Duomo de Florença: visite a beleza arquitetônica mais famosa da cidade

Visitar Florença  / 

Florença é uma das cidades mais visitadas da Itália e a beleza está em toda parte: nos detalhes, na arquitetura, história e principalmente na sua catedral. O Duomo de Florença é um dos principais símbolos da cidade italiana e hoje vamos te contar tudo para você montar seu roteiro de viagem e programar seus passeios pelo belo país europeu.

A igreja é um dos lugares mais emblemáticas da Itália, mas sua construção não foi nada fácil. Descubra tudo abaixo.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Duomo de Florença: o que é e como visitar

Duomo significa que esta é a principal igreja da cidade. Duomo muitas vezes também é sinônimo de catedral (catedralle em italiano).

O nome completo da Duomo de Florença é Santa Maria del Fiore (Nossa Senhora da Flor) e ela realmente impressiona pela sua grandiosidade e pelos seus detalhes.

A igreja é a terceira maior igreja católica de toda a Europa. E seus números realmente impressionam seus visitantes: são 153 metros de comprimento e 90 de largura e a famosa cúpula conta com 54 metros.

A catedral de Florença na Itália pode receber até 30 mil pessoas em seu interior e milhares de turistas visitam a igreja todos os anos. A igreja mais importante de Florença é uma das maiores obras-primas góticas e renascentistas da Itália.

Florença: confira um guia de viagem à cidade da arte e dos sonhos.

o que e o duomo de florenca

Como visitar

É possível visitar a Duomo de Florença em diversos espaços diferentes (individuais ou coletivos):

  • Museu da Ópera de Santa Maria di Fiore;
  • Cúpula de Brunelleschi;
  • Campanário de Giotto;
  • Batistério de San Giovanni;
  • Espaço Arqueológico de Santa Reparata (antiga catedral).

Galeria Uffizi em Florença: saiba como visitar.

Ingressos

O acesso a Duomo de Florença é gratuito. Entretanto para subir até a cúpula da igreja e conhecer o museu, é necessário comprar bilhetes. As entradas têm o valor de 20€ e podem ser compradas online pelo site da igreja ou então pelo Get Your Guide, com acesso prioritário, sem filas e com tour guiado na sua data escolhida.

A subida até a cúpula é feita por 463 degraus, por isso, é importante ir preparado e com roupas e sapatos bem confortáveis. Crianças e idosos, talvez possam esperar na igreja, pois o caminho é bem estreito e íngreme.

Horários de visitação

A Duomo de Florença está aberta nos seguintes horários:

  • Segunda, terça, quarta e sexta: das 10h às 17h;
  • Quinta: das 10h às 16h30;
  • Sábado: das 10h às 16h45;
  • Domingo: das 13h30 às 16h45.

Os horários de abertura da porta, do museu e da cúpula são todos diferentes. A cúpula abre todos os dias das 8h30 às 19h00 (e nos sábados até as 17h40). Nos feriados a cúpula está fechada.

Ingressos para museus em Florença: saiba onde comprar e quanto custa.

Endereço

A Duomo de Florença está localizada na Piazza del Duomo (Firenze).

História da Duomo de Florença

A igreja atual é a terceira catedral de Florença. A primeira se chamava Igreja de San Lorenzo, a segunda Santa Reparata e, por último, Santa Maria del Fiore, que foi construída a partir da antiga e segunda catedral.

A construção final da Catedral levou séculos para ser terminada. Tudo começou no ano de 1296, com o projeto de Arnolfo di Cambio. A obra começou em cima das fundações da Catedral Santa Reparada. Após a morte do arquiteto, a construção foi interrompida e retomada apenas em 1334, por Giotto di Bondone, que projetou o Campanário.

Saiba quais são os documentos obrigatórios para viajar para a Europa

Receba grátis nosso CHECKLISTcom todos os documentos obrigatórios e outras dicas para viajar para a Europa com toda segurança e conforto.

RECEBER GRÁTIS »

Missa do Papa no Vaticano: saiba como conseguir os ingressos gratuitos.

historia da duomo de florenca

Porém, em 1337, a obra foi novamente parada, por conta da morte de Giotto. Apenas em 1359 a igreja foi terminada pelas mãos de Andrea Pisano e Francesco Talenti. Com a construção final da famosa cúpula em 1436 (por Filippo Brunelleschi), enfim, a Duomo de Florença foi consagrada pelo Papa da época, Eugênio IV.

O interior da igreja recebeu diversas modificações ao longo dos anos e ela recebeu grandes contribuições de pintores italianos. O interior da cúpula da Catedral foi feita com afresco de Giorgi Vasari e Frederico Zuccari, representando o Juízo Final. Além disso, há pinturas de Lucca della Robbia e Donatello.

Já os vitrais da igreja representam o Velho e Novo Testamento e foram os maiores de toda a Itália entre os séculos XIV e XV.

Pontos turísticos da Itália: saiba quais são os principais locais a visitar.

5 curiosidades da Duomo de Florença

Descubra algumas curiosidades interessantes da Duomo de Florença (Duomo de Firenze).

Ela está entre as maiores do mundo

A Duomo de Florença é uma das maiores igrejas do mundo. Na Europa ela só fica atrás da Basílica de São Pedro (em Roma/Itália) e da Catedral Saint Paul (em Londres/Inglaterra). Porém, ela já foi a maior igreja da Europa quando ela foi completamente construída no século XV.

Ao arquiteto da catedral Arnolfo di Cambio foi pedido que ele construísse “a maior e a mais bela igreja nunca antes vista”.

Firenze Card: saiba tudo sobre o cartão que facilita sua vida na cidade.

Degraus da Duomo

A subida até a cúpula da igreja conta com 463 degraus e o espaço é bem estreito. A vista lá de cima é simplesmente de tirar o fôlego e a igreja é um símbolos da Itália. Com certeza vale a pena o esforço.

Viagem de trem pela Itália: dicas de ouro sobre o meio de transporte.

Vestimentas para entrar na Duomo de Florença

Para entrar na igreja é necessário cobrir os ombros e os joelhos, portanto, os visitantes devem se vestir adequadamente para poderem ver tudo de pertinho e não serem barrados.

Planta da igreja de Florença

A planta da Duomo de Florença é diferente das tradicionais igrejas católicas. O altar da catedral conta com o contorno de uma flor estilizada, que remete ao nome da igreja e também da cidade de Florença.

Uma igreja sem cúpula?

Quando a igreja foi desenhada para ser construída em 1294, ainda não havia condições de engenharia para construir uma cúpula com 41 metros de vão livre. Apenas um século depois, é que foi possível construir a tão desejada cúpula e símbolo da cidade. A solução foi criada por Filippo Brunelleschi no ano de 1418.

Conheça as cidades da Itália mais visitadas e as preferidas pelos turistas.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.