Viena: guia de visita à cidade europeia que é o berço da música clássica

Visitar Viena  / 

Se você gosta de viajar e respirar cultura, talvez o seu destino ideal seja Viena, a capital da Áustria. A cidade europeia conta com mais de 2 milhões de habitantes (com a região metropolitana) e é um importante centro econômico, político e financeiro da Europa.

Nela estão a sede da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa), uma das quatro sedes mundiais da ONU entre outros.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Guia de visita a Viena

Passear por Viena, uma das cidades mais bonitas da Europa, é caminhar pelas ruas por onde andaram músicos e compositores lendários como Mozart, Beethoven, Haydn e Strauss.

É se perder em uma arquitetura clássica e moderna ao mesmo tempo, é se esbaldar com prédios em estilo barroco e renascentista misturados com uma arquitetura contemporânea. Você pode optar em conhecer a cidade a pé ou então de bicicleta, já que a cidade é preparada com ciclovias.

Saiba como fazer uma cotação seguro viagem para Europa.

Principais pontos turísticos de Viena

Quando você visitar Viena, não deixe de passar pelos seguintes pontos turísticos:

Hofburg – Palácio Imperial

O Hofburg é um complexo de palácios e museus, onde mora o presidente da Áustria. Além de belos museus e prédios históricos, há cafés, praças e também restaurantes. Vale a pena a visita.

Hofburg

Palácio Belvedere

O Palácio Belvedere é um jóia de Viena. Construído no século XVII, era moradia de verão da monarquia. Os jardins são um encanto a parte. Também é possível ver importantes obras de Gustav Klimt, como “O Beijo”.

Belvedere

Rathaus

A prefeitura de Viena é uma obra de arte. É possível visitar seu interior com visitas guiadas gratuitas. Durante a temporada de verão (julho a setembro) também há shows, feiras e apresentações de ópera ao ar livre. Um ótimo programa para fechar o dia.

Catedral de Santo Estevão

A Catedral de Viena é uma igreja lindíssima em estilo gótico do século XII. A construção imponente sobreviveu ao bombardeios da Segunda Guerra Mundial. É possível fazer um tour guiado pela catedral e também subir até o topo da igreja (343 degraus).

catedral santo estevao viena

Casa de Mozart – Mozarthaus

Bem perto da Catedral de Viena está a casa onde o pianista Mozart morou entre 1784 a 1787, a Mozarthaus.

Ópera Estatal

A Ópera de Viena é um dos teatros mais importantes do mundo. Recebe apresentações e espetáculos maravilhosos e é tão linda tanto por fora, quanto por dentro. Se você tiver a oportunidade, assista um espetáculo ao vivo (comprando pela internet antecipado) ou faça um tour guiado para conhecer o interior do teatro.

Prater – Parque de diversões

Aproveite para conhecer no centro de Viena a roda gigante mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Ela foi construída em 1897 e é uma atração incrível.

Antes da sua viagem saiba o que fazer em Viena.

Melhor época para visitar

A temperatura anual média em Viena é de 9,5ºC, ou seja, você precisa levar casaco quando viajar pra lá.

No Verão as temperaturas chegam aos 20ºC, mas no Inverno facilmente registram-se mínimas negativas (-5ºC). Porém, se você gosta do frio e da neve, pode visitar a cidade nos meses mais frios e se encantar com a neve que cobre toda a cidade europeia.

Neve na Europa: melhores locais para conhecer e melhor época.

Onde ficar e como chegar

A Áustria faz fronteira com a Itália, a Alemanha, República Tcheca, Eslováquia, Hungria e Eslovênia. Viena fica no nordeste do país e geralmente entra no roteiro de quem pretende conhecer o leste europeu.

Geralmente os voos não são diretos e as companhias aéreas que operam para o país fazem escala na Suíça, França, Alemanha, Holanda e até nos Emirados Árabes.

É possível chegar de trem e isso, logicamente, vai depender do seu roteiro de viagem para Europa.

Saiba quais são as melhores companhias aéreas da Europa.

Onde ficar hospedado

Existe praticamente uma Viena para cada bolso. Você pode se hospedar na cidade e pagar 40€ (quarenta euros) por uma noite em um hotel barato, pode optar por uma tarifa superior e um hotel 5 estrelas por 280€ (duzentos e oitenta euros) e dormir em um hotel mais sofisticado.

Confira a lista dos melhores hotéis de Viena:

  • Hotel Das Tyrol
  • Hotel Sans Souci Wien
  • Hotel Kaiserhof Wien
  • Hotel Sacher Wien
  • Hollmann Beletage Design & Boutique Hotel
  • Park Hyatt Vienna
  • Palais Hansen Kempinski Vienna
  • House of Time

Veja quanto custa viajar para Europa.

Melhores restaurantes e comidas típicas de Viena

Bons restaurantes não faltam em Viena e você encontra diferentes tipos de comida. Veja algumas sugestões de locais para comer e lamber os dedos:

  • Restaurant Le Ciel by Toni Mörwald
  • Restaurant Al Borgo
  • Skopik & Lohn
  • ef16 Restaurant Weinbar
  • Lebenbauer
  • Trattoria La No
  • Palais Coburg
  • Restaurant Rote Bar
  • Buxbaum Restaurant
  • Schachtelwirt
  • Swing Kitchen
  • Centimeter I beim Rathaus
  • Tian Restaurant Wien
  • Wiener Wiazhaus
  • Die metzgerei – gasthaus
  • Restaurant Steirereck
  • Ribs of Vienna
  • Melker Stiftskeller
  • Dstrikt Steakhouse

Porém, se você procura variedade, vá até o Naschmarkt (mercado central) e opções não faltam. Dentre as comidas típicas que você precisa provar estão a salsicha austríaca (que, para muitos, é muito mais deliciosa que as da Alemanha) que é servida com pão preto e mostarda.

Prove também o schnitzel que é o amor da vida dos cidadãos de Viena. É um bife à milanesa com batatas cozidas, salada e batata frita. Coma a picanha cozida que por lá é chamada de tafelpitz.

Doces típicos

Se você gosta de doces, aproveite a visita para provar um tichy que é uma bola de sorvete recheada com pedaços de damasco. Também pode adoçar mais ainda a viagem e comer uma sachertorte (torta de chocolate) ou o famoso apfelstrudel (torta quente de maçã com canela e suspiro).

Vale a pena visitar Viena?

Vale e muito. Com certeza você levará Viena no seu coração para sempre já que poderá desfrutar de comidas deliciosas e respirar cultura por todo lado. Não é por nada que a capital da Áustria recebe mais de 12 milhões de turistas todos os anos e é uma das cidades mais ricas do mundo.

Veja também quais são os 7 melhores destinos para aposentados na Europa e programe sua viagem pela Europa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.