Vai turistar em Praga? A capital da República Tcheca certamente vai te surpreender. Repleta de construções históricas e rica vida cultural, a cidade é considerada uma das mais belas do continente europeu. Mas para conhecer o que a cidade oferece, preparamos algumas dicas de roteiro em Praga e aproveitar ainda mais a sua viagem. Confira!

Roteiro de 1 dia em Praga

Se você só tiver 24 horas, vai ser um pouco corrido, mas as principais atrações ficam próximas e podem ser percorridas a pé.

Começaria o roteiro em Praga logo cedo pelo Castelo de Praga, pois o complexo abriga diversos atrativos e é bastante procurado. Vale a pena fazer uma excursão guiada para conhecer melhor a história do Castelo.

Visite o Palácio Real, a Catedral de São Vito, a Basílica de São Jorge, a Rua Dourada (do Ouro) e os jardins, que são lindíssimos. Recomendo que verifique previamente preços e horários no site da atração, para evitar surpresas.

Daqui, vá em direção à Praça da Cidade Velha. O Relógio Astronômico chamará sua atenção não só pelos símbolos do zodíaco mas também pelo “show” dos bonecos que saem a cada hora cheia. Se estiver com tempo, suba na torre do relógio para apreciar a vista.

Cidade Velha em Praga, República Tcheca
Praça da Cidade Velha sempre animada e intenso movimento de turistas

Outras construções se destacam na praça e merecem a sua visita: Igreja de Nossa Senhora de Týn e a Igreja de São Nicolas.

A próxima parada é a Ponte Carlos, o cartão postal de Praga. A ponte conecta a Cidade Velha (Staré Mesto) à Cidade Pequena (Malá Strana) e tem pouco mais de 500 metros. Além das estátuas, você vai observar artistas e vendedores, visto que apenas pedestres são permitidos.

Roteiro de 2 dias em Praga

Depois de tudo que já fez no primeiro dia do roteiro em Praga, no segundo dia comece explorando a área da Cidade Pequena (Malá Strana), começando pelo Monte Petrin que oferece pontos interessantes para fotos (você pode subir de funicular se preferir).

A principal atração do parque é uma torre com 60 metros de altura similar a Torre Eiffel que proporciona excelente vista da cidade.

Praga é o destino mais procurado na República Tcheca
Malá Strana separada de Staré Mesto pela Ponte Carlos

Saindo de Petrin, vá até o Santuário do Menino Jesus de Praga (Igreja Nossa Senhora da Vitoriosa), apreciar o estilo barroco e conhecer a imagem diferenciada do menino jesus.

Um pouco mais a frente, teremos um muro cheio de grafites coloridos e rabiscos; é o Muro de Lennon, que se tornou símbolo de liberdade durante o regime comunista.

Se você curte exposições modernas, recomendo ainda que vá ao Museu Franz Kafka, do famoso escritor tcheco.

Roteiro de 3 dias em Praga

Três dias seriam, na minha opinião, o ideal para quem quer conhecer os principais atrativos com calma e ainda incluir a Praça Wenceslas e seus arredores.

A praça, que na verdade é uma avenida, foi palco de muitos momentos históricos do país. Você encontrará restaurantes, hotéis e lojas luxuosas ao redor dela.

Fique atento!! Cuidado com bolsas e carteiras, furtos não são incomuns nessa área.

Visite o Museu Nacional. Ele abriga exposições de arte e história e o interior impressiona pela sua arquitetura renascentista. Sem contar que a fachada é espetacular.

Inclua um Cruzeiro pelo Rio Moldava (Vltava, em tcheco) para ter uma visão diferente da capital, com fotos de outros ângulos dos monumentos. Os passeios duram em média 1 hora e custam a partir de 19€ por pessoa.

Roteiro de 4 dias em Praga

Vai ficar 4 dias em Praga? Saiba que ainda há muito o que incluir no roteiro. Faça uma visita ao bairro de Josefov, que é o quarteirão judeu de Praga e abriga momentos marcantes do País.

Você vai observar edifícios históricos em geral, museus, sinagogas e até mesmo o cemitério. É impossível não se emocionar neste lugar e para conhecer melhor a história, um tour guiado a pé pode ser uma boa opção.

Visite o Museu do Comunismo que fica bem perto de Josefov e te ajuda a entender um pouquinho da antiga Tchecoslovaquia.

Roteiro de 5 dias em Praga

Praga tem algumas cidades próximas de fácil acesso e que podem ser complementares ao seu roteiro. O quinto dia é ideal para um passeio bate e volta de Praga. Veja algumas sugestões:

Pilsen

A 95 Km de Praga, a principal atração é o tour guiado na Cervejaria Pilsner Urquell. A vista dura aproximadamente 2 horas e as degustações são incluídas apenas para maiores de 18 anos.

Terezín

A menos de 1 hora de Praga, fica o campo de concentração de Terezín. Embora muitos judeus tenham perdido suas vidas nele, o campo era de trânsito e não de extermínio.

Além do campo, você pode visitar o Museu do Gueto e o Cemitério Nacional Judaico, que é bastante impactante.

Entrada do campo de concentração em Terezín na República Tcheca
O Campo de Concentração de Terezín é uma boa experiência para um bate e volta

Você pode ir por sua conta ou adquirir uma excursão com tour guiado partindo de Praga, que recomendo, para ter uma imersão completa e informações sobre o local. Os passeios, a partir de Praga, custam em média 70 Euros.

Planejando seu roteiro em Praga

Qualquer viagem envolve um mínimo de planejamento. É preciso estar atento às informações sobre documentação, vistos, moeda, melhor época, deslocamento ao viajar para a República Tcheca. Separamos algumas dicas que acredito serem úteis na sua empreitada.

Quando ir para Praga?

A melhor época pode ser muito relativa dependendo um pouco do seu perfil. As estações do ano tem características próprias e vale você escolher a que mais te agrada.

Os verões são amenos (aproximadamente 25°C) e os invernos frios com neve (de 0°C a -5°C). As chuvas vão ocorrer durante o ano todo, sendo mais intensas no verão.

Onde se hospedar?

Se o seu roteiro é de um ou dois dias, recomendo que fique na área de Praga 1 (Staré Mesto / Josefov / Nove Mesto), região mais turística e onde quase tudo pode ser feito a pé. Em geral, a hospedagem em Praga é mais cara nessa região do que nas demais regiões.

Outra opção é Vinohrady, um bairro residencial jovem (Praga 2, 3 e 4) com opções mais em conta e boa oferta de metrô e bondinhos elétricos.

Como se locomover?

Como já mencionei, boa parte dos atrativos pode e deve ser feita a pé. Para aqueles que são um pouco mais distantes ou roteiros mais corridos, a cidade conta com um transporte público eficiente, englobando o Tramvaj (bonde elétrico), metrô e ônibus.

Para ter informações sobre como chegar em determinado local, usando qualquer um dos três meios, você pode baixar o app de transporte local.

Outra opção é o ônibus de turismo em Praga que oferece city tour de 24h ou 48h.

Programe os passeios com antecedência

A internet nos ajuda bastante com as informações que precisamos para definir roteiro e comprar ingressos online. Estar com tudo pronto antes de embarcar é uma forma de evitar imprevistos durante a sua viagem e, muitas vezes, reduzir o custo.

Avenida de Praga, República Tcheca
Praça Wenceslas com seus 750 m de comprimento

Em Praga, há a opção do Prague Card, ou CoolPass como passou a ser chamado. Com ele você pode baixar mapas, adquirir ingressos e pegar informações sobre o transporte público.

Aproveite e não deixe de conferir nosso guia exclusivo com os melhores lugares de onde comer em Praga!

O que saber antes de embarcar

Agora que você já sabe como montar um roteiro em Praga incrível, confira algumas dicas importantes para uma viagem tranquila:

Documentação e vistos

Você precisa do passaporte brasileiro com validade mínima de 6 meses da data de retorno e duas páginas em branco. Não é necessário visto para permanência de até 90 dias no país.

Se você planeja viajar a partir de novembro de 2023, fique atento ao ETIAS (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem) que está previsto para entrar em vigor ainda neste ano. O viajante deverá preencher um formulário online e pagar uma taxa.

Moeda

A moeda oficial é a Coroa Tcheca (CZK), mas o Euro também é aceito em algumas lojas, restaurantes e nos centros turísticos – mas nem sempre é vantajoso.

Antes de sair trocando dinheiro para viajar para o país, recomendo que peça seu cartão Wise, com ele as conversões são realizadas na hora. Ou seja, você carrega seu cartão em euro e na hora de pagar ele converte automaticamente para a Coroa Tcheca com um custo muito mais atrativo.

Assim, você usa o mesmo cartão durante toda a viagem pela Europa sem ter que se preocupar em converter o dinheiro.

Seguro Viagem

Como se trata de um destino que faz parte do Tratado de Schengen, o seguro é obrigatório com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares. No Seguros Promo você encontra uma ampla variedade de planos, faz a cotação online e recebe a apólice por e-mail.

Compre um Chip Internacional

Por mais que existam pontos de wi-fi em lojas, hotéis e restaurantes, estar conectado em sua viagem pode fazer toda diferença e trazer ganhos de tempo e informações. Por isso, saber como comprar chip para usar na Europa é essencial.

Várias empresas oferecem chips pré-pagos que podem ser enviados a sua casa com o máximo de conforto. Recomendamos a America Chip que tem internet ilimitada e funciona em toda a Europa.

Agora que você já tem o roteiro todo em mente, confira também quanto custa viajar para Praga e boa viagem!