O que fazer em Siena: um guia completo para se apaixonar

Visitar Itália  / 

Quando se viaja para a região da Toscana, Itália, Siena se torna uma parada obrigatória. Essa cidade é romântica, pequena, com belos edifícios medievais e é menos movimentada do que Florença. Além disso, há muito o que fazer em Siena.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Por conta disso, vamos detalhar nesse artigo tudo o que essa bela cidade oferece para quem a visita. Conheça detalhes sobre Siena e se apaixone por esse lindo e histórico local.

Um pouco sobre Siena

Com pouco mais de 50 mil habitantes, Siena é uma cidade histórica na região da Toscana e capital da província que leva o mesmo nome. Apesar de parecer pequena, existe muito o que fazer em Siena.

A cidade se tornou mundialmente conhecida por sua arquitetura deslumbrante, principalmente pela sua belíssima praça principal: a Piazza del Campo. Não por acaso, o centro histórico de Siena foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Assim como ocorreu com outras cidades italianas, Siena foi colonizada durante o século VI por tribos etruscas e se tornou uma cidade durante o reinado romano do imperador Augusto.

Durante os séculos seguintes, a cidade cresceu em poder econômico, com o famoso banco Monte dei Paschi di Siena que garantiu emprego e segurança aos cidadãos sienenses ao longo dos tempos.

Em 1946, quando a Itália formou uma república, Siena tornou-se parte da região da Toscana e hoje prospera devido a uma combinação de finanças, agricultura e, claro, turismo.

Atualmente, toda a beleza da localidade está à disposição dos turistas. Por isso, saber o que fazer em Siena te ajudará nessa deliciosa missão de conhecer a cidade.

Conheça as cidades italianas mais bonitas e prepare seu roteiro.

O que fazer em Siena

Entre atrações, monumentos e passeios, há muito o que fazer em Siena e você vai precisar de mais um dia para conhecê-la. Pensando nisso, separamos o que há de melhor para se fazer por lá.

siena itália

Comece pela Piazza del Campo

Em Siena, todos os caminhos levam à Piazza del Campo, portanto, comece a explorar a cidade por ela. Trata-se de uma magnífica praça ladeada por edifícios medievais e pavimentada com tijolos vermelhos com estampa de espinha de peixe.

Este é o coração de Siena, onde estudantes e turistas vêm se sentar, relaxar e desfrutar de um cappuccino em mesas ao ar livre. Poucos lugares no mundo te transportam para o século XIII como a Piazza del Campo.

Suba a Torre del Mangia

Depois de desfrutar do seu cappuccino, é hora de fazer um pouco de exercício. Que tal escalar uma torre medieval? Sim, em Siena isso é possível quando você visitar a bela Torre del Mangia do Palazzo Pubblico, um dos mais bonitos de todos os edifícios da Piazza del Campo. Você pode chegar ao topo, subindo cerca de 400 degraus e desfrutar de toda a vista de Siena.

Admire os afrescos do Palazzo Pubblico

Enquanto estiver no Palazzo Pubblico, dedique uma hora para visitar os afrescos impressionantes do Museo Civico. O destaque fica por conta da série de afrescos pintada por Ambrogio Lorenzetti, um dos grandes mestres que passaram por Siena.

Suas pinturas são frequentemente utilizadas até hoje em livros de filosofia e política, temas os quais Lorenzetti usava bastante.

Esses afrescos alegóricos serviam como uma espécie de lembrete dos benefícios de um governo justo e pacífico, e da desgraça que recai sobre uma terra deixada nas mãos erradas, simbolizada pela figura de um tirano diabólico.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Alguns séculos atrás, os líderes políticos observavam esses afrescos constantemente, já que esta era a sala de reuniões do governo, um lugar onde eles seriam lembrados de uma lição que é válida hoje.

Visite a Catedral de Siena

Projetada e concluída entre 1215 e 1263, esta igreja medieval é certamente um dos locais que você não pode perder quando se perguntar o que fazer em Siena.

O Duoma di Siena, ou Catedral de Siena, é uma bela catedral medieval branca dedicada principalmente à Santa Maria Assunta e uma das atrações mais populares de Siena, dona de uma arquitetura de tirar o fôlego.

Ao contrário de muitas igrejas na Itália, há uma taxa de entrada de 4€ para entrar. Esse bilhete também permite visitar à Biblioteca de Picoolomini, um dos destaques da Catedral de Siena.

Trata-se de uma sala impressionante cujas paredes são cobertas de cima a baixo com cenas vivamente coloridas da vida do Papa Pio II (1405-1464).

Esta série de afrescos é uma obra-prima de Pinturicchio, um mestre renascentista altamente reconhecido por seu trabalho decorativo.

Além das obras de arte, a Biblioteca de Piccolomini também com conta uma série de manuscritos medievais preservados em seu interior.

Assista uma corrida de cavalos no Palio di Siena

Desde o século XI, os sienenses competem em uma corrida de cavalos duas vezes por ano e em um concurso de arremesso de bandeiras realizado entre os 17 distritos de Siena de 2 de julho e 16 de agosto.

A corrida de cavalos é realizada na Piazza del Campo, com cavalos correndo em torno de uma faixa circular de areia trazida para o centro da cidade a cada ano.

É um evento grandioso que atrai multidões para a cidade de Siena todos os anos. Os melhores pontos de vista do evento podem cobrar até 300€.

Entretanto, você pode juntar-se à multidão e acompanhar corrida do chão, gratuitamente.

Vá às compras

Em ruas estreitas de paralelepípedos ao redor da Piazza del Campo, você encontrará boutiques populares, bem como pequenas lojas com artesãos locais oferecendo papel fino, gravatas, artigos de couro, jóias e, claro, comida local e vinho.

Portanto, separe alguns euros para gastar em Siena sem se arrepender.

Experimente a culinária local

Também há muito o que fazer em Siena em se tratando de boa culinária local. Comece desfrutando de uma fatia de panforte: uma especialidade de Siena.

O panforte é um bolo denso feito de mel, farinha, amêndoas, frutas cristalizadas e, claro, especiarias secretas transmitidas através dos tempos. Geralmente vendido por peso, este e muitos outros doces deliciosos são vendidos em vários mercados ao redor do centro da cidade.

Ou então experimente um autêntico gelatto italiano, também muito disponível em toda a cidade.

Para o jantar, circundando a Piazza del Campo, você encontrará uma variedade de restaurantes que oferecem uma autêntica comida típica da Itália e outra oportunidade fabulosa para se sentar e desfrutar da agitação de Siena à noite.

Mas tudo isso é muito pouco, como há muito o que fazer em Siena, utilize o site Get Your Guide e veja tudo o que essa cidade pode oferecer a você.

Como chegar em Siena

Antes pensar em o que fazer em Siena, é importante se planejar para chegar até lá. Seja qual for o meio de transporte que você escolha, o trajeto de Florença para Siena é o mais indicado. Conheça algumas alternativas.

De trem

O trem leva cerca de uma hora e meia de Florença para Siena e corre frequentemente todos os dias. A estação de trem de Siena está a apenas de 1,5 km do centro histórico da cidade e é possível reservar seu bilhete online, pagar com cartão de crédito e buscá-los em máquinas de bilhetes eletrônicos nas cidades maiores, como Roma, Milão e Florença.

Para saber mais sobre horários e itinerários dos trens para Siena, visite o site da Ferrovia Italiana.

De ônibus

Uma das maneiras mais rápidas e fáceis de viajar pela Toscana, e particularmente entre Roma e Siena ou Florença e Siena, é de ônibus.

A estação rodoviária SITA está ao virar da esquina da estação de trem em Florença e a viagem de ônibus de Florença para Siena leva pouco menos de uma hora.

Entenda como funciona o transporte público italiano.

De carro

Chegar a Siena de carro leva cerca de duas horas de Roma ou quarenta e cinco minutos de Florença. E saber o que fazer com o seu carro quando você chegar lá é o maior desafio.

Lembre-se de que o tráfego de carros é estritamente limitado dentro das muralhas da cidade, a menos que você tenha autorização especial do seu hotel para ficar do lado de fora.

Entretanto, existem áreas ao redor da cidade com estacionamento gratuito.

Confira nossa sugestão de roteiro de 15 dias na Itália.

Onde ficar em Siena

Por se tratar de uma rica região italiana, a cidade de Siena oferece os mais diversos tipos de acomodações. Dessa forma, há hotéis, pousadas e apartamentos para todos os gostos e bolsos. Uma boa dica é usar a Kayak para reservar a sua estadia nessa cidade tão deslumbrante.

Nunca é demais lembrar: é obrigatório ter seguro de viagem para visitar a Itália. A melhor forma de escolher é fazer uma cotação online. O nosso comparador de seguro viagem vai ajudá-lo a encontrar o melhor seguro de viagem ao melhor preço.

O que ver por perto

Visitar Siena e seus arredores significa desfrutar de paisagens encantadoras, caracterizadas pela harmonia entre a natureza e a construção urbana: uma agradável sucessão de colinas, pequenas aldeias, florestas e vinhedos.

De modo que, entre as aldeias medievais, definitivamente vale a pena fazer uma excursão até à bela Montalcino, famosa pela produção de vinhos Brunello, outro famoso vinho da região, juntamente com o Chianti.

Esta excursão de degustação de vinhos Brunello te levará a um delicioso tour por três autênticas vinícolas familiares, onde você poderá provar seus vinhos italianos produzidos localmente e desfrutar de um delicioso almoço caseiro em uma das vinícolas.

O guia local irá explicar tudo sobre o processo de produção de vinho e você terá uma experiência em primeira mão das adegas e dos próprios vinhedos.

Sem mencionar a Abadia de Pienza, conhecida por seu excelente queijo pecorino: aos amantes de queijo, recomendamos esse passeio fortemente.

Falando de abadias, não perca as de Monte Oliveto e Sant’Antimo, ainda ativas, onde, durante os cultos, você pode ouvir os cantos gregorianos dos monges.

Definitivamente, há muito o que fazer em Siena e seus arredores, não é mesmo? Sim, é impossível saber sobre Siena e não sentir a necessidade urgente de visitá-la. Esse pequeno universo toscano está à sua espera. Portanto, planeje-se e viva profundamente o que Siena tem de melhor.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Alexandre Nogueira é brasileiro, jornalista e especialista em comunicação esportiva. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Tem prazer em dar dicas de roteiros turísticos europeus e recomendar os melhores passeios. Ama jornalismo, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.