Castelo de Praga: saiba como visitar o maior castelo do mundo

Visitar Praga  / 

Poder visitar um castelo na Europa é uma programação incrível e inesquecível. Agora visitar o maior castelo do mundo é fenomenal. Por isso, hoje vamos te contar tudo sobre como visitar o Castelo de Praga. Vamos embarcar nessa viagem pelo leste europeu?

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Praga é uma das cidades mais escolhidas por grupos de amigos para sua Eurotrip. A cidade possui muitos bares, muitas cervejas locais, baladas e pubs. Conta com uma vida noturna agitada e os preços são muito mais baratos que no resto da Europa.

O que é o Castelo de Praga?

Visitar o Castelo de Praga é mergulhar em um banho de história. O Castelo é símbolo da República Tcheca e um dos monumentos mais importantes da capital do antigo Império Austro-Húngaro.

Praga é uma das cidades mais antigas da Europa, com mais de 10 séculos de história e famosa por ser a cidade das cem cúpulas. A cidade do leste europeu é considerada uma das mais bonitas de todo o continente.

O Castelo de Praga é o maior do mundo, com 72,5 mil metros quadrados. Ele teve sua construção iniciada no ano de 880 e o fim da construção aconteceu apenas em 1929.

Ele é a sede da residência presidencial e guarda relíquias do país. O local é considerado castelo, mas na verdade é ele um conjunto de vários palácios, torres e pequenas ruas.

História do Castelo de Praga

Foi no Castelo de Praga que começou a história de Praga. Com uma localização estratégica, ele era uma fortificação onde era possível controlar todas as embarcações que passavam pelo Rio Moldava.

O Castelo de Praga foi moradia de vários reis e em 1918 se tornou a residência oficial dos Presidentes do país (com o fim do império dos Habsburg e fundação da nação Tcheco Eslovaca).

Quanto custa viajar para Praga: veja todos os gastos com as despesas detalhadas.

Como chegar

O Castelo de Praga está localizado na Colina Hradcany, perto do Rio Moldava.

Se você estiver hospedado no centro da cidade, pode ir andando até o Castelo e aproveitar o passeio para conhecer as ruas encantadoras da cidade e a bela Ponte Carlos, a mais antiga de Praga. Com 516 metros de extensão, a ponte lindíssima e conta com mais de 660 anos de história.

Roteiro Europa: um guia completo de 7, 15 ou 30 dias pelo Velho Continente.

Como visitar o Castelo de Praga

O Castelo de Praga é quase uma pequena cidade, com diversas ruelas e espaços abertos a visitação de graça. A Catedral de S. Vito e a Catedral de Venceslau são os pontos mais importantes do conjunto. No local eram coroados os reis do país e muitos restos mortais de reis, príncipes e imperadores estão guardados por lá.

Além disso, a Catedral de Venceslau guarda uma jóia da cidade: mais de 1.300 pedras preciosas cobrem suas paredes.

Para quem quer entrar nas atrações, o tour pelo Castelo de Praga tem duração mínima de 2,5 horas. Mas é possível ficar horas do espaço, pois ele é realmente gigante.

Os ingressos com tour guiado pelo Castelo de Praga têm o valor de 35€ por pessoa e incluem passagem de bonde, entrada na Catedral de São Vito, no Palácio Real Antigo, na Basílica de São Jorge e na Ruela de Ouro. Os ingressos podem ser comprados com antecedência pelo site Get Your Guide.

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

Outra opção de ingresso é a entrada ao Castelo de Praga sem filas por 16€, pelo Get Your Guide. O passeio inclui uma introdução sobre o castelo (em inglês) e o ingresso para o complexo do Castelo. Nessa opção não há guia turístico dentro do local.

roteiro europa praga

Viajar sozinho: melhores países a visitar e cuidados a ter.

Dicas para aproveitar a viagem

Não deixe de subir até a torre sul do Castelo de Praga para ter uma vista panorâmica da cidade. Se conseguir escolher um dia de sol para sua visita, terá fotos lindíssimas e uma visão inesquecível da bela cidade de Praga.

A visitação ao Castelo tem o nome de Circuitos e você pode escolher o que quer visitar. O ideal é separar um dia inteiro para conhecer cada detalhe do Castelo de Praga.

Outra dica é evitar os meses de janeiro e fevereiro, os mais frios do ano. Durante o inverno europeu, a cidade fica gelada e costuma nevar! Se você gosta de frio aproveite! Se não gosta, opte por visitar Praga entre junho a setembro, durante o verão europeu.

Quanto custa viajar para a República Tcheca: veja todos os gastos e como economizar durante sua viagem. europeu.

Onde se hospedar em Praga

Praga possui ótimas opções de hotéis. Entre a lista dos melhores e mais bem pontuados hotéis de Praga estão os seguintes (com respetivo preço médio pela diária):

praga

Onde ficar em Praga: veja as nossas sugestões de bairros e hotéis.

O que ver perto do Castelo de Praga

Em Praga, há muitas atrações e coisas legais para fazer. Você pode aproveitar para fazer um cruzeiro panorâmico pelo Rio Moldava ou fazer degustação de cervejas. Ou, se o clima estiver bom, até mesmo alugar uma bicicleta elétrica e fazer um passeio incrível pela bela cidade.

Além disso, pode fazer uma excursão de segway, fazer um pub crawl pelos bares da cidade a noite, uma excursão para ver os fantasmas da cidade, ou então, ter um belo jantar medieval em Praga com 5 pratos e bebidas ilimitadas. Acesse o Get Your Guide e escolha o passeio que mais combinado com o seu estilo de viajante.

Com certeza, Praga será um lugar inesquecível para visitar durante a sua viagem pela Europa, seja em uma viagem romântica (ou de lua-de-mel) ou na sua Eurotrip com amigos. Aproveite cada segundo dessa cidade encantadora!

Dica: se está planejando viajar para a Europa, faça uma cotação do seguro viagem no nosso comparador. Aproveite o cupom de desconto EURODICAS5 para ganhar 5% de desconto no seu seguro viagem.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.