A capital da Toscana é o berço do Renascimento e não faltam pontos turísticos para você visitar. Só para ter uma ideia, a cidade conta com mais de 60 museus e igrejas que preservam obras de artistas consagrados e, claro, sem contar as inúmeras obras espalhadas a céu aberto. Diante de tantas opções, estou aqui para te ajudar a organizar o seu roteiro em Florença para aproveitar essa cidade-museu da melhor forma.

Antes de iniciarmos os roteiros, acho importante destacar que muitas das atrações turísticas de Florença, você vai gastar umas boas horinhas do seu dia para conseguir visitá-las com calma. Por isso, os roteiros acabam sendo mais enxutos por dia, diferente de outras cidades, onde você consegue conhecer várias atrações em um só dia. Vamos lá?!

Roteiro de 1 dia em Florença

Já digo de antemão que um dia não será suficiente para conhecer Florença, porém se tem apenas essa disponibilidade, recomendo fazer um passeio a pé e guiado, pois é uma cidade que parece um museu a céu aberto. Você terá certeza disso, quando chegar na Piazza della Signoria, sem dúvida, a praça mais bonita que existe em Florença.

Nessa praça, está localizada o Palazzo Vecchio, cuja arquitetura é o grande destaque. Mas também há várias esculturas maravilhosas como:

  • A réplica de David do Michelangelo (a original está no museu de Belas Artes);
  • A Fonte de Netuno, de Bartolomeu Ammannati;
  • Hércules e Caco, de Baccio Bandinelli;
  • A Logia dei Lanzi, uma espécie de galeria a céu aberto com esculturas em bronze e em mármore.

Caminhe sem compromisso, apenas admirando a beleza da arquitetura da cidade, passando pelas ruas e rulas, Piazza della República e Ponte Vecchio considerada uma das pontes mais bonitas da Europa e onde estão reunidas dezenas de lojas de joias.

Catedral Santa Maria del Fiore

Uma atração turística que recomendo entrar no roteiro de 1 dia em Florença é a Catedral Santa Maria del Fiore. Para visitá-la, você vai gastar cerca de 1 hora ou um pouco mais se tiver disposição para subir os mais de 460 degraus até a cúpula para ter uma vista deslumbrante da cidade.

A Catedral, também conhecida como Duomo de Florença foi construída entre 1296 a 1368, sendo assinada pelo arquiteto Arnolfo di Cambio. Já a cúpula da igreja foi construída quase 100 anos depois, sendo assinada pelo arquiteto Filippo Brunelleschi, cuja tumba presente na igreja e pode ser visitada.

Catedral Santa Maria del Fiore é obrigatória no roteiro em Florença.
Parada obrigatória em Florença, a Catedral Santa Maria del Fiore é encantadora. Imagem: Lívia Tostes

Sendo a catedral do berço do Renascimento, não preciso nem dizer o quanto as pinturas do seu interior são belíssimas, certo? E com tanta obra-prima, um tour guiado pela Catedral e Dumo de Florença vale muito a pena!

E um ponto importante de ressaltar: não é permitido a entrada com roupas muito curtas (shorts, vestidos e saias) e nem ombro a mostra. Lembre-se disso ao escolher a roupa do dia!

Piazzale Michelangelo

Para finalizar a caminhada pela cidade e o roteiro de 1 dia em Florença, recomendo ir até a Piazzale Michelangelo para desfrutar de uma vista panorâmica. Por lá, vai encontrar outra réplica de David, só que dessa vez, em bronze. Além de ter várias barraquinhas vendendo alimentos e bebidas, assim como uma cafeteria e restaurante.

Essa enorme praça é o lugar perfeito para contemplar e admirar Florença. E se o céu estiver limpo, terá um lindo do sol e daqueles que ficam na nossa memória pelo resto da vida!

Atravessando a Ponte Vecchio, você vai gastar cerca de 20 minutos até lá a Piazzale.

Roteiro de 2 dias em Florença

Se no primeiro dia do roteiro em Florença, já caminhou pela cidade e descobriu e conheceu a Catedral, no segundo dia é hora contemplar a arte renascentista em duas das principais atrações turísticas: a Galleria dell’Accademia (a Galeria da Academia de Belas Artes) e a Galleria degli Uffizi.

A proposta aqui é reservar a sua manhã para Belas Artes, fazer uma pausa para comer e visitar o Mercado Central de Florença e depois, seguir para a Uffizi.

Galleria dell’Accademia

A Galleria dell’Accademia foi construída no século XVIII com o intuito de preservar algumas obras que se encontravam espalhadas pela cidade e igrejas. Assim como a coleção privada das famílias Lorenas e Médici. Portanto, as obras presentes ali, passaram a servir de modelo para que os novos artistas da Academia de Belas Artes pudessem observá-las e aprender com os artistas renascentistas consagrados.

O museu abriga pinturas, esculturas e instrumentos musicais antigos. Uma das maiores atrações da Galleria dell’Accademia é a estátua original de David, de Michelangelo, retirada da porta do Palazzo Vecchio. O tamanho dessa escultura é impressionante, são mais de 5 metros esculpido em mármore branco. Mas você também verá obras de Botticelli, Gaddi, Ghirlandaio e tantos outros!

A visita na Galleria dell’Accademia demora cerca de 90 minutos e vale comprar o ingresso com guia de áudio antecipadamente para evitar fila, que costuma ser bem grande.

Após a visitar a Academia de Belas Artes, caminhe até o Mercado Central de Florença para comer e comprar lembrancinhas tipicamente italianas e deliciosas!

Galleria degli Uffizi

Estar em Florença e não conhecer Galleria degli Uffizi é a mesma coisa que estar em Paris e não visitar a Torre Eiffel. Mas já adianto, você vai precisar separar entre 3 a 4 horas do seu dia para visitá-la, mas essa é uma das atrações turísticas que deve fazer parte do seu roteiro em Florença como uma “obrigatoriedade”, afinal, é um dos mais importantes museus da Itália e do mundo.

Nela, vai encontrar obras não só dos artistas mais famosos do Renascimento que são sempre citados nos livros de história — Michelangelo, Rafael, Botticelli, Caravaggio e Leonardo da Vinci —, como também de artistas não tão famosos, apesar de também serem consagrados.

A Uffizi divide as suas obras em esculturas, pinturas, livros e arquivos, sem falar da sua própria arquitetura deslumbrante projetada pelo arquiteto Giorgio Vasari entre 1560 e 1580.

Sendo um dos principais museus da Itália, vale ressaltar que as filas são grandes e para evitá-las, aconselho comprar ingresso da Galleria degli Uffizi sem fila e com horário marcado. Agora se você é um amante de história e de arte, com certeza vale muito a pena fazer uma excursão com pequenos grupos para aproveitar a experiência ao máximo e mergulhar no mundo do Renascimento.

Roteiro de 3 dias em Florença

Um roteiro em Florença de três dias é o que considero o mínimo para conhecer os principais pontos turísticos e se deslumbrar com a beleza dessa cidade-museu. Então, para o terceiro dia recomendo incluir três pontos para visitar: a Cappella Brancacci, o Palazzo Pitti e o Jardim de Boboli.

Cappella Brancacci

Para começar o seu roteiro em Florença no terceiro dia, que tal começar pela Cappella Brancacci? Ela fica no interior da Igreja de Santa Maria del Carmine e é considerada um “minimuseu” que guarda uma das principais obras do Masaccio, pintor contratado para decorar todo o interior da capela com eventos que retratam a vida de São Pedro com a ajuda do seu assistente Masolino. Após a sua morte, o artista Filippino Lippi assumiu pintura.

Apesar do Masaccio não ser famoso aos nossos olhos e ouvidos, ele foi um pintor consagrado e dizem que Michelangelo copiava as suas obras como forma de treinar técnicas de pintura.

Palazzo Pitti

O principal palácio da cidade Renascentista que pertenceu à família Médici e foi residência de vários principados, que os sucederam. O Palácio Pitti, na verdade, é um complexo museológico com mais de 32 mil metros quadrados que abriga milhares de obras de arte em seus museus e galerias. Ele é dividido da seguinte forma:

  • Galeria Palatina, com centenas de pinturas e esculturas de artistas renascentistas;
  • Galeria de Arte Moderna, com centenas pinturas e esculturas de artistas do século XVIII ao início do século XX;
  • Galeria do Traje, com milhares de roupas, acessórios, joias e figurinos de teatro que datam o século XVIII aos dias atuais;
  • Museu da Prata ou Tesouro dos Grãos-Duques, que reúne objetos da família Médici como joias e vasos com pedras preciosas, marfim e cristais;
  • Apartamentos Reais e Imperiais, com os aposentos dos principados que ocuparam o Palácio Pitti ao longo dos séculos.

Pode reservar entre 2 a 3 horas para conhecer todo o complexo museológico e para evitar filas e ter acesso prioritário, compre o ingresso para o Palácio Pitti com antecedência.

Jardim de Boboli

Depois do complexo, a visita segue para o Jardim de Boboli, localizado atrás do Palácio Pitti e com uma extensão de 45 mil metros quadrados. O Jardim de Boboli é impecável com a sua beleza e faz parte da lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Aproveite o passeio para passar pela Porta Romana, Fortaleza de Belvedere, o Museu de Porcelana, o antigo Anfiteatro, a Fonte de Netuno e do Oceano e as várias grutas e estátuas espalhadas por todo o jardim. Mais uma vez, pode reservar mais 2 a 3 horas para percorrer o Jardim de Boboli. Aproveita o espaço verde também para um descanso, só não esqueça de comprar o seu ingresso, pois a visita não é gratuita.

Confira nosso guia completo com lugares imperdíveis de onde comer em Florença.

Roteiro de 4 dias em Florença

O quarto dia do roteiro em Florença é para finalizar as principais atrações da cidade. Lembre-se que são mais de 60 museus espalhados pela cidade e conhecer todos em uma única viagem é simplesmente impossível. Por isso, 4 dias é o ideal para conhecer os principais locais da capital da Toscana.

Santa Maria Novella

A Santa Maria Novella é a principal igreja dos dominicanos de Florença e fica bem pertinho da estação ferroviária, que também recebe o mesmo nome. A sua arquitetura é um misto do Renascimento com o Gótico e assim como tudo em Florença, também guarda importantes obras de arte no seu interior, com o destaque para o afresco A Santíssima Trindade, do Masacci datado em 1428.

A Santa Maria Novella é um complexo museológico, então, além da igreja, você também vai visitar os claustros do mosteiro e o cemitério onde os nobres florentinos estão enterrados. E se for religioso, saiba que é possível assistir uma missa com frades dominicanos, que acontecem diariamente.

Santa Croce

Outra igreja que precisa entrar no seu roteiro é a Santa Croce, ou no português, Santa Cruz, a maior basílica franciscana do mundo e onde estão enterradas pessoas famosas como Michelangelo, Galileu Galilei, Maquiavel, e tantos outros — são quase 300 tumbas presentes no seu Panteão.

A Basílica de Santa Cruz é maravilhosa e cheia de detalhes. Chega a ser engraçado pensar uma igreja com tal dimensão para sede dos franciscanos que pregam a pobreza como forma de vida, mas na Itália e, principalmente na época, tudo era extremamente grandioso e São Francisco não seria deixado de lado.

Assim como Santa Maria Novella, a Santa Croce é um complexo museológico e a visita inclui a Basílica que tem pinturas de artistas consagrados que retratam a história de São Francisco, as capelas e o campanário.

Palazzo Vecchio

Para finalizar o roteiro do quarto dia, uma ida ao Palazzo Vecchio pode ser bem interessante. Construído entre 1299 e 1314, o Palácio chama a atenção de quem passa pela Piazza della Signoria e pertenceu à família Médici, uma das mais importantes e ricas famílias florentinas. Hoje, além de museu é também sede da prefeitura de Florença.

Palácio Vecchio é o mais imponente da Piazza della Signoria. Imagem: Lívia Tostes

Um dos pontos de destaque é o Salone dei Cinquecento, um magnífico e grandioso salão pintado por Leonardo da Vinci e Miguel Ângelo Buonarroti. Mas as sala da Audiência, a sala dos Lírios, a Capela da Signoriae e a sala dos Mapas Geográficos também são de tirar o fôlego, assim como torre do Palazzo.

Você ainda pode visitar a passagem secreta do Palácio Vecchio para os quartos da família Médici, a depender do seu tour.

Roteiro de 5 dias em Florença

No quinto dia, acho que você já vai estar cansado de visitar tantos museus, mas com o roteiro em Florença concluído no que diz respeito as principais atrações da cidade.

Contudo, se vai passar mais dias, eu recomendo incluir mais um museu nessa lista ou alugar um carro e fazer um bate e volta por algumas cidades da Toscana como, Pisa, San Giminiano, Volterra, Siena, Fiesole, etc.

Museu Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci era um gênio e não podemos negar. Ele era pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, cientista, matemático, botânico e mais um monte de coisas.

E nada melhor do que uma visita ao Museu Interativo Leonardo da Vinci para mergulhar em sua vida e cabeça brilhante. Inclusive, se vai viajar para Itália com criança, esse museu com certeza será uma excelente escolha no roteiro de Florença.

Alugar um carro e percorrer a Toscana

Uma boa opção para quem vai ficar por 5 ou mais dias, é alugar um carro para fazer um bate e volta de Florença. A região da Toscana é incrível, cheia de cidades lindas.

Em dois dias, eu fiz o roteiro San Giminiano, Volterra (1º dia), Siena e Pisa (2º dia) e posso dizer que valeu muito a pena. Essas cidades ficam a cerca de 1h (1h30 para as mais longes) de Florença e cada uma tem o seu encanto.

Siena é uma boa opção de bate e volta no roteiro em Florença
Siena é uma entre as várias opções de bate e volta no roteiro em Florença. Imagem: Lívia Tostes

Difícil eleger uma, por isso, recomendo abrir o Google e dar uma pesquisada para montar esse roteiro de bate e volta. Deixo aqui algumas sugestões:

  • Pisa (só tem o complexo da torre torta de atração turística, ou seja, em meia hora você consegue ver tudo);
  • San Giminiano;
  • Volterra;
  • Siena;
  • Fiesole;
  • Montepulciano;
  • Montalcino.

As estradas são ótimas, lindas e cheias de fazendas produtoras de vinho e azeites. Inclusive, existem excursões pelas vinícolas saindo de Florença, assim como excursões para Pisa, San Giminiano e Siena.

Planejando seu roteiro

E aí, pronto para montar o seu roteiro em Florença e conhecer a capital da Toscana? Então, aqui vão mais algumas dicas para ajudar a planejar melhor a sua viagem e roteiro na Itália.

Escolha a hospedagem com base no tempo que vai ficar na cidade

Seja em hotel simples ou de luxo, a hospedagem em Florença vai ter um preço bem salgadinho. Então, aconselho que faça o seu roteiro primeiro para entender quanto tempo de hospedagem realmente vai precisar ficar na cidade.

Se vai permanecer mais tempo e alugar um carro na Itália para conhecer outras cidades da Toscana, ao invés de fazer um bate e volta, você pode também optar por dormir em uma delas. San Giminiano e Siena são ótimas opções para pernoitar.

Escolha o melhor transporte para o período

A rede de transporte público na Itália é muito boa, principalmente nas grandes cidades. Florença é uma cidade que concentra as principais atrações turísticas sem precisar de grandes deslocamentos.

Contudo, se quiser otimizar o tempo — principalmente para quem tem apenas 1 ou 2 dias na cidade —, optar por se locomover com o ônibus turístico é uma boa opção. Os ingressos para o ônibus Hop-On Hop-Off estão disponíveis para 24, 48 ou 72 horas.

Programe os passeios com antecedência

Programar os passeios com antecedência é importante para evitar filas. Em Florença, não importa se é alta ou baixa temporada, a cidade está sempre cheia. Em fui no final de abril e as filas para entrar nos principais museus eram desanimadoras.

Por isso, após montar o seu roteiro em Florença, recomendo adquirir os ingressos no Get Your Guide, o maior site da Europa de venda de ingressos de atrações turísticas. Assim, você pode economizar tempo e dinheiro comprando ingressos combinados com duas atrações, por exemplo.

Outra boa opção a ser considerada é comprar o Firenze Card, que te dá direito a entrar sem pagar taxa extra em 60 pontos turísticos, incluindo todos os descritos nos roteiros de Florença listados acima.

O único ponto negativo no Firenze Card, é que ele só está disponível para 72 horas. Então, para quem vai passar 1 ou 2 dias, não é uma opção interessante.

Fique conectado durante a viagem

Para estar em Florença e poder acessar aplicativos úteis durante uma viagem, como redes sociais, mapas, acomodação, WhatsApp, ter um chip internacional no celular faz toda a diferença.

Nada de ficar dependente de wi-fi de hotel e restaurantes se você tem a opção de adquirir um desses chips e já sair do Brasil com ele instalado no celular. Uma empresa que envia o chip para a sua casa é a America Chip e ela tem uma boa cobertura 4G em toda a Europa.

O que saber antes de viajar para Florença

E para finalizar o seu planejamento, listo mais três coisas que precisa saber antes de viajar para Florença e que são de extrema importância.

Seguro viagem é obrigatório

A Itália faz parte do Espaço Schengen, o acordo entre 27 países europeus que possuem a política de livre circulação em suas fronteiras. Isso significa que o seguro viagem é obrigatório e deve ter cobertura mínima de 30 mil euros para as despesas médicas e hospitalares.

Essa é uma regra do Espaço Schengen para todos os turistas que não possuem cidadania europeia, portanto, o agente de imigração poderá exigir a apresentação da apólice do seguro viagem. Caso não a tenha em mãos, ele pode muito bem negar a sua entrada no continente/país.

Você pode realizar uma cotação no Seguros Promo e escolher a melhor opção de seguro viagem para o seu perfil e roteiro., contanto que tenha a cobertura mínima exigida.

Até mesmo se você tem cidadania europeia, o contar com um seguro viagem também é importante, pois ele te dá diversas assistências e coberturas, que vão desde problemas com saúde a problemas com o voo.

Documentação e visto

Turistas brasileiros podem permanecer por até 90 dias em território europeu, mais especificamente, dentro do Espaço Schengen. Além do passaporte, também deve apresentar outros documentos na imigração que também são considerados obrigatórios e podem ser exigidos pelo agente, são eles:

  • Passaporte válido;
  • Comprovante de hospedagem;
  • Comprovante financeiro (dinheiro em espécie ou cartões de crédito);
  • Seguro viagem para Itália.

Esses documentos são exigidos para todos que não possuem cidadania europeia. Caso você tenha a cidadania, apenas o passaporte será solicitado.

Outro ponto que gera dúvidas é a questão de visto para a Itália. Até o momento, o visto é obrigatório apenas para quem vai morar na Itália, ou seja, para quem vai permanecer no país por mais de 90 dias.

Contudo, a União Europeia está criando o ETIAS, uma autorização de viagem eletrônica que fará com que os brasileiros precisem dela para viajar. Apesar de já ter sido aprovada, a implementação dessa autorização vem sendo adiada há três anos.

Levar dinheiro

Para evitar levar grandes quantias de dinheiro na carteira e mala, você pode optar por um cartão de débito internacional. O cartão Wise, por exemplo, é uma ótima opção.

Ele funciona da seguinte forma: você cria uma conta multimoedas e pode depositar o seu dinheiro em Euro com um câmbio comercial, que é muito mais vantajoso que o câmbio turístico cobrado pelas casas de câmbio. Depois, basta solicitar o cartão, que será enviado para a sua casa.

Ao viajar para Florença, poderá utilizá-lo nos estabelecimentos comerciais que aceitem bandeira Visa e até mesmo sacar Euros em caixas eletrônicos.

Esse cartão vale muito a pena e você evita andar com dinheiro por aí. Infelizmente, a Itália é famosa por ser muitos batedores de carteira.

Espero que tenha gostado das dicas e que elas te ajudem a montar o seu roteiro em Florença. Desejo uma boa viagem pelo berço do Renascimento que respira arte.