Siena cativa os visitantes em cada detalhe. Este não é apenas um artigo sobre o que fazer em Siena durante um, dois, ou três dias. É também um convite para conhecer essa joia da Toscana.

Então, vem comigo explorar as melhores maneiras de aproveitar esta cidade medieval, desde aonde ir, o que comer até dicas de hospedagem e transporte. Ao final, espero que se empolgue como eu, ao conhecê-la!

O que fazer em Siena?

Em primeiro lugar, aqui você vai descobrir o que fazer em Siena considerando tempo, atrações e orçamento. E depois de perceber que a cidade é como uma pintura a céu aberto, seu coração vai bater mais forte, e com certeza, você vai querer incluí-la em seu roteiro pela Itália.

Vamos começar? Dê uma olhada no mapa e veja as dicas de onde ir e o que fazer em 1, 2, ou 3 dias em Siena!

O que fazer em 1 dia em Siena?

Logo na entrada da cidade histórica, a caminhada já começa com o charme das roupas dos moradores estendidas nas janelas das casas. Continue contornando os labirintos das ruas até os monumentos históricos.

Comece pela Catedral de Siena (Duomo di Siena), uma obra-prima do estilo gótico italiano, com sua fachada impressionante e interior ricamente decorado. Você pode conhecer a Catedral de Siena e combinar seu ingresso com outras atrações próximas, como o Batistério di San Giovanni, a Cripta, o Museu do Duomo, do Facciatone e da Libreria Piccolomini.

Depois, continue seguindo as placas e explore os Bairros das Contradas. Mas o que são contradas, afinal? Bem, as contradas são uma espécie de “times” que competem na famosa corrida de cavalos na cidade, o Palio di Siena. Cada uma tem sua própria história, símbolos e tradições.

Em Siena, por exemplo, existem 17 contradas, e elas desempenham um papel significativo na vida social, cultural e até mesmo política dos moradores. Você notará pelas diferentes bandeiras espalhadas pelas estreitas ruas da cidade.

Logo, você chegará ao coração de Siena. Lá está a Piazza del Campo, conhecida por seu formato de concha única. Também é onde acontece o Palio di Siena, realizadas duas vezes por ano. Durante o evento, no Il Campo, as contradas competem representando suas cores e símbolos, trazendo à tona a paixão e a rivalidade entre elas.

Dali você ainda vai avistar o Palazzo Pubblico, onde também estão o Museo Civico e a majestosa Torre del Mangia, que só de olhar já é impressionante! E para uma experiência mais completa, você pode subir a Torre e apreciar a vista panorâmica da cidade.

O centro histórico de Siena é Patrimônio Mundial da Unesco. Então, além de tudo, você pode fazer uma pausa e admirar os arredores. Para isso, vale a pena sentar em uma das diversas opções de restaurantes, osterias, trattorias e cafés e se esbaldar também na típica culinária da Toscana.

O que fazer em 2 dias em Siena?

O segundo dia, dedique à arte, cultura e natureza. Para isso, comece mergulhando na riqueza artística de Siena no Museo dell’Opera Metropolitana, onde você encontrará esculturas, pinturas e vitrais.

Passeie também pelas ruas estreitas e descubra as igrejas menos conhecidas, como a Igreja de San Domenico, a Igreja de San Francesco e a Basilica San Clemente in Santa Maria dei Servi, que tem uma das vistas mais bonitas da cidade e é um lugar muito agradável para descansar.

Depois, caminhe em direção à Porta Romana, que separa a cidade histórica da moderna. Ali perto também encontrará o complexo da Universidade de Siena e jardins secretos, como o Orto de’ Pecci, onde a tranquilidade reina.

Adicione ainda uma visita à Pinacoteca Nazionale di Siena, que abriga tesouros artísticos e culturais de Siena, e ao Palazzo Salimbeni, considerado um dos primeiros bancos do mundo.

Ah! E não esqueça de sempre olhar ao redor, porque esse trajeto tem vistas panorâmicas de cair o queixo! Então, aproveite para tirar muitas fotos.

O que fazer em 3 dias em Siena?

No terceiro dia, explore os tesouros escondidos nos arredores de Siena.

Pela manhã, você pode escolher entre relaxar nas Termas de Bagno Vignoni, um oásis sereno no coração do Val d’Orcia ou se aventurar nas trilhas naturais ao redor de Siena, como no Parque Ecológico em Colle di Val d’Elsa.

À tarde, reserve um tempo para explorar San Gimignano, uma encantadora comune italiana situada no topo de uma colina, cercada por muralhas do século XIII. Logo na entrada, algumas vistas panorâmicas oferecem um lindo pôr do sol. Então, caso tenha a oportunidade, não esqueça dessa dica!

Adentre os muros da cidade e você verá um cenário dominado por impressionantes torres medievais (você verá muitas por lá), como a imponente Torre Grossa, construída em pedra. E no caminho, inúmeras lojinhas super convidativas com produtos da região.

Continue a caminhada e aproveite para visitar o Duomo di San Gimignano, uma igreja do século XII decorada com magníficos afrescos de Ghirlandaio, na Capela de Santa Fina.

Sorvete na casquinha em San Gimignano
Além de um importante borgo medieval, San Gimignano tem sorvetes com sabores inesquecíveis. Foto: Ane Pacola

Chegando no centro, você encontrará a Piazza della Cisterna, uma praça triangular repleta de charmosas casas medievais. É também onde está a melhor sorveteria do mundo – de acordo com a minha humilde opinião e de um montão de gente que eu conheço.

Brincadeiras à parte, saborear um gelato na Gelateria Dondoli sentado na praça é um dos passeios que vão ficar para sempre na sua memória! E se eu puder sugerir, prove um sabor autoral chamado Michelle, em homenagem à Michelle Obama. Os ingredientes são uma mistura de Cantuccini de açafrão, amêndoas Avola, mel e casca de laranja-amarga. Acredite, é uma explosão de sabor!

Quantos dias são suficientes em Siena?

Dois dias são suficientes para explorar Siena, permitindo que você mergulhe na cultura, história, gastronomia e arredores da cidade.

Particularmente, fui à Siena algumas vezes, em momentos diferentes, fazendo bate e volta. Na primeira vez, em um dia consegui visitar as principais atrações. Fiz o passeio por toda a cidade histórica, almocei e no meio da tarde, uma visita à San Gimignano.

Em outra oportunidade, uma parte do dia foi dedicada à trilha e ao final, uma passada novamente em San Gimignano para curtir o fim da tarde e noite.

De todas as vezes, essas foram bem completas. Portanto, em dois dias você consegue aproveitar o bastante para ficar com saudade e voltar sempre que puder!

O que não pode deixar de conhecer em Siena?

Apesar de todos os caminhos te levarem à Piazza del Campo, por isso inevitavelmente você irá conhecê-la, há uma outra atração que se destaca: a Catedral de Siena, conhecida como Duomo di Siena.

Esta impressionante igreja gótica é uma obra-prima arquitetônica, repleta de arte e história, e é considerada uma das mais belas catedrais da Itália. E aqui estão algumas razões pelas quais você não pode deixar de visitá-la:

  • Arquitetura deslumbrante com uma fachada decorada com esculturas intrigantes, mármores coloridos e detalhes impressionantes. Seu interior é igualmente deslumbrante, com capelas ricamente decoradas e um teto magnífico;
  • O piso em mármore é uma das características mais famosas da Catedral de Siena, com uma série de painéis elaborados, esculpidos representando cenas bíblicas e alegóricas. Estes painéis foram feitos por muitos artistas renomados ao longo de vários séculos;
  • A Biblioteca Piccolomini, faz parte do complexo da catedral e é uma preciosidade renascentista que abriga uma coleção vasta de manuscritos iluminados, obras de arte e livros raros. É um tesouro cultural que oferece uma visão fascinante da história e da cultura de Siena;
  • A Capela do Batistério, que também está ligada à catedral, é decorada com afrescos espetaculares de artistas como Pinturicchio e Luca Signorelli. É um espaço artístico de grande importância histórica e espiritual que impressiona até aos incrédulos.

Para visitá-la, você pode comprar ingressos na bilheteria no local, escolhendo a hora do passeio, combinando ou não com outras atrações. Você também pode conferir alguns pacotes no GetYourGuide e adquiri-los antecipadamente.

O que fazer à noite em Siena?

Vamos às recomendações para aproveitar ao máximo a noite na cidade italiana:

  • Experimente a deliciosa gastronomia toscana em um dos restaurantes locais;
  • Assista a uma apresentação de ópera ou concerto em um dos teatros históricos da cidade;
  • Passeie pelas ruas iluminadas e desfrute da atmosfera encantadora de Siena à noite. É muito provável que vá se deparar com apresentações de músicos em vários pontos da cidade histórica.

Qual a melhor época para conhecer Siena?

A melhor época para visitar Siena é na primavera e no outono, quando o clima é agradável e há menor fluxo de turistas.

Apesar disso, se estiver planejando sua visita em julho ou agosto, no verão europeu, provavelmente verá a cidade bastante animada com a organização do Palio di Siena.

O que fazer em Siena no inverno?

Caso decida visitar a cidade durante o inverno, você pode incluir as seguintes atividades no seu roteiro:

  • Visite os museus, galerias de arte e peças de teatro na cidade para se aquecer;
  • Descubra os ateliês de artesãos locais, como ourives e ceramistas, para experiências autênticas;
  • Experimente as delícias gastronômicas de inverno, como a Ribollita (sopa de legumes rústica) e o vinho quente;
  • Explore a cidade iluminada pelas luzes de Natal.

O que fazer em Siena no verão?

Vai para Siena no verão? Então, confira o melhor de o que fazer pela cidade:

  • Desfrute de festivais ao ar livre e eventos culturais. Siena sempre tem peças de teatro e concertos acontecendo por toda a cidade;
  • Explore as áreas verdes, como o Jardim Botânico e os jardins escondidos de Siena;
  • A região é repleta de vinícolas, então aproveite para conhecê-las e desfrute dos produtos locais da Toscana.

O que fazer além do óbvio em Siena?

Se você, assim como eu, adora a natureza, visite os diversos parques ecológicos da região. Escolha uma trilha e desfrute de um bom banho de cachoeira.

Uma opção é conhecer o Parco Fluviale dell’Alta Val d’Elsa, no Colle di Val d’Elsa. O parque ecológico é cercado por um rio inacreditavelmente azul esverdeado que te acompanha durante quase toda a trilha. Por isso, aproveite e escolha um lugar seguro para se banhar em uma das piscinas naturais durante o trajeto.

Além disso, a belíssima trilha de 3,1 km desemboca na Ponte di Spugna que te dará uma vista inacreditável do interior da Toscana. A Ponte dá acesso ao vilarejo Colle di Val d’Elsa que também é um charme e vale a pena conhecer.

Trilha nos arredores de Siena
Nos arredores de Siena você consegue se conectar à natureza do interior da Toscana. Foto: Ane Pacola

O parque é muito frequentado por muitas famílias, inclusive com crianças, e não é um ponto obviamente turístico. Logo, você vai se sentir um verdadeiro italiano ouvindo os moradores conversando ao caminhar por lá.

E apesar de não ser necessariamente turístico, a trilha tem passagem para o Caminho da Via Francigena, por onde passam os peregrinos de longa distância do Caminho de Santiago de Compostela.

O lugar é gratuito, mas, se estiver de carro, lembre-se de levar moedas para parar nos estacionamentos públicos próximos. Algumas máquinas não aceitam cartão e nem notas para fazer o pagamento.

Quanto custa viajar para Siena?

O custo de viajar do Brasil para Siena gira em torno de 600€ por pessoa, sem a passagem aérea do Brasil para a Itália. No entanto, é preciso considerar diversos fatores para calcular quanto custa viajar para a Itália, como a época do ano.

Outra opção é alugar um carro e ir descobrindo por conta própria os encantos da Toscana pelo caminho!

Qual o gasto diário em Siena?

Em média, os gastos diários em Siena variam de 40€ a 150€ por pessoa. Claro, esses custos variam de acordo com seu estilo de viagem, se é bate e volta, se inclui alojamento, alimentação e transporte.

Quantos euros levar para Siena?

Para uma viagem de 3 dias, recomenda-se levar entre 150€ a 400€, por pessoa. Afinal, imprevistos podem surgir e ninguém precisa passar perrengue.

Considere também usar o cartão Wise para mais facilidade e conveniência. Mas lembre-se de levar uma pequena quantidade em espécie, já que alguns lugares só aceitam dinheiro.

O que não deixar de comer em Siena?

Em Siena, você precisa comer Pici senese. Esta é uma típica massa artesanal produzida lá e lembra o spaghetti. Muito fácil de encontrar, geralmente é servida com molho Aglione (tomate, alho e peperoncino), Cacio e Pepe (queijo pecorino, pimenta e azeite de oliva extravirgem) ou Ragú (carne moída de boi, javali ou pato).

Para comer o Pici senese all’Aglione ou al Ragù, você pode visitar a Osteria Il Grattacielo dal 1840. O lugar ainda oferece muitos outros pratos da gastronomia de Siena, como o salame di Cinta Senese, que é feito com carne de porco criado na região, ou ainda a Ribollita, uma sopa rústica bem famosa por lá.

Já para provar o Cacio e Pepe recomendo o Ristorante Pier Pettinaio. Isso porque o restaurante propõe uma variação moderna para esse prato clássico: a adição de tartufo (a trufa). As trufas são um ingrediente bastante valorizado e têm um preço muito mais acessível em comparação ao Brasil.

Portanto, se está em Siena, não perca a oportunidade de comer o sabor intenso da trufa no Cacio e Pepe Tartufo. Dicas importantes: nem sempre ele está no cardápio principal, por isso, pergunte ao garçom, provavelmente ele atenderá seu pedido. Ah, e chegue cedo ou reserve mesa, pois costuma ter muita gente!

Para a sobremesa ou acompanhado do cafezinho, recomendo o Panforte, um doce muito tradicional e popular. Ele lembra um bolo denso, feito com frutas secas, nozes, especiarias, mel e alguns com chocolate. Vá até a Dolce Siena e aproveite!

Onde se hospedar na Siena?

As melhores regiões para se hospedar em Siena incluem San Domenico e San Prospero, nos arredores do centro histórico. E caso goste de uma região mais movimentada, pode procurar acomodações no próprio centro histórico.

Topo da Catedral de Siena, Itália
Planeje-se financeiramente para visitar Siena e seus encantos. Foto: Ane Pacola

Outra opção válida é optar por regiões próximas às estações de transportes públicos. Portanto, antes de reservar a hospedagem, verifique no mapa se a localização tem fácil acesso a esses pontos, caso necessite deles.

Qual o melhor transporte para aproveitar tudo que tem para fazer em Siena?

A melhor forma de explorar o centro histórico de Siena é fazer o trajeto a pé. Contudo, é bem comum encontrar empresas com aluguéis de bicicletas e vespas.

Logo, se quiser se sentir em um filme italiano, basta alugar por dia e viver uma experiência autêntica na cidade e arredores.

Por outro lado, utilizar o transporte público, como ônibus e metrôs são uma opção mais econômica para se deslocar. Da mesma forma, embora um pouco mais caro, o trem é rápido e eficiente para viagens entre cidades. A estação de trem está a cerca de 2 quilômetros do centro histórico de Siena e está bem conectada.

Mas, se o que quer é flexibilidade, considere alugar um carro na Itália e faça um bate e volta. Assim, você economiza com hospedagem e consegue se planejar com liberdade, principalmente em relação a tempo, horários e roteiros nas proximidades.

Como se planejar para visitar Siena?

Para se planejar para visitar Siena, faça uma lista das principais atrações que deseja visitar. Lembre-se de verificar os horários de funcionamento das atrações e reserve ingressos com antecedência nas atrações mais populares. Dessa forma, você otimiza sua visita.

Outra dica é: considere o clima e a temporada ao planejar sua viagem. Isso pode fazer diferença no seu passeio, principalmente em épocas de muita chuva.

No mais, esteja aberto a explorar além dos pontos turísticos óbvios. Descobrir os encantos escondidos de Siena pode fazer sua viagem ainda mais inesquecível. Então, que tal conhecer uma das cidades italianas mais bonitas para incluir no seu roteiro pela Itália?

Siena te espera e acredite, você vai querer voltar!