entre outras;
  • Polônia: Varsóvia, Cracóvia, Breslávia, Bialystok, entre outras;
  • Portugal: Algarve, Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Porto, entre outras;
  • Romênia: Brașov, Bacău, Ploiești, Târgoviște, entre outras;
  • Eslováquia: Bratislava;
  • Suécia: Gotemburgo, Estocolmo, Östergötland, entre outras;
  • Suíça: Berna, Friburgo, Genebra, Zurique, entre outras;
  • Turquia: Adana, Ancara, Bursa, Istambul, entre outras;
  • Ucrânia: Kiev, Odessa, Lutsk, entre outras;
  • Reino Unido: Belfast, Birmingham, Edimburgo, Glasgow, Londres, Manchester, entre outras.

De qualquer forma, é preciso lembrar que, mesmo que a Uber esteja disponível nessas cidades e países, isso não quer dizer que você vai conseguir um UberX para ir aonde quiser a qualquer momento — o que é fácil de acontecer em cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro.

Na cidade de Barcelona, por exemplo, a disponibilidade de motoristas de UberX oferecendo o serviço é bem baixa. Isso quer dizer que você pode pedir um carro da Uber e perder a paciência de esperar, já que o carro pode nunca aparecer no mapa. Por outro lado, táxis convencionais também estão disponíveis para chamadas pelo aplicativo da Uber — e isso sim, é fácil de conseguir.

Modalidades da Uber na Europa

Na Europa existem várias modalidades na hora de pedir um Uber, você pode escolher entre a economia e o conforto, mas ainda existem várias categorias de acordo com as necessidades.

UberX Saver, UberX e Uber Share

Se o UberX já é uma modalidade mais barata, o Saver é ainda mais. Indicado para viajantes que querem economizar e não se importam de esperar um pouco mais pela chegada do veículo.

Já o Share é para quem não se importa de compartilhar o espaço no veículo com outros passageiros.

Uber Green

A opção ecológica privilegia veículos elétricos para viajantes que tem consciência ambiental.

Uber Confort, XL e Black

Para quem precisa de espaço ou não abre mão do conforto durante a viagem, existem algumas categorias especiais. O XL, por exemplo, é ideal para quem viaja em grupos com 5 a 7 pessoas.

Uber com serviço especial

Existem ainda duas modalidades especiais, o Uber Assist ou WAV, que se destina especialmente a viajantes com mobilidade reduzida. Os motoristas são certificados para oferecem a assistência necessária para entrar e sair do veículo.

Há ainda, o Uber Pet, para quem viaja com animais de estimação, assim, o animal pode ir no veículo sem nenhum problema, pagando apenas uma taxa extra.

Como pagar a Uber na Europa?

Na Europa, assim como no Brasil, a Uber aceita várias formas de pagamento: cartão de débito, crédito, Uber Cash — quando você coloca dinheiro diretamente na “carteira” do aplicativo — ou mesmo com dinheiro vivo.

Então eu posso usar meu cartão de débito internacional? Sim, pode! Você pode muito bem registrar cartões internacionais no aplicativo da Uber e selecionar essa opção de pagamento na hora de pedir a corrida.

Uber na Europa aceita dinheiro?

Sim, a Uber costuma aceitar dinheiro como forma de pagamento, mas pode ser arriscado contar apenas dessa forma. Isso porque nem sempre esta opção está disponível e a oferta de motoristas que aceita dinheiro pode ser menor.

Uma alternativa é o UberCash, uma maneira de carregar dinheiro no aplicativo que é deduzido ao longo das viagens. Mas atenção, você só pode usar a carteira no país onde ela é criada. Então, para usar na Europa é precisa criar uma carteira por país e recarregar em euro.

Pagamento por cartão de débito internacional

A melhor maneira de pagar suas rotas de Uber na Europa é usando um cartão de débito internacional como o oferecido pela Wise.

Além de garantir um cartão gratuito — você só precisa colocar dinheiro no aplicativo para receber seu cartão em casa e usar o dinheiro “carregado” posteriormente —, a Wise tem taxas mais econômicas e permite que você compre euro diretamente pelo aplicativo na cotação comercial, sempre mais barata do que a cotação turismo.

Diante disso, é só adicionar os dados do seu cartão Wise no aplicativo da Uber e já poderá usá-lo.

Como cadastrar o cartão Wise na Uber Europa?

Cadastrar o cartão Wise na Uber é bem simples. Basta seguir as seguintes instruções:

  1. Abra o aplicativo da Uber e vá para o menu de pagamento;
  2. Selecione Adicionar forma de pagamento;
  3. Insira os detalhes do seu cartão Wise;
  4. Confirme os dados e pronto!

Pagamento por cartão de crédito

Embora seja possível pagar a Uber com um cartão de crédito, não é a opção mais vantajosa.

Devido ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) aplicado às transações internacionais e à dependência da cotação do euro do dia, uma corrida de Uber pode ficar mais cara do que você imagina.

Se você for usar uma vez ou outra, em caso de alguma emergência, não tem problema. Se considerarmos quanto custa viajar para Europa — e que o euro não é a moeda mais barata —, saiba de antemão que as coisas podem sair do controle, se você apostar na Uber para todos os lados.

Outras formas de pagamento

Existem ainda outras maneiras de pagar o Uber na Europa, algumas vão variar de um país para outro, outras são universais. Por exemplo, é possível usar o PayPal e Apple Pay, em qualquer país da Europa, portanto, se você usa essas modalidades de pagamento, pode ser uma opção.

Uber está presente em todos os países da Europa?

Embora esteja presente nos países que costumam estar entre os mais visitados para viajantes brasileiros — como Espanha, Portugal, Itália e França, entre outros exemplos —, a Uber não está presente em todos os países da Europa.

Onde não existe Uber?

Algumas cidades e países da Europa não permitem a operação da Uber devido a razões como regulamentações mais rigorosas, resistência do setor de táxis ou mesmo questões de segurança.

Alguns exemplos desses países que não contam com a Uber no trânsito são:

  • Bulgária;
  • Chipre;
  • Dinamarca;
  • Islândia;
  • Letônia;
  • Liechtenstein;
  • Luxemburgo;
  • Mônaco;
  • Montenegro;
  • Sérvia;
  • Eslovênia;
  • Vaticano.

Empresas de transporte para além da Uber na Europa

Se você vai visitar um país que não tem serviço de Uber, não é o fim do mundo. Existem várias alternativas à Uber na Europa que também oferecem serviços de transporte. A seguir, conheça alguns serviços concorrentes.

Bolt

Bolt, antiga Taxify, é um dos principais aplicativos de transporte da Europa.

A promessa é um serviço mais barato em relação aos táxis tradicionais e outras plataformas. Um dos diferenciais, por outro lado, é a opção de alugar um patinete ou bicicleta elétrica, em vez de pedir uma corrida de carro.

Carro adesivado da Bolt na Europa
Bolt é uma das concorrentes da Uber na Europa, com forte presença em muitos países.

Além disso, a Bolt tem nota 4.6 na App Store e está presente em 30 países da Europa: Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Malta, Moldávia, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Ucrânia.

Free Now

Embora opere em menos países da Europa se comparada aos serviços da Uber e Bolt, o Free Now, antigo MyTaxi, também é uma boa aposta de transporte – e isso inclui táxis, patinetes, bicicletas e motos elétricas, opções de aluguel de carro e carro compartilhado (você paga apenas pelo tempo que usa).

Em Barcelona, você vê carros Free Now por todos os lados e parece uma das melhores opções: você pode pedir um carro com valor fechado ou valor por taxímetro, pagar na hora com cartão de crédito, débito ou pagar com dinheiro.

O único problema, a meu ver, é que você não consegue detectar se há ou não carros por perto pelo mapa do aplicativo, sendo que a Uber sempre permitiu. Isso faz com que você se sinta um pouco sem esperanças de conseguir um carro, mas esperando um pouquinho mais, pode ser que seu motorista apareça.

Você pode encontrar Free Now nos seguintes países: Espanha, Áustria, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Polônia e Reino Unido. Na App Store, o aplicativo tem nota 4.7.

Ola

A Ola Cabs é uma empresa de origem indiana que, na Europa, tem presença apenas no Reino Unido.

De acordo com o site da empresa, há opções de transporte de bicicletas à SUVs, da corrida rápida ao aluguel na duração que você quiser. Na App Store, o aplicativo tem nota 4.7.

Cabify

A Cabify também é uma opção de serviço de transporte por aplicativo, mas apenas na Espanha.

Original de Madrid, a empresa se espalhou apenas pela América Latina; hoje, em Barcelona, é possível usar o serviço para fazer viagens das mais variadas, desde as com motoristas Cabify àquelas com motos elétricas. A nota do aplicativo na App Store é 4.7.

Izzy Move

Já a Izzy Move é uma empresa de transporte por aplicativo que opera apenas em Portugal. O aplicativo permite que você peça corridas de táxi e nasceu como uma resposta a serviços como os da própria Uber na Europa. Até o governo investiu na solução.

Diferente dos outros aplicativos, a Izzy Move informa apenas uma estimativa de preço para a sua viagem, não permitindo que você pague um valor fechado. De qualquer forma, a segurança fala mais alto e você conta apenas com taxistas para o serviço. Não havia nota disponível da Izzy Move na App Store.

Wetaxi

Nascida na Itália e disponível apenas na região, a Wetaxi foi criada para introduzir o táxi compartilhado no país e na Europa, garantindo transparência na tarifa.

Entre as soluções oferecidas estão a facilidade para encontrar e pagar por serviços de táxi, estacionamento e transporte público — no último caso, em parceria com Moovit, aplicativo de mobilidade que facilita informações sobre o transporte público em várias cidades e permite planejar viagens com mais assertividade de horários. A nota na App Store é de 4.3.

Usar a Uber ou transporte público, qual é a melhor opção na Europa?

Depende de uma série de fatores. Tanto a Uber na Europa, quanto o transporte público, são boas opções de mobilidade na região. Se você tiver alguma prioridade como menor custo, conveniência ou disponibilidade, vale lembrar que:

  • O transporte público costuma ser mais acessível, tanto em relação a preço como disponibilidade;
  • A Uber na Europa costuma ser mais conveniente, principalmente se você estiver transportando malas, sacolas ou objetos mais pesados;
  • Mas nem todas as cidades têm Uber na Europa e algumas até têm a opção, mas não têm motoristas disponíveis o tempo todo.

Como devota do transporte público em Barcelona, o metrô costuma ser minha principal opção. Porém, outro dia tive que fazer umas compras e depois de andar bastante, pedir um Uber de volta para casa era a melhor opção — no caso, um táxi por meio da Uber, que foi a oferta encontrada.

Foi fácil e bem tranquilo! Escolhi uma corrida com preço fechado e fiz o pagamento com o cartão da Wise registrado na Apple Pay. Porém, o maior conforto tem um preço: enquanto a passagem de metrô individual — o billete sencillo — seria de 2,55€ em Barcelona, a corrida de táxi ficou em 8€.

Vale a pena usar a Uber na Europa?

Usar a Uber na Europa pode ser uma ótima opção em cidades onde o serviço é bem estabelecido.

Corridas de Uber podem ser mais convenientes e mais confortáveis do que o transporte público em algumas situações, mas lembre-se que o transporte público na Europa costuma ser bastante otimizado e de fácil acesso — além de mais barato.

De qualquer forma, se for escolher o transporte de Uber na Europa, além dos custos, considere também a disponibilidade de motoristas na área em que você estiver, certo?

Táxi em movimento na cidade de Barcelona, na Espanha
Os táxis também estão nos aplicativos de mobilidade, pelo menos em Barcelona, é fácil vê-los por aí. Foto: Renata Losso

Segundo dados de 2023 do Statista sobre a popularidade da Uber no mundo, os países europeus onde a Uber têm mais presença são Reino Unido e Espanha, com 26% e 22% dos entrevistados respondendo que havia usado a Uber nos 12 meses anteriores.

Alemanha e Itália, por outro lado, têm uma baixa porcentagem de uso do serviço por aplicativo: 5% e 7%, respectivamente.

Sendo assim, minha dica para o seu roteiro Europa é: onde quer que você esteja, assim que chegar ao destino, faça um teste prévio antes de confiar que terá a Uber disponível para uma corrida em qualquer lugar. Só assim, você terá uma melhor ideia da disponibilidade ou não do serviço — e dos preços também, claro.